AVALIAÇÃO

Medir o progresso é essencial para aprimorar nosso sistema educacional. A avaliação adequada nos permite identificar áreas de melhoria e garantir que nossos alunos estejam alcançando seu potencial máximo.

A avaliação escolar é uma preocupação permanente dos educadores do país pois reflete o trabalho desenvolvido nas escolas. O sistema de avaliação brasileiro começou a ser implementado no final da década de 1980, foi ampliado e chegou ao modelo atual, em que todas as etapas e níveis de ensino são objetos de avaliação padronizada organizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), com exceção da Educação Infantil.

Os anos finais do Ensino Fundamental são avaliados bienalmente, de forma censitária, por meio da Prova Brasil. Para o Ensino Médio, a avaliação é amostral, via Saeb, a cada dois anos. Estes modelos de avaliação deixam de fora algumas áreas de conhecimento e os componentes socioemocionais. Além disso, os sistemas estaduais e as avaliações nacionais não são integrados, o que aumenta os gastos para a construção de medidas de desempenho.

Lideranças atuais

Rossieli Soares, secretário de Educação do Pará

Hélvia Paranaguá, secretária de Educação do Distrito Federal

Geniana Faria, secretária adjunta de Educação de Minas Gerais

 

Lideranças anteriores e histórico do tema

2021/2022 Claudio Furtado, secretário de Educação da Paraíba

2021/2022 Julia Sant'Anna, secretária de Educação de Minas Gerais

O objetivo do trabalho no biênio 2020/2021 doi desenvolver uma proposta de aprimoramento das avaliações estaduais da educação básica, além da possibilidade de integrar avaliações estaduais e federais.

Houve discussões sobre Sistema Nacional de Avaliação, Novo Enem, Novo Saeb e Revisão do Fundeb, a partir dos indicadores do INEP, além do debate sobre as Avaliações diagnósticas dentro do contexto de pandemia.

Como fruto do trabalho do tema nos anos anteriores, foram publicados os documentos a seguir:

Avaliando durante a pandemia: Um registro do esforço das redes estaduais de educação para reduzir danos e garantir a aprendizagem dos alunos em 2020 e 2021

Avaliação da Educação Básica: Relatório do Seminário Internacional de Avaliação, promovido pelo Consed

 

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