Espirito Santo
Medir o progresso é essencial para aprimorar nosso sistema educacional. A avaliação adequada nos permite identificar áreas de melhoria e garantir que nossos alunos estejam alcançando seu potencial máximo.
A avaliação escolar é uma preocupação permanente dos educadores do país pois reflete o trabalho desenvolvido nas escolas. O sistema de avaliação brasileiro começou a ser implementado no final da década de 1980, foi ampliado e chegou ao modelo atual, em que todas as etapas e níveis de ensino são objetos de avaliação padronizada organizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), com exceção da Educação Infantil.
Os anos finais do Ensino Fundamental são avaliados bienalmente, de forma censitária, por meio da Prova Brasil. Para o Ensino Médio, a avaliação é amostral, via Saeb, a cada dois anos. Estes modelos de avaliação deixam de fora algumas áreas de conhecimento e os componentes socioemocionais. Além disso, os sistemas estaduais e as avaliações nacionais não são integrados, o que aumenta os gastos para a construção de medidas de desempenho.
Rossieli Soares, secretário de Educação do Pará
Hélvia Paranaguá, secretária de Educação do Distrito Federal
Geniana Faria, secretária adjunta de Educação de Minas Gerais
2021/2022 Claudio Furtado, secretário de Educação da Paraíba
2021/2022 Julia Sant'Anna, secretária de Educação de Minas Gerais
O objetivo do trabalho no biênio 2020/2021 doi desenvolver uma proposta de aprimoramento das avaliações estaduais da educação básica, além da possibilidade de integrar avaliações estaduais e federais.
Houve discussões sobre Sistema Nacional de Avaliação, Novo Enem, Novo Saeb e Revisão do Fundeb, a partir dos indicadores do INEP, além do debate sobre as Avaliações diagnósticas dentro do contexto de pandemia.
Como fruto do trabalho do tema nos anos anteriores, foram publicados os documentos a seguir:
Avaliando durante a pandemia: Um registro do esforço das redes estaduais de educação para reduzir danos e garantir a aprendizagem dos alunos em 2020 e 2021
Avaliação da Educação Básica: Relatório do Seminário Internacional de Avaliação, promovido pelo Consed