Série de reportagens vencedora do Prêmio Paulo Freire de Jornalismo
19.04.2022
Por Rone Carvalho, do Diário da Região
Série de reportagens de Rone Carvalho
19.04.2022
Por Rone Carvalho, do Diário da Região
Série de reportagens de Rone Carvalho
13.01.2022
O trabalho é uma reorganização dos dados gerais da pesquisa realizada pelo INEP agregada à coleta de dados do Censo Escolar da Educação Básica de 2020, intitulada “Resposta Educacional à Pandemia de COVID-19 no Brasil”, com o recorte dos dados para o Brasil. Os dados permitem uma caracterização geral das condições de trabalho que as escolas dispunham para enfrentar a pandemia e os recursos que puderam mobilizar para apoiar professores, alunos e famílias para que os vínculos dos estudantes com suas escolas pudessem ser mantidos. O conjunto pesquisado merece atenção especial de gestores estaduais que buscam prover suas escolas com melhores condições de trabalho.
Brasil
Região Centro-Oeste
Região Nordeste
Região Norte
Região Sudeste
Região Sul
Acre
Alagoas
Amapá
Amazonas
Bahia
Bahia
Ceará
Distrito Federal
Espírito Santo
Goiás
Maranhão
Mato Grosso
Mato Grosso do Sul
Minas Gerais
Pará
Paraíba
Pernambuco
Piauí
Rio de Janeiro
Rio Grande do Norte
Rio Grande do Sul
Rondônia
Roraima
Santa Catarina
São Paulo
Sergipe
Tocantins
04.11.2021
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24.09.2021
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Edital de Retificação 001/2022
Edital de Abertura 001/2021
Edital de Homologação das Inscrições
Comissão Especial
Comissão Julgadora
23.09.2021
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21.06.2021
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GT Financiamento - Cenário das Principais Receitas Brasileiras
GT Financiamento - Mapeamento das receitas das Unidades Federativas e cálculo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino
GT Ensino Médio - Ensaio de modelo de flexibilização curricular baseado em um sistema de créditos
GT Ensino Médio - Perspectivas para a agenda de desenvolvimento do ensino médio
GT Formação Continuada - Documento Final com orientações para as Políticas de Formação Continuada de Professores
GT Inovação - Diretrizes para Política Nacional de Tecnologia e Educação
GT Formação Continuada - Contribuições da literatura baseada em evidências (FCC)
GT FORMAÇÃO CONTINUADA - Relatório Inspiracional Tellus
GT Gestão Escolar - Diagnóstico do Modelo de Estrutura (Produto 1)
GT Gestão Escolar - Considerações e recomendações (Produto 2)
GT Gestão Escolar - Boas práticas de gestão escolar (Produto 3)
GT Financiamento - Relatório da Pesquisa Financiamento da Educação nos Estados Brasileiros
GT Financiamento - Despesas com pessoal da Educação nos estados brasileiros
GT Formação Continuada - Pesquisa sobre o uso do 1/3 hora atividade no Brasil (CEIPE)
GT Formação Continuada - Documento 2018 para tornar o uso do 1/3 de hora-atividade mais efetivo
GT Formação Continuada - Guia de Implementação da BNCC - Contribuições ao capítulo 4 de formação continuada
GT Ensino Médio - Pesquisa de Mapeamento das iniciativas de desenvolvimento do Ensino Médio nos Estados Brasileiros
GT Ensino Médio - Balanço do GT e último encontro do ano
GT Avaliação - Relatório Seminário Internacional
GT Formação Continuada - Diretrizes para tornar o uso do 1/3 de hora atividade mais efetivo
Diretrizes para protocolo de retorno às aulas presenciais
Frente Melhoria do Gasto - Qualidade do Gasto nas Secretarias Estaduais de Educação
Frente Formação Continuada - Pesquisa sobre o uso do 1/3 hora atividade no Brasil (CEIPE)
Frente Formação Continuada - Compilado de estudos sobre referenciais profissionais docentes
Frente Formação Continuada - Referenciais profissionais docentes para formação continuada
Frente Inovação e Tecnologia - Mapeamento de Programas do Uso de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) nas Redes Estaduais de Ensino
Formação Continuada - Continuum da Prática Docente da Califórnia (trecho traduzido)
Formação Continuada - Referenciais da Califórnia para a Profissão Docente (em português)
Formação Continuada - Manaus - Matriz de Autoavaliação do Professor - Fund1
Ensino Médio - 1 PORTARIA Nº 1.145, DE 10 DE OUTUBRO DE 2016 - DOU - Imprensa Nacional
Ensino Médio - 2 RESOLUÇÃO Nº 7, DE 3 DE NOVEMBRO DE 2016
Ensino Médio - 3 LEI Nº 13.415, DE 16 DE FEVEREIRO DE 2017
Ensino Médio - 5 PORTARIA Nº 727, DE 13 DE JUNHO DE 2017 - Imprensa Nacional
Ensino Médio - 6 RESOLUÇÃO NO 16, DE 7 DE DEZEMBRO DE 2017
Ensino Médio - 6.1 Resolução FNDE nº 16, de 7 de dezembro de 2017 Anexo I - Despesas passiveis de execuo com recursos do Programa
Ensino Médio - 6.2 Resolução FNDE nº 16, de 7 de dezembro de 2017 Anexo 2 Manual Execução Financeira EMTI
Ensino Médio - 7 PORTARIA Nº 2.116, DE 6 DE DEZEMBRO DE 2019
Ensino Médio - 8 PORTARIA Nº 22, DE 14 DE AGOSTO DE 2020
Ensino Médio - 9 RESOLUÇÃO Nº 17, DE 7 DE OUTUBRO DE 2020
Ensino Médio - 10 RESOLUÇÃO Nº 04, DE 20 DE ABRIL DE 2021
16.03.2020
Acesse os documentos
ES - DECRETO 4597 - 16 MARCO 2020
MA - DECRETO 35662 - 16 MARCO 2020
MA - PORTARIA - 17 MARCO 2020
MT - DECRETO 407 - 16 MARCO 2020
RJ - DECRETO 46966 - 11 MARCO 2020
RJ - DECRETO 46973 - 16 MARCO 2020
AM - DECRETO 42061 - 17 MARCO 2020
TO - DECRETO 6065 - 13 MARCO 2020
RR - DECRETO 28578 - 17 MARCO 2020
SC - DECRETO - 17 MARCO 2020
MS - DECRETO - 17 MARCO 2020
TO - DECRETO - 18 MARCO 2020
BA - DECRETO 19528 - 16 MARCO 2020
BA - DECRETO 19529 - 16 MARCO 2020
AM DECRETO 42087 - 19 MARCO 2020
AC - DECRETO 5465 - 16 MARCO 2020
AC - DECRETO 5658 - 1 ABRIL 2020
AC - PORTARIA 764 - 18 MARCO 2020
AL - DECRETO 69527 - 18 MARCO 2020
AL - DECRETO 69527 - 18 MARCO 2020
AM - DECRETO 42145 - 31 MARCO 2020
CE - DECRETO 33532 - 30 MARCO 2020
MG - DELIBERACAO 18 - 22 MARCO 2020
MS - DECRETO 15410 - 1 ABRIL 2020
MT - DECRETO 432 - 31 MARCO 2020
PB - NORMATIVA
PI - DECRETO 18884 - 16 MARCO 2020
PI - PORTARIA 228 - 30 MARCO 2020
RJ - DECRETO 47006 - 27 MARCO 2020
RN - DECRETO 29583 - 1 ABRIL 2020
RO - DECRETO 24887 - 20 MARCO 2020
RO - DECRETO 24911 - 30 MARCO 2020
RR - DECRETO 28663 - 31 MARCO 2020
SE - DECRETO 40560 - 16 MARCO 2020
01.03.2020
Acesse as notas técnicas do Consed sobre temas de interesse da Educação
NT 1/2019 Vinculação de Receitas
NT 2/2019 Escola Sem Partido
NT 3/2019 Educação Domiciliar
NT 4/2019 Gestão Militar da Escola
NT 5/2019 Educação Sexual
NT 6/2019 Em Defesa do Fundeb
NT 7/2019 Por mais equidade no Fundeb
NT 1/2020 Alimentação Escolar
NOTA À IMPRENSA
NT 1/2020 Errata - Alimentação Escolar
NT 3/2020 Nota Pública ENEM 2020
OFÍCIO 47/2020 Entendimento do CONSED sobre a MP 934/2020 encaminhado ao presidente da Câmara dos Deputados
NOTA PÚBLICA 1/2021 - EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
01.03.2020
Acesse os documentos com as regulamentações
CNE - NOTA DE ESCLARECIMENTO
UNCME - PORTARIA
MG-CEE
RS-CEE
SP-CEE
ES-CEE
SC-CEE-PARECER
SC-CEE-RESOLUÇÃO
AM-CEE
GO-CEE
MS-CEE
DF-CE
RJ-CEE
RR-CEE
PR-CEE
MP 934
CE-CEE
MS-CEE ORIENTAÇÕES
SC-CEE-ORIENTAÇÕES
01.03.2020
Conheça o que os estados estão fazendo neste período em que as aulas presenciais estão suspensas
AM - AULAS EM CASA
04.12.2019
Veja as apresentações
1 ROSSIELI - ABERTURA
2 JOSUÉ - FINANCIAMENTO
3 JOSUÉ - NOVO FUNDEB
4 ADRIANA - AMAZÔNIA LEGAL
5 MARIONEIDE - FRENTE FORMAÇÃO DE GESTORES
6 DANILO - COMITÊ NACIONAL DA BNCC
7 DESCHAMPS - NOVO ENSINO MÉDIO
8 ARIOSTO - NOVOS CAMINHOS
01.09.2019
Materiais estão disponíveis para download
Apresentação Abertura - 2º encontro
Apresentação Encerramento - 2º encontro
Template para reflexão do estado
Verbetes do alinhamento conceitual
Arquitetura - Apresentação 2º encontro
Arquitetura - Modelos de arquitetura
Formação Geral - Apresentação BNCC Comentada e Rubricas - 2º encontro
Formação Geral - Exemplo da BNCC comentada - Ciências da Natureza
Formação Geral - Exemplo da BNCC comentada - Ciências Humanas
Formação Geral - Exemplo da BNCC comentada - Linguagens
Formação Geral - Exemplo da BNCC comentada - Matemática
Formação Geral - Exemplos de rubricas
Formação Geral - Proposta de Estrutura das Orientações Metodológicas e do Acompanhamento e Avaliação da Aprendizagem
Formação Geral - Proposta de Estrutura para Redação da Formação Geral Comum
EPT - Apresentação 2º encontro
EPT - Como a ciência funciona
EPT - Competências básicas para o mundo do trabalho
EPT - Estrutura das competências do 5º itinerário
EPT - Estrutura das competências do 5º itinerário
EPT - Ficha de abertura para atividade de EPT
EPT - Modelo de 5º itinerário(1)
EPT - Modelo de 5º itinerário(2)
EPT - Modelo de 5º itinerário(3)
EPT - Modelo de 5º itinerário(4)
EPT - Modelo de 5º itinerário
EPT - Modelo de ementa do curso de administração
EPT - Palavras chave do curso de administração
EPT - Prancha de projetos empreendedores
EPT - Propostas de Estrutura para Itinerários de Formação Profissional e Técnica
EPT - Roteiro para reflexão sobre empreendedorismo
EPT - Tarjetas de trajetórias para o 5º itinerário
EPT - Template para construção do 5º itinerário - competências e habilidades
EPT - Template para construção do 5º Itinerário
EPT - Template para projeto de intervenção comunitária
Apresentação Itinerários de Áreas do Conhecimento - 2º encontro
Propostas de Estrutura para Itinerários Formativos de Áreas do Conhecimento
Projeto de Vida - Apresentação Projeto Vida - 2º encontro
Projeto de Vida - Cartões sobre Projeto de Vida
Eletivas - Apresentação Eletivas - 2º encontro
Eletivas - Etapas da construção de Eletivas
Eletivas - Etapas da construção de Eletivas
Eletivas - Modelos de ementas de eletivas
Eletivas - Template para reflexão sobre eletivas
ETI - Adesivos para construção dos itinerários
ETI - Apresentação 2º encontro
01.07.2019
Acesse para fazer o download
Ebook - Manual para instalação com Linux
Ebook - Manual para instalação com Windows
Gif engajamento - Faltam 3 dias
Gif engajamento - Falta 1 semana
Gif engajamento - Amanhã é o DIA C
26.06.2019
Faça o download das apresentações realizadas
Ciência na Escola MCTIC - Maria Zaira Turchi
Ascom Itinerante Sergipe - Gleice Queiroz
Comunicação como instrumento de gestão em São Paulo - Cleber Mata
Novo Fundeb
Monitoramento das Frentes de Trabalho
03.06.2019
Documentos da Frente de Comunicação e Engajamento
Sobre o programa de formação
Comunicação e Engajamento com foco na Implementação da BNCC e Novo Ensino Médio
Ascom Itinerante, projeto do estado do Sergipe
01.06.2019
Materiais estão disponíveis para download
Metodologias
Abertura - Rossieli Soares
Apostila Condições de Oferta
Arquitetura
BNCC - Formação Geral
Diagnóstico - Escuta
Diagnóstico - Guia Mapa Falante
Diagnóstico - Mapa Falante
Diagnóstico - Rodas de Conversa
EPT - Propostas para dinâmicas
EPT - Itinerário Formativo
EPT - Experiência da Paraíba
EPT - Eixos
Itinerários de Área do Conhecimento
Texto Introdutório do Programa de Formação
Apresentação da Iniciativa
Casos utilizados na imersão: Arquitetura Curricular
Desafios e possibilidades para a EPT no Ensino Médio
Proposta de Estrutura para Documento Curricular
Debate - Oportunidades e Desafios do Novo Ensino Médio
Relatoria do 1º encontro
Jogo dos Itinerários - Baralho Eixos Estruturantes
Jogo dos Itinerários - Cartela Ementa
Jogo dos Itinerários - Cartela Mapa de Habilidades
Jogo dos Itinerários - Dimensões para impressão do Jogo
Jogo dos Itinerários - Baralho de Dicas
Jogo dos Itinerários - Manual de Instruções
Jogo dos Itinerários - Orientações para Impressão do Jogo
Jogo dos Itinerários - Tabuleiro
13.05.2019
Divulgado pela Comissão Fulbright
Resultado da etapa nacional do Programa de Aperfeiçoamento para Professores de Inglês
13.05.2019
Pregões eletrônicos
Edital Pregão Eletrônico Nº 1/2019 - Prestação de Serviços de apoio logístico à organização e realização de reuniões e eventos
Edital Pregão Eletrônico Nº 2/2019 - Prestação de Serviços de emissão de bilhetes de passagens aéreas e reservas em hotéis e alimentação
Edital Pregão Eletrônico Nº 1/2019 - Questionamentos e respostas
29.03.2019
Baixe o documento da Agenda da Aprendizagem, elaborada por secretários estaduais e municipais de Educação
Agenda da Aprendizagem - Consed e Undime
01.12.2018
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Plano de ação - Espírito Santo
Plano de ação - Sergipe
Plano de ação - Piauí
Plano de ação - Bahia
Plano de ação - Amapá
Plano de ação - Tocantins
Plano de ação - Acre
Plano de ação - Amazonas
Plano de ação - Minas Gerais
Plano de ação - Rond
Plano de ação - Rondônia
Plano de ação - Pernambuco
Plano de ação - Mato Grosso
Plano de ação - Ceará
Plano de ação - Mato Grosso do Sul
Plano de ação - São Paulo
29.11.2018
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Apresentação Guia - Úrsula Peres
08.11.2018
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Apresentação do 2º encontro
Trajetória do GT do Ensino Médio e suas 4 frentes
Mapeamento sobre práticas de flexibilização curricular em escolas de Ensino Médio em Tempo Integral
Trajetória do GT do Ensino Médio e suas 4 frentes
Mapeamento das iniciativas de desenvolvimento do Ensino Médio nos Estados
18.09.2018
Reunião ocorreu dias 17 e 18 de setembro, em São Paulo
Apresentação do Grupo Focal SC, SE, BA e MS
Apresentação do Grupo Focal TO, CE, MG e ES
Painel Avaliação do Processo Formativo da Rede
Painel Condições para Implementação
Painel Consenso para três redes
Painel Dúvidas e Sugestões
Painel Guia de Implementação
Financiamento da Formação Continuada
Folder sobre CAQ CAQI
Sobre a Lei do Piso - MEC
Projeto de Lei 9558_2018
Lei 11494.2007
Financiamento da Educação Básica e o Novo Fundeb - Mariza Abreu
Estudo sobre o piso do magistério - MEC
Estudo sobre o piso do magistério - CNM
Profissão Professor - BID
Plano de Carreira - Etapas para construção de um plano de carreira - SASE
Plano de Carreira - Informações sobre PSPN 2015
Plano de Carreira - Resolução CNE-CEB 002-09 - Diretrizes Planos de Carreira
Plano de Carreira - Resolução CNE-CEB 005-10 - Diretrizes Planos de Carreira
Principais Conclusões do Relatório de Acompanhamento do PNE
Documento Orientador Formação Chão da Escola 2018 - Piauí
Apresentação do Encontro
14.09.2018
Relatório foi entregue ao CNE
RELATÓRIO ILUSTRADO
DOCUMENTO COM AS CONTRIBUIÇÕES
20.07.2018
Faça o download do material e reúna os professores da sua escola
01 Apresentação das atividades
04 Documento de Análise BNCC EM_Ciências da Natureza
05 Documento de Análise BNCC EM_Ciências Humanas
06 Documento de Análise BNCC EM_Língua Portuguesa
07 Documento de Análise BNCC EM_Linguagens
08 Documento de Análise BNCC EM_Matemática
00 Orientações ao diretor da escola
01 Apresentação das atividades atualizada
Documento de Análise BNCC EM_Ciências Humanas atualizada
Documento Análise BNCC EM_Ciências Natureza atualizada
Documento Análise BNCC EM_Língua Portuguesa atualizada
Documento Análise BNCC EM Linguagens atualizado
Documento Análise BNCC EM Matemática atualizado
Orientações atualizadas ao diretor
04.07.2018
Clique aqui para fazer o download das apresentações
Nodal - Apresentação do evento
Wesley Conceição e Robert Langlady - Documento 2017
Teca Pontual - Boas práticas do uso da hora atividade
10.05.2018
Faça o download das apresentações
Cecilia Motta - Apresentação das ações do Consed
Movimento Pela Base - Implementação da BNCC
BNDES - Lançamento do Edital da Educação Conectada
Ernângela Souza - Experiência de Interdisciplinaridade em Mato Grosso do Sul
Rafael Lucchesi - Reformulação das Diretrizes do Ensino Médio
Todos Pela Educação - GT de Formação de Professores
08.05.2018
Documentos do 1º Encontro do GT do Ensino Médio de 2018
Produção Coletiva
Alex Santos - Apresentação 01
Alex Santos - Apresentação 02
Pesquisa para mapeamento em ETI
Pesquisa sobre Experiências em Flexibilização
Frente Flexibilização - Experiência da Bahia
Frente Flexibilização - Experiência de Goiás
Frente Flexibilização - Experiência do Distrito Federal
Frente ETI - Experiência do Espírito Santo
Frente ETI - Organização Curricular do Espírito Santo
Frente ETI - Experiência de Pernambuco
Frente ETI - Experiência de Santa Catarina
Frente EPT - Experiência da Paraíba
Frente EPT - Experiência do Mato Grosso do Sul
Frente EPT - Matriz Administração do Mato Grosso do Sul
Frente EPT - Matriz Meio Ambiente do Mato Grosso do Sul
22.03.2018
Iniciativa do Consed, por meio da Secretaria de Educação de Pernambuco, com apoio do BID e do Instituto Unibanco
PAINEL 1 - Equidade no sistema de financiamento - Gregory Elacqua
PAINEL 1 - Como reduzir a desigualdade de oportunidades educacionais - Ricardo Paes de Barros
PAINEL 1 - Políticas de financiamento que promovem equidade - Helen Ladd
PALESTRA - Desafios ao Financiamento da Educação Básica - Ana Paula Vescosi
PAINEL 2 - Como atrair professores para escolas de difícil lotação - Gregory Elacqua
PAINEL 2 - Gestão e alocação de docentes na Colômbia - José María Leiton Gallego
PAINEL 2 - Gestão estratégica de pessoas - Valdenir Kruger
PAINEL 2 - Otimização de equipes escolares - Severino Andrade
PAINEL 2 - Despesas com pessoal da educação nos estados brasileiros - Cibele Franzese
PAINEL 3 - Accountability, Transparência e Sistemas de Informação - Ursula Dias Peres
PAINEL 3 - Transparencia y accountability en el uso de recursos en Chile - Analia Jaimovich
PAINEL 3 - Custos Escolares Diretos e Desempenho no ENEM - Andressa Buss Rocha
PALESTRA - Bens Educacionais - Helen Ladd
PAINEL 4 - A oportunidade do Fundeb - Priscila Cruz
PAINEL 4 - Perspectivas para um novo FUNDEB - Haroldo Rocha
PAINEL 4 - Financiamento da Educação Básica e o Novo Fundeb - Mariza Abreu
PAINEL 4 - Eficiência, efetividade e equidade nas finanças da educação - Ricardo Henriques
26.02.2018
Ministério da Educação e Conselho Nacional de Secretários de Educação
A BNCC do Ensino Médio e o Consed
Apresentação da Estrutura
Apresentação do Novo Portal da BNCC
Ciências Humanas
Ciências da Natureza
Língua Portuguesa
Linguagens e suas tecnologias
Matemática
Documentos citados - A Complexidade textual Common Core
Documentos citados - Curriculo e Medio Quebec
Documentos citados - OECD education 2030 position paper
Documentos citados - The Future of Education and Skills Education 2030 OCDE
02.01.2018
Download do Relatório Final
Relatório Final do GT de Avaliação da Educação Básica
01.01.2018
Todas as edições estão disponíveis para download
Jornal do Consed Nº 001 - 31.08.2017
Jornal do Consed Nº 002 - 01.09.2017
Jornal do Consed Nº 003 - 04.09.2017
Jornal do Consed Nº 004 - 05.09.2017
Jornal do Consed Nº 005 - 06.09.2017
Jornal do Consed Nº 006 - 08.09.2017
Jornal do Consed Nº 007 - 11.09.2017
Jornal do Consed Nº 008 - 12.09.2017
Jornal do Consed Nº 009 - 13.09.2017
Jornal do Consed Nº 010 - 14.09.2017
Jornal do Consed Nº 011 - 15.09.2017
Jornal do Consed Nº 012 - 18.09.2017
Jornal do Consed Nº 013 - 19.09.2017
Jornal do Consed Nº 014 - 20.09.2017
Jornal do Consed Nº 015 - 21.09.2017
Jornal do Consed Nº 016 - 22.09.2017
Jornal do Consed Nº 017 - 25.09.2017
Jornal do Consed Nº 018 - 26.09.20178
Jornal do Consed Nº 019 - 27.09.2017
Jornal do Consed Nº 020 - 28.09.2017
Jornal do Consed Nº 021 - 29.09.2017
Jornal do Consed Nº 022 - 02.10.2017
Jornal do Consed Nº 023 - 03.10.2017
Jornal do Consed Nº 024 - 04.10.2017
Jornal do Consed Nº 025 - 05.10.2017
Jornal do Consed Nº 026 - 06.10.2017
Jornal do Consed Nº 027 - 09.10.2017
Jornal do Consed Nº 028 - 10.10.2017
Jornal do Consed Nº 029 - 11.10.2017
Jornal do Consed Nº 030 - 13.10.2017
Jornal do Consed Nº 031 - 16.10.2017
Jornal do Consed Nº 032 - 17.10.2017
Jornal do Consed Nº 033 - 18.10.2017
Jornal do Consed Nº 034 - 19.10.2017
Jornal do Consed Nº 035 - 20.10.2017
Jornal do Consed Nº 036 - 23.10.2017
11.09.2017
Faça o download das apresentações do Seminário Internacional de Avaliação da Educação Básica, realizado dias 10 e 11 de outubro, no Mar Hotel Conventions, em Recife (PE)
Programação prévia atualizada do Seminário Internacional de Avaliação
Amanda Amano - Arquitetura e Conteúdo das Avaliações
Diana Coutinho - Arquitetura e Conteúdo das Avaliações
Francisco Soares - Avaliações Educacionais Pós BNCC
Francisco Soares - Techinical Report
Fred Amancio - Objetivos e Realizações do GT de Avaliação
Maria Inês Fini - Proposta de Sistema de Avaliação do Consed e possibilidades de cooperação com o Governo Federal
Ricardo Paes de Barros - Progresso e Desafios
Afonso Gomes - Uso das Avaliações
Andressa Buss - Avaliação de Competências para a vida e clima escolar no GT do Consed
Carolina Serain - Uso das Avaliações
Carolina Serain - Uso das Avaliações
Laura Muller Machado - Avaliação de Competências para a vida
Luana Bergmann - Uso das Avaliações
Reynaldo Fernandes - Avaliação Educacional em Larga Escala e Comunidade Escolar
Ricardo Madeira - Perpesctiva Prática
Telma Vinha - Clima Escolar
Telma Vinha - Manual de Orientação para a aplicação dos questionários que avaliam o clima escolar
Catherine Millet - Educational Testing Service
Joaquim José Soares - Comparabilidade entre avaliações
Juliana Candian - Economia de escala e oportunidades para a redução nos custos das avaliações
Ruben Klein - Comparabilidade entre avaliações
Samuel Franco - Comparabilidade entre avaliações
Anthony Alpert - The Smarter Balanced Assessmeny Consortium
Manuel Moscoso - Evaluación de la Calidad en el Sistema Escolar Chileno
Paulo Santiago - Estudo da OCDE sobre Marcos e Políticas de Avaliação Educativa
15.09.2016
Relatório Seminários Consed e Undime
Síntese dos Estados
23.06.2016
A Defensoria Pública da União lançou o Edital 80, relativo ao 2º Concurso de Redação, com o tema: “Tráfico de Pessoas - Diga não! ”, destinado à participação dos alunos das escolas públicas de todo país, estudantes do Ensino Fundamental (6º, 7º, 8ª e 9º anos) e Ensino Médio (1º, 2º e 3º anos), das modalidades EJA (Ensino de Jovens e Adultos).
GUIA DO PROFESSOR
EDITAL - DPU/GABDPGF DPGU - Nº 80
16.05.2016
Composição do Kit
EM BREVE
- Orientações para realização dos seminários estaduais;
- Proposta de Chamada Pública para seleção de participantes;
- Formulário de inscrição para professores e convidados;
- Formulários de inscrições para estudantes;
- Termo de autorização para estudante;
- Termo de anuência e compromisso;
- Planilha de Relação dos Participantes para UnB;
- Minuta de Ofício para solicitação do auxílio deslocamento para UnB;
- Lista de Frequência para controle durante o seminário.
- Questionário online a ser enviado para todos os inscritos;
- Passo a passo da metodologia para os seminários;
- Instrumento para sistematização dos GTs dos seminário (obrigatório).
Orientações para realização dos seminários estaduais
Formulário de inscrição para professores e convidados
Formulários de inscrições para estudantes
Termo de autorização para estudante
Termo de anuência e compromisso
Minuta de Ofício para solicitação do auxílio deslocamento para UnB
Planilha de Relação dos Participantes para UnB
Lista de Frequência para controledurante o seminário
Proposta de chamada pública para seleção de participantes
11.05.2016
SOBRE A CONSTRUÇÃO DE UMA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR PARA O BRASIL
O presente documento, fruto de amplo processo de debate e negociação com diferentes atores do campo educacional e com a sociedade brasileira em geral, apresenta os Direitos e Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento que devem orientar a elaboração de currículos para as diferentes etapas de escolarização. Apresenta-se, aqui, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a Educação Básica.
A Base Nacional Comum Curricular é uma exigência colocada para o sistema educacional brasileiro pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Brasil, 1996; 2013), pelas Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica (Brasil, 2009) e pelo Plano Nacional de Educação (Brasil, 2014), e deve se constituir como um avanço na construção da qualidade da educação.
Para o Ministério da Educação, o que deve nortear um projeto de nação é a formação humana integral e uma educação de qualidade social. Em consonância com seu papel de coordenar a política nacional de Educação Básica, o MEC desencadeou um amplo processo de discussão da Base Nacional Comum Curricular da Educação Básica.
A BNCC, cuja finalidade é orientar os sistemas na elaboração de suas propostas curriculares, tem como fundamento o direito à aprendizagem e ao desenvolvimento, em conformidade com o que preceituam o Plano Nacional de Educação (PNE) e a Conferência Nacional de Educação (CONAE).
A concepção de educação como direito abarca as intencionalidades do processo educacional, em direção à garantia de acesso, pelos estudantes e pelas estudantes, às condições para seu exercício de cidadania. Os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento1, apresentados pelos componentes curriculares que integram a BNCC, referem-se a essas intencionalidades educacionais. De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica (DCNEB) e a própria Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), entende-se a Base Nacional Comum Curricular como os conhecimentos, saberes e valores produzidos culturalmente, expressos nas políticas públicas e que são gerados nas instituições produtoras do conhecimento científico e tecnológico; no mundo do trabalho; no desenvolvimento das linguagens; nas atividades desportivas e corporais; na produção artística; nas formas diversas de exercício da cidadania; nos movimentos sociais (Parecer CNE/CEB no 07/2010, p. 31). Dado seu caráter de construção participativa, espera-se que a BNCC seja balizadora do direito dos/as estudantes da Educação Básica, numa perspectiva inclusiva, de aprender e de se desenvolver. Uma base comum curricular, documento de caráter normativo, é referência para que as escolas e os sistemas de ensino elaborem seus currículos, constituindo-se instrumento de gestão pedagógica das redes. Para tal, precisa estar articulada a um conjunto de outras políticas e ações, em âmbito federal, estadual e municipal, que permitam a efetivação de princípios, metas e objetivos em torno dos quais se organiza. As quatro políticas que decorrem da BNCC – Política Nacional de Formação de Professores, Política Nacional de Materiais e Tecnologias Educacionais, Política Nacional de Avaliação da Educação Básica e Política Nacional de Infraestrutura Escolar – articulam-se para garantir as condições que geram a qualidade na Educação Básica, ou seja, o direito de aprender e de se desenvolver dos/das estudantes da Educação Básica, acolhidos em sua diversidade e em uma perspectiva inclusiva. Desse modo, a existência de uma base comum para os currículos demandará ações articuladas das políticas dela decorrentes, sem as quais ela não cumprirá seu papel de contribuir para a melhoria da qualidade da Educação Básica brasileira e para a construção de um Sistema Nacional de Educação. A educação, compreendida como direito humano, individual e coletivo, habilita para o exercício de outros direitos, e capacita ao pleno exercício da cidadania. “A educação é, pois, processo e prática que se concretizam nas relações sociais que transcendem o espaço e o tempo escolares, tendo em vista os diferentes sujeitos que a demandam” (Parecer CNE/CEB no 07/2010, p. 16).
BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR - 2ª versão revista
13.01.2016
Ofício - Governadores sobre o Piso
Ofício - Consed sobre o Piso
Ofício da CNM à Presidência da República
11.11.2015
DESTAQUES ESTADUAIS - PRÊMIO GESTÃO ESCOLAR 2015
ESCOLAS FINALISTAS PGE - 2015 [INICIATIVA EDUCADORES DO BRASIL]
14.01.2015
Cartilha-Comunidade mais Segura - 2011
Carta-Compromisso pela Garantia do Direito à Educação de Qualidade - 2010
Carta-Compromisso com a Educação de Jovens e Adultos(EJA)-2010
CONAE 2010 - Documento Final
Apresentações Reunião Canela Ricardo Martins Consed
CONEEI 2009 - Documento Final
CONFINTEA 2009 - Documento Final
Estudo: A Atratividade da Carreira Docente no Brasil - 2009
Estudo: Um Olhar sobre a Educação Indígena com Base no Censo Escolar de 2008
Estudo: Formação de Professores para o Ensino Fundamental: Instituições Formadoras e seus Currículos - 2008
Pesquisa: Bullying Escolar no Brasil - Relatório Final - 2010
Pesquisa: Preconceito e Discriminação no Ambiente Escolar - 2009
Pesquisa: O Uso dos Computadores e da Internet nas Escolas Públicas de Capitais Brasileiras - Relatório Final - 2009
Pesquisa: Perfil dos Diretores de Escola da Rede Pública - 2009
Pesquisa: Caminhos do Direito de Aprender - Unicef - 2010
Metas Educativas 2021 - OEI - Documento Final
Seminário: "Nuevas Políticas Docentes en América Latina" - Argentina - 2009
Tendências para Educação Integral - Fundação Itaú Social
Apresentações Reunião Canela FGV
Apresentação Tocantins
Apresentação Acre
Apresentação Mato Grosso
Apresentação - II Reunião Ordinária do Consed - Pronatec
Apresentação - II Reunião Ordinária do Consed - Cidadania e Justiça
Apresentação - II Reunião do Consed - Projeto Trilhas
Apresentação - II Reunião Ordinária do Consed - Reforma Educacional no Chile
Apresentação - II Reunião Ordinária do Consed - British Council
Aud. PNE-6jun-Fontes de Rec. para o Fin.da Educação
Aud. PNE-6jun-Financiamento da Educação
Aud. PNE-6jun-O petróleo como fonte de fin.para a Educação
Aud. PNE-6jun-Fin.da Educação para o Desenvolvimento
PRONATEC-Apres. III Reunião Ext.
FNDE-Apresentação III Reunião Extra
PRONATEC-PL 1209-REDAÇÃO FINAL-CÂMARA FEDERAL
14.01.2015
REGIÃO NORTE IDEB 2011
Norte ACRE IDEB 2011
Norte AMAPÁ IDEB 2011
Norte AMAZONAS IDEB 2011
Norte PARÁ iIDEB 2011
Norte RONDÔNIA IDEB 2011
Norte RORAIMA IDEB 2011
Norte TOCANTINS IDEB 2011
REGIÃO CENTRO-OESTE IDEB 2011
Centro Oeste DISTRITO FEDERAL IDEB 2011
Centro Oeste GOIÁS IDEB 2011
Centro Oeste MATO GROSSO DO SUL IDEB 2011
Centro Oeste MATO GROSSO IDEB 2011
REGIÃO SUDESTE IDEB 2011
Sudeste ESPÍRITO SANTO IDEB 2011
Sudeste MINAS GERAIS IDEB 2011
Sudeste RIO DE JANEIRO IDEB 2011
Sudeste SÃO PAULO IDEB 2011
REGIÃO SUL IDEB 2011
Sul PARANA IDEB 2011
Sul RIO GRANDE DO SUL IDEB 2011
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Nota Informativa 2011
01.01.2015
Documentos gerais sobre a instituição
Estatuto do Consed
Relatório de Gestão 2007/2008
Nota Técnica (MEC/MDS) fortalece a educação no âmbito do Programa Bolsa Família
Carta Aberta PL 3688/2000 (Consed, CNTE, CNE, FNCE, Uncme e Undime)
Nota de posicionamento PL 323/2007 (Consed/Andifes/SBPC)
Publicação PGE - Qual escola que queremos
Marco de Referência de Educação Alimentar e Nutricional para as Políticas Públicas
Propostas para avanços Ensino Médio
Projeto de Lei Dep. Weliton Prado Download
Revisão PAR 2001/2014
Portaria nº213 _ Fin Ed Basica de Qualidade
Subsídios para os novos Gestores Estaduais da Educação
Nota de Apoio - ENEM 2010
Relatório de Gestão do Consed - 2009/2010
Estatuto Social do Consed