Edição 1 - Brasília - DF, sexta-feira, 24 de setembro de 2021

Maratona Enem pelo Brasil reúne mais de 450 estudantes no Tocantins

24.06.2022

A Maratona Enem pelo Brasil reuniu mais de 450 alunos no auditório da Escola Estadual Professora Elizângela Glória Cardoso, na tarde desta quarta-feira, 22, em Palmas. O aulão gratuito é promovido pela plataforma Estudo Play, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc). O evento foi realizado com o intuito de preparar os estudantes para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022. 

Foram ofertadas quatro disciplinas na área de Humanas e Linguagens: história, geografia, filosofia e literatura. As aulas também foram transmitidas pela internet, por meio do site e do canal no YouTube da Estudo Play. Os alunos também tiveram acesso ao material de apoio das aulas, além de participarem de sorteio de brindes.

O secretário da Educação, Fábio Vaz, prestigiou a Maratona e explicou que essa é uma ocasião única para os estudantes da rede estadual de ensino. “São excelentes professores que estão dando oportunidades para nossos alunos de poderem aprofundar seus estudos e tirarem dúvidas. A Seduc sempre procura a melhor forma de beneficiar seus estudantes”, explicou.

O diretor da Estudo Play, Felipe Piancó, relata que o compromisso principal da iniciativa é com a educação. “Nós trouxemos toda a estrutura profissional e tecnológica para transmitir ao vivo para o Brasil inteiro. Além de tudo, trazemos a parceria com o governo do estado para que o aluno consiga escalar seus objetivos e futuramente se tornar um profissional na área desejada”.

O primeiro evento ocorreu em Roraima. Este é o segundo a ser realizado depois da pandemia e faz parte das 660 horas de aulas que a plataforma quer oferecer em todo o País. 

O projeto beneficia estudantes como Erik Martins Bezerra, de 17 anos, aluno do Centro de Ensino Médio (CEM) Castro Alves. “Eu pude aprofundar nos conteúdos e adquirir muitos conhecimentos que vão ajudar na hora da prova”, afirmou.

Willian Alves/Governo do Tocantins


Secretaria de Educação treina gestores e secretários para o Censo Escolar 2022

24.06.2022

A Secretaria de Estado da Educação do Amapá (Seed) promoveu, na manhã desta quinta-feira, 23, um treinamento de inserção de dados na plataforma Educacenso para que gestores e secretários escolares possam computar as informações que vão compor o Censo Escolar 2022.

O Censo Escolar é o principal instrumento de coleta de informações da Educação Básica brasileira e ocorre anualmente. É a partir desses dados que o Governo Federal faz a repartição de recursos para políticas de educação básica em cada estado.

A coordenação do Censo é do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que trabalha em regime de colaboração com as secretarias estaduais e municipais de educação de todo o país.

A coleta de dados tem duas fases: a primeira de matrícula inicial e a segunda sobre a situação do estudante.

Neste primeiro momento, ocorre a 1ª fase de coleta, etapa de matrícula inicial. Gestores e secretários escolares precisam inserir dados referentes à escola, estudantes, profissional escolar, turma e gestor no sistema Educacenso – que pode ser acessado NESTE LINK.

O sistema utiliza ferramentas que coletam, organizam, transmitem e disseminam os dados, fazendo o cruzamento das informações e permitindo a avaliação em tempo real e a consistência das informações prestadas.

De acordo com a coordenadora do Centro de Pesquisas Educacionais da Seed, Tâmara Fernandes, os dados norteiam o Governo Federal na distribuição dos recursos e implementação de programas da pasta destinados a cada estado brasileiro.

“Essas informações constituem a base das políticas de educação básica, e orientam para a repartição dos recursos entre estados e municípios, inclusive para pagamento de professores, portanto nossos gestores precisam inserir os dados na plataforma o quanto antes”, reforçou a coordenadora.

Por: Bárbara Ribeiro


Governo do Estado entrega vouchers aos diretores das escolas de Rio Branco

24.06.2022

O governo do Estado, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes (SEE), iniciou a entrega dos vouchers do fardamento escolar aos diretores das escolas de Rio Branco. A entrega está sendo realizada no auditório. Na sequência, eles farão a entrega aos pais para estes que possam ir às malharias retirar o uniforme dos alunos.

Em todo o Estado, mais de 144 mil estudantes receberão o fardamento escolar do governo. Os alunos do ensino fundamental, anos iniciais, receberão duas blusas e um short (para os meninos) ou short-saia (para as meninas). Já os alunos do ensino fundamental, anos finais, e do ensino médio, receberão duas blusas e uma calça.

A entrega dos vouchers começou na semana passada, pelo Colégio Acreano, quando o governador Gladson Cameli, na oportunidade, também entregou a reforma e revitalização do espaço. A revitalização faz parte dos 90 anos que o colégio fará no ano que vem.

Com o voucher em mãos, o pai ou responsável pelo aluno vai até a malharia e retira o uniforme dentro dos padrões e no tamanho e na medida do aluno, evitando transtornos de troca de fardamento escolar.

Para a diretora de gestão operacional da SEE, Ana Paula Monteiro, a metodologia escolhida pela SEE este ano é de grande importância porque oferece maior controle, organização e tranquilidade para que o aluno tenha o uniforme adequado, sem falar na segurança.

“Além do mais, o uniforme é uma forma de identificar o aluno cada escola de uma forma adequada e para que ele possa se sentir mais seguro e ser identificado facilmente em qualquer local da cidade, seja dentro da escola ou fora dela”, afirmou a diretora.

Quem aprovou a entrega dos vouchers foi o diretor da escola Madre Hildebrada da Pra, localizada no bairro Cidade Nova, no Segundo Distrito da cidade, professor Ricardo Oliveira. Para ele, é uma grande satisfação a comunidade escolar estar recebendo os vouchers, uma vez que os pais estavam ansiosos.

“Quero parabenizar o governo por essa ação, pois estamos recebendo em um momento crítico da nossa economia e o governo tem se mostrado sensível a essa situação disponibilizando o fardamento escolar para as nossas crianças, sem falar que o fardamento é uma identificação para os nossos alunos”, afirmou.

A professora Francicleia Barrozo, diretora da Escola José Ribamar Batista (Ejorb), localizada no bairro Aeroporto Velho, também destacou a importância de estar recebendo os vouchers. “O uniforme é essencial para a padronização dos nossos alunos”, disse.

Quem também aprovou a distribuição dos vouchers à comunidade escolar foi a diretora da Escola Ramona de Castro, localizada no Bairro Boa Vista, na região da Baixada da Sobral, professora Cristina Araújo. “Os pais já estavam nos perguntando, estavam na expectativa porque a maioria são trabalhadores e agora não precisam mais gastar com o fardamento, sem falar na facilidade porque agora os uniformes estarão no tamanho certo”, frisou.


Estado firma convênio para reconstruir a Escola Estadual Profª. Osvaldina Muniz em Cametá

24.06.2022

Desde janeiro de 2019, a educação tem sido prioridade para o Governo do Pará. Reafirmando esse compromisso com a comunidade escolar, o governador Helder Barbalho assinou, nesta quinta-feira (23), um convênio com a Prefeitura Municipal de Cametá para a reconstrução da Escola Estadual Profª. Osvaldina Muniz, que há 33 anos não recebia melhorias em sua estrutura física.

“Hoje é um dia muito especial porque estamos anunciando uma série de investimentos para Cametá e, consequentemente, para toda a Região do Baixo Tocantins. Quero aqui reafirmar o meu compromisso de trabalhar por esta população trabalhadora, honesta e que sua a camisa para correr atrás do seu sustento. Ainda temos muita coisa para fazer, com certeza, mas tudo será feito com diálogo, seriedade e respeito”, destacou o governador Helder Barbalho. 

Orçadas em R$ 3.401.677,92, as obras vão proporcionar mais comodidade, conforto e qualidade de ensino para cerca de 900 alunos, professores e equipe técnico-pedagógica. Atualmente, o espaço de aprendizagem oferta, nos turnos da manhã, tarde e noite, o Ensino Médio Regular (1ª a 3ª série), Educação de Jovens e Adultos (EJA), além do Atendimento Educacional Especializado (AEE).

EXPECTATIVA

Por serem instalações elétricas muito antigas, o espaço de aprendizagem não está suportando aparelhos de ar-condicionado, informática e até mesmo de iluminação mais modernas. Segundo a diretora da escola, Patrícia Rodrigues, é com muita satisfação que a população cametaense recebe este importante benefício do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc).

“Mesmo que a gente coloque aparelhos de ar-condicionado nas salas, temos uma dificuldade muito grande com o fornecimento de energia elétrica, o que pode ocasionar uma queda de energia, curto circuito ou até mesmo a queima dos equipamentos. A gente coloca a lâmpada uma semana e na outra ela já queimou, porque infelizmente não há uma estrutura elétrica, hidráulica e nem física que nos dê segurança”, relata. 

Patrícia Rodrigues - Diretora

A dirigente ressalta, ainda, que esta é a realização de um desejo antigo de toda a comunidade escolar. “Não é apenas um sonho. Para nós, é uma luta histórica e que só agora, com o olhar sensível do nosso governador Helder Barbalho, está sendo possível tornar-se realidade. Já tínhamos enviado vários ofícios, relatórios e, agora sim, a gente acredita que a obra vai caminhar de verdade”, complementou Patrícia Rodrigues. 

AVANÇOS

A secretária de Estado de Educação, Elieth de Fátima Braga, ressaltou que esse investimento será muito importante para melhorar a qualidade do ensino. A titular da Seduc disse, ainda, que Cametá é um dos municípios paraenses em que há muitos alunos que desenvolvem projetos educacionais inovadores. 

“Neste momento, assinamos o protocolo de intenções para a reconstrução de três escolas estaduais e, em breve, também chegaremos a outras unidades do município com pequenos ou grandes reparos. Desde janeiro de 2019, este é um Governo que tem a educação como prioridade, que investe na melhoria da infraestrutura física escolar e no processo de ensino-aprendizagem dos seus alunos", enfatizou.

Na ocasião, participaram da agenda de trabalho os deputados federais Elcione Barbalho, Beto Faro, Airton Faleiro e Celso Sabino; os deputados estaduais Igor Normando, Renilce Nicodemos, Dilvanda Faro e Dr. Jacques Neves; o ex-senador pelo Pará, Flexa Ribeiro; o prefeito de Cametá, Victor Cassiano; o vice-prefeito de Cametá, Ênio de Carvalho e demais autoridades locais. 

Por Vinícius Leal (SEDUC)

Foto: Pedro Guerreiro / Ag.Pará


Escola Estadual João Brembatti Calvoso recebe mais de R$2,6 milhões de investimento

24.06.2022

A unidade escolar é gerida pelo professor Marco Aurélio Arce e diretora adjunta Karla Santos de Almeida, oferta ensino regular (7º ao 9º ano do Ensino Fundamental) e ensino em tempo integral, através do Programa “Escola da Autoria”, Ensino Médio (1º ao 3º ano), atendendo 672 estudantes matriculados no ano letivo de 2022.

“Em nome de nossa comunidade gostaria de agradecer professora Cecília, equipe da SED e da CRE-11 pela entrega desta reforma em nossa querida JBC, são mais de R$ 2,6 milhões de infraestrutura e equipamentos, que com toda certeza servirá de mola propulsora para aprendizagem de nossos estudantes “, relata diretor Marco Aurélio Arce.

Secretária de Estado de Educação Cecilia Motta direcionou sua fala para os estudantes da EE, João Brembatti Calvoso “fico emocionada pela dedicação e amor que vocês (estudantes) tem com a música, com a cultura, com a educação. MS de maneira especial abraçou a forma de fazer educação, nosso estado ficou em primeiro lugar no uso da tecnologia na pandemia, somos referência nacional em gestão educacional, isto mostra o comprometimento, somos servidores e todos estamos aqui a serviço de vocês, fazer com que cresçam e tenham sucesso no que escolherem, sejam os protagonistas e autores de seus conhecimentos, indo além do conhecimento, parabéns a todos”, finalizou Cecilia Motta.

Participaram da solenidade vereador de Campo Grande Juari Lopes Pinto, Coordenador Regional de Educação da CRE-11, Ronaldo Baccia, equipe técnica da Secretaria de Estado de Educação.

Apresentação Cultural

Na abertura da solenidade os estudantes (120) da EE João Brembatti Calvoso integrantes da Banda de Percussão JBC e do Projeto Arte e Cultura acolheram todos os presentes com apresentação musical e de percussão, com a música Dance Monkey - Tones And I

Investimento na unidade

Governo de MS investiu na Escola Estadual João Brembatti Calvoso o montante de R$ 2.633.680,20 em infraestrutura e equipamentos. Com a reforma são R$ 2.423.396,82, com acessibilidade na unidade escolar, contemplando adequação da edificação às normas vigente de proteção contra incêndio e pânico, proteção contra descargas atmosféricas e vigilância sanitária, pintura geral interna e externa, adequação dos banheiros, instalações hidrossanitários e águas pluviais, reforma na quadra poliesportiva, revestimentos de parede, forros e piso e demais adequações necessárias ao atendimento da comunidade discente.

Com relação aos materiais foram investidos R$ 210.283,38, foram entregues na escola, 04 microcomputadores, 31 armários em aço, 4 dispensers com pedal, conjuntos escolares para professores e estudantes, mesa para sala dos diretores e 01 fogão de 6 bocas.

Histórico

A Escola Estadual João Brembatti Calvoso iniciou suas atividades no ano letivo de 1979 no município de Ponta Porã, oferecendo ensino de 1ª a 8ª séries, antigo 1º grau, com 1.165 alunos matriculados. O nome da unidade escolar é uma homenagem ao professor João Brembatti Calvoso, que foi o criador do primeiro ginásio em Ponta Porã.

Ao longo de seus quase quarenta e três anos, a escola ofereceu diferentes tipos de atendimentos e também alcançou destaque no esporte, conquistando inúmeras medalhas e troféus nas modalidades Handebol, Futsal, Basquetebol, Xadrez, e Atletismo. Tais prêmios incentivaram o desenvolvimento do Projeto Calvoso Voleibol, que é referência no Estado e no país, através da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV), fazendo-a ganhar vulto também no cenário nacional, representando o Mato Grosso do Sul, nas Olimpíadas Escolares Brasileiras.

Em 2018 a escola passou ofertar o ensino em tempo integral, em 2019 ofereceu o 3º ano do Ensino Fundamental I Integral, o Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI), com o curso técnico Programação em Jogos Digitais, sendo pioneira no município nesta modalidade.

Próximas entregas

Governo de MS, através da SED, prossegue entrega de reformas de unidades da REE, nesta terça-feira, 28 de junho, acontece a entrega da reforma realizada na unidade escolar em Campo Grande, na Escola Estadual Professora Clarinda Mendes de Aquino (14h).

Por determinação do governador Reinaldo Azambuja, desde 2015, já foram investidos em infraestrutura nas unidades educacionais da REE, mais de R$ 490 milhões. Das 348 unidades da Rede Estadual de Ensino, 315 escolas estaduais já receberam investimentos, com mais de 720 intervenções realizadas (entre reformas, obras em geral, readequações nas redes hidráulica e elétrica, pintura e acessibilidade). Estão previstos mais R$ 120 milhões para até o final deste ano.

Fotos: Renta Novaes, Vinícius Espíndula e arquivo escolar.

Adersino Junior, SED


Governo do Pará firma convênio para reconstruir a Escola Estadual Profª. Osvaldina Muniz

24.06.2022

O Governo do Pará firmou convênio com a prefeitura municipal do município de Pacajá para reconstruir a Escola Estadual de ensino médio Aluísio Loch, uma das principais instituições educacionais da região. O anúncio foi feito na tarde desta quinta-feira (23) pelo governador Helder Barbalho, que esteve na cidade e levou outros investimentos à população pacajaense. Somente com essa reconstrução, mais de mil alunos serão beneficiados.

“Hoje é um dia histórico, um volume de investimentos de R$ 55 milhões entre o governo do Pará, junto com a prefeitura, trazem de obras obras de pavimentação, de saneamento, obras de escolas, creches, investimentos diversos para que Pacajá possa crescer, se desenvolver, trazer desenvolvimento, olhar pelas pessoas. Cuidar daqueles que mais precisam. Eu festejo esse momento aqui, na nossa Transamazônica aqui em Pacajá, reafirmando o nosso compromisso de trabalhar por todo o Pará”, afirmou o chefe do executivo estadual. 

O investimento feito pela Secretaria de Estado de educação (Seduc) será um pouco mais de R$3,2 milhões. Em contrapartida, à prefeitura municipal irá investir R$ 169 mil. Todo o montante será em benefício da comunidade escolar, que receberá mais conforto e dignidade, conforme explica a secretária de Estado de educação, Elieth de Fátima Braga.

“Nós seguimos a nossa política de reconstrução das unidades escolares. Essa será mais uma contemplada, que receberá espaços modernos, amplos e confortáveis. O nosso governador Helder Barbalho tem investido na educação como nunca se viu antes. Desde 2019 nós entregamos, até agora, 102 unidades escolares, por todo o Pará. Mais de R$ 315 milhões investidos. Um benefício imensurável para a educação do nosso povo”, enfatiza a titular da Seduc. 

A notícia foi recebida com muito entusiasmo por quem estuda na unidade. A estudante do oitavo ano, Ana Paula, conta que não vê a hora da obra começar: “aqui é muito quente, a gente precisa bastante de ventilador, que é muito calor de tarde e quando a gente vai fazer educação física, molha bastante a quadra e a gente tem que limpar com o rodo, a escola está rachando ao meio, a teia da quadra está quebrada. Isso nos prejudica muito no aprendizado, quando a gente está no sol quente dentro da sala, a gente tem que ficar afastando as cadeiras pra gente ficar vendo no quadro. Aí quando tem uma sombra o reflexo do do sol, bate no quadro e não dá para enxergar direito. Precisa de uma reforma, e de uma reconstrução bem boa”, disse emocionada a aluna, que pretende fazer vestibular para Medicina.

Atualmente, a escola atende do fundamental, do primeiro ao quinto, do primeiro ao sexto e ensino médio, funcionado manhã, tarde e noite. 

Creche por todo o Pará - Em discurso no município, o governador garantiu também a construção de uma creche pelo programa “Creches por todo o Pará “. O Programa funcionará em regime de colaboração entre o Estado e as prefeituras. Cada unidade escolar terá capacidade para 200 crianças, com 10 salas de aula, berçário, lactário e toda a estrutura necessária para educação infantil, como área recreativa coberta, brinquedoteca, sala multiuso, auditório e biblioteca. A iniciativa vai garantir 30 mil novas vagas e beneficiar milhares de famílias, permitindo que pais, mães ou responsáveis tenham um ambiente adequado para deixar seus filhos em segurança e possam estar inseridos no mercado de trabalho com tranquilidade. Um investimento de mais de R$ 400 milhões do Tesouro estadual.

Por Evaldo Júnior (SEDUC)

Foto: Alex Ribeiro / Ag. Pará


Culinária da região norte é tema de projeto educacional da escola estadual Simão Corridori

24.06.2022

Estudantes e professores da Escola Estadual Padre Simão Corridori, localizada no município de Santana, participaram das oficinas da primeira edição do projeto ‘Cozinha Amazônica: sabores do mundo’

A iniciativa pedagógica buscou a valorização da culinária nortista através do incentivo a utilização de ingredientes conhecidos da região amazônica, além também de contextualizar a historia da culinária que é desenvolvida em todo norte do Brasil.

Cerca de 200 estudantes participaram das oficinas que foram ministradas pelos professores da matriz curricular de Ciências Humanas da própria escola.

Durante as atividades os estudantes tiveram que realizar pesquisas e desenvolver apresentações que explicassem a identidade culinária de cada um dos sete estados que compõem a região norte do país.

O Estudante Júlio Gabriel, de 8 anos, que participou desta primeira edição do projeto  falou entusiasmado sobre sua participação, ele escolheu trabalhar com um peixe típico da região amazônica, a pirapitinga.

‘’A sensação foi de ansiedade, por eu nunca ter participado de uma oficina assim antes. Eu fiquei muito entusiasmado e muito ansioso para poder ver o que tinha aqui’’ disse o estudante.

O projeto ‘Cozinha Amazônica: sabores do mundo’ vem sendo desenvolvido desde o inicio do ano letivo e todo o conhecimento tem gerado interesse pelo assunto aos estudantes, como diz a professora Clara Moraes.

“Um pouco de cada prato dos estados vai sendo mostrado nessa oficina que é uma forma de levar esse conhecimento’’ Disse a professora”.

A Escola Padre Simão Corridori, deve realizar ao longo do ano letivo de 2022 outras oficinas que reforcem essa valorização cultural da região norte.

Por: João Marcos Chaves


Gestores de escolas militares de Rondônia passam por capacitação

24.06.2022

Com a finalidade de fortalecer a atuação da equipe gestora das escolas militares do Estado, a Secretaria de Estado da Educação realizou na última terça-feira (21) a abertura oficial da Formação Continuada. O evento ocorreu no auditório de uma instituição de ensino superior, em Cacoal.

A capacitação tem por objetivo alinhar o conhecimento dos gestores no que diz respeito às demandas de prestação de contas; legislação e regimento escolar; planejamento estratégico; programas federais; procedimentos licitatórios; conselho escolar e projeto político pedagógico; relacionamento harmonioso com ênfase no trabalho de equipe civil e militar, dentre outros pertinentes à gestão escolar.

“É uma oportunidade única para o aprendizado e troca experiências entre os gestores. O Estado sempre está muito empenhado para oferecer uma formação contínua aos envolvidos na gestão escolar e, nessa oportunidade, foi a vez da gestão militar”, destacou a secretária da Seduc, Ana Lúcia Pacini.

Os setores financeiro, administrativo e pedagógico, também fizeram parte da pauta de discussão da capacitação.

UNIDADES MILITARES

Rondônia possui 13 escolas militares, sendo duas vinculadas ao Corpo de Bombeiro Militar – CBMRO, que além de contemplar o ensino e aprendizagem, conforme dispõe o Referencial Curricular do Estado de Rondônia – RCRO, buscam fomentar a cidadania, a ética e o cuidado com o patrimônio público, a fim de prover o bem comum de todos e alcançar índices mais elevados de desenvolvimento da Educação Básica.


Coordenadoria Regional de Educação 11 de Ponta Porã recebe 6ª edição da Teia da Educação 2022

23.06.2022

Diretores, adjuntos, coordenadores, secretários escolares e representantes das APMs de 25 unidades escolares da Rede Estadual de Ensino (REE), jurisdicionadas pela Coordenadoria Regional de Educação CRE-11 de Ponta Porã, participaram na manhã desta quinta-feira (23.06), da 6ª edição da Teia da Educação 2022 – “Aprendizado de ontem, trabalho de hoje e desafios de amanhã”.

Secretaria de Estado de Educação (SED) realiza reuniões técnico-pedagógicas desde início da gestão governamental. As de 2022 iniciaram em maio deste ano e já foram realizadas com as CREs de Paranaíba, Aquidauana, Jardim, Nova Andradina, Naviraí, Três Lagoas, região metropolitana, Campo Grande (Coges) e Coxim.

Em Ponta Porã a CRE-11 é coordenada pelo professor Ronaldo Caccia e adjunta Lidiana da Silva, atende 20 mil estudantes das unidades jurisdicionadas da região, Amambai – 5 escolas; Antônio João – 2 escolas; Aral Moreira – 3 escolas; Coronel Sapucaia – 2 escolas; Ponta Porã – 12 escolas; Paranhos – 1 escola.

Coordenador da CRE-11 Ronaldo Caccia, na abertura da solenidade, explanou sobre a importâncias das reuniões técnico-pedagógicas com os gestores, coordenadores, secretários escolares e APMs, “o momento é de agradecimento, ao empenho de nossa secretária Cecilia e toda equipe da SED. A teia é algo surpreendente, é um momento de estudos, sanar dúvidas e reflexão, estamos dividindo nossas conquistas e alinhando para os novos desafios, sempre pensando em nossos estudantes”, enfatizou Ronaldo Baccia.

Apresentação cultural

Na abertura da Teia da Educação, realizada no Centro Internacional de Convenções Miguel Gomez - na rua Baltazar Saldanha, os estudantes da EE Miguel Marcondes Armando, Laísa Catherine Costa Barros, Giovana Morais, Gilvana Pereira da Silva, Melissa Vitória Niveiro Martins, Rebeka Eloísa Niveiro Martins, sob a coordenação da professora do grupo de Dança do Núcleo de Arte e Cultura, Daiane Florentin Gimenes, apresentaram a dança Siriri.

O siriri é uma dança folclórica dos estados de Mato Grosso e de Mato Grosso do Sul. Em geral, a manifestação integra festas tradicionais e festejos religiosos da região Centro-Oeste. Típica de áreas ribeirinhas e de zonas rurais, segundo pesquisadores, há indícios de que o siriri tenha nascido no período colonial, estando ligado à história e à cultura de Mato Grosso. A dança teria, então, elementos de influência indígena, africana, portuguesa e espanhola.

Na sequência os estudantes da EE Miguel Marcondes Armando, Laísa Catherine Costa Barros, Giovana Morais, Gilvana Pereira da Silva, Melissa Vitória Niveiro Martins, Rebeka Eloísa Niveiro Martins, apresentaram uma coreografia que reúne os maiores hits nacionais e internacionais. O twist é uma dança inspirada no rock and roll. De 1959 ao início dos anos sessenta, tornou-se uma mania mundial de dança, desfrutando de imensa popularidade.

Retrospectiva e avanços

Na Teia a secretária de Estado de Educação Cecilia Motta explanou sobre o cenário educacional em MS e nacional. Ela relatou sobre crise educacional e prejuízo da aprendizagem com impacto da pandemia, panorama mundial e obrigações constitucionais, bem como sobre retrospectiva dos desafios da Educação de Mato Grosso do Sul, desde início do Governo Reinaldo Azambuja.

 

A secretária Cecilia Motta, ao assumiu a pasta da Educação, em 2015, mencionou que tinha como desafio melhorar a aprendizagem dos estudantes do MS, combater o abandono escolar, diminuir os índices de reprovação, oferecer formação continuada, passar do processo de ensino para processo de aprendizagem e melhorar a infraestrutura das escolas da REE e espaços de aprendizagem, “encerramos 2022 com a sensação do dever cumprido, o sentimento é de gratidão, obrigado a todos pelo empenho, se hoje somos referência nacional, foi devido dedicação de cada um dos servidores da Rede Estadual de Ensino”.

Secretária Cecilia falou sobre as conquistas e os novos desafios da Educação, “todas nossas conquistas, somente tiveram êxito devido o empenho dos servidores, o regime de colaboração com outras instituições, política municipalista, implantação das Coordenadorias Regionais de Educação, ensino em tempo integral, através do programa Escola da Autoria e fortalecimento e autonomia na gestão escolar da Rede Estadual de Ensino.

“Quando projetamos o futuro, os nossos desafios são referentes a melhoria do IDEB das escolas, melhoria da conectividade da REE, modernização das bibliotecas escolares, renovação do parque tecnológico das escolas, ampliação das escolas de tempo integral, ampliação dos centros de educação profissional, criação do programa MS Matemática, ampliação do programa ‘Escola Segura, Família Forte’ para outros municípios, dentre outros pertinentes a pasta”, finaliza secretária.

Valorização

Mato Grosso do Sul tem hoje a maior remuneração dos professores entre as redes estaduais de ensino do Brasil, em outubro está previsto novo reajuste e o salário vai chegar a R$ 10.318,00 por 40 horas aulas. A variação dos valores de 2015 a outubro de 2022 corresponderá a um aumento de 158,3%, remuneração inicial competitiva é um dos principais fatores para atração de profissionais qualificados para a carreira do magistério de MS.

De todas as redes estaduais do Brasil, a REE/MS é a que apresenta maior investimento por estudante do Ensino Médio, de acordo com dados do Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Educação (SIOPE).

Investimentos na Região

Ao todo, a região já contou com mais de R$ 43,6 milhões investidos pelo Governo de MS, em reformas e outras intervenções, desde o início da atual gestão, Ponta Porã – R$ 19,4 milhões; Amambai – R$ 13,4 milhões; Paranhos – R$ 6,5 milhões; Aral Moreira – R$ 4,1 milhões; Antônio João – R$ 44 mil.

Por determinação do governador Reinaldo Azambuja, desde 2015, já foram investidos em infraestrutura nas unidades educacionais da REE, mais de R$ 490 milhões. Das 348 unidades escolares da REE, 315 escolas estaduais já receberam investimentos, com mais de 720 intervenções realizadas (entre reformas, obras em geral, readequações nas redes hidráulica e elétrica, pintura e acessibilidade). Estão previstos mais R$ 120 milhões para até o final deste ano.

Teia da Educação

Marca da atual gestão educacional de Mato Grosso do Sul, a 6ª Teia da Educação 2022, já passou por Paranaíba, Aquidauana, Jardim, Nova Andradina, Naviraí, Três Lagoas, Metropolitana, Campo Grande (coges), Coxim E HOJE Ponta Porã, as próximas reuniões acontecem nas CREs, Dourados (24.06), Corumbá (29.06).

Com o tema “Aprendizado de ontem, trabalho de hoje e desafios de amanhã”, a iniciativa tem como escopo levar a equipe da SED para percorrer todas as regiões do Estado de Mato Grosso do Sul, promovendo palestras, orientações e atendimentos aos gestores escolares da Rede Estadual de Ensino das 348 unidades escolares.

Fotos: Renata Novaes e Vinícius Espíndula

Adersino Junior, SED


Educação de Mato Grosso e IBGE firmam parceria para divulgação do início do censo demográfico 2022

23.06.2022

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) firmaram parceria para divulgar na Rede Estadual de Ensino a realização do Censo Demográfico 2022. A reunião entre as duas instituições ocorreu nesta segunda-feira (20.06), em Cuiabá, oportunidade em que foi apresentado o material de divulgação e o IBGEeduca, portal voltado para a educação com conteúdos atualizados e lúdicos sobre o Brasil.

A coleta de dados em todo Mato Grosso está prevista para ocorrer entre agosto e outubro deste ano, seguindo o calendário nacional. “Nesse momento, é imprescindível a parceria com a Seduc-MT, por meio das suas mídias oficiais e distribuição de materiais informativos nas suas setecentas escolas em todos os municípios”, disse Milane Chaves, superintendente do IBGE em Mato Grosso.

Ela observa que o censo é realizado normalmente de dez em dez anos e a participação de todos é importante para que se atualize as informações do banco de dados. “O censo é a principal fonte de referência para o conhecimento das condições de vida da população em todos os municípios”, completou.

“Vejo como viável essa parceria diante da importância do censo demográfico e da contribuição que a Educação Pública pode dar nesse momento estratégico”, analisou Alcimaria Ataídes da Costa, secretária adjunta de gestão Regional da Seduc-MT, que na ocasião representou o secretário Alan Porto. Segundo ela, além das quinze Diretorias Regionais de Educação, gestores escolares e professores poderão compartilhar com os alunos os materiais de divulgação do censo.

Para Milane Chaves, a sociedade precisa saber como os recenseadores vão se identificar, os objetivos da pesquisa e a sua importância, inclusive, para a Educação. “A comunidade escolar pode nos ajudar compartilhando as informações com familiares e amigos. É importante ter a consciência de que com os dados do censo, os governos realizam planejamentos e elaboram as suas ações”.

Por meio da Seduc-MT, a divulgação do Censo 2022 também poderá chegar até as 71 escolas da Educação Indígena. “Mato Grosso apresenta dificuldades para o deslocamento das equipes a certos lugares. Com as informações antecipadas da nossa chegada para o recenseamento nessas comunidades, a logística terá mais êxito”, explica a superintendente do IBGE.


Celem abre inscrições de curso on-line de espanhol gratuito para estudantes da rede estadual e comunidade escolar

23.06.2022

Estão abertas as inscrições para o novo semestre do curso on-line de espanhol oferecido gratuitamente pelo Centro de Línguas Estrangeiras Modernas (Celem) da Secretaria de Estado da Educação do Paraná (Seed-PR). 

Novidade deste ano, a modalidade aceita matrículas de qualquer estudante da rede estadual de ensino que estejam cursando o 9° ano do ensino fundamental, qualquer série do ensino médio (regular, profissional ou EJA — Educação de Jovens e Adultos). Também podem se inscrever professores e agentes educacionais da rede estadual, além da comunidade em geral.

O prazo vai até o dia 15 de julho pelo site do Celem, com os formulários específicos para cada público — as vagas são limitadas, ao todo são 735. As aulas começam no dia 25 de julho e vão até 19 de dezembro. É necessário ter computador ou celular com microfone e câmera, além de acesso à internet para poder participar das aulas e atividades via Google Classroom e Google Meet. 

“Os alunos da rede estadual têm agora também a opção do curso remoto, oportunizando o acesso ao conhecimento de uma nova língua para quem tem dificuldade ou mora longe de onde temos os cursos presenciais”, diz Ronise Feuser, técnica pedagógica do Celem. No primeiro semestre deste ano, o Celem iniciou a modalidade on-line do espanhol, além dos demais 11 cursos de línguas estrangeiras já ofertados no presencial em mais de 500 colégios estaduais de 200 municípios.

Diferentemente do modelo presencial que é anual, o curso on-line é semestral, com carga horária semanal de quatro horas-aula distribuídas em dois dias da semana, totalizando 75 horas por semestre. Ao todo é possível cursar até quatro semestres.


Estudantes de Colinas se classificam para a fase final na Olimpíada Nacional de História

23.06.2022

Duas equipes do Colégio Militar do Estado – João XXIII, de Colinas do Tocantins, foram classificadas para a fase final na 14ª edição da Olimpíada Nacional de História do Brasil (ONHB). Uma delas, denominada de Ymbrynes conquistou o título de melhor equipe do Tocantins. A outra é a Caçadores de Poneglyph. Os membros dos dois grupos participarão das atividades da etapa final, que será realizada de forma presencial, na Universidade de Campinas (SP), nos dias 20 e 21 de agosto. 

Do Tocantins, foram convidados os estudantes Maria Eduarda Ribeiro, Maria Fernanda Carilho e Guilherme Monteiro, todos com 15 anos e estudantes da 1ª série do ensino médio, eles são da equipe Caçadores. E os alunos Débora Nascimento, Ana Luísa de Brun e Francisca Khelrylany Rocha, todas com 16 anos, cursam a 2ª série do ensino médio e são da equipe Ymbrynes. 

Ao todo, participarão da fase final 320 grupos, representando todos os estados brasileiros e o Distrito Federal, que concorrerão a medalhas de bronze, prata e ouro. Em 2022, a equipe da Olimpíada recebeu inscrições de 11,4 mil equipes, alcançando um universo de 73 mil pessoas, estudantes dos 8º e 9º anos do ensino fundamental e do ensino médio, com grupos formados por um professor orientador e três alunos. 

A coordenadora pedagógica da escola, sargento Marlucy Albuquerque ressaltou a alegria da equipe com a conquista. “Estamos muito lisonjeados, pois não foi fácil alcançar um resultado deste nível, após um período tão longo de aulas não presenciais. Os estudantes estão muito empolgados com a oportunidade de representar o nosso Tocantins. E também estão orgulhosos, por terem chegado até a fase final, concorrendo com alunos de escolas públicas e privadas de todo o Estado”, frisou.

A professora Aletícia Rocha da Silva participa da olimpíada há vários anos. Por onde passa, ela é uma incentivadora da ONHB e mobiliza os estudantes. “Participamos das atividades da olimpíada nos anos de 2020 e 2021, também fomos classificados para a fase final. Mas, este ano, está sendo diferente, porque o encontro será presencial. É uma alegria enorme. Agora, estamos mobilizando para conseguir recursos para que todos esses estudantes possam participar desse encontro em São Paulo. Nesse período de férias, vamos continuar estudando com a turma para que possamos representar o Tocantins de uma forma digna”, explicou a professora. 

Joselia de Lima/Governo do Estado


Estudantes e professores de escolas indígenas de Uiramutã recebem tablets e notebooks

23.06.2022

Dando continuidade à política pública de investimento na área de tecnologia educacional, o Governo de Roraima segue com a entrega de tablets educacionais e notebooks para estudantes e professores da rede. Desta vez, foram beneficiadas sete escolas indígenas localizadas no município de Uiramutã. 

Na manhã desta quarta-feira, dia 22, representantes das instituições de ensino estiveram na Seed (Secretaria de Educação e Desporto) para receber os equipamentos. Foram entregues 282 tablets, sendo 232 para estudantes, e 50 para professores que atuam na etapa Ensino Médio, além de três notebooks para uma escola. 

“É a primeira vez que recebemos esse tipo de material. Antes eu só tinha o meu notebook particular. Nunca tivemos a oportunidade de receber tablets e notebooks em gestões anteriores. Só tenho mesmo a agradecer”, informou Samuel Camilo, gestor da Escola Estadual Indígena Sales Ingaricó, que fica na comunidade indígena Manalai, localizada em área de vôo. Atualmente a escola atende 184 estudantes nos ensinos Fundamental e Médio. 

O secretário de Educação e Desporto, Nonato Mesquita, realizou a entrega dos materiais, acompanhado dos adjuntos Semaias Alexandre, Adelaid Bezerra, da chefe da Divisão de Educação Escolar Indígena, Gleide Almeida, do gerente de Tecnologia, Informação e Comunicação, Samuel Castro, e da diretora do DEB (Departamento de Educação Básica), Nildete Melo. 

Estão sendo beneficiadas as seguintes escolas: Bernardo Sayão (comunidade Maracanã) com 76 tablets; Dom Lourenço Zoller (Pedra Preta), 41 tablets; Joaquim José Jones Ingarikó (Serra do Sol) com 15 tablets; José Alamano (Maturuca) com 54 tablets; Sales Ingaricó (Manalai), 30 tablets e três notebooks; São Mateus (São Mateus) com 38 tablets; e Galdino Abelardo (Chuí), com 28 tablets. 

Investimento em tecnologia educacional 

Para potencializar as ações pedagógicas, o Governo do Estado adquiriu 21 mil tablets educacionais para estudantes e professores do Ensino Médio, totalizando investimentos na ordem de R$ 25,4 milhões, de recursos do Tesouro Estadual. Os dispositivos móveis estão sendo distribuídos para escolas do Interior, da Capital e comunidades indígenas. Já foram entregues mais de 7 mil tablets. 

O Governo de Roraima, por meio da Seed (Secretaria de Educação e Desporto), está adquirindo internet que será disponibilizada, em breve, para utilização nos tablets educacionais. 

Além disso, o Governo de Roraima também iniciou a distribuição de 692 notebooks para as escolas localizadas no Interior (urbanas e rurais) e em comunidades indígenas. Os equipamentos foram adquiridos com recursos de emenda parlamentar destinadas pelo senador Telmario Mota, na ordem de R$ 3,5 milhões, mais contrapartida do Tesouro Estadual. 

Os notebooks são destinados às escolas, para utilização pelos professores e equipe pedagógica, como forma de auxiliar na organização das atividades educacionais e como apoio para o laboratório de informática. Até o momento, já foram entregues 220 notebooks em 26 escolas distribuídas em sete municípios.

Por Mágida Azulay Khatab

Foto: Ascom/Seed 

 


Alunos da Escola Estadual Simon Bolivar participam do projeto “Fest Gospel”

23.06.2022

A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Simon Bolívar, instalada no município de Guajará-Mirim, realizou o “Fest Gospel”, com o tema “Identidade”. As apresentações ocorreram no pátio da instituição e contaram com a presença dos alunos de todas as turmas e o corpo técnico.

A diretora da Escola Simon Bolivar, Liliane Alexandre da Costa explica que a gestão e os professores aproveitam a oportunidade para trabalhar e fortalecer valores junto aos estudantes. “Este ano o tema foi “Identidade”, em que podemos trabalhar o fortalecimento da personalidade de cada aluno, tratando sobre as influências e potencialidades. Não é um evento religioso, mas sim a oportunidade de trabalhar temas que venham fortalecer o jovem na sua essência”, destacou.

Os alunos puderam mostrar todo talento através do canto, dança ou ainda tocando instrumentos musicais, transmitindo uma mensagem motivacional e de esperança. Durante o evento, a psicóloga pós-doutora Luanna Johnson, da Universidade Federal de Rondônia – UNIR, levou uma mensagem relacionada ao tema. “Trouxe esse momento de reflexão sobre olhar para si mesmo e para o outro, com carinho e atenção”, enfatizou a psicóloga.

A coordenadora regional de Ensino em Guajará-Mirim e Nova Mamoré destacou a importância de promover eventos como esse. “O projeto Fest Gospel foi um momento prazeroso, em que os todos se divertiram com as apresentações. Um momento como esse de lazer e aprendizado, motiva os alunos. Sempre é bom cantar e quando se trata da palavra de Deus é melhor ainda”, ressaltou a professora.


Governo do Tocantins abre 1ª Game Jam no Estado

22.06.2022

Arlete Carvalho/Governo do Tocantins

 

“Quem será o próximo milionário da área de tecnologia?” A pergunta do secretário da Fazenda Júlio Edstron Secundino Santos feita na manhã desta quarta-feira, 22, na abertura da 1ª Game Jam do Estado do Tocantins foi o desafio lançado aos jovens que estão participando da competição de produtos digitais criados por estudantes da rede pública estadual de ensino.

A Game Jam é um projeto do Governo do Tocantins, executado pelas Secretarias da Fazenda (Sefaz) e Educação (Seduc), por meio do Grupo Estadual de Educação Fiscal, que alia Educação Fiscal e desenvolvimento tecnológico. De hoje até a próxima sexta-feira, 24, 26 estudantes representantes das 13 Regionais de Ensino da Seduc, participarão de dinâmicas que estimulam a criatividade; recebendo mentorias e criando produtos digitais como sites, aplicativos e jogos eletrônicos com temáticas de educação fiscal. Eles farão visitas técnicas à Receita Federal e ao Senai. Na parte social terão sessão de cinema e outras atividades.

Segundo a professora Cristiane Pina, representante do secretário da Educação Fábio Vaz na abertura do evento, a realização da Game Jam é um passo importante no processo de gamificação do ambiente escolar. “A escola está se reinventando e pegando o que tem de melhor para inovar a educação, e os jogos vem como uma grande ferramenta para atrair os jovens e estimular o processo de produção tecnológica e aprendizagens das diversas disciplinas”, disse.

A professora afirmou ainda que a participação de 261 escolas na etapa preliminar da Game Jam demonstra o interesse dos jovens pela área tecnológica e como isto pode ser aproveitado para o desenvolvimento de futuros projetos.

Para o secretário da Fazenda, da 1ª Game Jam podem surgir bons profissionais, mão de obra que poderá ser absorvida pelo próprio Governo do Tocantins. “Se tivéssemos mil jovens voltados à tecnologia, esses mil jovens estariam na administração pública tocantinense”, ilustrou.

Nessa 1ª Game Jam, os estudantes com a mentoria de técnicos da Seduc vão criar produtos exclusivos para incentivar o crescimento da Educação Fiscal no Estado. “Educação Fiscal são comportamentos de cidadania, que vão do simples respeitar uma fila até a participação na administração pública com atitudes de fiscalização da boa aplicação dos recursos públicos”, explica a coordenadora do Grupo de Educação Fiscal, Andreia Gomes Feitosa.


Jogos Estudantis do Tocantins definem campeões estaduais em modalidades individuais

22.06.2022

Os Jogos Estudantis do Tocantins (Jets) já começaram a definir os campeões em modalidades individuais. As finais da etapa estadual da competição escolar estão em disputa em Palmas com a participação de estudantes das 13 Diretorias Regionais de Educação. Na tarde desta quarta-feira, 22, foram conhecidos os campeões do vôlei de praia e do badminton.

As unidades escolares da rede estadual de ensino de Porto Nacional dominaram as disputas no badminton. Maria Eduarda Cabral de Sousa, da Escola Estadual Carmenia Matos, e Gustavo Henrique Lopes dos Santos, do Colégio Estadual Dr. Pedro Ludovico Teixeira, foram os campeões da modalidade, no feminino e masculino, respectivamente.

Com a terceira participação nos Jets, Gustavo Henrique Lopes, 17 anos, destacou a importância da competição para os jovens. “Os Jets geram uma expectativa muito grande entre os estudantes. Além de promover o esporte, trazem conhecimento, proporcionam troca de experiência e incentiva os jovens a focar nos seus objetivos e vencer na vida”, frisou o campeão.

No vôlei de praia, Ana Clara Morais e Júlia Spricigo, do Colégio Interação Vozes Ativas, de Palmas, foram as campeãs estaduais no feminino, e Eduardo Araújo e Arthur Jesus, do Colégio Estadual Anita Cassimiro Moreno, de Aliança do Tocantins, no masculino.

Júlia Spricigo está empolgada com a expectativa de disputar a competição nacional. “Agora é encarar um treinamento específico visando à disputa nacional porque o nível é bem mais alto”, ressaltou.

Já no tênis de mesa, os vencedores foram: João Carlos Junior Silva Campos, do Colégio Estadual Jardim Paulista, de Araguaína, e Isabelle Cristine Parra Silva, da Escola Estadual Elizângela Glória Cardoso, de Palmas. 

Esportes coletivos

Os jogos dos esportes coletivos da final começam a ser disputados nesta quinta-feira, 23, a partir das 7h30, com o basquete (Escola de Tempo Integral Padre Josimo Tavares), handebol (Ceulp/Ulbra), futsal (Colégio Militar do Estado do Tocantins – Unidade II e Escola Estadual Elizângela Glória Cardoso) e voleibol (Colégio Estadual São José e Colégio Estadual Tiradentes).

Jogos da Juventude

Os campeões da fase estadual dos Jets vão representar o estado na etapa nacional dos Jogos da Juventude, de 2 a 17 de setembro, em Aracaju (SE). O evento é promovido pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB).

Alcione Luz/Governo do Tocantins