Espirito Santo
A avaliação escolar é uma preocupação permanente dos educadores do país pois reflete o trabalho desenvolvido nas escolas. O sistema de avaliação brasileiro começou a ser implementado no final da década de 1980, foi ampliado e chegou ao modelo atual, em que todas as etapas e níveis de ensino são objetos de avaliação padronizada organizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), com exceção da Educação Infantil.
Os anos finais do Ensino Fundamental são avaliados bienalmente, de forma censitária, por meio da Prova Brasil. Para o Ensino Médio, a avaliação é amostral, via Saeb, a cada dois anos. Estes modelos de avaliação deixam de fora algumas áreas de conhecimento e os componentes socioemocionais. Além disso, os sistemas estaduais e as avaliações nacionais não são integrados, o que aumenta os gastos para a construção de medidas de desempenho.
Claudio Furtado - Paraíba (Secretário Líder)
Desenvolvimento de proposta de aprimoramento das avaliações estaduais da educação básica além da possibilidade de integrar avaliações estaduais e federais.
Aguardando atualização
1 ) Documento de Avaliação da Educação Básica (Relatório do Seminário Internacional de Avaliação)
1) Discussões sobre Sistema Nacional de Avaliação, Novo Enem, Novo Saeb e Revisão do Fundeb, a partir dos indicadores do INEP;
2) Avaliações diagnósticas dentro do contexto de pandemia.