Coronavirus

AÇÕES EMERGENCIAIS NAS REDES ESTADUAIS DE ENSINO

Acompanhe as informações do calendário letivo das redes estaduais e as medidas tomadas pelas secretarias para mitigar as perdas na aprendizagem durante a pandemia.

Última atualização: 15 de outubro de 2021

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Ano letivo – As aulas para o fechamento do ano letivo 2020 retornaram no dia 8 de fevereiro e foram concluídas em março. Em abril, houve recesso e abertura de matrículas. No dia 10 de de maio, o ano letivo 2021 foi iniciado, ainda de forma remota. A partir de 04 de outubro, a maior parte das escolas da rede estadual retoma o ensino presencial e híbrido, de forma escalonada. A próxima etapa está prevista para o dia 03 de novembro com as demais séries.
Confira mais informações sobre o retorno acessando o link: https://agencia.ac.gov.br/educacao-retoma-aulas-presenciais-em-495-escolas-na-segunda-feira/

Estratégias de Ensino – Desde junho de 2020, a Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes criou o Programa Escola em Casa, que inclui a produção de videoaulas, veiculadas em um canal aberto de TV, audioaulas – transmitidas pela rede pública de radiodifusão do estado, chegando a todos os municípios, especialmente nas áreas rurais – distribuição de material impresso para os estudantes, bem como a disponibilização de todos esses e outros conteúdos para alunos e professores por meio da plataforma Rede Escola Digital (www.educ.see.ac.gov.br). Ainda sobre as videoaulas e áudioaulas, após a veiculação pelas emissoras de TV e Rádio, o professor da escola faz a mediação com os alunos reforçando o tema trabalhado.

O programa seguirá acontecendo em 2021 como uma das ferramentas mais utilizadas para o ensino O programa segue acontecendo em 2021 como uma das ferramentas mais utilizadas para o ensino remoto no Acre. A secretaria está formalizando parceria com o Google for Education para implementar a plataforma Google Sala de Aula, em preparação para o ensino híbrido.

Vacinação - O estado incluiu os profissionais da Educação - professores, servidores de apoio, equipes técnicas e terceirizados - no grupo prioritário e realizou a vacinação de 31 de maio a 13 de junho. Em todo o estado o cronograma retornou ao público em geral, porém, profissionais da Educação que por algum motivo não receberam o imunizante no período específico continuam tendo acesso nas unidades de saúde independente de critério de idade.

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Ano letivo – O ano letivo da rede estadual de ensino começou no dia 10 de março, de forma remota: digital e por meio de atividades impressas. E permanece até o presente momento.

O retorno das aulas no formato híbrido ocorreu neste dia 16 de agosto – De acordo com portaria publicada no Diário Oficial do Estado, o retorno se dá no formato híbrido – com atividades presenciais e não presenciais – inicialmente, de 50% dos estudantes devidamente matriculados em cada turma.

Estratégias de ensino – A secretaria estabeleceu o Regime Especial de Atividades Escolares Não Presenciais (REAENP). O documento orienta como as atividades devem ser realizadas pelas unidades de ensino, com o apoio das Gerências Regionais de Educação e da secretaria. (Portaria Nº 4.904/2020, publicada no Diário Oficial do Estado de Alagoas (DOE) de 7 de abril de 2020).

A Seduc propiciou a criação de contas de e-mail institucionais para que professores e estudantes tenham acesso ilimitado aos recursos do Google Sala de Aula, por meio de parceria com a Google for Education no Brasil.

Em breve, será criado um canal com conteúdos pedagógicos que serão transmitidos diariamente, por meio de TVs de maior alcance no estado, para estudantes. Com reprises. E disponibilizados na plataforma:http://www.escolaweb.educacao.al.gov.br

Vacinação: Todos os profissionais da Educação Básica de Alagoas já receberam a primeira dose da vacina contra o Covid-19 e a previsão é de que, até agosto, todos estejam com as duas doses. Segundo dados do Ministério da Saúde, 61.953 profissionais foram imunizados com a primeira dose, enquanto 991 receberam as duas doses.

Protocolo sanitário: Seduc lançou o Programa Rumo às aulas. Repasse de recurso direto para as escolas a fim de garantir uma retomada com segurança para toda a comunidade escolar. Paralelamente, as escolas da rede já começaram a receber os recursos, o qual dotará todas as 310 instituições de ensino com verba para a adequação de suas estruturas físicas.

Cartilha de orientação: As unidades também já receberam o Protocolo de Orientação à Gestão Escolar e uma cartilha de 39 páginas com explicações sobre o que é preciso ter em cada ambiente.
Mais Cuidados: Além disso, a Seduc vem promovendo capacitações online para os manipuladores de alimentos da rede pública estadual sobre como se dará o preparo da alimentação escolar nesta nova realidade.

 

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Ano letivo – Começou no dia 8 de março, no ensino remoto, por meio da plataforma digital Aprendizagem em Casa, das videoaulas exibidas na TV aberta (canal da TV Assembleia 7.3 – região metropolitana), além da distribuição dos kits pedagógicos impressos aos estudantes que não contam com acesso tecnológico.

Na rede estadual de ensino do Amapá, o retorno das aulas do segundo semestre de 2021 aconteceu no dia 2 de agosto com acolhimento aos profissionais da educação. O período de 3 a 6 de agosto foi destinado para diagnóstico, planejamento e formação das equipes escolares quanto aos protocolos que visam garantir o retorno seguro.
E desde o dia 9 de agosto iniciou o retorno gradual com os estudantes.

Para o início das aulas presenciais tiveram prioridade os estudantes do 2º, 5º e 9º anos do ensino fundamental, 3ª série do ensino médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Também foram priorizados estudantes em vulnerabilidade social e sem acesso à internet.

Estratégias de ensino – Com o formato híbrido de ensino funcionando desde o último dia 2 de agosto de 2021, a Secretaria de Educação do Amapá priorizou a retomada das aulas presenciais dos estudantes do ensino fundamental (2º, 5º e 9º anos), 3ª série do ensino médio e EJA, além dos estudantes em vulnerabilidade social e sem acesso a internet. Ainda como estratégia para garantir o processo de aprendizagem dos estudantes da rede estadual de ensino do Amapá, seja de maneira remota ou presencial, durante o período de pandemia da Covid-19, adotou-se o "Aprendizagem em Casa" como estratégia de ensino remoto. A ferramenta inclui acesso via site e aplicativo, disponibilizando conteúdos para realização de aulas ao vivo, atividades. Os estudantes contam ainda com a Sala de Aula Virtual, através do SigEduc. Para os alunos que não possuem acesso a equipamentos eletrônicos ou à internet, kits pedagógicos impressos têm sido disponibilizados quinzenalmente pelas unidades escolares da capital e do interior.

Avaliação diagnóstica – No início do ano letivo, foram feitas atividades diagnósticas para identificar as necessidades em cada nível de ensino. Os dados estão sendo consolidados e servirão de base para a preparação de material para este ano letivo, considerando tudo aquilo que precisa ser reforçado.

Avaliação da Fluência da Leitura 2021 - Em parceria com o CAEd, a secretaria de Educação do Amapá inicia a aplicação da Avaliação da Fluência da Leitura dos estudantes do 2º ano do ensino fundamental das escolas da rede estadual e das redes municipais. A Avaliação será aplicada no período de 17 a 27 de agosto.

VACINAÇÃO – Ainda não iniciada para o público da educação. O Governo do Amapá iniciou um cadastro on-line dos profissionais da educação das redes municipais, estadual e privada de ensino, através do endereço nte.ap.gov.br/servidorseed. As informações servirão de base para o planejamento da vacinação para este público, critério fundamental para a retomada responsável e gradual das aulas presencias da rede estadual pública e privada.

 

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Ano letivo - As aulas presenciais na rede pública estadual do Amazonas iniciaram no dia 19 de maio, em modelo híbrido, nos 61 municípios. Em Manaus, retornaram em 1º de junho, também no modelo híbrido, que consiste na combinação de aulas na escola em dois dias da semana, com os estudos pelo projeto “Aula em Casa”, nos outros dois dias. Nas sextas-feiras, os estudantes devem se dedicar aos trabalhos extras, enquanto os professores ficam com o horário de aula reservado para o Horário de Trabalho Pedagógico (HTP).

Além disso, as turmas foram divididas em dois grupos (A e B), que vão frequentar a escola em dias alternados. Quando um grupo estiver na unidade, o outro deverá estar em casa, acompanhando as transmissões do “Aula em Casa” ou dando continuidade às atividades remotas designadas pelas escolas. Os grupos foram definidos pela própria equipe escolar da unidade, que deverá informar os pais e/ou responsáveis.

Assim como ocorreu no ano passado, alunos, professores e demais integrantes da equipe escolar devem estar atentos às orientações de segurança e prevenção à Covid-19. Todas as escolas estão sinalizadas com os cuidados pessoais e coletivos a serem adotados durante o período de convívio nas unidades escolares.

As escolas estão adaptadas com pias próximo às entradas, dispondo de sabonete líquido, papel toalha e álcool em gel. Há ainda dispensadores de álcool e tapetes sanitizantes, que devem ser usados por todos. A temperatura corporal será aferida na entrada das escolas, e aqueles que apresentarem temperatura superior a 37,5º C serão orientados a retornar para casa e procurar atendimento médico. O uso de máscaras no ambiente escolar é, novamente, obrigatório, assim como o distanciamento social e a higienização correta das mãos.

Estratégias de ensino - A rede adota como estratégia aulas exclusivamente remotas, produzidas pelo Centro de Mídias de Educação do Amazonas e transmitidas por meio de TV aberta local com canais do “Aula Em Casa”. Além desse canal, a Secretária disponibiliza outras alternativas de acesso, como App Aula em casa, IPTV, Youtube, Facebook e demais estratégias utilizadas pelas escolas, de acordo com a realidade local.

Avaliação diagnóstica - A Avaliação de Verificação da Aprendizagem do Amazonas - AVAM será realizada no retorno às aulas presenciais.

Vacinação - Os profissionais de Educação do Amazonas foram priorizados no Plano Nacional de Imunização (PNI) e começaram a ser vacinados contra a Covid-19, no dia 17 de maio, simultaneamente, nas 62 cidades do estado. No interior, 100% dos profissionais já tomaram a primeira dose do imunizante. Em Manaus, todos os postos estão vacinando os profissionais que agendam o serviço no site imuniza.manaus.am.gov.br.

A medida está em consonância com a decisão da juíza da 1ª Vara da Federal do Amazonas, Jaiza Fraxe, que determinou que a União encaminhe 40 mil doses extras de vacinas contra a Covid-19 para imunizar professores.

 

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Ano letivo – As aulas na rede estadual de ensino da Bahia tiveram início no dia 15 de março. O planejamento da Secretaria da Educação do Estado indica a realização dos anos letivos de 2020 e 2021 até o dia 29 de dezembro deste ano, com 1.500 horas/aula. São três fases de atividades escolares. Após a etapa 100% remota, é a vez da fase híbrida, que começou no dia 26 de julho, com três dias da semana de aulas remotas e outros três de aulas presenciais. Para a retomada das aulas 100% presenciais serão realizadas, posteriormente, novas avaliações, considerando as condições de saúde pública do Estado, em função da pandemia do novo Coronavírus.

Estratégias de Ensino - Nesta nova fase, as turmas conciliarão os chamados Tempo Escola e Tempo Casa (continuando com as Atividades Curriculares Complementares). A divisão das turmas será feita pela unidade escolar por ordem alfabética dos nomes dos estudantes, com revezamentos durante os dias da semana, incluindo o sábado como dia letivo.

O professor seguirá o seu planejamento pedagógico, não repetirá as aulas e nem precisará dar “aulas extras” para os estudantes que estiverem no Tempo Casa, pois estes acompanharão o conteúdo utilizando o Caderno de Apoio à Aprendizagem, as videoaulas, os materiais impressos, os livros didáticos e demais materiais orientados pelos professores durante o ensino remoto.

Protocolos sanitários - Com as aulas semipresenciais, as escolas foram adaptadas para que sejam seguidos os protocolos de biossegurança. Dentre as iniciativas adotadas neste sentido estão a instalação de pias, dispersores de álcool em gel e ventiladores nas salas de aulas. Toda a comunidade escolar deverá seguir alguns procedimentos, como o uso obrigatório de máscaras para acessar a instituição e manter obrigatoriamente o seu uso, bem como manter o distanciamento entre as pessoas.

Os equipamentos e materiais de uso comum das salas de aula e dos laboratórios devem ser higienizados, no mínimo, a cada aula/turma e, sempre que possível, deverá ser usado individualmente. O consumo de água dos bebedouros deverá se dar exclusivamente por meio de copos individuais ou descartáveis e garrafas.

Vacinação – O Estado começou no dia 19 de abril a vacinação dos profissionais ativos da Educação Básica e Superior. A proposta é fortalecer o regime de colaboração com os municípios para imunizar os profissionais que estejam na faixa etária estabelecida, dentro do cronograma de cada município, a partir do recebimento das remessas dos imunizantes.

 

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Ano letivo - O último decreto estadual (Nº34.279, de 02 de outubro de 2021) autoriza a transição do formato híbrido para o presencial integral. A Secretaria da Educação (Seduc) está adotando as providências para efetuar essa transição de forma gradual. A pasta, responsável pela oferta do Ensino Médio, vem realizando a manutenção da sua rede para garantir o retorno às atividades presenciais de forma segura e com os ambientes adequados. As escolas também têm autonomia para a realização de adaptações em seus espaços.

O planejamento para a volta ao presencial segue as orientações e protocolos  de segurança sanitária do Governo do Ceará. As escolas estaduais têm autorização para aquisição de todos os produtos necessários à higiene, limpeza e proteção no combate à Covid-19. A Seduc adquiriu equipamentos de proteção individual  (EPIs) para alunos, professores e demais profissionais da escola.

A Seduc organizou um conjunto de orientações para contribuir e apoiar as escolas e os Centros Cearenses de Idiomas (CCIs), com foco na permanência dos estudantes e no fortalecimento das aprendizagens, bem como no aprimoramento das estratégias para o bom andamento das ações educacionais.

Todo o trabalho planejado e desenvolvido pela Seduc integra o Programa Ceará Educa Mais, constituído de 25 ações destinadas à progressiva melhoria da qualidade da educação cearense.

Esse programa está fundamentado em oito eixos: Aperfeiçoamento Pedagógico; Desenvolvimento e Qualificação dos Professores; Avanço na Aprendizagem; Tempo Integral; Cuidado e Inclusão; Preparação para o Enem; Educação Conectada; e Qualificação Acadêmica e Profissional dos Estudantes.

Socioemocionais - A escola é considerada um espaço de respeito aos direitos humanos e de construção de cidadania. Em 2018, a Seduc lançou a Política de Desenvolvimento de Competências Socioemocionais para a rede pública estadual de ensino. As Competências Socioemocionais foram incluídas no currículo das escolas. Ao todo, nove iniciativas compõem essa política, cujo  objetivo é promover reflexões sobre o jovem, em suas diversas fases da vida, com ênfase em projetos futuros, de modo a levá-lo à aspiração a uma vida saudável e que dialogue com os seus interesses e talentos.

Busca Ativa - O Governo do Ceará, por meio da Seduc, lançou 3 mil bolsas para que alunos do Ensino Médio atuem como monitores no Programa Busca Ativa Escolar. Parte do Ceará Educa Mais, a iniciativa fortalece a manutenção e permanência dos jovens nas escolas deste nível de ensino da rede estadual, ao mesmo tempo que apoia o orçamento familiar dos estudantes. Os selecionados como alunos-monitores da Busca Ativa Escolar receberão benefício mensal no valor de R$ 200 nos meses de setembro, outubro, novembro e dezembro de 2021.

Os alunos-monitores se incorporam ao trabalho já desenvolvido, que conta com a iniciativa dos quase 5.400 Professores Diretores de Turma (PPDT), além de psicólogos educacionais, educadores sociais do protagonismo e integrantes da iniciativa Grupos Cooperativos de Apoio à Escola (Gcape).

Conectividade - Para ampliar o acesso às tecnologias, em 2020 o Governo adquiriu chips com pacote mensal de 20GB de internet móvel para alunos da rede pública estadual. Foram entregues Kits Gravação, compostos de computador, câmera e tripé às escolas estaduais para apoiar e fortalecer o trabalho dos professores e gestores escolares, incluindo os Centros de Educação de Jovens e Adultos (Cejas), além dos 13 Centros Cearenses de Idiomas (CCIs).

Em 2021, a Secretaria distribuiu 150 mil tablets aos alunos que ingressaram na 1ª série do Ensino Médio. O objetivo é facilitar o acesso às atividades remotas desenvolvidas pelas escolas e aos conteúdos on-line e plataformas virtuais disponibilizados pela Seduc. Uma nova distribuição de mais de 150 mil tablets está em andamento para ampliar a oferta, que será contínua e permanente na rede estadual. Também estão em processo de aquisição 28 mil notebooks para os professores das escolas estaduais. As ações fazem parte do Programa Ceará Educa Mais: Conectividade.

Rede Municipal - Cabe a cada município cearense o gerenciamento das suas escolas. Mesmo não sendo responsável direto pela oferta de matrícula das crianças, o Governo do Ceará instituiu uma política pública prioritária, denominada Programa Aprendizagem na Idade Certa (Mais Paic), que fortalece o regime de colaboração entre estado e os 184 municípios, oferecendo formação continuada aos professores, apoio à gestão escolar, material estruturado e avaliação para garantir melhorias da educação infantil ao 9º ano do ensino fundamental.

Educação Infantil - A Secretaria da Educação (Seduc) lançou o “Guia Estratégico para implementação do Contexto Híbrido e retorno ao presencial na Educação Infantil: vínculo escola-família”. O documento tem como objetivo nortear ações de diretores, coordenadores e professores para o acolhimento de bebês e crianças nas creches e pré-escolas. Trata-se de um instrumento construído de forma conjunta e colaborativa com os municípios cearenses.

Ensino Fundamental - Diante da possibilidade de retorno presencial às atividades escolares, a Seduc lançou o “Guia Mais Paic de Orientações Para a Implementação do Ensino e do Retorno ao Presencial”. O guia tem como objetivo apoiar as redes municipais no planejamento e na organização dos processos educativos nas escolas, para o momento de transição do ensino remoto para o presencial.

Pacto pela Aprendizagem - O Governo do Ceará lançou o Pacto pela Aprendizagem, que fortalece o regime de colaboração entre o Estado e os 184 municípios cearenses para recuperar a aprendizagem dos estudantes do Ensino Fundamental (1º o 9º ano) diante do contexto de pandemia da Covid-19. A estratégia, que será executada nos anos de 2021 e 2022, vai beneficiar 6.062 escolas municipais, 910.445 estudantes do 1º ao 9º ano do ensino fundamental e 97.849 professores.

O investimento total para o desenvolvimento das ações do Pacto é de R$ 130 milhões. Desse montante, R$ 50 milhões serão investidos pelo estado em tecnologia, plataformas de aprendizagem e material de apoio à recuperação de estudantes das escolas municipais. Outros R$ 80 milhões serão transferidos aos municípios para que sejam utilizados na reforma e na aquisição de equipamentos para as escolas; na compra de veículos de transporte escolar; no reforço da conectividade com equipamentos tecnológicos; na implementação de tempo integral na rede municipal e no apoio às atividades extracurriculares para atuar na recuperação das aprendizagens dos alunos.

 

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Ano letivo – O ano letivo na rede pública começou dia 8 de março, de forma remota. As atividades presenciais foram retomadas em 2/8, com aulas dividas entre presenciais e remotas mediadas pelo(a) professor(a). O retorno se dá de forma escalonada: 2, 3 e 4/8 – encontro pedagógico; 5/8 – retorno da educação infantil; 9/8 – ensino fundamental (anos iniciais) e EJA 1º segmento; 16/8 – ensino fundamental (anos finais) e EJA 2º e 3º segmentos; 23/8 – ensino médio e educação profissional; 30/8 – escolas de natureza especial, centros interescolares de línguas, centros de ensino especial e demais atendimentos.

Estratégias de ensino – O principal instrumento é a plataforma Google Sala de Aula. Os estudantes com dificuldade de acesso à internet já têm pacotes de dados para uso em qualquer dispositivo móvel pagos pela Secretaria. Estudantes que, por algum motivo, não tenham acesso, recebem material impresso.

Vacinação – Foram vacinados todos os profissionais da rede pública de ensino. Também foram vacinados os profissionais das creches parceiras do poder público e das creches particulares.

 

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Ano letivo - As aulas iniciaram dia 4 de fevereiro, no formato presencial/híbrido (com revezamento de alunos) ou remoto, seguindo as orientações do Mapa de Risco. Devido o avanço da pandemia, o Governo do Estado anunciou a suspensão das aulas presenciais em todas as unidades de ensino no dia 18 de março. Elas foram retomadas neste dia 10 de maio.

Estratégias de ensino - O ano letivo reinicia nos municípios que estão em Risco Baixo e Moderado, com todo o suporte e protocolos de biossegurança. As aulas na rede estadual foram retomadas em outubro, no formato híbrido. Os alunos que optarem pelo ensino remoto poderão acompanhar as aulas, que serão disponibilizadas no canal SeduES no youtube. Serão enviados dois projetos de lei à Assembleia Legislativa: um visando a concessão de ajuda de custo a professores, pedagogos e diretores efetivos no valor de R$ 5 mil para a aquisição de equipamento de informática (notebook, Chromebook ou tablet), e outro dispondo do “auxílio internet” no valor de R$ 50,00 mensais para cada professor – efetivo ou em designação temporária (DT).

Também foram anunciados o processo licitatório para a aquisição de notebooks destinados a profissionais da educação em designação temporária (DT) e da adesão à ata de registro de preço para compra de 60 mil Chromebooks, que serão destinados a estudantes da rede pública estadual. Esses equipamentos serão repassados em regime de comodato, devendo ser devolvidos após a conclusão dos estudos ou encerramento do vínculo. Além das ações voltadas à melhoria das condições de aprendizagem e da infraestrutura dos profissionais da educação, o Governo do Estado vai investir R$ 16 milhões na implantação do sistema de microgeração de energia elétrica a partir de fonte primária solar nas escolas da Rede Estadual. Cerca de 50 unidades devem inicialmente ser contempladas com a tecnologia, que garante uma maior sustentabilidade ambiental, bem como a economia de cerca de R$ 3 milhões por ano.

Avaliação diagnóstica - O estado fará, em fevereiro, com o CAED, uma avaliação diagnóstica da aprendizagem dos estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental e da 3ª Série do Ensino Médio.

Vacinação - O estado começou a vacinação dos profissionais da Educação no dia 26 de abril. Até agora, cerca de 11750 profissionais, com idades entre 50 e 59 anos, já foram vacinados. Outros 1.400 serão vacinados nesta semana.

 

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O Estado de Goiás retomou as aulas presenciais no dia 2 de agosto de 2021, com a capacidade de 50% das unidades escolares em ensino Hibrido.

Para o retorno foi elaborado um guia para orientar as escolas para o retorno que pode ser acessado nesse link (https://site.educacao.go.gov.br/tudo-sobre-o-retorno-as-aulas-presenciais-na-rede-estadual-de-goias/ ). Também foi construído um guia de recurso para o ensino hibrido que pode ser acessado na pagina da Seduc ( https://site.educacao.go.gov.br/). Todos as orientações e tutorias estão disponíveis em uma página especifica para orientar a comunidade escolar ( https://site.educacao.go.gov.br/tudo-sobre-o-retorno-as-aulas-presenciais-na-rede-estadual-de-goias/)

Ano letivo – A rede pública estadual iniciou o ano letivo em 25 de janeiro. Ao todo, 92% das 1.010 escolas estaduais retornaram as aulas no regime especial de aulas não presenciais (REANP), adotado desde o ano passado, ainda em março de 2020, no início da pandemia. Outras 8% das unidades escolares da rede estadual retomaram as aulas presenciais, no regime híbrido, com atividades desenvolvidas na escola e por meios remotos. As aulas foram iniciadas no dia 25/1 nas escolas com regime híbrido e no dia 21/1 naquelas com aulas não presenciais. Inicialmente, para as escolas com aulas presenciais, nas redes públicas e privada, foi determinado o limite máximo de 30% do número total de alunos considerando a capacidade de cada escola e sala de aula. Mas devido o avanço da pandemia com segunda onda da Covid-19, todas as escolas passaram a ter aulas remotas no primeiro semestre de 2021.

Estratégias de ensino – Para atender aos estudantes tem o portal de conteúdo NetEscola, com aulas e listas de atividades para todas as séries do Ensino Fundamental e Ensino Médio, esse portal é atualizado diariamente pelos produtores de material das áreas.

Os professores dos Centros de Educação em Período Integral elaboraram também um trabalho de tutoria para que os alunos não fiquem com dúvidas. Esse trabalho é realizado pelas redes sociais, com aplicativos de reuniões e por ligações telefônicas para conversar com os alunos. Além disso, elaboraram e entregaram blocos de atividades aos alunos.

Os alunos do ensino médio estão contando com o Goiás Bem do Enem: Vídeo aulas, maratona de resolução de questões do Enem, lista de exercícios, vídeo dicas enviados para os alunos toda semana.

Existe também a transmissão de aulas ao vivo tanto para o ensino médio, quanto para os alunos do fundamental 1 e 2 na TV aberta e em Rádio AM e FM. TV Brasil Central e Radio Brasil Central.

Avaliação diagnóstica – foi realizada com o apoio do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (Caed) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

O semestre letivo está sendo encerrado dia 30 de junho e as aulas retornam em formato híbrido no dia 2 de agosto em toda a rede.

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Ano letivo – A Secretaria de Estado da Educação do Maranhão publicou portaria com as Diretrizes Pedagógicas para 2021, disponível no portal do órgão (www.educacao.ma.gov.br). O ano letivo iniciou no mês de fevereiro, em todas as escolas, de forma remota, e poderá ocorrer de forma híbrida durante o ano, conforme os indicadores epidemiológicos.

Estratégias de ensino – A Rede Pública Estadual do Maranhão adotou diferentes canais de comunicação e plataformas digitais para alcançar estudantes das 19 Unidades Regionais de Educação do estado e garantir o acesso de todos às atividades escolares não presenciais. Além das aulas remotas que acontecem em todas os centros de ensino, são exibidas aulas de Ensino Médio, em TV aberta, pela TV Educação, canal 10.2; no rádio, pela Rádio Timbira, podcasts contendo aulas novas diariamente; na internet, criou a Plataforma Gonçalves Dias, um portal com videoaulas, apostilas e roteiros de estudo, baseados no currículo do Ensino Médio da Rede Estadual de Ensino, e que serve de suporte para o ensino e a aprendizagem de professores e alunos.

A SEDUC distribuiu aos estudantes e professores chips com pacote de dados e material impresso aos estudantes em localidades distantes, sem conectividade. A comunidade escolar também foi orientada para a identificação das estratégias mais adequadas para o alcance de todos os discentes (material impresso, roteiro de estudos, listas de atividades, sequências didáticas, estudos dirigidos, projetos didáticos, videoaulas, audioaulas, videoconferências, programas de televisão e rádio, plataformas virtuais de ensino aprendizagem, entre outros).

Avaliação diagnóstica – O Estado do Maranhão realizou uma avaliação diagnóstica da aprendizagem dos estudantes de todas as escolas em tempo parcial com a parceria do CAED, e realizou, recentemente com estudantes da rede de ensino em tempo integral.

Vacinação - A vacinação dos profissionais da Educação acima dos 40 anos teve início em 20 de abril. Até o dia 10/06/2021, aproximadamente 135 mil profissionais das redes federal, estadual, municipais, privada e de escolas comunitárias tomaram a primeira dose da vacina. Cabe ressaltar que algumas cidades maranhenses já vacinaram 100% de trabalhadores em Educação, em outras a vacinação segue a partir de 18 anos de idade.

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Ano letivo - As aulas da rede estadual de ensino em Mato Grosso começaram no dia 8 de fevereiro, de forma não presencial (on line ou por meio de apostilas).

Estratégias de ensino - O Governo do Estado firmou parceria para ofertar a plataforma Google for Education, que permite maior interação entre alunos e professores.

Para os alunos que não possuem acesso à internet, serão entregues apostilas e haverá plantão pedagógico nas escolas para tirar dúvidas.

Avaliação diagnóstica - Haverá avaliação diagnóstica da aprendizagem dos estudantes no início do ano letivo. Também haverá um implemento de 320 horas para recuperar o conteúdo de 2020. Serão 1.120 horas/aulas em 2021.

 

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Ano letivo - O início das atividades ocorreu com a jornada pedagógica (de forma virtual) para os profissionais da Rede Estadual de Ensino (REE), realizado durante o mês de fevereiro.

O retorno dos estudantes ocorreu com uma acolhida, iniciada no dia 1º de março, com as turmas de forma presencial nas escolas - de forma alternada e em número reduzido - planejada para orientações sobre a volta às aulas e para a distribuição dos kits de biossegurança, compostos por máscaras reutilizáveis, frascos de álcool em gel (480ml) e bisnagas de álcool em gel (100ml) para reposição.

A volta às aulas, por sua vez, ocorre de forma remota neste mês de março, conforme orientações passadas pelos órgãos de saúde do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul.

Estratégias de ensino – A secretaria trabalha com a plataforma Protagonismo Digital para execução de aulas remotas durante período de suspensão das atividades presenciais, bem como aplicativos de parceiros para a realização das aulas síncronas e assíncronas. Assim como ocorrido em 2020, neste ano os alunos sem acesso à internet receberão o material de estudos impresso em casa ou poderão retirar na própria escola.

Avaliação diagnóstica – O estado fará uma avaliação diagnóstica da aprendizagem dos estudantes e, para isso, tem conversado com o CAED.

 

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Ano letivo – Na rede pública estadual de ensino de Minas Gerais, o ano letivo de 2021 teve início no dia 8 de março, de forma remota. No dia 21 de junho, as atividades pedagógicas presenciais começaram a ser retomadas nas escolas da rede estadual de ensino. Atualmente, com a melhora dos indicadores sanitários verificados pelo Comitê Extraordinário da Covid-19, todos os anos de escolaridade e todas as modalidades ofertadas na rede estadual retomaram as atividades presenciais nos municípios que não possuem decretos que restringem o retorno. A participação dos estudantes é facultativa às famílias.
Para que o retorno aconteça com toda segurança que o momento exige, todas as escolas estaduais passaram por um checklist criterioso, validado pelo diretor da escola e pelo inspetor escolar, para aplicação dos protocolos sanitários, com adequações no ambiente e disponibilização dos equipamentos de proteção e produtos de higiene e limpeza.

Estratégias de ensino – Com a retomada das atividades presenciais, será ofertado o ensino híbrido, ou seja, haverá alternância entre o atendimento presencial e o remoto. As atividades pedagógicas presenciais serão ministradas com o objetivo de fortalecer a aprendizagem de acordo com a necessidade da turma.

As atividades do Regime de Estudo não Presencial continuarão sendo ofertadas. Os estudantes continuam recebendo os Planos de Estudos Tutorados (PETs), acompanhando as teleaulas do programa Se Liga na Educação e acessando o aplicativo Conexão. A carga horária e frequência dos estudantes continuam a ser contabilizadas por meio dos PETs e das atividades complementares elaboradas pelo professor.

Avaliação Diagnóstica – A SEE/MG realizou, em outubro de 2020, a aplicação da primeira Avaliação Diagnóstica para identificar as dificuldades de aprendizagem que precisavam ser superadas pelos alunos durante as atividades escolares não presenciais. Já em 2021, logo no início no ano letivo, foi realizada uma segunda Avaliação Diagnóstica com os estudantes da rede.

A avaliação, que não era obrigatória e não valia nota, ficou disponível pelo aplicativo Conexão Escola 2.0. Para os alunos que não tinham acesso à internet, as escolas disponibilizaram a Avaliação Diagnóstica impressa.

A partir dos resultados, cada estudante recebeu um Plano Individual de Estudos que apresentou indicações de materiais de revisão ou aprofundamento dos conteúdos abordados. Além disso, foi elaborado um plano de reforço escolar para 2021, que está auxiliando os estudantes na consolidação dos conteúdos. Também estão sendo formatadas capacitações para que os professores estejam ainda mais preparados para trabalhar as habilidades com os alunos.

Vacinação – No final do mês de maio, o Governo de Minas Gerais orientou que as cidades que concluíram a vacinação contra a Covid-19 em pessoas com comorbidades podem iniciar a aplicação da vacina em professores e trabalhadores da educação, seguindo a ordem e os critérios do Plano Nacional de Imunização (PNI). Cada município organiza seu cronograma de imunização, sendo que, em todo o estado, profissionais da educação já começaram a ser vacinados contra a Covid-19.

 

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Ano letivo – Iniciou no dia 3 de fevereiro, com aulas e atividades não presenciais. A partir do dia 2 de agosto, a Seduc retomou as aulas presenciais no formato híbrido, com 25% do número dos alunos em cada turma, primeiramente, apenas as séries e ano das terminalidades retornaram e o calendário seguirá avançando em consonância com o cenário epidemiológico no Estado.

Estratégias de ensino – Para garantir o processo de ensino e aprendizagem dos alunos da rede pública estadual, seja de maneira digital ou presencial, durante o período de pandemia, a secretaria disponibiliza conteúdos e atividades não presenciais através de videoaulas pela TV Cultura do Pará, áudios educativos por meio do Seducast, conteúdos de aprendizagens pelo Para Casa e a plataforma educacional Enem Pará que disponibiliza conteúdos voltados para os alunos concluintes do ensino médio que irão fazer a prova do Exame. Além disso, a secretaria criou o Polo Metropolitano Pré-Enem com o objetivo de garantir o conhecimento necessário e a competitividade aos alunos da rede pública estadual no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Além dos conteúdos de aprendizagem disponibilizados através das plataformas digitais, a Seduc também está fornecendo materiais pedagógicos de maneira impressa aos estudantes, por meio dos cadernos de atividades estruturantes e compêndios, além do uso do livro didático como suporte no processo de aprendizagem. Esses materiais são elaborados por professores de todas as áreas do conhecimento e distribuídos nas unidades de ensino, dessa forma, garantindo materiais de estudos aos alunos que não possuem acesso à internet.

Avaliação diagnóstica – A avaliação diagnóstica da aprendizagem dos estudantes está sendo feita em parceria com o CAED.

 

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Ano letivo - O ano letivo começou dia 1º de março, com um treinamento para os professores. A partir do dia 8, começam as atividades com os alunos. As aulas serão retomadas de forma remota, assim como ocorreu em 2020. Portanto, todas as ferramentas que a Rede Estadual vinha utilizando no Regime Especial de Ensino continuam mantidas e serão aperfeiçoadas.

Estratégias de ensino - Plataforma Paraíba Educa, Google Sala de Aula, Aplicativo Paraíba Educa (com dados móveis patrocinados), TV Paraíba Educa, entrega de materiais impressos, programa de preparação para o Enem na Rádio Tabajara AM, entre outras, além da distribuição de cestas básicas com itens da merenda escolar.

 

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Ano letivo – Começou no dia 18 de fevereiro, no ensino remoto, por meio da plataforma digital Aula Paraná, das videoaulas exibidas na TV aberta e no YouTube, além dos kits pedagógicos impressos. Desde o dia 10 de maio foi iniciada a retomada gradual das aulas presenciais no modelo híbrido (parte dos alunos vai para as aulas em suas respectivas escolas e outra parte acompanha aulas remotas, assistindo ao vivo e também fazendo uso das demais ferramentas de ensino em vigor). Até o fim de junho, pouco mais de mil, das 2,1 mil escolas da rede estadual estavam abertas.

Estratégias de ensino – A fim de garantir o processo de aprendizagem dos alunos da rede pública estadual, seja de maneira remota ou presencial, durante o período de pandemia de Covid-19, adotou-se o “Aula Paraná” como estratégia de ensino. A ferramenta inclui acesso via site e aplicativo às aulas transmitidas via YouTube e TV aberta, além de disponibilizar conteúdos pelo Google Classroom e transmissão de aulas ao vivo pelo Google Meet. Para os alunos que não possuem acesso a equipamentos eletrônicos ou à internet, kits pedagógicos impressos têm sido disponibilizados semanalmente ou quinzenalmente, dependendo da instituição.

Avaliação diagnóstica – No início do ano letivo, foram feitas atividades diagnósticas para identificar as necessidades em cada nível de ensino. Essa avaliação serviu de base para a preparação de material para este ano letivo, considerando tudo aquilo que precisa ser reforçado.

Vacinação – A vacinação dos profissionais da Educação foi iniciada paralelamente ao retorno das atividades presenciais, na segunda semana de maio. No fim de junho, o estado ultrapassou os 200 mil trabalhadores da Educação vacinados com a primeira dose, o equivalente a mais de 94% da população do grupo prioritário de trabalhadores do Ensino Básico – estimado em 215.741 pessoas, considerando tanto a rede pública (municipais e estadual) quanto a privada.

 

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Ano letivo - Em Pernambuco, a retomada das Escolas da Rede Particular seguiu o seguinte calendário:
 

  • A partir de 5 de abril de 2021 para Educação Infantil e Ensino Fundamental - Anos Iniciais;
     
  • A partir de 12 de abril de 2021 para o Ensino Fundamental - Anos Finais e Ensino Médio.
     
    Nas escolas da Rede Estadual de Ensino, as atividades pedagógicas, de forma presencial, foram autorizadas conforme o cronograma a seguir:

 

  • A partir de 19 de abril de 2021 para o 3º ano do Ensino Médio, Educação Infantil e Fundamental Anos Iniciais;
     
  • A partir de 26 de abril de 2021 para o 2º ano do Ensino Médio e Fundamental Anos Finais (9º e 8º Anos);
     
  • A partir de 3 de maio de 2021 para o 1º ano do Ensino Médio e Fundamental Anos Finais (7º e 6º Anos).
     
    O calendário também autoriza as escolas das Redes Municipais de Ensino a retornarem as atividades pedagógicas, de forma presencial, a partir do dia 26 de abril de 2021. Neste caso, o retorno deve ser definido por cada município observando as especificidades.
     
    A retomada das atividades pedagógicas, de forma presencial, do ensino superior e as demais atividades pedagógicas que não foram mencionadas nos dispositivos anteriores, foram autorizadas a partir do dia 5 de abril de 2021.

Estratégias de ensino - Em 2020, a secretaria criou a plataforma Educa-PE, uma iniciativa pedagógica para transmissão ao vivo de aulas durante o período de isolamento. O conteúdo é transmitido de segunda a sexta-feira pelo YouTube (Educa-PE) e na emissoras TV Pernambuco, TV Universitária, TV Nova Nordeste e TV Alepe, das 13h às 17h, para o Ensino Médio. Para os estudantes dos Anos Finais do Ensino Fundamental, as aulas são disponibilizadas diariamente pela manhã no serviço de streaming. A ação é realizada em parceria com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação e a Empresa Pernambuco de Comunicação (EPC).

Além disso, os gestores escolares tem autonomia para organizar a distribuição do material didático aos alunos.

Avaliação diagnóstica - Pernambuco vai realizar em abril uma avaliação diagnóstica com todos os estudantes do Ensino Fundamental e Médio da rede estadual, relativa a todos componentes curriculares. Essa avaliação possibilitará o planejamento do professor a partir da realidade das aprendizagens dos alunos. A Secretaria de Educação de Pernambuco também estará trabalhando com ensino híbrido e com estratégias de fortalecimento escolar envolvendo aulas complementares, projetos e outras atividades que contribuam para aprendizagem dos estudantes. Além disso, o Portal Educa PE (plataforma virtual criada para oferecer o ensino remoto) continuará com diversos conteúdos sintonizados com as necessidades dos estudantes. Tanto a avaliação diagnóstica quanto o Educa PE poderão ser acessados por meio do Aplicativo Conecta Aí, que oferece pacote de dados gratuitos para os estudantes.

Vacinação - O estado iniciou a vacinação dos profissionais da Educação no mês de maio.

 

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Ano letivo – Em 2021 as aulas começaram em 1º de fevereiro, de forma remota. Desde o dia 09 de agosto, os estudantes do 9° ano do Ensino Fundamental, 3ª série do Ensino Médio e VII Etapa da EJA, nas suas respectivas etapas e modalidades, estão retornando às salas de aula com o monitoramento da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), com vistas a garantir a segurança da comunidade escolar. Foi autorizado o retorno das aulas presenciais, com atividades pedagógicas flexíveis, seguindo o modelo híbrido, respeitando o limite de 50% da capacidade de atendimento de cada escola. A medida se aplica a todas as etapas de ensino atendidas por esta secretaria: Ensino Fundamental, Ensino Médio, Educação Profissional e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Estratégias de ensino – Entre as plataformas utilizadas, os alunos têm acesso a transmissões via Canal Educação, TV Antares, Google meet, zoom, Whatsapp, além disso, as escolas estão produzindo material impresso. As escolas também tiveram total autonomia para planejar e implementar novas estratégias de acordo com suas especificidades. A distribuição de 180 mil chips com internet para os estudantes da rede é uma das novas ações que auxiliam nas aulas remotas. A Seduc Piauí abriu licitação para aquisição de 10 mil tablets. O investimento beneficiará estudantes da 3ª série do Ensino Médio regular e VII etapa da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Avaliação – A rede também tem um plano de reforço: JUNTOS PARA AVANÇAR. De fevereiro a abril os estudantes revisaram o conteúdo da série que cursaram em 2020. Em maio fizeram uma avaliação diagnóstica e os alunos aptos seguirão apenas com o currículo da série que estão matriculados em 2021. Aqueles que apresentaram deficiência também avançam, mas farão reforço no contraturno. Neste mês de agosto, estão sendo aplicadas as provas do Sistema de Avaliação do Estado do Piauí (Saepi).

Alimentação escolar – a SEDUC-PI adotou a política de entrega de kits alimentação no valor de R$ 25,00 que atendem todos os estudantes da rede, conforme autorização expressa da legislação do FNDE. Em 2021 foram distribuídos 2 kits e em 2020 foram distribuídos 3 kits, adquiridos com recursos do PNAE. O kit alimentar é planejado pelo nutricionista que acompanha cada escola com itens básicos (que pode ser: arroz, feijão, macarrão, leite, biscoito e produtos da agricultura familiar). A entrega é organizada pela escola, que faz um chamamento dos pais organizando a entrega de modo a garantir o distanciamento social e as medidas de segurança sanitária para evitar a disseminação do Covid-19. O retorno às aulas presenciais é opcional para as famílias e os estudantes que não retornaram continuam recebendo os kits alimentares.

Vacinação – Todos os profissionais da Educação (professores, equipe gestora e quadro de apoio) já tomaram a 1ª dose da vacina e estão aptos a voltar às escolas presencialmente, estando a 2ª dose programada para acontecer na primeira semana de setembro. Os profissionais com mais de 60 anos ou com comorbidades (como diabetes, hipertensão arterial grave e doenças renais crônicas) deverão aguardar a imunização completa (1ª e 2ª doses da vacina) para retornar ao chão da escola.

 

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Ano letivo – O ano letivo de 2021, na rede estadual de ensino do Rio de Janeiro, começou no dia 8 de fevereiro com a realização de avaliação diagnóstica, orientações e entrega de plano de estudo.

A partir de 1º de março, as aulas tiveram início com a adoção de dois modelos de ensino de acordo com as recomendações do Comitê Científico e das autoridades de saúde: híbrido (remoto e presencial, com turmas em sala de aula em dias alternados) ou somente remoto pelo aplicativo ‘Applique-se’, pelo Google Classroom ou por meio de material impresso.

A oferta do modelo híbrido, com aulas presenciais, acompanhou a situação de cada município e dependeu das bandeiras de classificação de risco da Secretaria de Estado de Saúde. Pais e responsáveis puderam optar pelo ensino exclusivamente remoto.

No que se refere aos protocolos sanitários, foram tomadas medidas quanto à segurança dos estudantes e servidores, definidas na Resolução SEEDUC Nº 5873 de 01 de outubro de 2020. O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Educação, destinou verba para a compra dos materiais de proteção e higienização, como máscaras, álcool em gel 70%, tapetes sanitizantes e preparação dos espaços para garantir o distanciamento social nas 1,2 mil escolas estaduais.

No segundo semestre de 2021, as aulas tiveram início em 26 de julho, também no modelo híbrido (remoto e presencial), com turmas em sala de aula em dias alternados. A oferta de atividades presenciais segue condicionada às orientações da Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ) e, também, às determinações dos decretos municipais.

Estratégias de ensino – Inicialmente, a rede trabalhou os anos de 2020 e 2021 como um “continuum escolar”, de maneira que os conteúdos de 2020 fossem oferecidos nesse ano letivo conforme recomendação do Conselho Nacional de Educação (CNE). A partir de maio, foi iniciado um trabalho com os conteúdos referentes à série ou ano de escolaridade do aluno.

Para a oferta do ensino remoto, além do material didático impresso produzido pelos professores da rede, os alunos tiveram acesso ilimitado aos conteúdos oferecidos pela internet por meio do Google Classroom e também pelo aplicativo Applique-se, que já tem mais de 50 milhões de acessos desde que foi lançado. Dentro do app, o estudante pode navegar 24h, nos sete dias da semana, sem utilizar seu pacote de dados. São mais de 6,5 mil materiais pedagógicos, entre videoaulas, podcasts e orientações de estudo.

Para esse segundo semestre de 2021, a Seeduc lançou a metodologia “storytelling” para o Applique-se. A proposta, inovadora na rede, oferecerá conteúdos pedagógicos com uma narrativa diferenciada nos componentes curriculares Língua Portuguesa e Matemática. Os alunos vão poder aprender os conceitos básicos dos componentes curriculares por meio de contação de histórias, de gameficação e de jogos interativos em complemento ao material escrito e aos podcasts. Os alunos também podem acompanhar o conteúdo por meio de material impresso disponibilizado pelas unidades escolares, além da utilização do livro didático.

Avaliação diagnóstica – A aplicação da avaliação diagnóstica cognitiva – S@ber Diagnóstica – está prevista para o mês de setembro.

 

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Ano letivo - O estado retomou as aulas da rede estadual de ensino de maneira não presencial no dia 1º de fevereiro.

A rede está finalizando os 25% restante do ano letivo de 2020 e iniciará 2021 em abril. O Estado aguarda melhoria no quadro pandêmico para início do ensino híbrido.

Estratégias de ensino - A secretaria disponibilizou para toda a rede a Escola Digital, ambiente virtual de aprendizagem da Secretaria, onde o professor pode postar conteúdo para os alunos e realizar webconferências. A secretaria também firmou parceria com a Google for Education para disponibilizar acesso gratuito às plataformas e recursos da empresa.

Avaliação diagnóstica - A avaliação diagnóstica da aprendizagem dos estudantes será feita em março, com o CAED.

 

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Ano letivo – As aulas na Rede Estadual são realizadas no modelo híbrido de ensino em 2021. O calendário letivo teve início no dia 8 de março apenas no modelo remoto, por meio da plataforma Google Sala de Aula, e desde o dia 3 de maio as aulas também ocorrem no formato presencial.

O retorno das aulas presenciais no segundo semestre ocorreu de forma gradual e escalonada, permitindo a volta dos estudantes ao ambiente escolar sem o risco de aglomeração.

Aulas Remotas – Conforme dados do ano de 2020, dos 790 mil alunos matriculados na Rede Estadual de Ensino, 660 mil ativaram suas contas educacionais. O que significa que 82% dos estudantes estão inseridos na plataforma.

Em relação aos professores, dos 33,2 mil que atuam diretamente em sala de aula, 33 mil ativaram as suas contas educacionais. O que significa que 98% dos professores regentes de classe estão inseridos na plataforma.

Até o momento, desde julho de 2020, o Google Sala de Aula já registrou mais de 7 milhões de atividades geradas pelos professores e alunos do Rio Grande do Sul. Ainda, foram criadas mais de 36 mil turmas espelhadas e 520 mil ambientes virtuais.

Aulas presenciais – Para o retorno presencial, no ano de 2020, foi publicada uma portaria conjunta entre Seduc e Secretaria da Saúde onde constavam todas as orientações para a realização de atividades presenciais nas escolas.  Depois, no mês de maio deste ano, foi publicada a portaria conjunta SES/SEDUC/RS Nº 01/2021 que atualizou os protocolos sanitários e as orientações para os estabelecimentos de ensino no âmbito do Rio Grande do Sul.
Somado a isso, o Governo do Estado adquiriu e entregou mais de R$15 milhões em EPIs e materiais de higienização para todas as escolas da rede pública estadual.
Ao todo, o Estado dispôs de um investimento extra na ordem de R$270 milhões para aprendizagem, capacitação, aquisição de equipamentos de proteção e materiais de desinfecção, e contratação de professores e servidores (serventes e merendeiras).

Estes materiais e toda a estrutura montada pelo Estado em 2020 estão sendo utilizadas no ano letivo de 2021. Escolas que não estiverem em conformidade com os protocolos e orientações do Governo do Estado não terão autorização para receber estudantes presencialmente.

Estratégias de Ensino – Desde o início da pandemia, o Governo do Estado atua para oferecer diversas possibilidades para que alunos e professores mantenham o contato pedagógico. Entre elas estão: a Internet patrocinada, que disponibiliza o acesso para estudantes e professores da Rede Estadual por meio do aplicativo Escola RS; a distribuição de 50 mil Chromebooks para os docentes regentes de classe e coordenadores pedagógicos das 2,4 mil escolas da Rede Estadual; o Letramento Digital, que oferece capacitação aos docentes para as Aulas Remotas e já registrou mais 1,3 milhões de visualizações no canal TV Seduc RS no Youtube; a 1ª edição do Pré-Enem Seduc, que ofereceu aos estudantes da Rede e comunidade gaúcha aulas preparatórias para o ENEM por meio da TVE-RS e canal TV Seduc RS; e as plataformas de leitura Elefante Letrado e Árvore, que estão à disposição dos estudantes e professores com acervos de milhares de livros.

Avaliação diagnóstica – Para aferir o aprendizado dos estudantes no ano de 2020, bem como avaliar as principais competências pedagógicas que precisam ser reforçadas para 2021, a Secretaria Estadual da Educação (Seduc) lançou a avaliação diagnóstica “Avaliar é Tri RS”.

Com amplo engajamento da comunidade escolar e a participação de mais de 500 mil estudantes, a aplicação, que foi feita de forma impressa ou digital, ocorreu em todas as escolas da Rede Estadual entre os dias 24 de maio e 16 de junho.

Foram avaliados os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática.
Após a realização dos testes, os resultados individualizados de cada aluno ficarão disponíveis na plataforma do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (Caed) da Universidade Federal de Juiz de Fora.

A iniciativa, realizada ao lado das Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) e equipes diretivas das instituições de ensino, permitirá discutir as melhores iniciativas para resgatar as habilidades cognitivas e socioemocionais que foram prejudicadas pelo longo período sem aulas presenciais.

Aprende Mais – A partir da realização do Avaliar é Tri RS e dos dados gerados pelos resultados, a Seduc lançou o Programa de Recuperação e Aceleração da Aprendizagem (Aprende Mais). Desde o dia 25 de agosto, estão sendo realizadas lives de formação, por meio do canal do YouTube TV Seduc RS, para os professores de Língua Portuguesa e Matemática da Rede Estadual.

Além disso, os educadores estão sendo orientados sobre como trabalhar com os resultados da avaliação diagnóstica de modo a potencializar a recuperação das fragilidades identificadas nos estudantes. 

Para agilizar este processo, desde o dia 23 de agosto, a carga horária de Matemática foi ampliada em 3 horas semanais e a de Língua Portuguesa em 2 horas semanais.
A formação é organizada por ciclos formativos, são quatro ciclos até dezembro e cada ciclo conta com duas lives (síncronas) quinzenais e um período assíncrono no portal da educação (portal.educacao.rs.gov.br). Todo o material do ciclo (lives, material fornecido pelos formadores e cadernos do Aprende mais do professor e do estudante) estão disponíveis na formação no portal.

Avaliação Amostral – Entre os dias 23 e 27 de agosto os estudantes, do 5º e 9º ano do Ensino Fundamental e do 3º ano do Ensino Médio, realizaram a Avaliação Amostral da Rede Estadual de Educação. As provas foram nominais e realizadas exclusivamente no formato presencial em 500 escolas gaúchas.

A ação teve o intuito de fazer uma análise detalhada das perdas pedagógicas ocasionadas pela pandemia e traçar um cenário que servirá como base para a construção de política públicas na educação para os próximos anos.

Para avaliar, foram aplicadas 22 questões de Língua Portuguesa e 22 de Matemática para o 5º ano do Ensino Fundamental, e 26 questões de Língua Portuguesa e 26 de Matemática para o 9º ano do Ensino Fundamental e 3º ano do Ensino Médio.

2ª edição do Pré-Enem
Estreou, no dia 23 de agosto, a 2ª edição do Pré-Enem Seduc RS. O projeto do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação do RS (Seduc) e em parceria com a Secretaria de Comunicação (Secom), disponibiliza aulas preparatórias para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) na grade de programação da TVE e no canal TV Seduc RS no YouTube.

De segunda a sexta-feira, das 15h às 18h, até o dia 26 de novembro, ocorrerão aulas de Física, Química, Biologia, Matemática, História, Geografia, Filosofia e Sociologia, Literatura, Língua Portuguesa, Artes, Língua Estrangeira (Inglês e Espanhol) e Redação.
Após o sucesso de 2020, a iniciativa seguirá o que ocorreu na edição passada, com todos os 12 professores participantes do projeto integrantes da rede estadual. As aulas também contam com o suporte pedagógico de outros 12 professores, que auxiliam na preparação das aulas e fazem a supervisão de materiais. As transmissões contarão novamente com a participação de tradutoras da Língua Brasileira de Sinais (Libras), que garantirão acessibilidade a todos os alunos.

Vacinação – O governador do Estado, Eduardo Leite, anunciou, no dia 28 de maio, a ampliação da vacinação para todos os profissionais da área da educação de todo o Rio Grande do Sul.

No Estado, há cerca de 217 mil pessoas neste público, dos quais todos já foram vacinados no Estado com pelo menos com a primeira dose. Ainda, deste total, 190 mil já tomaram as duas doses e cerca de 900 tomaram a dose única.

“Nosso compromisso é, o mais rápido possível, ter os trabalhadores da educação imunizados para que possamos ter a tranquilidade e o ensino funcionando para todos aqui no Rio Grande”, projeta o governador.

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Estratégias de ensino - Estão sendo ofertadas aulas remotas por meio da plataforma digital Google Classroom. As aulas são planejadas e ministradas pelos professores da rede estadual que atuam na Mediação Tecnológica, disponibilizadas por meio da plataforma “Google classroom”. Os professores elaboraram cronogramas contendo os temas das aulas e links de acesso, onde o aluno é direcionado para assistir as vídeo-aulas no canal da Mediação Tecnológica no YouTube.

Os estudantes dos 3° anos também contam com aulas do Revisa Enem. O endereço para acesso é o agoravaienem.seduc.ro.gov.br/admin/login. Basta clicar no botão cadastrar e informar o e-mail, para o qual será encaminhado uma mensagem de confirmação com um código de acesso à plataforma.

 

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Ano letivo - O ano letivo 2021 segue com a oferta do ensino remoto nas escolas da Capital, interior e indígenas de Roraima. Porém, o Governo do Estado sinaliza para uma retomada de aulas presenciais no formato híbrido escalonado a partir do mês de setembro. O retorno vai depender da situação epidemiológica do Estado.

Estratégias de ensino - A secretaria organizou o ‘Planos de Implementação para Atividades Não Presenciais’. Foi elaborado um plano para a rede pública de ensino em geral, outro específico para a Educação Especial e outro para Formação de professores. Todos os documentos estão disponíveis para consulta no Blog da Seed, no endereço eletrônico www.seedrrblog.wixsite.com/seed.
 
Para os estudantes que possuem acesso à internet, os conteúdos estão sendo repassados de forma on line, por meio de redes sociais como Whatsapp, aplicativos como Google Classroom, Google Sala de Aula, Google Meet, Youtube, entre outras ferramentas digitais.
 
A secretaria conta com um grupo de especialistas em tecnologia da informação no assessoramento direto aos professores e alunos, com a oferta de minicursos e informativos.
 
Para os que não possuem acesso à internet, os conteúdos estão chegando em material impresso, produzido pelos professores e estão sendo entregues aos pais nas escolas, que estão funcionando em regime de escala de plantão e rodízio de funcionários, obedecendo protocolos de segurança.
 
No interior e nas comunidades indígenas, o material de estudo está sendo distribuído por meio do transporte escolar.  Os seis centros de ensino regionais indígenas tiveram reforço nos equipamentos, recebendo impressoras e papel para auxiliar o trabalho dos professores indígenas.
 
Vale destacar que os professores das Salas de Recursos Multifuncionais e centros especializados estão produzindo material para os estudantes público alvo da Educação Especial, seguindo as diretrizes do Plano de Implementação da Educação Especial.
 
A secretaria também iniciou o Programa de entrevista ‘Dialogando com o Psicossocial’, que é apresentado três vezes por semana na Rádio Roraima. As psicólogas da Divisão de Desenvolvimento Psicossocial da Seed abordam temas importantes neste período de aulas não presenciais e pandemia do Coronavírus, como isolamento social, relações familiares, violência doméstica, saúde emocional, entre outros, sempre com uma abordagem construtiva, levando informação aos ouvintes e palavras de incentivo para enfrentar o período da pandemia.
 
Na Rádio RR. professores de várias disciplinas dão dicas de estudo e conteúdos educacionais. O programa ‘Ondas do Saber’ vai ao ar todos os dias às 10h e as 16h, com reprises aos finais de semana. Éum complemento à continuação da aprendizagem escolar, levando conteúdo e informação aos estudantes da rede, especialmente os que residem no interior do estado e comunidades indígenas.

Avaliação diagnóstica - O estado fará uma avaliação diagnóstica quando ocorrer o retorno presencial. Mediante os resultados, serão elaborados planos de recuperação.

Vacinação - O estado iniciou a vacinação dos professores no dia 3 de junho.

 

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Ano letivo – A rede estadual de Santa Catarina iniciou as atividades no dia 18 de fevereiro de 2021, com três modelos adotados pelas unidades escolares: 100% presencial, misto e 100% remoto. Estes sistemas foram pensados para que a volta às aulas pudesse ser feita de forma segura, adaptando-se à estrutura de cada escola:

O primeiro modelo, 100% presencial, se aplica às escolas que têm capacidade para receber todos os alunos matriculados. Já o sistema misto, aplicado para a maioria dos alunos do estado, é realizado com uma alternância entre as categorias ‘Tempo Escola’ e ‘Tempo Casa’, para manter distanciamento social com grupos menores nas escolas. O terceiro modelo, 100% remoto, se aplica aos estudantes, professores e servidores que são, comprovadamente, grupo de risco.

Ao término do primeiro semestre de 2021, no último dia 21 de julho, levantamento feito pela SED constatou que 70% dos estudantes da rede estadual frequentavam a escola nos modelos 100% presencial ou misto. No último dia 11 de agosto, em decreto do Governo do Estado, o regramento sanitário para oferta de ensino presencial foi atualizado em Santa Catarina. Entre as medidas, o distanciamento mínimo entre estudantes dentro da sala de aula passa a ser no mínimo de 1 metro, o que vai aumentar a capacidade de atendimento das escolas. As unidades têm 30 dias a partir da publicação do decreto para se adaptarem às novas normas.

Estratégias de ensino – Para alunos com acesso à internet, foi mantido o uso da plataforma Google Sala de Aula para o envio de atividades e interações entre a turma e o professor. Já para os estudantes com acesso restrito ou sem acesso à internet, a secretaria segue com a entrega de materiais impressos nas escolas de origem do estudante para os pais e responsáveis. No dia 16 de agosto, teve estreia o Educa SC, projeto que institui dois canais em TV aberta com aulas de reforço e complemento pedagógico durante o dia todo.

Vacinação – Por determinação do governo e em ação conjunta entre a Secretaria de Estado da Educação e a Secretaria de Estado da Saúde, os professores, servidores e demais profissionais de Educação de Santa Catarina começaram a ser vacinados contra a Covid-19 no dia 26 de maio. Para dar início à imunização, foi realizado um levantamento que apontou a existência de mais de 200 mil profissionais da área em todo o estado. Atualmente, 95,6% dos profissionais de Educação de Santa Catarina receberam a primeira dose da vacina, enquanto 21,3% receberam a segunda (dados de 18 de agosto de 2021).

 

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Ano letivo - Na rede estadual de São Paulo os anos letivos de 2020/2021 são considerados um ciclo contínuo de ensino. As escolas retomaram, ainda em 2020, as atividades presencias em setembro. A liberação aconteceu para as escolas localizadas em regiões na fase amarela do Plano SP. Esta primeira liberação foi focada em receber os alunos para aulas de reforço, recuperação e atividades opcionais.

Já na primeira segunda-feira de 2021, dia 4, as escolas reabriram novamente, desta vez para receber alunos que não conseguiram acompanhar as aulas mediadas por tecnologia, para que esses pudessem participar de uma recuperação e entregar as atividades e assim, prosseguir para o próximo ano, uma vez que a Seduc-SP orientou as escolas a não reprovarem alunos que entregassem uma quantidade mínima de atividades. Esta estratégia foi pensada para evitar o abandono escolar dos estudantes mais prejudicados pela pandemia.

O novo ano letivo de 2021, iniciou em 8 de fevereiro, com presença limitada a até 35% dos alunos matriculados, distanciamento mínimo de 1,5 metro e respeitando os protocolos do segurança. Porém, em março, com anúncio da fase emergencial, os de alunos da rede estadual iniciaram antecipadamente o período de recesso que seria no mês de abril e outubro, conforme o calendário escolar. A recomendação foi para que todas as atividades nas escolas sejam reduzidas ao mínimo necessário para diminuir a circulação de pessoas. Porém, as escolas da rede estadual seguiram abertas para alimentação e distribuição de materiais. O recesso durou até o dia 28 de março.

Após este período as escolas puderam retornar as atividades presencias com a orientação de priorizar os alunos em vulnerabilidade social no ensino presencial. A recomendação é de que sejam priorizados nas atividades presenciais nas escolas estaduais os alunos com severa defasagem de aprendizado; dificuldade de acesso à tecnologia; necessidade de alimentação escolar; cujos responsáveis trabalhem em serviços essenciais e com saúde mental sob risco.

Na rede estadual, os alunos podem acompanhar as aulas remotas ou híbridas (presencial e remotas), pelo Centro de Mídias SP, via aplicativo, com dados de internet patrocinados, ou pela TV Educação (anos finais - 6º ao 9º - do ensino fundamental e ensino médio) e TV Univesp (anos finais - 1º ao 5º - do ensino fundamental).

Estratégias de ensino – Ainda em 2020, a Seduc-SP lançou o Centro de Mídias da Educação de SP (CMSP). A plataforma permite que os estudantes da rede estadual tenham acesso a aulas ao vivo, videoaulas e outros conteúdos pedagógicos mesmo durante o período da quarentena.

O CMSP possui um aplicativo unificado para todas as etapas de ensino, disponível para os sistemas Android e IOS. Além das aulas dos estúdios ao vivo dentro do aplicativo todos os professores podem transmitir até 40 de aulas para suas turmas.

Além da ferramenta que viabiliza o ensino presencial mediado por tecnologia, o Governo de São Paulo também entrou em acordo com a TV Cultura para transmitir aulas por meio dos canais digitais 2.2 – TV Univesp e 2.3 – TV Educação.

A Seduc-SP está patrocinando internet para que alunos e professores da rede tenham acesso aos conteúdos via celular, sem qualquer custo. Para isso, firmou contrato com cada uma das quatro maiores operadoras de telefonia: Claro, Vivo, Oi e Tim. Dessa forma todo o estudante da rede pode desfrutar das atividades do aplicativo sem utilizar o pacote 4G do celular, sinal de internet wi-fi, ou mesmo quando estiver sem créditos.

Avaliação diagnóstica – Para medir o impacto da pandemia de Covid-19 sobre a aprendizagem dos estudantes, no início de 2021, a Seduc-SP realizou uma das primeiras e mais importantes pesquisas sobre o tema, uma Avaliação de Língua Portuguesa e Matemática aplicada a estudantes do 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e 3ª série do Ensino Médio da rede estadual de São Paulo. A amostra foi representativa de todos os extratos sociais e regiões do estado e sua aplicação ocorreu com a utilização de aplicadores externos a fim de garantir a confiabilidade e comparabilidade dos resultados.

Vacinação - Todos os trabalhadores da Educação Básica acima de 18 anos estão sendo vacinados no Estado de São Paulo. Neste público, mais de 850 mil já foram imunizados com a primeira dose ou dose única e mais de 325 mil já estão com o esquema vacinal completo (duas doses ou dose única).

 

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Ano letivo – O retorno presencial da rede estadual, em formato híbrido, ocorreu no dia 17 de agosto. Municípios estão liberados para definir seus retornos. Desde o dia 10 de maio, a educação infantil e 1º e 2º anos do ensino fundamental retornaram presencialmente adotando também o ensino híbrido.

Estratégias de ensino – Em 2020, o governo fez parceria com a Secretaria de Educação do Amazonas e disponibilizou videoaulas na TV Pública do Estado, com 4h40 diárias para ensino médio e fundamental II.
Além da TV, a Seduc também lançou aulas pela rádio para o ensino fundamental e reforço para o Enem.
Também lançou o portal e aplicativo Estude em Casa com mais de 10 mil conteúdos para alunos, professores e família.

Em 2021, essas ações foram intensificadas. A Seduc lançou o canal de TV Estude em Casa com mais de 20h diárias de aulas, de segunda-feira a sábado. Está patrocinando internet para alunos e professores. Além de fornecer auxílio financeiro ao professor para aquisição de equipamentos tecnológicos. Com o projeto Educação + Conectada, o Governo do Estado investiu o valor estimado de R$ 47.544.630,00, repasse que beneficiará 7.511 professores efetivos. será permitido a aquisição dos equipamentos e contratação de plano de internet providenciados diretamente pelos professores efetivos da rede estadual de educação, por intermédio de repasse de valores creditados diretamente na conta bancária dos beneficiários, na forma desta lei e do seu regulamento. O servidor poderá livremente adquirir um ou mais equipamentos, desde que atendidas as especificações mínimas estabelecidas em decreto e comprovada a compra por meio de nota fiscal.

Para o Enem, foi feito uma força tarefa com a equipe do Preuni Seduc. Aulas presenciais além dos professores realizarem lives, diariamente, com 2h de duração no Youtube com retransmissão pela TV. Também foi disponibilizado para o aluno simulado online com mais de 300 questões comentadas e cadernos complementares. Mais de 200 professores estão dando suporte aos alunos que farão o Enem. As unidades de ensino vem reforçando simulados e revisões presenciais com os alunos que farão a prova.

Avaliação diagnóstica - Em 2021, a Seduc continua com a política de realização de avaliações, com o objetivo de mapear, identificar as necessidades, propor ações de intervenção de apoio às escolas, aos professores e aos estudantes, principalmente nesse momento de distanciamento social.
A avaliação com os alunos do 1º aos 9º anos do ensino fundamental está sendo feita por meio de uma parceria com o Aprova Brasil. Os estudantes matriculados nas turmas de Ensino Médio Convencional, Ensino Médio Profissional e Educação de Jovens e Adultos (EJA) também estão sendo avaliados. Este ano, a ação é realizada por meio de uma parceria com o Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (Fundação CAEd). Para o Ensino Médio em Tempo Integral, a avaliação é realizada em parceria com o Instituto Sonho Grande. As atividades diagnósticas também estão sendo disponibilizadas pelas unidades de ensino, no formato impresso, para os estudantes que não têm acesso à internet.

Internet para alunos e professores, auxílio financeiro a professor para aquisição de equipamentos tecnológicos, melhoria dos laboratórios de informática, aperfeiçoamento da qualidade do parque tecnológico escolar, lançamento de canal de TV com 20h de conteúdo pedagógico, lançamento de portal e aplicativo com mais de 10 mil conteúdos, recursos direto nos cofres das escolas para dotá-las de medidas sanitárias, recursos para projetos, entrega de kit escolar para os estudantes com 27 itens e investimentos em kit de merenda, infraestrutura e segurança são algumas das ações que o Governo do Estado tem persistindo para garantir que o ensino híbrido, ou seja, presencial e remoto, seja uma realidade diária na rede estadual de ensino.

Vacinação - O Estado vacinou com a primeira e segunda dose 100% dos profissionais de Educação e avançou na vacinação de estudantes acima de 12 anos.

 

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Ano Letivo – O ano letivo de 2021 começou oficialmente no dia 3 de maio. O segundo semestre letivo inicia no dia 2 de agosto.

Estratégia de Ensino – Conforme o decreto governamental N° 6.257, publicado em 14 de maio, todas as unidades escolares, públicas e particulares, no território do Tocantins, ficam autorizadas a realizar aulas presenciais em formato híbrido e com revezamento de 50% das turmas.

O retorno, no entanto, está condicionado a decretos municipais que permitam aulas presenciais. Em municípios onde existem decretos em vigência, suspendendo atividades presenciais nas escolas, os estudantes continuarão realizando as atividades não presenciais, por meio dos roteiros de estudos.

Além disso, todas as instituições deverão cumprir os protocolos de saúde editados pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), com a cooperação da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) e da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), conforme Portaria Conjunta 2/2020/ SES/GASEC/SEDUC/UNITINS, publicada na edição 5.712 do DOE, assim como o Guia de Implementação de Retorno das Atividades Presenciais nas Escolas de Educação Básica, do Ministério da Educação (MEC).

A Seduc elaborou ainda o Plano de Retomada das Atividades Escolares Presenciais ou Híbridas, que apresenta um conjunto de práticas pedagógicas, de gestão e promoção da saúde, para orientar as escolas estaduais na condução deste processo de implementação gradativa de aulas presenciais, levando em conta todas as medidas de biossegurança.

Todas as 494 escolas da rede estadual foram reorganizadas para garantir a segurança em saúde. As unidades contam com demarcação gráfica dos espaços (a fim de manter o distanciamento), ampla oferta de álcool 70%, e de locais para higienização das mãos, e termômetro para a aferição da temperatura corporal antes do acesso ao ambiente escolar. Além disso, foram distribuídas máscaras para estudantes, servidores e protetor facial para os professores.

Avaliação Diagnóstica – As unidades da rede estadual realizarão o diagnóstico da situação educacional e da aprendizagem dos estudantes, que nortearão o planejamento pedagógico, bem como o calendário letivo, observando as orientações na Indicação do conselho Estadual da Educação (CEE/TO) nº 009, de 16 de dezembro de 2020.

 

GRÁFICO COM ESTADOS QUE RETOMARAM AS AULAS PRESENCIAIS NO MODELO HÍBRIDO AINDA EM 2020

REGULAMENTAÇÕES PUBLICADAS PELOS CONSELHOS DE EDUCAÇÃO

O Conselho Nacional de Educação, a União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação, os Conselhos Estaduais e os Conselhos Municipais emitiram notas, pareceres, resoluções e instruções normativas regulamentando, entre outras questões, o oferecimento de conteúdos à distância, neste período de suspensão das aulas presenciais. Confira o que já foi normatizado: