AVALIAÇÃO

A avaliação escolar é uma preocupação permanente dos educadores do país pois reflete o trabalho desenvolvido nas escolas. O sistema de avaliação brasileiro começou a ser implementado no final da década de 1980, foi ampliado e chegou ao modelo atual, em que todas as etapas e níveis de ensino são objetos de avaliação padronizada organizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), com exceção da Educação Infantil.

Os anos finais do Ensino Fundamental são avaliados bienalmente, de forma censitária, por meio da Prova Brasil. Para o Ensino Médio, a avaliação é amostral, via Saeb, a cada dois anos. Estes modelos de avaliação deixam de fora algumas áreas de conhecimento e os componentes socioemocionais. Além disso, os sistemas estaduais e as avaliações nacionais não são integrados, o que aumenta os gastos para a construção de medidas de desempenho.

Secretários responsáveis pelo tema

Claudio Furtado - Paraíba (Secretário Líder)

Objetivos

Desenvolvimento de proposta de aprimoramento das avaliações estaduais da educação básica além da possibilidade de integrar avaliações estaduais e federais.

Status

Aguardando atualização

Produtos entregues

1 ) Documento de Avaliação da Educação Básica (Relatório do Seminário Internacional de Avaliação)

Produtos em elaboração

1) Discussões sobre Sistema Nacional de Avaliação, Novo Enem, Novo Saeb e Revisão do Fundeb, a partir dos indicadores do INEP;

2) Avaliações diagnósticas dentro do contexto de pandemia.

Produtos