Conselho Fiscal

Presidente

Hélvia Paranaguá

Presidente do Conselho Fiscal

Conselho Nacional de Secretários de Educação

SDS/CONIC - Ed. Boulevard Center, Sala 501, , Centro - BRASILIA - DF

CEP: 70.391-900

consed@consed.org.br

A professora Hélvia Paranaguá tomou posse como secretária de Educação do Distrito Federal em julho de 2021. Servidora de carreira, ingressou na pasta em 2000. Tem formação em Gestão Pública, Administração do Turismo em Núcleos, Ensino da Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Língua e Literatura Inglesas.

Com mais de 20 anos de experiência na Administração Pública, especialmente na área educacional, atuou, entre outros cargos, como secretária adjunta de Educação Integral, subsecretária de Educação Integral e subsecretária de Formação Continuada dos Profissionais da Educação.  Exerceu, ainda, atividades docentes nos cursos de Turismo e de Letras da Universidade do Oeste do Paraná, em Foz do Iguaçu.

Titulares

Sandra Casimiro

Conselheiro Fiscal Titular

Conselho Nacional de Secretários de Educação

SDS/CONIC - Ed. Boulevard Center, Sala 501, , Centro - BRASILIA - DF

CEP: 70.391-900

consed@consed.org.br

É pedagoga, formada pela Universidade Federal do Amapá, e bacharel em Direito, pela Estácio FAMAP. Tem especialização em Coordenação Pedagógica e Avaliação e Planejamento de Políticas Públicas.

Exerceu a função de Gerente de Programa coordenando os Programa Mais Educação, Mais Cultura e Atleta na Escola, Diretora de Departamento de Ensino, subsecretária de Educação e secretária municipal de Educação.

Atuou ainda como coordenadora da Equipe Multidisciplinar de Implantação do Ensino Fundamental de Nove Anos do Município de Macapá, avaliadora do Prêmio Itaú Unicef (2014,2015 e 2016) e coordenadora da equipe de  Elaboração do Plano Municipal de Educação de Macapá/PME.

 

Zezinho Sobral

Conselheiro Fiscal Titular

Conselho Nacional de Secretários de Educação

SDS/CONIC - Ed. Boulevard Center, Sala 501, , Centro - BRASILIA - DF

CEP: 70.391-900

consed@consed.org.br

Natural de Laranjeiras, José Macedo Sobral é engenheiro agrônomo, advogado e gestor público. Exerceu o mandato de deputado estadual de 2019 a 2022, quando assumiu a liderança da base governista na Assembleia Legislativa. Em 2022, foi eleito vice-governador do estado de Sergipe.

Zezinho também foi diretor-presidente da Empresa de Desenvolvimento Sustentável do Estado de Sergipe (Pronese), e passou pelas Secretarias de Estado do Trabalho, da Agricultura e do Desenvolvimento Rural (Seagri). Foi secretário de Estado do Planejamento e Gestão, e secretário-chefe da Casa Civil do Governo de Sergipe, além de secretário de Estado da Saúde e secretário de Estado da Inclusão e Assistência Social.

No legislativo, destinou emendas impositivas para modernização de laboratórios de informática e melhorias de escolas do interior, defendeu Projetos de Lei voltados para a educação, entre eles a criação do ICMS-Social, o Programa “Estudante Monitor” (que oferta de bolsas de monitoria e auxilia no combate à evasão escolar), a inclusão digital dos professores da Rede Pública durante a pandemia, o programa de intercâmbio de estudantes da rede estadual de ensino, e a instituição do Plano Estadual de Cultura.

 

Suplentes

Aberson Carvalho

Conselheiro Fiscal Suplente

Conselho Nacional de Secretários de Educação

SDS/CONIC - Ed. Boulevard Center, Sala 501, , Centro - BRASILIA - DF

CEP: 70.391-900

consed@consed.org.br

Natural de Rio Branco-AC, o professor Aberson Carvalho de Sousa é formado em Ciências Sociais pela Universidade União Educacional do Norte – Uninorte. Atuou como Professor e Coordenador Pedagógico da Rede Privada de Ensino.

Foi Coordenador de Projetos no Programa Nacional de Segurança Pública e Cidadania – PRONASCI, no Ministério da Justiça, em Brasília-DF, e na Secretária de Estado de Segurança Pública do Acre, no ano de 2011. Em 2015, foi Diretor de Planejamento e Gestão no Instituto de Administração Penitenciária do Estado do Acre – IAPEN, período em que foram desenvolvidos os projetos de reestruturação do Sistema Prisional. Em 2018, assumiu como Diretor Presidente da pasta.

No âmbito municipal, atuou na ouvidoria da Prefeitura, foi Secretário Municipal de Meio Ambiente – SEMEIA e Assessor especial da Prefeitura Municipal de Rio Branco-Acre, no ano de
2019.

Fábio Vaz

Conselheiro Fiscal Suplente

Conselho Nacional de Secretários de Educação

SDS/CONIC - Ed. Boulevard Center, Sala 501, , Centro - BRASILIA - DF

CEP: 70.391-900

consed@consed.org.br

Fábio Pereira Vaz é mestre em Gestão de Políticas Públicas pela Universidade Federal do Tocantins (UFT) e Licenciado em Letras pelo Centro Universitário Luterano de Palmas (CEULP/ULBRA).  Professor efetivo da Rede Estadual de Educação, Fábio foi eleito para o primeiro mandato de vereador do município de Palmeirópolis (2005/2008), sendo reeleito ao mandato subsequente (2009/2012). Em 2012 venceu as Eleições Municipais para o cargo de prefeito de Palmeirópolis, mandato 2013/2016, sendo reeleito posteriormente para o mandato 2017/2020.

Socorro Batista

Conselheiro Fiscal Suplente

Conselho Nacional de Secretários de Educação

SDS/CONIC - Ed. Boulevard Center, Sala 501, , Centro - BRASILIA - DF

CEP: 70.391-900

consed@consed.org.br

Maria do Socorro da Silva Batista é graduada em Pedagogia pela UERN. Cursou mestrado e doutorado em Educação pela UFRN, sendo o doutorado em modalidade sanduiche com a Universidade do Porto, Portugal. 

Tem experiência com ensino, pesquisa e extensão na área de Educação, com ênfase em política educacional políticas e gestão da educação ambiental, ensino e formação docente. Atuou como professora da Universidade Federal Rural do Semiárido, Campus Angicos (UFERSA). 

Foi Coordenadora Institucional do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência- PIBID UERN nos anos 2012 a 2014 e integrou o Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Estado e Sociedade (GEPEES/UERN) e do Núcleo de estudos em Educação (NEED), Campus de Pau dos Ferros.

Em Mossoró (RN), foi Secretária Municipal de Segurança Pública e Defesa Civil. Na Educação do RN, foi Secretaria Adjunta de Educação, em 2015, e Chefe de Gabinete, entre 2019 e 2020. No Ministério da Educação, foi Assessora da Secretaria de Educação Básica em 2016.

Conselho Fiscal

Subtítulo IV, do Estatuto Social do Conselho Nacional de Secretários de Educação, reformado em 21 de setembro de 2016.
Do Conselho Fiscal

Art. 25.O Conselho Fiscal é órgão de fiscalização e controle do CONSED, a quem incumbe examinar a prestação de contas anual da presidência, bem como apreciar os demonstrativos contábeis, financeiros, operacionais e patrimoniais da entidade, elaborando os pareceres competentes para a deliberação do Fórum de Secretários.

Art. 26. Além das atribuições precípuas definidas no artigo antecedente, incumbe ainda ao Conselho Fiscal:

I - emitir pareceres sobre matéria de natureza contábil e financeira que lhe sejam solicitados pela presidência;

II - fiscalizar a aplicação de quaisquer recursos que forem repassados ao CONSED, mediante convênio, acordo, ajuste ou outros instrumentos congêneres;

III - aprovar o balanço anual antes de seu encaminhamento ao Fórum de Secretários;

IV - aprovar o orçamento anual do CONSED e acompanhar a sua execução;

V – aprovar o remanejamento de recursos de uma atividade, programa ou elemento de despesa para outra rubrica, realizada pelo setor competente de forma justificada;

VI - opinar sobre a realização de despesa e/ou operação financeira não prevista no orçamento;

VII - oferecer orientações à presidência e à diretoria institucional, em assuntos de natureza contábil, financeira e de outras que possam contribuir para a melhoria dos atos de gestão;

VIII - acompanhar a situação dos membros que estejam em situação de inadimplência no tocante ao pagamento da contribuição de representação institucional (anuidade), envidando esforços junto a esses membros no sentido da regularização.

Art. 27. O Conselho Fiscal é constituído de três membros titulares e três suplentes, eleitos e empossados juntamente com os membros da presidência.

§ 1º. O Conselho Fiscal escolherá seu(sua) presidente, dentre seus membros titulares.

§ 2º. O Conselho Fiscal se reunirá com a totalidade de seus membros, deliberando por maioria de votos.

§ 3º.As reuniões do Conselho Fiscal serão convocadas, ordinariamente, semestralmente ou, extraordinariamente, por convocação de seu(sua) presidente ou de um dos membros da presidência do CONSED, quando assunto relevante o exigir.

§ 4º. Cada um dos Conselheiros Fiscais poderá indicar 1 (um) técnico da área financeira e/ou contábil de sua respectiva Secretaria para auxiliá-lo na análise da prestação de contas e na emissão dos pareceres correlatos, sendo que a referida equipe de técnicos poderá fazer reuniões preparatórias, solicitar documentos e informações complementares para e emissão de relatório prévio, desde que em tais ocasiões haja um Secretário membro presente.