Reuniões

III Reunião Extraordinária de 2018

11.09.2018

Dia 11 de setembro, em Brasília/DF

II Reunião Ordinária de 2018, em São Paulo/SP

25.06.2018

Realizada dias 25 e 26 de junho, em São Paulo/SP

Reunião do Consed na Bett Educar 2018

10.05.2018

Faça o download das apresentações

I Reunião Ordinária 2018, em Fortaleza (CE)

12.03.2018

No Ceará, o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) a estrutura da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Ensino Médio. A proposta do documento foi apresentada pelo Secretário de Educação Básica do Ministério da Educação, Rossieli Soares, durante a I Reunião Ordinária do Conselho em 2018.

Além da Base Nacional Comum Curricular para o Ensino Médio, o Consed também analisou os números do último Censo Escolar e debateu sobre os programas de Formação de Professores, como o Pibid e o Programa de Residência Pedagógica.

III Reunião Ordinária 2017, em Belo Horizonte (MG)

21.08.2017

O Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) se reuniu nos dias 17 e 18 de agosto, em Belo Horizonte (MG), para discutir a Base Nacional Comum e a implementação da Reforma do Ensino Médio. Na ocasião, também foram avaliados os produtos dos grupos de trabalho promovidos pelo Consed.

Um dos momentos importantes do encontro foi a apresentação do Guia de Implementação da Base Nacional Comum Curricular, construído em parceria com a Undime e o Movimento Pela Base.

A reunião foi realizada no Hotel Radisson Blu, Savassi.

II Reunião Ordinária, em São Paulo - 11 e 12 de maio

12.05.2017

O estado de São Paulo sediou a segunda reunião ordinária do Conselho Nacional de Secretários de Educação, que ocorreu dias 11 e 12 de maio. As atividades do fórum ocorreram na sede do Conselho Estadual de Educação e na Expo São Paulo, durante a tradicional feira Bett Educar. Na ocasião, também foi lançado o Prêmio Gestão Escolar 2017, promovido pelo Consed, em parceria com o Ministério da Educação, a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e parceiros do terceiro setor.

Na pauta da reunião ordinária, destaque para a devolutiva dos grupos de trabalhos coordenados pelos secretários, entre eles, Tecnologia e Inovação, Ensino Médio, Avaliação, Gestão Escolar e Formação Continuada de Professores. “Portanto, avalio como muito positiva a reunião, especialmente por priorizar os grupos de trabalho”, ressaltou o presidente do Consed, Idilvan Alencar.

Lançamento do Prêmio Gestão Escolar 2017

12.05.2017

O Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), lançou no dia 12 de maio, em São Paulo, a edição 2017 do Prêmio Gestão Escolar. Abaixo, estão disponibilizados release e material para divulgação do concurso.


RELEASE

Abertas as inscrições para o Prêmio Gestão Escolar 2017

Estão abertas até o dia 14 de agosto as inscrições para o Prêmio Gestão Escolar 2017, que contempla projetos inovadores e gestões competentes na Educação Básica da rede pública. Promovido pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), em parceria com o Ministério da Educação, a ação foi lançada no 12 de maio, durante a tradicional feita Bett Educar, em São Paulo.

Para participar, o gestor deve se inscrever no portal www.premiogestaoescolar.com.br, onde terá acesso a um instrumento de autoavaliação. "Ao analisar os processos de gestão da escola, ele vai elaborar um plano de ação, construído com a participação da comunidade escolar. Ao final, os melhores resultados serão premiados", explica o presidente do Consed, Idilvan Alencar.

Esta é a 16ª edição do prêmio, que a partir de 2011, tornou-se bianual. Desde 1998, quando foi criado, mais de 34 mil escolas de todas as regiões do país participaram e aproximadamente 7 milhões de estudantes foram beneficiados com os projetos implantados pelos gestores inscritos. Neste período, 90 escolas chegaram à etapa final e foram premiadas com recursos financeiros e equipamentos, além de formação e intercâmbio para os diretores.

Podem concorrer escolas do ensino regular da educação básica, das redes públicas estaduais/distrital e municipais. A restrição fica para as escolas e/ou os diretores que já tenham sido premiados como destaque estadual/distrital na edição anterior do PGE ano 2015. Estas não poderão participar.

O processo de seleção das escolas inscritas se dará em quatro etapas: Local, Estadual, Regional e Nacional. Nas etapas Local e Estadual, representantes do Consed e da Uninão Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), em cada unidade da federação, serão responsáveis por selecionar os avaliadores e coordenar o processo seletivo em suas respectivas jurisdições, considerando os critérios descritos neste Edital.

De acordo com o edital, a qualquer momento do processo seletivo, os avaliadores poderão realizar visitas técnicas às escolas inscritas para verificar se as informações constantes na ficha de inscrição condizem com a realidade observada, sendo que, por ocasião dessas visitas, poderá ser solicitada a comprovação documental das informações. 

Na etapa seguinte, os comitês regionais contarão com especialistas contratados pela Coordenação Nacional do Prêmio Gestão Escolar, que utilizarão como objeto de análise a ficha de inscrição elaborada pela escola. Ao final, na etapa nacional, a Comissão, composta por representantes das instituições parceiras e do Consed, por meio de voto direto, secreto e unipessoal, indicará a escola “Referência Brasil” a partir da análise da ficha de inscrição e de entrevistas com os diretores.

O PGE 2017 será concedido nas categorias “Escola Destaque Local” “Destaque Estadual/Distrital”, “Destaque Regional” e “Referência Brasil”. Além dos diplomas, haverá uma viagem de intercâmbio nacional para os representantes das escolas “Destaque Estadual/Distrital”, uma viagem de intercâmbio a um país da América Latina para os representantes das escolas “Destaque Regional” e "Referência Brasil", além de um prêmio em dinheiro, no valor de R$ 30 mil, para a escola "Referência Brasil".

Além do Ministério da Educação e da Undime, são parceiros do PGE 2017 Unesco, Fundação Roberto Marinho, Embaixada dos Estados Unidos da América, Instituto Unibanco, Fundação Itaú Social,  Fundação Lemann, Instituto Natura, Gerdau, Fundação Santillana, Fundação Victor Civita e Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI).

IV Reunião Ordinária do Consed, 24 e 25 de novembro de 2016, Brasília (DF)

28.11.2016

O Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) promoveu dias 24 e 25 de novembro de 2016, em Brasília, sua IV Reunião Ordinária, para discutir a reforma do Ensino Médio e apresentar o resultado dos grupos de trabalho sobre seis temas prioritários: reforma do Ensino Médio, Avaliação da Educação Básica, Construção da Base Nacional Comum Curricular, financiamento da Educação, Gestão Escolar e Tecnologia Educacional.

A reunião dos secretários aconteceu no Centro de Convenções do Hotel Cullinan. Foi o primeiro encontro comandado pelo secretário de Educação do Estado de Pernambuco, Fred Amancio, que assumiu a presidência do Consed.


II Reunião Ordinária do CONSED

30.06.2016

A capital sergipana recebeu esta semana a II Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), em 2016. Durante dois dias os secretários de diferentes estados trocaram experiências e discutiram ações e projetos para educação brasileira. Na quinta-feira, 30, a reunião contou com a presença do Ministro da Educação, Mendonça Filho, e equipe do MEC. Na sexta-feira, 1º, o trabalho foi finalizado com análise da atual conjuntura nacional na área.

II Seminário Interno sobre Ensino Médio e Educação Profissional, 18 e 19 de maio de 2016, São Paulo - SP

18.05.2016

I Seminário do GT de Financiamento da Educação Básica do Consed - 6 e 7 de maio de 2016 - Vitória-ES

06.05.2016

Audiências no MEC e CNE para apresentação da Proposta para o Novo Ensino Médio Brasileiro e Posicionamento sobre a Base Nacional Comum Curricular - BNCC

03.03.2016

Reunidos em Brasília, os Secretários Estaduais de Educação, por meio do Consed, realizaram uma série de audiências e divulgaram, na tarde de ontem, (3/3), uma Carta de Princípios sobre o Ensino Médio brasileiro, um posicionamento sobre a Base Nacional Comum e proposições em relação ao Projeto de Lei (PL) 6840/2013 que altera a Lei de Diretrizes e Bases da educação nacional, propondo uma série de mudanças no Ensino Médio. 

Base Nacional Comum (BNC) – O presidente do Consed e secretário de Santa Catarina, Eduardo Deschamps, que durante o dia fez a apresentação do posicionamento do Conselho, destacou que a Base deve “ser um ponto de partida para o desenvolvimento de diferentes arranjos curriculares”.

Deschamps foi enfático ao afirmar que o debate deve priorizar a organização da Base por princípios, objetivos, competências gerais, competências específicas e objetivos de aprendizagem “colocando o aluno - e não os conteúdos – no centro do processo”.

Novo Modelo de Ensino Médio – O vice-presidente do Consed e secretário do Amazonas, Rossieli da Silva, fez a apresentação da proposta do Conselho para o Novo Modelo de Ensino Médio a ser adotado por todas os sistemas de ensino. Rossieli reforçou a importância de se respeitar e “considera trajetórias flexíveis na formação do estudante envolvendo opções de aprofundamento e formação das áreas de conhecimento bem como educação técnica profissional”.

O secretário apontou que o ideal é que a Base Nacional Comum, no que se refere ao Ensino Médio, seja elaborada a partir do “Desenho do Novo Modelo indicando as competências e os objetivos de aprendizagem por área de conhecimento”. Ele completa o entendimento considerando que “as competências e os objetivos de aprendizagem da BNCC do EM não devem estar seriados, apenas apresentados de forma a deixar clara a progressão dos mesmos”.


I Reunião do Fórum Gestão Escolar - São Paulo-SP

05.11.2015

II Seminário Consed do Ensino Médio - Manaus-AM

29.10.2015

II Reunião Técnica ConsedRH 2015

26.10.2015

III Reunião Ordinária do Consed (Campo Grande-MS)

24.09.2015

A secretária de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul, vice-presidente e coordenadora do eixo Gestão Escolar do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), Maria Cecilia Amendola da Motta, recebe os secretários de Educação de todo o País, nos dias 24 e 25 de setembro, para a III Reunião Ordinária do Consed, no Hotel Deville Prime, em Campo Grande.

O encontro terá como tema principal os contornos e definições para o ensino médio, tendo em vista a melhoria dos indicadores desta importante etapa escolar, com discussões sobre a Base Nacional Comum e o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e contará com a presença do governador do Estado de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja.


Seminário Ensino Médio - Campo Grande - MS

23.09.2015

Na quarta-feira (23/09), Campo Grande será palco de discussões sobre a educação brasileira durante o Seminário Ensino Médio, promovido pelo Consed, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul (SED/MS), no Hotel Deville Prime, com participação de representantes das Secretarias de Educação dos Estados e do Distrito Federal.

Os participantes serão recebidos pela secretária de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul, Maria Cecilia Amendola da Motta e conhecerão um panorama do ensino médio no Brasil, apresentado pelo professor doutor e pesquisador CNPq, Pedro Demo.


Seminário “Reformulação do Ensino Médio” - Câmara dos Deputados

07.07.2015

Audiência Pública para debater os resultados de desempenho educacional auferidos pelo PISA 2012 – OCDE, e da Prova Brasil 2013 - Câmara dos Deputados

02.07.2015


II Reunião Ordinária do Consed (Porto Velho - RO)

25.06.2015

I Reunião Técnica do Fórum do Ensino Médio (Brasília-DF)

17.06.2015

O Fórum do Ensino Médio foi criado pelo Consed para discussão e assessoria técnica nas discussões relativas ao Ensino Médio, na interlocução com o MEC e outros órgãos afetos às políticas, programas e projetos do segmento. Foi definido que o Fórum se reunirá a cada bimestre com o objetivo principal de alinhar propostas e formar um discurso comum em relação às melhorias do Ensino Médio no Brasil. Além de proporcionar a troca de experiências entre os diversos estados, a discussão e avaliação dos avanços ocorridos no ensino médio nacional, bem como as dificuldades detectadas atualmente.

I Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Educação – Consed 2015, em Florianópolis-SC

19.03.2015

IV Reunião Ordinária do Consed (Fortaleza - CE)

17.11.2014

III Reunião Ordinária (Belo Horizonte - MG)

25.09.2014

 

Recepção dos diretores intercambistas na Embaixada Norte-Americana

04.09.2014

III Reunião Ordinária do Consed (Cuiabá - MT)

07.08.2014

Reunião Técnica sobre o Sistema de Prestação de Contas da Merenda

29.07.2014

I Seminário Internacional de Boas Práticas em Gestão Escolar

15.07.2014

II Reunião Ordinária do Consed (Vitória - ES)

05.07.2014

 

Audiência Pública - proposta de uma base nacional comum para o Ensino Básico do Brasil

03.06.2014

Colóquio: Base Curricular Nacional (Bett)

23.05.2014

 

II Reunião Temática - Educação integral

20.05.2014

 

I Reunião Extraordinária do Consed

24.04.2014

 

I Reunião do Comitê Nacional PROEMI/JF - 2014

09.04.2014

 

I Reunião Ordinária do Consed (Macapá - Amapá)

20.03.2014

 

I Reunião Ordinária (São Luís - MA)

14.03.2014

 

Workshop Consed: Educação e Tecnologia

12.02.2014

 

III Reunião Ordinária do Consed (Salvador -BA)

21.11.2013

 

I Reunião de Coordenadores do Consed RH e II Encontro Temático de Politicas Educacionais

18.09.2013

ll Reunião Fórum do Ensino Médio

13.09.2013

I Encontro Temático de Politicas Educacionais

20.08.2013

II Reunião Ordinária (João Pessoa - PB)

20.06.2013

 

I Reunião Superintendentes Consed

10.04.2013

 

II Reunião Extraordinária Consed

08.04.2013

 

IV Reunião Ordinária (Curitiba - PR)

29.11.2012

 

lll Reunião Ordinária (Florianópilis-SC)

18.10.2012

 

I Reunião Extraordinária (São Paulo-SP)

08.08.2012

 

I Reunião Extraordinária (Brasília-DF)

08.08.2012

  

ll Reunião Ordinária (Palmas-TO)

12.07.2012

 

l Reunião Ordinária (Natal-RN)

08.03.2012

 

IV Reunião Ordinária do Consed (Fortaleza - CE)


Reunião Fórum do Ensino Médio