Agenda da Aprendizagem
Em um mundo cada vez mais digital, a integração da tecnologia na educação é fundamental. Isso não apenas enriquece a experiência de aprendizado, mas também prepara nossos alunos para um futuro cada vez mais tecnológico.
Roni Miranda, secretário de Educação do Paraná
Alan Porto, secretário de Educação de Mato Grosso
Hélvia Paranaguá, secretária de Educação do Distrito Federal
Kuka Chaves, secretária de Educação do Amazonas
Fábio Vaz, secretário de Educação do Tocantins
Fátima Gavioli, secretária de Educação de Goiás
Ellen Gera, secretário de Educação do Piauí
No biênio 2020/2021, os técnicos do tema Educação Híbrida na Agenda da Aprendizagem produziram um documento com a Caracterização da Oferta de Educação Híbrida a partir do Censo. O trabalho é uma reorganização dos dados gerais da pesquisa realizada pelo INEP agregada à coleta de dados do Censo Escolar da Educação Básica de 2020, intitulada “Resposta Educacional à Pandemia de COVID-19 no Brasil”, com o recorte dos dados para o Brasil.
Os dados permitem uma caracterização geral das condições de trabalho que as escolas dispunham para enfrentar a pandemia e os recursos que puderam mobilizar para apoiar professores, alunos e famílias para que os vínculos dos estudantes com suas escolas pudessem ser mantidos. O conjunto pesquisado merece atenção especial de gestores estaduais que buscam prover suas escolas com melhores condições de trabalho.
As informações foram subdivididades em documento disponibilizados por estado e região:
Ainda no biênio 2020/2021, outros produtos foram propostos para o tema, como o debate conceitual e a caracterização de uma boa plataforma digital; a elaboração de um guia de implementação para os currículos de transição (2020-2021- 2022), dentro da concepção de educação híbrida; e a implementação da Educação Digital nas diretrizes da formação de professores.