AVALIAÇÃO

A avaliação escolar é uma preocupação permanente dos educadores do país pois reflete o trabalho desenvolvido nas escolas. O sistema de avaliação brasileiro começou a ser implementado no final da década de 1980, foi ampliado e chegou ao modelo atual, em que todas as etapas e níveis de ensino são objetos de avaliação padronizada organizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), com exceção da Educação Infantil.

Os anos finais do Ensino Fundamental são avaliados bienalmente, de forma censitária, por meio da Prova Brasil. Para o Ensino Médio, a avaliação é amostral, via Saeb, a cada dois anos. Estes modelos de avaliação deixam de fora algumas áreas de conhecimento e os componentes socioemocionais. Além disso, os sistemas estaduais e as avaliações nacionais não são integrados, o que aumenta os gastos para a construção de medidas de desempenho.

 

Secretários responsáveis

Líder Claudio Furtado, secretário de Educação da Paraíba

Coordenadora Julia Sant'Anna, secretária de Educação de Minas Gerais

 

Objetivos

Desenvolvimento de proposta de aprimoramento das avaliações estaduais da educação básica além da possibilidade de integrar avaliações estaduais e federais.

Produtos entregues

1 ) Documento de Avaliação da Educação Básica (Relatório do Seminário Internacional de Avaliação)

 

Produtos em elaboração

1) Discussões sobre Sistema Nacional de Avaliação, Novo Enem, Novo Saeb e Revisão do Fundeb, a partir dos indicadores do INEP;

2) Avaliações diagnósticas dentro do contexto de pandemia.

Produtos