Ano letivo e ações emergenciais nas redes estaduais de ensino

Aqui estão reunidas as informações sobre o ano letivo e as ações emergencias realizadas pelas redes estaduais para mitigar as perdas na aprendizagem durante a pandemia.

Atualizado em 21 de janeiro de 2022 l 16:13

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Ano letivo 2022 –  O início das aulas deve ocorrer em abril. A secretaria trabalha na perspectiva de que o ano letivo 2022 seja 100% presencial, mas destaca que seguirá as orientações das autoridades sanitárias e do Comitê de Combate à Covid-19 do Estado.

Histórico do ano letivo 2021 – No dia 10 de de maio, o ano letivo 2021 foi iniciado, ainda de forma remota. A partir de 4 de outubro, as escolas da rede estadual retomaram o ensino presencial e híbrido, de forma escalonada. 

Estratégias de Ensino – Desde junho de 2020, a Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes criou o Programa Escola em Casa, que inclui a produção de videoaulas, veiculadas em um canal aberto de TV, audioaulas – transmitidas pela rede pública de radiodifusão do estado, chegando a todos os municípios, especialmente nas áreas rurais – distribuição de material impresso para os estudantes, bem como a disponibilização de todos esses e outros conteúdos para alunos e professores por meio da plataforma Rede Escola Digital (www.educ.see.ac.gov.br). Ainda sobre as videoaulas e áudioaulas, após a veiculação pelas emissoras de TV e Rádio, o professor da escola faz a mediação com os alunos reforçando o tema trabalhado.

 

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Ano letivo 2022 – Será iniciado em 7 de fevereiro, de forma 100% presencial.

Histórico do ano letivo 2021 – O ano letivo da rede estadual de ensino começou no dia 10 de março, de forma remota: digital e por meio de atividades impressas. O retorno das aulas no formato híbrido ocorreu em 16 de agosto, com atividades presenciais e não presenciais – inicialmente, de 50% dos estudantes devidamente matriculados em cada turma. A partir do dia 8 de novembro, as aulas ocorreram de forma 100% presencial.

Estratégias de ensino – A secretaria estabeleceu o Regime Especial de Atividades Escolares Não Presenciais (REAENP). O documento orienta como as atividades devem ser realizadas pelas unidades de ensino, com o apoio das Gerências Regionais de Educação e da secretaria. (Portaria Nº 4.904/2020, publicada no Diário Oficial do Estado de Alagoas (DOE) de 7 de abril de 2020).

A Seduc propiciou a criação de contas de e-mail institucionais para que professores e estudantes tenham acesso ilimitado aos recursos do Google Sala de Aula, por meio de parceria com a Google for Education no Brasil.

Em breve, será criado um canal com conteúdos pedagógicos que serão transmitidos diariamente, por meio de TVs de maior alcance no estado, para estudantes. Com reprises. E disponibilizados na plataforma:http://www.escolaweb.educacao.al.gov.br

Protocolo sanitário: Seduc lançou o Programa Rumo às aulas. Repasse de recurso direto para as escolas a fim de garantir uma retomada com segurança para toda a comunidade escolar. Paralelamente, as escolas da rede já começaram a receber os recursos, o qual dotará todas as 310 instituições de ensino com verba para a adequação de suas estruturas físicas.

Cartilha de orientação: As unidades também já receberam o Protocolo de Orientação à Gestão Escolar e uma cartilha de 39 páginas com explicações sobre o que é preciso ter em cada ambiente. Além disso, a Seduc vem promovendo capacitações online para os manipuladores de alimentos da rede pública estadual sobre como se dará o preparo da alimentação escolar nesta nova realidade.

 

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Ano letivo 2022 – Será iniciado em 7 de março, de forma 100% presencial.

Histórico do ano letivo 2021 – Começou no dia 8 de março, no ensino remoto, por meio da plataforma digital Aprendizagem em Casa, das videoaulas exibidas na TV aberta (canal da TV Assembleia 7.3 – região metropolitana), além da distribuição dos kits pedagógicos impressos aos estudantes que não contam com acesso tecnológico. A partir de 9 de agosto iniciou o retorno gradual com os estudantes para o início das aulas presenciais, com prioridade os estudantes do 2º, 5º e 9º anos do ensino fundamental, 3ª série do ensino médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Também foram priorizados estudantes em vulnerabilidade social e sem acesso à internet.

Estratégias de ensino – Com o formato híbrido de ensino funcionando desde o último dia 2 de agosto de 2021, a Secretaria de Educação do Amapá priorizou a retomada das aulas presenciais dos estudantes do ensino fundamental (2º, 5º e 9º anos), 3ª série do ensino médio e EJA, além dos estudantes em vulnerabilidade social e sem acesso a internet. Ainda como estratégia para garantir o processo de aprendizagem dos estudantes da rede estadual de ensino do Amapá, seja de maneira remota ou presencial, durante o período de pandemia da Covid-19, adotou-se o "Aprendizagem em Casa" como estratégia de ensino remoto. A ferramenta inclui acesso via site e aplicativo, disponibilizando conteúdos para realização de aulas ao vivo, atividades. Os estudantes contam ainda com a Sala de Aula Virtual, através do SigEduc. Para os alunos que não possuem acesso a equipamentos eletrônicos ou à internet, kits pedagógicos impressos têm sido disponibilizados quinzenalmente pelas unidades escolares da capital e do interior.

Avaliação diagnóstica – Foram feitas atividades diagnósticas para identificar as necessidades em cada nível de ensino.

Avaliação da Fluência da Leitura 2021 - Em parceria com o CAEd, a secretaria de Educação do Amapá realizou a Avaliação da Fluência da Leitura dos estudantes do 2º ano do ensino fundamental das escolas da rede estadual e das redes municipais no período de 17 a 27 de agosto.

 

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Ano letivo 2022 – Será iniciado em 7 de fevereiro, de forma 100% presencial.

Histórico do ano letivo 2021 – As aulas presenciais na rede pública estadual do Amazonas iniciaram no dia 19 de maio, em modelo híbrido, nos 61 municípios. Em Manaus, retornaram em 1º de junho, também no modelo híbrido, que consiste na combinação de aulas na escola em dois dias da semana, com os estudos pelo projeto “Aula em Casa”, nos outros dois dias. Nas sextas-feiras, os estudantes se dedicavam aos trabalhos extras, enquanto os professores ficavam com o horário de aula reservado para o Horário de Trabalho Pedagógico (HTP).

Durante o ensino híbrido, as turmas foram divididas em dois grupos (A e B), que frequentaram a escola em dias alternados. Quando um grupo estava na unidade, o outro ficava em casa, acompanhando as transmissões do “Aula em Casa” ou dando continuidade às atividades remotas designadas pelas escolas. Os grupos foram definidos pela própria equipe escolar da unidade, que informou os pais e/ou responsáveis.

No dia 23 de agosto, o Governo do Amazonas retornou com as aulas 100% presenciais em Manaus. Na época, 230 mil estudantes de 236 escolas da capital voltaram às atividades de segunda a sexta-feira, com a extinção dos grupos A e B. Todas as séries e modalidades de ensino retornam à normalidade, com frequência nos cinco dias da semana.

Nos 61 municípios do interior do estado, o retorno 100% presencial ocorreu no dia 8 de setembro, em 370 unidades de ensino e com 217 mil estudantes. Do mesmo modo que aconteceu na capital, houve a extinção dos grupos A e B e todas as séries e modalidades de ensino voltaram à normalidade, com frequência nos cinco dias da semana.

Protocolos - Assim como ocorreu em 2020, alunos, professores e demais integrantes da equipe escolar devem estar atentos às orientações de segurança e prevenção à Covid-19. Todas as escolas estão sinalizadas com os cuidados pessoais e coletivos a serem adotados durante o período de convívio nas unidades escolares.

As escolas estão adaptadas com pias próximo às entradas, dispondo de sabonete líquido, papel toalha e álcool em gel. Há, ainda, dispensadores de álcool e tapetes sanitizantes, que devem ser usados por todos. A temperatura corporal será aferida na entrada das escolas, e aqueles que apresentarem temperatura superior a 37,5º C serão orientados a retornar para casa e procurar atendimento médico. O uso de máscaras no ambiente escolar é, novamente, obrigatório, assim como o distanciamento social, sempre que possível, e a higienização correta das mãos.

Estratégias de ensino – Mesmo com o retorno 100% presencial, a rede estadual segue utilizando o “Aula em Casa” como estratégia de reforço escolar. Com a retomada, os conteúdos serão vistos em sala de aula, no horário das aulas, e as estratégias remotas serão facultativas. Os materiais de apoio à aprendizagem também seguem sendo disponibilizados, de maneira on-line, nas plataformas da Secretaria de Educação.

Além disso, o Governo do Amazonas lançou o programa “Educa+Amazonas”, composto por 13 projetos prioritários e focado em quatro eixos, sendo um deles a recuperação da aprendizagem dos estudantes.

Neste grupo, estão os projetos: “Pronto pra Aula”, que consiste na distribuição de materiais de apoio à prática educativa para uso em sala de aula; e “Contraturno Digital”, uma iniciativa de reforço escolar que busca fortalecer o desempenho dos estudantes do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. Ambos os projetos já estão em vigência.

Avaliação diagnóstica – A Avaliação de Verificação da Aprendizagem do Amazonas (AVAM) foi realizada na rede estadual. A partir dos resultados diagnósticos do exame, foram traçadas novas estratégias para recuperar a aprendizagem do estudante da rede estadual.

 

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Ano letivo 2022 – Será iniciado em 7 de fevereiro, de forma 100% presencial.

Histórico do ano letivo 2021 – As aulas na rede estadual de ensino da Bahia tiveram início no dia 15 de março. O planejamento da Secretaria da Educação do Estado (SEC) indica a realização dos anos letivos de 2020 e 2021 até o dia 29 de dezembro deste ano, com 1.500 horas/aula. Após etapas de atividades remotas e híbridas, as aulas presenciais foram retomadas em toda a rede.

A rede estadual de ensino iniciou as aulas 100% presenciais no dia 18 de outubro.

Estratégias de ensino - O planejamento escolar para a fase presencial contempla os diversos elementos do continuum pedagógico. A distribuição da carga horária definida no calendário ficou mantida integralmente, incluindo os sábados letivos e as Atividades Curriculares Complementares.   

Protocolos sanitários - Os protocolos de biossegurança para a fase presencial foram atualizados de acordo com as situações e orientações dos órgãos de Saúde. A Secretaria da Educação do Estado produziu um documento com todas informações, que podem ser acessados no endereço www.educacao.ba.gov.br/fasepresencial.   

Além disso, novos recursos foram destinados para as escolas visando as aulas 100% presenciais, no montante de R$ 250 milhões do Tesouro Estadual, por meio do Programa Retorno Escolar Seguro (PRES). Os recursos, transferidos para a conta da Caixa Escolar, visam a cobertura de despesas de custeio e capital até o final do ano letivo e são voltados à manutenção física e pedagógica das unidades escolares, conforme o protocolo de biossegurança.

A SEC também investiu R$ 6,1 milhões na aquisição de fardamento escolar e distribuiu dois milhões de máscaras nas escolas. E, como parte das estratégias do Governo da Bahia para manter o vínculo dos estudantes com a escola, o Estado ampliou, até dezembro, a concessão do Programa Bolsa Presença, que disponibiliza R$ 150 por mês para famílias de estudantes em condição de vulnerabilidade socioeconômica. Com a ampliação do programa, até o mês de dezembro, 421.308 famílias serão beneficiadas, alcançando 528.213 estudantes. O investimento no Bolsa Presença, que era de R$ 280 milhões inicialmente, passou para R$ 469 milhões, com recursos próprios do Estado.

 

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Ano letivo 2022 – Aguardando informações

Histórico do ano letivo 2021 - O decreto estadual Nº34.279, de 2 de outubro de 2021, autorizou a transição do formato híbrido para o presencial integral.

O planejamento para a volta ao presencial seguiu as orientações e protocolos  de segurança sanitária do Governo do Ceará. As escolas estaduais foram autorizadas a adquirir todos os produtos necessários à higiene, limpeza e proteção no combate à Covid-19. A Seduc também adquiriu equipamentos de proteção individual  (EPIs) para alunos, professores e demais profissionais da escola.

Além disso, a secretaria organizou um conjunto de orientações para contribuir e apoiar as escolas e os Centros Cearenses de Idiomas (CCIs), com foco na permanência dos estudantes e no fortalecimento das aprendizagens, bem como no aprimoramento das estratégias para o bom andamento das ações educacionais.

Todo o trabalho planejado e desenvolvido pela Seduc integra o Programa Ceará Educa Mais, constituído de 25 ações destinadas à progressiva melhoria da qualidade da educação cearense.

Esse programa está fundamentado em oito eixos: Aperfeiçoamento Pedagógico; Desenvolvimento e Qualificação dos Professores; Avanço na Aprendizagem; Tempo Integral; Cuidado e Inclusão; Preparação para o Enem; Educação Conectada; e Qualificação Acadêmica e Profissional dos Estudantes.

Socioemocionais - A escola é considerada um espaço de respeito aos direitos humanos e de construção de cidadania. Em 2018, a Seduc lançou a Política de Desenvolvimento de Competências Socioemocionais para a rede pública estadual de ensino. As Competências Socioemocionais foram incluídas no currículo das escolas. Ao todo, nove iniciativas compõem essa política, cujo  objetivo é promover reflexões sobre o jovem, em suas diversas fases da vida, com ênfase em projetos futuros, de modo a levá-lo à aspiração a uma vida saudável e que dialogue com os seus interesses e talentos.

Busca Ativa - O Governo do Ceará, por meio da Seduc, lançou 3 mil bolsas para que alunos do Ensino Médio atuem como monitores no Programa Busca Ativa Escolar. Parte do Ceará Educa Mais, a iniciativa fortalece a manutenção e permanência dos jovens nas escolas deste nível de ensino da rede estadual, ao mesmo tempo que apoia o orçamento familiar dos estudantes. Os selecionados como alunos-monitores da Busca Ativa Escolar receberão benefício mensal no valor de R$ 200 nos meses de setembro, outubro, novembro e dezembro de 2021.

Os alunos-monitores se incorporam ao trabalho já desenvolvido, que conta com a iniciativa dos quase 5.400 Professores Diretores de Turma (PPDT), além de psicólogos educacionais, educadores sociais do protagonismo e integrantes da iniciativa Grupos Cooperativos de Apoio à Escola (Gcape).

Conectividade - Para ampliar o acesso às tecnologias, em 2020 o Governo adquiriu chips com pacote mensal de 20GB de internet móvel para alunos da rede pública estadual. Foram entregues Kits Gravação, compostos de computador, câmera e tripé às escolas estaduais para apoiar e fortalecer o trabalho dos professores e gestores escolares, incluindo os Centros de Educação de Jovens e Adultos (Cejas), além dos 13 Centros Cearenses de Idiomas (CCIs).

Em 2021, a Secretaria distribuiu 150 mil tablets aos alunos que ingressaram na 1ª série do Ensino Médio. O objetivo é facilitar o acesso às atividades remotas desenvolvidas pelas escolas e aos conteúdos on-line e plataformas virtuais disponibilizados pela Seduc. Uma nova distribuição de mais de 150 mil tablets está em andamento para ampliar a oferta, que será contínua e permanente na rede estadual. Também estão em processo de aquisição 28 mil notebooks para os professores das escolas estaduais. As ações fazem parte do Programa Ceará Educa Mais: Conectividade.

Rede Municipal - Cabe a cada município cearense o gerenciamento das suas escolas. Mesmo não sendo responsável direto pela oferta de matrícula das crianças, o Governo do Ceará instituiu uma política pública prioritária, denominada Programa Aprendizagem na Idade Certa (Mais Paic), que fortalece o regime de colaboração entre estado e os 184 municípios, oferecendo formação continuada aos professores, apoio à gestão escolar, material estruturado e avaliação para garantir melhorias da educação infantil ao 9º ano do ensino fundamental.

Educação Infantil - A Secretaria da Educação (Seduc) lançou o “Guia Estratégico para implementação do Contexto Híbrido e retorno ao presencial na Educação Infantil: vínculo escola-família”. O documento tem como objetivo nortear ações de diretores, coordenadores e professores para o acolhimento de bebês e crianças nas creches e pré-escolas. Trata-se de um instrumento construído de forma conjunta e colaborativa com os municípios cearenses.

Ensino Fundamental - Diante da possibilidade de retorno presencial às atividades escolares, a Seduc lançou o “Guia Mais Paic de Orientações Para a Implementação do Ensino e do Retorno ao Presencial”. O guia tem como objetivo apoiar as redes municipais no planejamento e na organização dos processos educativos nas escolas, para o momento de transição do ensino remoto para o presencial.

Pacto pela Aprendizagem - O Governo do Ceará lançou o Pacto pela Aprendizagem, que fortalece o regime de colaboração entre o Estado e os 184 municípios cearenses para recuperar a aprendizagem dos estudantes do Ensino Fundamental (1º o 9º ano) diante do contexto de pandemia da Covid-19. A estratégia, que será executada nos anos de 2021 e 2022, vai beneficiar 6.062 escolas municipais, 910.445 estudantes do 1º ao 9º ano do ensino fundamental e 97.849 professores.

O investimento total para o desenvolvimento das ações do Pacto é de R$ 130 milhões. Desse montante, R$ 50 milhões serão investidos pelo estado em tecnologia, plataformas de aprendizagem e material de apoio à recuperação de estudantes das escolas municipais. Outros R$ 80 milhões serão transferidos aos municípios para que sejam utilizados na reforma e na aquisição de equipamentos para as escolas; na compra de veículos de transporte escolar; no reforço da conectividade com equipamentos tecnológicos; na implementação de tempo integral na rede municipal e no apoio às atividades extracurriculares para atuar na recuperação das aprendizagens dos alunos.

 

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Ano letivo 2022 – Será iniciado em 14 de fevereiro, de forma 100% presencial. A recuperação das aprendizagens e o combate à evasão escolar são prioridades para a Secretaria de Educação do Distrito Federal. A rede pública faz uma busca ativa, por meio do contato com as famílias e, quando necessário, vai até a casa do aluno para dar o suporte necessário.

A Secretaria de Educação do DF seguirá as seguintes estratégias:

- Avaliação diagnóstica feita com alunos do 1º ano do ensino fundamental até a Educação de Jovens e Adultos (EJA). A partir desses resultados, serão desenvolvidas ações de acordo com as necessidades em cada região.
- Atividades de acolhimento de estudantes para intensificar os laços de afeto.

- Implementação de objetivos nas áreas de português e de matemática para recuperação de aprendizagens.

- Semana Pedagógica de cinco dias com capacitação dos professores.

Histórico do ano letivo 2021 – O ano letivo na rede pública começou dia 8 de março, de forma remota. As atividades presenciais foram retomadas em 2/8, com aulas dividas entre presenciais e remotas mediadas pelo(a) professor(a). Já o retorno 100% presencial nas escolas do Distrito Federal ocorreu em 3 de novembro.
Estratégias de ensino em 2021. 

Estratégias de ensino – O principal instrumento para as atividades remotas foi a plataforma Google Sala de Aula. Os estudantes com dificuldade de acesso à internet tiveram pacotes de dados para uso em qualquer dispositivo móvel pagos pela Secretaria. Estudantes que, por algum motivo, não tinham acesso, recebem material impresso.

 

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Ano letivo 2022 – Será iniciado em 3 de fevereiro, de forma 100% presencial.

Histórico do ano letivo 2021 - As aulas do ano letivo 2021 iniciaram dia 4 de fevereiro, no formato presencial/híbrido (com revezamento de alunos) ou remoto, seguindo as orientações do Mapa de Risco. Devido o avanço da pandemia, o Governo do Estado anunciou uma nova suspensão das aulas presenciais em todas as unidades de ensino no dia 18 de março, mas elas foram retomadas em 10 de maio.

Desde o dia 11 de outubro, todos os alunos das escolas públicas estaduais voltaram ao ensino 100% presencial, exceto os que tiverem laudo médico. A medida foi adotada, em acordo com a Ministério Público e em virtude do avanço da vacinação do estado e do número dos casos de Covid-19.

Estratégias de ensino -  As aulas na rede estadual foram retomadas em outubro, no formato híbrido. Os alunos que optarem pelo ensino remoto puderam acompanhar as aulas disponibilizadas no canal SeduES no youtube. Além disso, foram enviados dois projetos de lei à Assembleia Legislativa: um visando a concessão de ajuda de custo a professores, pedagogos e diretores efetivos no valor de R$ 5 mil para a aquisição de equipamento de informática (notebook, Chromebook ou tablet), e outro dispondo do “auxílio internet” no valor de R$ 50,00 mensais para cada professor – efetivo ou em designação temporária (DT).

Também foram anunciados o processo licitatório para a aquisição de notebooks destinados a profissionais da educação em designação temporária (DT) e da adesão à ata de registro de preço para compra de 60 mil Chromebooks, que serão destinados a estudantes da rede pública estadual. Esses equipamentos serão repassados em regime de comodato, devendo ser devolvidos após a conclusão dos estudos ou encerramento do vínculo. Além das ações voltadas à melhoria das condições de aprendizagem e da infraestrutura dos profissionais da educação, o Governo do Estado vai investir R$ 16 milhões na implantação do sistema de microgeração de energia elétrica a partir de fonte primária solar nas escolas da Rede Estadual. Cerca de 50 unidades devem inicialmente ser contempladas com a tecnologia, que garante uma maior sustentabilidade ambiental, bem como a economia de cerca de R$ 3 milhões por ano.

Avaliação diagnóstica - O estado realizou ainda em fevereiro de 2021, com o CAED, uma avaliação diagnóstica da aprendizagem dos estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental e da 3ª Série do Ensino Médio.

 

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Ano letivo 2022 –

O Estado de Goiás inicia o ano letivo de 2022 no dia 19 de janeiro, com as aulas 100% presenciais. A data marca a retomada do ensino presencial nas 1.012 escolas da rede estadual de Educação. 

Estratégias de ensino – De modo a combater a evasão escolar e reduzir as lacunas de aprendizagem ocasionadas pela pandemia de Covid-19, a rede pública estadual de Goiás manterá estratégias de ensino adotadas durante o regime híbrido de aulas. 

Dentre as estratégias está o uso do Portal NetEscola, uma plataforma de conteúdos didáticos do Governo de Goiás que disponibiliza videoaulas, materiais didáticos e atividades para professores e alunos. Para viabilizar o acesso ao portal, o Estado utiliza desde maio de 2021 um sistema de cobrança reversa para permitir que os usuários vinculados à rede estadual acessem os conteúdos de forma gratuita e possam complementar seus estudos. 

Um outro programa deve incentivar a permanência dos alunos na escola: o Bolsa Estudo. Criado pela Lei nº 21.162 em dezembro de 2021, o programa disponibilizará R$100 por mês letivo para cada um dos 218 mil estudantes matriculados nas três séries do Ensino Médio da rede estadual. O repasse será mensal e feito por meio de um cartão a todos que mantiverem frequência mínima de 75% e média escolar 6,0 em todas as disciplinas. 

Merenda escolar – O ano letivo começa com novidade também no âmbito da merenda escolar. O Governo de Goiás triplicou o valor investido na alimentação escolar, passando de R$ 45 milhões em 2021 para R$ 139 milhões em 2022. O reajuste refletirá diretamente nas escolas, que adotarão novos cardápios e diversificarão a oferta de alimentos. 

Materiais escolares – Ao longo de 2021, o Governo de Goiás investiu na aquisição de equipamentos e materiais escolares para os estudantes. Foram adquiridos 580 mil kits de materiais escolares para alunos dos Ensinos Fundamental e Médio da rede estadual de Educação e 60 mil computadores do tipo chromebook para uso dos matriculados na 3ª série do Ensino Médio.  Para 2022, a intenção é dar continuidade à distribuição dos itens.

Existe também a transmissão de aulas ao vivo tanto para o ensino médio, quanto para os alunos do fundamental 1 e 2 na TV aberta e em Rádio AM e FM. TV Brasil Central e Radio Brasil Central.

Histórico do ano letivo 2021 - 

A rede pública estadual iniciou o ano letivo em 25 de janeiro. Ao todo, 92% das 1.010 escolas estaduais retornaram as aulas no regime especial de aulas não presenciais (REANP), adotado desde o ano passado, ainda em março de 2020, no início da pandemia. Outras 8% das unidades escolares da rede estadual retomaram as aulas presenciais, no regime híbrido, com atividades desenvolvidas na escola e por meios remotos. 

As aulas foram iniciadas no dia 25/1 nas escolas com regime híbrido e no dia 21/1 naquelas com aulas não presenciais. Inicialmente, para as escolas com aulas presenciais, nas redes públicas e privada, foi determinado o limite máximo de 30% do número total de alunos considerando a capacidade de cada escola e sala de aula. Mas devido o avanço da pandemia com segunda onda da Covid-19, todas as escolas passaram a ter aulas remotas no primeiro semestre de 2021.

No segundo semestre os estudantes já começaram o período de estudos presenciais, primeiro com autorização para 50% dos estudantes e depois, já em outubro, a Saúde Estadual já autorizou 100% de ocupação nas salas de aula.

Estratégias de ensino – Para atender aos estudantes tem o portal de conteúdo NetEscola, com aulas e listas de atividades para todas as séries do Ensino Fundamental e Ensino Médio, esse portal é atualizado diariamente pelos produtores de material das áreas.

Os professores dos Centros de Educação em Período Integral elaboraram também um trabalho de tutoria para que os alunos não fiquem com dúvidas. Esse trabalho é realizado pelas redes sociais, com aplicativos de reuniões e por ligações telefônicas para conversar com os alunos. Além disso, elaboraram e entregaram blocos de atividades aos alunos.

Os alunos do ensino médio estão contando com o Goiás Bem do Enem: Vídeo aulas, maratona de resolução de questões do Enem, lista de exercícios, vídeo dicas enviados para os alunos toda semana.

Existe também a transmissão de aulas ao vivo tanto para o ensino médio, quanto para os alunos do fundamental 1 e 2 na TV aberta e em Rádio AM e FM. TV Brasil Central e Radio Brasil Central.

Avaliação diagnóstica – Foi realizada com o apoio do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (Caed) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).
 

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Ano letivo 2022 – Será iniciado em 14 de fevereiro, de forma 100% presencial.

Histórico do ano letivo 2021 - O ano letivo iniciou no mês de fevereiro, em todas as escolas, de forma remota.

Estratégias de ensino – A Rede Pública Estadual do Maranhão adotou diferentes canais de comunicação e plataformas digitais para alcançar estudantes das 19 Unidades Regionais de Educação do estado e garantir o acesso de todos às atividades escolares não presenciais. Além das aulas remotas que acontecem em todas os centros de ensino, são exibidas aulas de Ensino Médio, em TV aberta, pela TV Educação, canal 10.2; no rádio, pela Rádio Timbira, podcasts contendo aulas novas diariamente; na internet, criou a Plataforma Gonçalves Dias, um portal com videoaulas, apostilas e roteiros de estudo, baseados no currículo do Ensino Médio da Rede Estadual de Ensino, e que serve de suporte para o ensino e a aprendizagem de professores e alunos.

A SEDUC distribuiu aos estudantes e professores chips com pacote de dados e material impresso aos estudantes em localidades distantes, sem conectividade. A comunidade escolar também foi orientada para a identificação das estratégias mais adequadas para o alcance de todos os discentes (material impresso, roteiro de estudos, listas de atividades, sequências didáticas, estudos dirigidos, projetos didáticos, videoaulas, audioaulas, videoconferências, programas de televisão e rádio, plataformas virtuais de ensino aprendizagem, entre outros).

Avaliação diagnóstica – O Estado do Maranhão realizou uma avaliação diagnóstica da aprendizagem dos estudantes de todas as escolas em tempo parcial com a parceria do CAED, e realizou, posteriormente com estudantes da rede de ensino em tempo integral.

 

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Ano letivo 2022 – Será iniciado em 7 de fevereiro, de forma 100% presencial.

Histórico do ano letivo 2021 - As aulas do ano letivo da rede estadual de ensino em Mato Grosso começaram no dia 8 de fevereiro, de forma não presencial (on line ou por meio de apostilas). Já as aulas 100% presenciais foram retomadas no dia 18 de setembro.

Estratégias de ensino - O Governo do Estado firmou parceria para ofertar a plataforma Google for Education, que permite maior interação entre alunos e professores. Para os alunos sem acesso à internet, foram entregues apostilas e houve plantão pedagógico nas escolas para tirar dúvidas.

 

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Ano letivo 2022 – Será iniciado em 3 de março, de forma 100% presencial.

Histórico do ano letivo 2021 - O início das atividades em 2021 ocorreu com a jornada pedagógica (de forma virtual) para os profissionais da Rede Estadual de Ensino (REE), realizado durante o mês de fevereiro. Em agosto, houve o retorno das atividades presenciais com alternância, respeitando os percentuais de limitação na ocupação das salas de acordo com as cores das bandeiras de cada município. O retorno 100% presencial se deu a partir do dia 4 de outubro para todas as 347 unidades escolares da Rede Estadual de Ensino (REE).

Estratégias de ensino – Em 2020 e 2021, a secretaria trabalhou com a plataforma Protagonismo Digital para execução de aulas remotas durante período de suspensão das atividades presenciais, bem como aplicativos de parceiros para a realização das aulas síncronas e assíncronas.

Assim como ocorrido em 2020, neste ano de 2021 os alunos sem acesso à internet receberam o material de estudos impresso em casa ou puderam retirar na própria escola.

Avaliação diagnóstica – O estado fez uma avaliação diagnóstica da aprendizagem dos estudantes. Além disso, foi iniciado um trabalho de orientação das unidades escolares para colocar em prática o Plano de Recomposição da Aprendizagem, com um trabalho voltado para o diagnóstico e das principais dificuldades encontradas e para a tomada de ações que possam apoiar os mais de 205 mil alunos matriculados na REE.

 

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Ano letivo 2022 – Será iniciado em 7 de fevereiro, de forma 100% presencial.

Histórico do ano letivo 2021 - Na rede pública estadual de ensino de Minas Gerais, o ano letivo de 2021 teve início no dia 8 de março, de forma remota. No dia 21 de junho, as atividades pedagógicas presenciais começaram a ser retomadas nas escolas estaduais. Com a melhora dos indicadores sanitários verificados pelo Comitê Extraordinário da Covid-19, atualmente, todos os anos de escolaridade e todas as modalidades ofertadas na rede já tem autorização de retorno pelo plano Minas Consciente e já voltaram às atividades, exceto em municípios que possuem algum decreto municipal impeditivo.

A partir do dia 3 de novembro, a participação dos estudantes nas atividades presenciais se tornou obrigatória. Os estudantes devem frequentar a escola todos os dias letivos, conforme calendário escolar, e permanecem vigentes as recomendações sanitárias de uso correto de máscaras cobrindo boca e nariz por todos, lavagem de mãos, etiqueta respiratória e a limpeza e manutenção frequente das instalações, bem como o rastreamento de contato com pessoas infectadas por covid-19 em combinação com isolamento e quarentena.

O retorno não é obrigatório apenas para os alunos que possuem comorbidades, com orientação médica, que permanecem com o atendimento remoto. Além disso, nos municípios em que ainda há decretos publicados que proíbem a abertura das escolas, o ensino não presencial segue sendo ofertado aos alunos para a garantia do processo de aprendizagem.

As escolas estaduais passaram por um checklist criterioso, validado pelo diretor da escola e pelo inspetor escolar, para aplicação dos protocolos sanitários, com adequações no ambiente e disponibilização dos equipamentos de proteção e produtos de higiene e limpeza

Estratégias de ensino – Os estudantes da rede estadual de ensino recebem os Planos de Estudos Tutorados (PETs), têm a sua disposição as teleaulas do programa Se Liga na Educação, que são transmitidas pela Rede Minas de Televisão, e acessam o aplicativo Conexão Escola, com a plataforma Google, com navegação patrocinada pelo Estado. Os PETs seguem sendo trabalhados nas aulas presenciais.

Avaliação Diagnóstica – A SEE/MG realizou, em outubro de 2020, a aplicação da primeira Avaliação Diagnóstica para identificar as dificuldades de aprendizagem que precisavam ser superadas pelos alunos durante as atividades escolares não presenciais. Já em 2021, logo no início no ano letivo, foi realizada uma segunda Avaliação Diagnóstica com os estudantes da rede. A avaliação ficou disponível pelo aplicativo Conexão Escola 2.0 ou aplicada de forma impressa para os que não têm acesso à internet.

A partir dos resultados, cada estudante recebeu um Plano Individual de Estudos que apresentou indicações de materiais de revisão ou aprofundamento dos conteúdos abordados. Além disso, foi elaborado um plano de reforço escolar para 2021, que está auxiliando os estudantes na consolidação dos conteúdos. Também estão sendo formatadas capacitações para que os professores estejam ainda mais preparados para trabalhar as habilidades com os alunos.

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Ano letivo 2022 – Será iniciado em 8 de março, de forma 100% presencial, podendo sofrer alteração de acordo com o cenário pandêmico.

Histórico do ano letivo 2021 - Iniciou no dia 3 de fevereiro, com aulas e atividades não presenciais. A partir do dia 2 de agosto, a Seduc retomou as aulas presenciais no formato híbrido, com 25% do número dos alunos em cada turma, primeiramente, apenas as séries e ano das terminalidades retornaram e o calendário seguirá avançando em consonância com o cenário epidemiológico no Estado.

O retorno 100% das aulas presenciais aconteceu no dia 1º de outubro, exceto para os alunos que estudam em unidades em que o prédio encontra-se em reforma e estudantes que comprovem casos excepcionais. Nestes casos, as atividades seguem de forma remota. A Seduc PA reitera que todas a unidades em funcionamento cumprem os protocolos de segurança estabelecidos para o combate à covid-19.

Estratégias de ensino – Para garantir o processo de ensino e aprendizagem dos alunos da rede pública estadual, seja de maneira digital ou presencial, durante o período de pandemia, a secretaria disponibilizou conteúdos e atividades não presenciais através de videoaulas pela TV Cultura do Pará, áudios educativos por meio do Seducast, conteúdos de aprendizagens pelo Para Casa e a plataforma educacional Enem Pará que disponibiliza conteúdos voltados para os alunos concluintes do ensino médio que irão fazer a prova do Exame. Além disso, a secretaria criou o Polo Metropolitano Pré-Enem, com o objetivo de garantir o conhecimento necessário e a competitividade aos alunos da rede pública estadual no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Além dos conteúdos de aprendizagem disponibilizados através das plataformas digitais, a Seduc PA também forneceu materiais pedagógicos de maneira impressa aos estudantes, por meio dos cadernos de atividades estruturantes e compêndios, além do uso do livro didático como suporte no processo de aprendizagem. Esses materiais foram elaborados por professores de todas as áreas do conhecimento e distribuídos nas unidades de ensino, dessa forma, garantindo materiais de estudos aos alunos que não possuem acesso à internet.

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Ano letivo 2022 – O início está previsto para 7 de fevereiro.

As aulas começarão em modalidade híbrida, a partir das diretrizes de segurança sanitária estabelecidas pelo Plano de Educação para Todos em Tempos de Pandemia (PET-PB). A carga horária de ensino presencial e ensino remoto será distribuída de forma progressiva, de acordo com a situação da pandemia no Estado. Inicialmente, 50% das atividades será em modalidade presencial e 50% em modalidade remota, respeitando a capacidade máxima de 50% de ocupação das salas de aula. Os pais dos estudantes podem optar por manter os filhos acompanhando as aulas apenas na modalidade remota. Os estudantes que optarem por essa possibilidade terão acesso a 100% da carga horária de ensino em modalidade remota.

Histórico do ano letivo 2021 - Em 23 de setembro de 2021, as atividades foram retomadas de forma híbrida e progressiva, com 70% de aulas remotas e 30% presenciais. O retorno progressivo foi dividido em três partes: a primeira foi com os estudantes da Educação Infantil e do 1º ao 5º ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental; após 15 dias, retornaram os estudantes dos Anos Finais; e no último dia 21 de outubro, foi a vez dos estudantes do Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos.

As turmas estão sendo organizadas respeitando os protocolos sanitários e o distanciamento social, com capacidade máxima de 50% dos estudantes em cada sala de aula, um grupo acompanhando presencialmente e outro com atividades remotas. São dois dias de aulas presenciais, com três horas diárias e três dias de aulas remotas.

As escolas estão preparadas e seguindo os protocolos de segurança para a prevenção da Covid-19. Na entrada há a aferição de temperatura dos estudantes e a higienização com álcool em gel. Os estudantes devem estar com máscara e os espaços físicos foram readequados para garantir o distanciamento mínimo de 1,5 metros.

A partir de 25 de outubro de 2021 está sendo realizado inquérito sorológico pelo Projeto de Pesquisa “Continuar cuidando – Observatório da Covid-19”, uma ação da Secretaria de Estado da Saúde em parceria com a Universidade Estadual da Paraíba e Secretaria de Estado da Educação da Ciência e Tecnologia para a realização de teste de Covid-19 dentro das escolas públicas e privadas. As ações do Projeto tiveram início no último dia 18, com visitas e preparação de escolas públicas e privadas.  

Estratégias de ensino - Plataforma Paraíba Educa, Google Sala de Aula, Aplicativo Paraíba Educa (com dados móveis patrocinados), TV Paraíba Educa, entrega de materiais impressos, programa de preparação para o Enem na Rádio Tabajara AM, entre outras, além da distribuição de cestas básicas com itens da merenda escolar.

 

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Ano letivo 2022 – Será iniciado em 7 de fevereiro, de forma 100% presencial.

Histórico do ano letivo 2021 - Começou no dia 18 de fevereiro, no ensino remoto, por meio da plataforma digital Aula Paraná, das videoaulas exibidas na TV aberta e no YouTube, além dos kits pedagógicos impressos. Desde o dia 10 de maio foi iniciada a retomada gradual das aulas presenciais no modelo híbrido (parte dos alunos vai para as aulas em suas respectivas escolas e outra parte acompanha aulas remotas, assistindo ao vivo e também fazendo uso das demais ferramentas de ensino em vigor).

A partir da última semana de setembro, todos os colégios da rede estadual passaram a ter ensino totalmente presencial, reservando o ensino remoto apenas para os estudantes com comorbidades.

Estratégias de ensino – A fim de garantir o processo de aprendizagem dos alunos da rede pública estadual, seja de maneira remota ou presencial, durante o período de pandemia de Covid-19, adotou-se o “Aula Paraná” como estratégia de ensino. A ferramenta inclui acesso via site e aplicativo às aulas transmitidas via YouTube e TV aberta, além de disponibilizar conteúdos pelo Google Classroom e transmissão de aulas ao vivo pelo Google Meet. Para os alunos que não possuem acesso a equipamentos eletrônicos ou à internet, kits pedagógicos impressos têm sido disponibilizados semanalmente ou quinzenalmente, dependendo da instituição.

Atualmente, os todos os alunos estão em ensino presencial, exceto pelos estudantes com comorbidades, que assistem às aulas via Google Meet.

Avaliação diagnóstica – No início do ano letivo, foram feitas atividades diagnósticas para identificar as necessidades em cada nível de ensino. Essa avaliação serviu de base para a preparação de material para este ano letivo, considerando tudo aquilo que precisa ser reforçado. Outras atividades diagnósticas foram aplicadas ao longo do ano, incluindo as Atividades Paraná e a Prova Paraná.

 

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Ano letivo 2022 – Será iniciado em 3 de fevereiro com aulas 100% presencial. 

Desde novembro de 2021, o Governo do Estado de Pernambuco deu início a um novo Protocolo Setorial de Enfrentamento à Covid-19 nas escolas. Com isso, foi retirada a exigência do distanciamento mínimo de 1,0 (um) metro entre carteiras escolares e as salas de aula puderam retornar ao padrão usual, pondo fim ao o rodízio de estudantes.  A rede estadual de ensino mantém as aulas remotas por meio do canal do EducaPE e segue avaliando o cenário epidemiológico junto com a Secretaria de Saúde de Pernambuco.

Histórico do ano letivo 2021 - Em Pernambuco, a retomada das aulas presenciais nas Escolas da Rede Particular seguiu o seguinte calendário:

  • A partir de 5 de abril de 2021 para Educação Infantil e Ensino Fundamental - Anos Iniciais;
  • A partir de 12 de abril de 2021 para o Ensino Fundamental - Anos Finais e Ensino Médio.

Já nas escolas estaduais, a retomada das aulas presenciais, de forma híbrida, foram autorizadas conforme o cronograma a seguir:

  • A partir de 19 de abril de 2021 para o 3º ano do Ensino Médio, Educação Infantil e Fundamental Anos Iniciais;
  • A partir de 26 de abril de 2021 para o 2º ano do Ensino Médio e Fundamental Anos Finais (9º e 8º Anos);
  • A partir de 3 de maio de 2021 para o 1º ano do Ensino Médio e Fundamental Anos Finais (7º e 6º Anos).

 
O calendário também autorizou as escolas das Redes Municipais de Ensino a retornarem de forma presencial, a partir do dia 26 de abril de 2021. Neste caso, o retorno foi definido por cada município, observando suas especificidades.
 
A retomada das atividades pedagógicas, de forma presencial, do ensino superior e as demais atividades pedagógicas que não foram mencionadas nos dispositivos anteriores, foram autorizadas a partir do dia 5 de abril de 2021.

Estratégias de ensino - Em 2020, a secretaria criou a plataforma Educa-PE, uma iniciativa pedagógica para transmissão ao vivo de aulas durante o período de isolamento. O conteúdo é transmitido de segunda a sexta-feira pelo YouTube (Educa-PE) e na emissoras TV Pernambuco, TV Universitária, TV Nova Nordeste e TV Alepe, das 13h às 17h, para o Ensino Médio. Para os estudantes dos Anos Finais do Ensino Fundamental, as aulas são disponibilizadas diariamente pela manhã no serviço de streaming. A ação é realizada em parceria com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação e a Empresa Pernambuco de Comunicação (EPC). Além disso, os gestores escolares tem autonomia para organizar a distribuição do material didático aos alunos.

Avaliação diagnóstica - Pernambuco vai realizar em abril uma avaliação diagnóstica com todos os estudantes do Ensino Fundamental e Médio da rede estadual, relativa a todos componentes curriculares. Essa avaliação possibilitará o planejamento do professor a partir da realidade das aprendizagens dos alunos. A Secretaria de Educação de Pernambuco também estará trabalhando com ensino híbrido e com estratégias de fortalecimento escolar envolvendo aulas complementares, projetos e outras atividades que contribuam para aprendizagem dos estudantes. Além disso, o Portal Educa PE (plataforma virtual criada para oferecer o ensino remoto) continuará com diversos conteúdos sintonizados com as necessidades dos estudantes. Tanto a avaliação diagnóstica quanto o Educa PE poderão ser acessados por meio do Aplicativo Conecta Aí, que oferece pacote de dados gratuitos para os estudantes.

 

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Ano letivo 2022 – Será iniciado em 7 de fevereiro. Forma dependerá dos indicadores epidemiológicos.

Histórico do ano letivo 2021 - Em 2021 as aulas começaram em 1º de fevereiro, de forma remota. Desde o dia 09 de agosto, os estudantes do 9° ano do Ensino Fundamental, 3ª série do Ensino Médio e VII Etapa da EJA, nas suas respectivas etapas e modalidades, estão retornando às salas de aula com o monitoramento da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), com vistas a garantir a segurança da comunidade escolar.

Em outubro foi decretado o retorno 100% presencial das aulas e no momento ja retornaram ao ambiente escolar mais de 200 mil estudantes de todas as etapas e modalidades de ensino. Com a nova medida, as unidades de ensino da rede estadual organizaram suas atividades pedagógicas com cinco dias de atividades presenciais para a 3ª série do Ensino Médio e 9º ano do Ensino Fundamental e para as demais séries do Ensino Médio e Ensino Fundamental serão quatro dias de aulas presenciais e um com abordagem remota.

Estratégias de ensino – Entre as plataformas utilizadas, os alunos têm acesso a transmissões via Canal Educação, TV Antares, Google meet, zoom, Whatsapp, além disso, as escolas estão produzindo material impresso. As escolas também tiveram total autonomia para planejar e implementar novas estratégias de acordo com suas especificidades. A distribuição de 180 mil chips com internet para os estudantes da rede é uma das novas ações que auxiliam nas aulas remotas. A Seduc Piauí entregou os primeiros 10 mil tablets para estudantes que estão concluindo o Ensino Médio. Dos 10 mil tablets, 1.870 serão destinados aos alunos monitores e cada escola deverá selecionar dois estudantes de cada turma.

Avaliação – A rede também tem um plano de reforço: JUNTOS PARA AVANÇAR. De fevereiro a abril os estudantes revisaram o conteúdo da série que cursaram em 2020. Em maio fizeram uma avaliação diagnóstica e os alunos aptos seguirão apenas com o currículo da série que estão matriculados em 2021. Aqueles que apresentaram deficiência também avançam, mas farão reforço no contraturno. Neste mês de agosto, estão sendo aplicadas as provas do Sistema de Avaliação do Estado do Piauí (Saepi).

Alimentação escolar – a SEDUC-PI adotou a política de entrega de kits alimentação no valor de R$ 25,00 que atendem todos os estudantes da rede, conforme autorização expressa da legislação do FNDE. O kit alimentar é planejado pelo nutricionista que acompanha cada escola com itens básicos (que pode ser: arroz, feijão, macarrão, leite, biscoito e produtos da agricultura familiar). A entrega é organizada pela escola, que faz um chamamento dos pais organizando a entrega de modo a garantir o distanciamento social e as medidas de segurança sanitária para evitar a disseminação do Covid-19. Com o retorno das aulas presenciais, a merenda passou a ser realizada no ambiente escolar.

 

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Ano letivo 2022 – Aguardando informações

Histórico do ano letivo 2021 - O ano letivo de 2021, na rede estadual de ensino do Rio de Janeiro, começou no dia 8 de fevereiro com a realização de avaliação diagnóstica, orientações e entrega de plano de estudo.

A partir de 1º de março, as aulas tiveram início com a adoção de dois modelos de ensino de acordo com as recomendações do Comitê Científico e das autoridades de saúde: híbrido (remoto e presencial, com turmas em sala de aula em dias alternados) ou somente remoto pelo aplicativo ‘Applique-se’, pelo Google Classroom ou por meio de material impresso.

A oferta do modelo híbrido, com aulas presenciais, acompanhou a situação de cada município e dependeu das bandeiras de classificação de risco da Secretaria de Estado de Saúde. Pais e responsáveis puderam optar pelo ensino exclusivamente remoto.

No que se refere aos protocolos sanitários, foram tomadas medidas quanto à segurança dos estudantes e servidores, definidas na Resolução SEEDUC Nº 5873 de 01 de outubro de 2020. O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Educação, destinou verba para a compra dos materiais de proteção e higienização, como máscaras, álcool em gel 70%, tapetes sanitizantes e preparação dos espaços para garantir o distanciamento social nas 1,2 mil escolas estaduais.

No segundo semestre de 2021, as aulas tiveram início em 26 de julho, também no modelo híbrido (remoto e presencial), com turmas em sala de aula em dias alternados. A oferta de atividades presenciais segue condicionada às orientações da Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ) e, também, às determinações dos decretos municipais.

No dia 25 de outubro, as escolas da rede voltaram a oferecer o ensino 100% presencial, observados todos os protocolos sanitários definidos pela Secretaria Estadual de Saúde. O ensino remoto continua disponível apenas para alunos com comorbidade comprovada.

Estratégias de ensino – Inicialmente, a rede trabalhou os anos de 2020 e 2021 como um “continuum escolar”, de maneira que os conteúdos de 2020 fossem oferecidos nesse ano letivo conforme recomendação do Conselho Nacional de Educação (CNE). A partir de maio, foi iniciado um trabalho com os conteúdos referentes à série ou ano de escolaridade do aluno.

Para a oferta do ensino remoto, além do material didático impresso produzido pelos professores da rede, os alunos tiveram acesso ilimitado aos conteúdos oferecidos pela internet por meio do Google Classroom e também pelo aplicativo Applique-se, que já tem mais de 50 milhões de acessos desde que foi lançado. Dentro do app, o estudante pode navegar 24h, nos sete dias da semana, sem utilizar seu pacote de dados. São mais de 6,5 mil materiais pedagógicos, entre videoaulas, podcasts e orientações de estudo.

Para o segundo semestre de 2021, a Seeduc lançou a metodologia “storytelling” para o Applique-se. A proposta, inovadora na rede, oferece conteúdos pedagógicos com uma narrativa diferenciada nos componentes curriculares Língua Portuguesa e Matemática. Os alunos vão poder aprender os conceitos básicos dos componentes curriculares por meio de contação de histórias, de gameficação e de jogos interativos em complemento ao material escrito e aos podcasts. Os alunos também podem acompanhar o conteúdo por meio de material impresso disponibilizado pelas unidades escolares, além da utilização do livro didático.

 

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Ano letivo 2022 – Será iniciado em 7 de fevereiro, de forma 100% presencial.

Histórico do ano letivo 2021 - O Estado permitiu o retorno presencial com 100% da capacidade no dia 4 de outubro de 2021, iniciando esse processo em 19 de julho com o retorno presencial dos professores e no dia 26 de julho com o retorno de 30% dos estudantes.

Os protocolos para esse momento foram definidos pela Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer do RN (SEEC) com a assessoria técnica do Comitê de Especialistas organizado pela Secretaria de Estado da Saúde Pública.

A retomada representa um investimento direto na adesão dos protocolos de segurança sanitária de R$ 12 milhões, sendo R$ 8 milhões de recursos estaduais e 4 milhões de reais do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação.

Merenda Escolar - Ao final de 2021, a SEEC terá distribuído, aos lares dos estudantes espalhados por 16 diretorias regionais de ensino, mais de 1,1 milhão de kits da merenda escolar, representando mais de 11 milhões de kgs de alimentos, sendo 30% da agricultura familiar, beneficiando diversas cadeias produtivas. O Governo do Estado é responsável por toda a logística de compra, entrega e fiscalização. Para que tudo ocorra de maneira a atender os estudantes, o diálogo começa entre a SEEC e a União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (UNICAFES) e a Organização das Cooperativas do Estado do Rio Grande do Norte (OCERN) e segue com os órgãos de controle, como o Conselho de Alimentação Escolar, o Ministério Público e Defensoria Pública. Por ser uma compra de grandes proporções, feita de maneira regionalizada, é necessário que todos os itens que compõe os kits atendam às necessidades nutricionais estabelecidas pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Feijão, arroz, macarrão, açúcar, flocão de milho são alguns dos alimentos que compõem as cestas, que têm cerca de 10 kg e um preço médio de R$ 70.

Atividades não presenciais - A secretaria disponibilizou para toda a rede a Escola Digital, ambiente virtual de aprendizagem do Sistema Integrado de Gestão da Educação (SIGEduc), onde o professor pode postar conteúdo para os alunos e realizar webconferências. A secretaria também firmou parceria com a Google for Education para disponibilizar acesso gratuito às plataformas e recursos da empresa.

Aulas na TV - de segunda a sexta-feira, os estudantes da rede estadual contam com 11 horas de programação diária, sendo 4 horas pela manhã para o ensino fundamental, 4 horas pela tarde para o ensino médio e 3 horas à noite para a Educação de Jovens e Adultos. Trata-se do programa Educa RN.

As aulas gravadas são selecionadas, por meio de curadoria da SEEC, de um acervo audiovisual disponibilizado para a SEEC por meio de uma parceria do Estado com o projeto Vamos Aprender, que foi desenvolvido pela União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e o Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed), com apoio da Fundação Lemann, Fundação Roberto Marinho, do CIEB (Centro de Inovação para a Educação Brasileira) e da Unesco.

 

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Ano letivo 2022 – O ano letivo de 2022 na Rede Estadual de Ensino do Rio Grande do Sul começa no dia 21 de fevereiro de forma presencial e se encerra no dia 16 de dezembro. O recesso escolar ocorre entre os dias 25 e 31 de julho e o início do segundo semestre está marcado para o dia 1º de agosto. Já de 14 a 18 de fevereiro será realizada a Jornada Pedagógica, atividade que trará orientações para as equipes das escolas.

O ano letivo de 2022 será dividido em 4 bimestres. Este formato permitirá que o planejamento e as intervenções pedagógicas tenham um melhor acompanhamento e, consequentemente, maior efetividade. A carga horária mínima necessária para cumprimento do ano letivo e da matriz curricular específica de cada etapa e respectivas modalidades de ensino será de:
800 horas para o Ensino Fundamental - Anos Iniciais;
833 horas no Ensino Fundamental - Anos Finais;
1000 horas no Ensino Médio Diurno e Noturno;
1400 horas para as Escolas em Tempo Integral;
400 horas nas Modalidades Semestrais de Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Curso Normal Aproveitamento de Estudos.

Histórico do ano letivo 2021 - No Rio Grande do Sul, em 2021, as aulas foram realizadas no modelo híbrido de ensino. O calendário letivo teve início no dia 8 de março apenas no modelo remoto, por meio da plataforma Google Sala de Aula, e a partir do dia 3 de maio as aulas também ocorreram no formato presencial.

O retorno das aulas presenciais no segundo semestre ocorreu de forma gradual e escalonada, permitindo a volta dos estudantes ao ambiente escolar sem o risco de aglomeração.

Avançar na Educação – Com o objetivo de melhorar a infraestrutura física e tecnológica das escolas, assegurar a recuperação da aprendizagem pós-pandemia, qualificar o ensino público gaúcho de forma mais inclusiva e equitativa e capacitar os profissionais envolvidos, o Governo do Estado lançou o Avançar na Educação. O projeto contempla um plano de investimentos de R$ 1,2 bilhão na educação estadual até 2022, entre obras, tecnologia, capacitação e programas para melhorar a aprendizagem. É o maior investimento na educação estadual gaúcha dos últimos 15 anos.

Outra novidade do Avançar é o Agiliza Educação, projeto que prevê o repasse extraordinário de R$ 228 milhões para a autonomia financeira das escolas de educação básica e profissional. Com o dinheiro em caixa, as próprias equipes diretivas das escolas poderão conduzir pequenos reparos, como troca de telhas, manutenção de rede elétrica, além de pequenas reformas em prédios.
Além disso, o programa Avançar na Educação envolve a criação das 56 chamadas “escola padrão” da rede estadual. Essas instituições receberão uma reformulação de seus espaços, adquirindo internet de alta velocidade e conectividade, salas de leitura e recursos, acessibilidade, e a padronização de espaços de convivência, como áreas esportivas, refeitórios, salas de professores, cozinha etc.

Estratégias de Ensino – Desde o início da pandemia, o Governo do Estado atua para oferecer diversas possibilidades para que alunos e professores mantenham o contato pedagógico. Entre elas estão: a Internet patrocinada, que disponibiliza o acesso para estudantes e professores da Rede Estadual por meio do aplicativo Escola RS; a distribuição de 90 mil Chromebooks  para alunos e 50 mil para docentes regentes de classe e coordenadores pedagógicos das 2,3 mil escolas da Rede Estadual; o Letramento Digital, que ofereceu capacitação aos docentes para as Aulas Remotas; a 1ª e 2ª edição do Pré-Enem Seduc, que ofereceu aos estudantes da Rede e comunidade gaúcha aulas preparatórias para o ENEM por meio da TVE-RS e canal TV Seduc RS; e as plataformas de leitura Elefante Letrado e Árvore de Livros, que estão à disposição dos estudantes e professores com acervos de milhares de livros.

Avaliação diagnóstica – Para aferir o aprendizado dos estudantes no ano de 2020, bem como avaliar as principais competências pedagógicas que precisavam ser reforçadas para 2021 e 2022, a Secretaria Estadual da Educação (Seduc) lançou a avaliação diagnóstica “Avaliar é Tri RS”.

Com amplo engajamento da comunidade escolar e a participação de mais de 500 mil estudantes, a aplicação, que foi feita de forma impressa ou digital, ocorreu em todas as escolas da Rede Estadual entre os dias 24 de maio e 16 de junho de 2021.

Foram avaliados os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática.

Avaliação Amostral - Entre os dias 23 e 27 de agosto de 2021 os estudantes, do 5º e 9º ano do Ensino Fundamental e do 3º ano do Ensino Médio, realizaram a Avaliação Amostral da Rede Estadual de Educação. As provas foram nominais e realizadas exclusivamente no formato presencial em 500 escolas gaúchas. 

A ação teve o intuito de fazer uma análise detalhada das perdas pedagógicas ocasionadas pela pandemia e traçar um cenário que servirá como base para a construção de política públicas na educação para os próximos anos. 

Para avaliar, foram aplicadas 22 questões de Língua Portuguesa e 22 de Matemática para o 5º ano do Ensino Fundamental, e 26 questões de Língua Portuguesa e 26 de Matemática para o 9º ano do Ensino Fundamental e 3º ano do Ensino Médio.

Aprende Mais – A partir da realização do Avaliar é Tri RS e dos dados gerados pelos resultados, a Seduc lançou o Programa de Recuperação e Aceleração da Aprendizagem (Aprende Mais). Entre os meses de agosto e dezembro de 2021 foram realizadas lives de formação, por meio do canal do YouTube TV Seduc RS, para os professores de Língua Portuguesa e Matemática da Rede Estadual.

Além disso, os educadores foram orientados sobre como trabalhar com os resultados da avaliação diagnóstica de modo a potencializar a recuperação das fragilidades identificadas nos estudantes.  

Para agilizar este processo, desde o dia 23 de agosto de 2021, a carga horária de Matemática foi ampliada em 3 horas semanais e a de Língua Portuguesa em 2 horas semanais. 

A formação é organizada por ciclos formativos. Foram realizados quatro ciclos até dezembro e cada ciclo contou com duas lives (síncronas) quinzenais e um período assíncrono no Portal Educação (portal.educacao.rs.gov.br). Todo o material do ciclo (lives, material fornecido pelos formadores e cadernos do Aprende mais do professor e do estudante) estão disponíveis na formação no portal.
 

 

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Ano letivo 2022 – Será iniciado em 9 de fevereiro, de forma 100% presencial.

Estratégias de ensino - Estão sendo ofertadas aulas remotas por meio da plataforma digital Google Classroom. As aulas são planejadas e ministradas pelos professores da rede estadual que atuam na Mediação Tecnológica, disponibilizadas por meio da plataforma “Google classroom”. Os professores elaboraram cronogramas contendo os temas das aulas e links de acesso, onde o aluno é direcionado para assistir as vídeo-aulas no canal da Mediação Tecnológica no YouTube.

Os estudantes dos 3° anos também contam com aulas do Revisa Enem. O endereço para acesso é o agoravaienem.seduc.ro.gov.br/admin/login. Basta clicar no botão cadastrar e informar o e-mail, para o qual será encaminhado uma mensagem de confirmação com um código de acesso à plataforma.

 

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Ano letivo 2022 – Será iniciado em 7 de fevereiro, de forma 100% presencial.

Histórico do ano letivo 2021 - No dia 3 de novembro, o Governo de Roraima retornou com as aulas presenciais obrigatórias para o 9° ano do Ensino Fundamental, EJA (2° segmento) e Turmas de Correção de Fluxo (8°/9° ano), conforme Portaria Normativa N° 5/SEED/GAB de 1 de novembro de 2021.
Para o Ensino Médio, que já havia retornado em setembro, também se tornou obrigatória as aulas presenciais. Os estudantes que possuem comorbidades devem apresentar laudo médio e continuam no ensino remoto assim, como as demais séries.

Estratégias de ensino - A secretaria organizou o ‘Planos de Implementação para Atividades Não Presenciais’. Foi elaborado um plano para a rede pública de ensino em geral, outro específico para a Educação Especial e outro para Formação de professores. Todos os documentos estão disponíveis para consulta no Blog da Seed, no endereço eletrônico www.seedrrblog.wixsite.com/seed.
 
Para os estudantes que possuem acesso à internet, os conteúdos estão sendo repassados de forma on line, por meio de redes sociais como Whatsapp, aplicativos como Google Classroom, Google Sala de Aula, Google Meet, Youtube, entre outras ferramentas digitais.
 
A secretaria conta com um grupo de especialistas em tecnologia da informação no assessoramento direto aos professores e alunos, com a oferta de minicursos e informativos.
 
Para os que não possuem acesso à internet, os conteúdos estão chegando em material impresso, produzido pelos professores e estão sendo entregues aos pais nas escolas, que estão funcionando em regime de escala de plantão e rodízio de funcionários, obedecendo protocolos de segurança.
 
No interior e nas comunidades indígenas, o material de estudo está sendo distribuído por meio do transporte escolar.  Os seis centros de ensino regionais indígenas tiveram reforço nos equipamentos, recebendo impressoras e papel para auxiliar o trabalho dos professores indígenas.
 
Vale destacar que os professores das Salas de Recursos Multifuncionais e centros especializados estão produzindo material para os estudantes público alvo da Educação Especial, seguindo as diretrizes do Plano de Implementação da Educação Especial.
 
A secretaria também iniciou o Programa de entrevista ‘Dialogando com o Psicossocial’, que é apresentado três vezes por semana na Rádio Roraima. As psicólogas da Divisão de Desenvolvimento Psicossocial da Seed abordam temas importantes neste período de aulas não presenciais e pandemia do Coronavírus, como isolamento social, relações familiares, violência doméstica, saúde emocional, entre outros, sempre com uma abordagem construtiva, levando informação aos ouvintes e palavras de incentivo para enfrentar o período da pandemia.
 
Na Rádio RR. professores de várias disciplinas dão dicas de estudo e conteúdos educacionais. O programa ‘Ondas do Saber’ vai ao ar todos os dias às 10h e as 16h, com reprises aos finais de semana. Éum complemento à continuação da aprendizagem escolar, levando conteúdo e informação aos estudantes da rede, especialmente os que residem no interior do estado e comunidades indígenas.

 

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Ano letivo 2022 – Será iniciado em 7 de fevereiro, de forma 100% presencial.

Histórico do ano letivo 2021 - A rede estadual de Santa Catarina iniciou as atividades no dia 18 de fevereiro de 2021, com três modelos adotados pelas unidades escolares: 100% presencial, misto e 100% remoto. Estes sistemas foram pensados para que a volta às aulas pudesse ser feita de forma segura, adaptando-se à estrutura de cada escola.

Com a melhora dos índices epidemiológicos, todos os alunos da rede estadual de Santa Catarina retornaram para a escola presencialmente, com exceção dos estudantes pertencentes ao grupo de risco da Covid-19.

Estratégias de ensino – Para alunos com acesso à internet, foi mantido o uso da plataforma Google Sala de Aula para o envio de atividades e interações entre a turma e o professor. Já para os estudantes com acesso restrito ou sem acesso à internet, a secretaria segue com a entrega de materiais impressos nas escolas de origem do estudante para os pais e responsáveis. No dia 16 de agosto, teve estreia o Educa SC, projeto que institui dois canais em TV aberta com aulas de reforço e complemento pedagógico durante o dia todo.

 

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Ano letivo 2022 – Será iniciado em 2 de fevereiro. 

O retorno presencial das aulas da rede estadual de São Paulo é obrigatório desde novembro de 2021, embasado na recuperação pedagógica dos estudantes e com o aval das autoridades sanitárias. As aulas presenciais seguem todos os protocolos de segurança, como uso de álcool em gel e máscaras, aferição de temperatura e higienização constante dos ambientes e mãos, identificação e afastamento dos casos e seus contactantes, conforme orientação da Comissão Médica da Educação, ratificada pelo Comitê Científico de Saúde do Estado. A Educação é considerada serviço essencial em São Paulo, sendo o primeiro estado do Brasil a iniciar a vacinação de profissionais da Educação como prioridade contra a Covid-19, em 10 de abril de 2021. 

A Secretaria reforça o apoio irrestrito à vacinação e incentiva que todos os estudantes elegíveis sejam imunizados. A comprovação de vacinação de alunos é recomendável, mas não compulsória, como já acontece com a apresentação da carteira de vacinação geral no ato da matrícula ou durante o ano letivo. O Governo de SP aguarda o envio de doses pelo Governo Federal para iniciar a imunização das crianças de 5 a 11 anos.

Histórico do ano letivo 2021 - Na rede estadual de São Paulo, os anos letivos de 2020/2021 foram considerados um ciclo contínuo de ensino. As escolas retomaram, ainda em 2020, as atividades presencias em setembro. A liberação aconteceu para as escolas localizadas em regiões na fase amarela do Plano SP. Esta primeira liberação foi focada em receber os alunos para aulas de reforço, recuperação e atividades opcionais.

Já na primeira segunda-feira de 2021, dia 4, as escolas reabriram novamente, desta vez para receber alunos que não conseguiram acompanhar as aulas mediadas por tecnologia, para que esses pudessem participar de uma recuperação e entregar as atividades e assim, prosseguir para o próximo ano, uma vez que a Seduc-SP orientou as escolas a não reprovarem alunos que entregassem uma quantidade mínima de atividades. Esta estratégia foi pensada para evitar o abandono escolar dos estudantes mais prejudicados pela pandemia.

O novo ano letivo de 2021, iniciou em 8 de fevereiro, com presença limitada a até 35% dos alunos matriculados, distanciamento mínimo de 1,5 metro e respeitando os protocolos do segurança. Em março, com o  anúncio da fase emergencial, os alunos da rede estadual iniciaram antecipadamente o período de recesso que seria no mês de abril e outubro, conforme o calendário escolar. A recomendação foi para que todas as atividades nas escolas fosse. reduzidas ao mínimo necessário para diminuir a circulação de pessoas. Porém, as escolas da rede estadual seguiram abertas para alimentação e distribuição de materiais. O recesso durou até o dia 28 de março.
Após este período, as escolas puderam retornar as atividades presencias com a orientação de priorizar os alunos em vulnerabilidade social no ensino presencial. Em julho também houve recuperação presencial.

Já em 2 de agosto foi dado início ao segundo semestre letivo presencial e agora em outubro é anunciado o retorno total dos estudantes, com presença obrigatória em sala de aula, que antecede o último avanço nessa escalada para a retomada das atividades presenciais na educação: o retorno, sem revezamento, de todos os estudantes.

Estratégias de ensino – Ainda em 2020, a Seduc-SP lançou o Centro de Mídias da Educação de SP (CMSP). A plataforma permite que os estudantes da rede estadual tenham acesso a aulas ao vivo, videoaulas e outros conteúdos pedagógicos mesmo durante o período da quarentena.

O CMSP possui um aplicativo unificado para todas as etapas de ensino, disponível para os sistemas Android e IOS. Além das aulas dos estúdios ao vivo dentro do aplicativo todos os professores podem transmitir até 40 de aulas para suas turmas.

Além da ferramenta que viabiliza o ensino presencial mediado por tecnologia, o Governo de São Paulo também entrou em acordo com a TV Cultura para transmitir aulas por meio dos canais digitais 2.2 – TV Univesp e 2.3 – TV Educação.

A Seduc-SP está patrocinando internet para que alunos e professores da rede tenham acesso aos conteúdos via celular, sem qualquer custo. Para isso, firmou contrato com cada uma das quatro maiores operadoras de telefonia: Claro, Vivo, Oi e Tim. Dessa forma todo o estudante da rede pode desfrutar das atividades do aplicativo sem utilizar o pacote 4G do celular, sinal de internet wi-fi, ou mesmo quando estiver sem créditos.

Avaliação diagnóstica – Para medir o impacto da pandemia de Covid-19 sobre a aprendizagem dos estudantes, no início de 2021, a Seduc-SP realizou uma das primeiras e mais importantes pesquisas sobre o tema, uma Avaliação de Língua Portuguesa e Matemática aplicada a estudantes do 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e 3ª série do Ensino Médio da rede estadual de São Paulo. A amostra foi representativa de todos os extratos sociais e regiões do estado e sua aplicação ocorreu com a utilização de aplicadores externos a fim de garantir a confiabilidade e comparabilidade dos resultados.

 

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Ano letivo 2022 – Será iniciado em 21 de fevereiro, 100% presencial.

Histórico do ano letivo 2021 - O retorno 100% presencial da rede estadual ocorreu em 4  de novembro. Já os municípios estão liberados para definirem seus retornos.

Estratégias de Ensino - Em 2020, o governo fez parceria com a Secretaria de Educação do Amazonas e disponibilizou videoaulas na TV Pública do Estado, com 4h40 diárias para ensino médio e fundamental II. Além da TV, a Seduc também lançou aulas pela rádio para o ensino fundamental e reforço para o Enem. Também lançou o portal e aplicativo Estude em Casa com mais de 10 mil conteúdos para alunos, professores e família.

Em 2021, essas ações foram intensificadas. A Seduc lançou o canal de TV Estude em Casa com mais de 20h diárias de aulas, de segunda-feira a sábado. Está patrocinando internet para alunos e professores. Além de fornecer auxílio financeiro ao professor para aquisição de equipamentos tecnológicos. Com o projeto Educação + Conectada, o Governo do Estado investiu o valor estimado de R$ 47.544.630,00, repasse que beneficiará 7.511 professores efetivos. será permitido a aquisição dos equipamentos e contratação de plano de internet providenciados diretamente pelos professores efetivos da rede estadual de educação, por intermédio de repasse de valores creditados diretamente na conta bancária dos beneficiários, na forma desta lei e do seu regulamento. O servidor poderá livremente adquirir um ou mais equipamentos, desde que atendidas as especificações mínimas estabelecidas em decreto e comprovada a compra por meio de nota fiscal.

Para o Enem, foi feito uma força tarefa com a equipe do Preuni Seduc. Aulas presenciais além dos professores realizarem lives, diariamente, com 2h de duração no Youtube com retransmissão pela TV. Também foi disponibilizado para o aluno simulado online com mais de 300 questões comentadas e cadernos complementares. Mais de 200 professores estão dando suporte aos alunos que farão o Enem. As unidades de ensino vem reforçando simulados e revisões presenciais com os alunos que farão a prova.

Avaliação diagnóstica - Em 2021, a Seduc continua com a política de realização de avaliações, com o objetivo de mapear, identificar as necessidades, propor ações de intervenção de apoio às escolas, aos professores e aos estudantes, principalmente nesse momento de distanciamento social.
A avaliação com os alunos do 1º aos 9º anos do ensino fundamental está sendo feita por meio de uma parceria com o Aprova Brasil. Os estudantes matriculados nas turmas de Ensino Médio Convencional, Ensino Médio Profissional e Educação de Jovens e Adultos (EJA) também estão sendo avaliados. Este ano, a ação é realizada por meio de uma parceria com o Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (Fundação CAEd). Para o Ensino Médio em Tempo Integral, a avaliação é realizada em parceria com o Instituto Sonho Grande. As atividades diagnósticas também estão sendo disponibilizadas pelas unidades de ensino, no formato impresso, para os estudantes que não têm acesso à internet.

Internet para alunos e professores, auxílio financeiro a professor para aquisição de equipamentos tecnológicos, melhoria dos laboratórios de informática, aperfeiçoamento da qualidade do parque tecnológico escolar, lançamento de canal de TV com 20h de conteúdo pedagógico, lançamento de portal e aplicativo com mais de 10 mil conteúdos, recursos direto nos cofres das escolas para dotá-las de medidas sanitárias, recursos para projetos, entrega de kit escolar para os estudantes com 27 itens e investimentos em kit de merenda, infraestrutura e segurança são algumas das ações que o Governo do Estado tem persistindo para garantir que o ensino híbrido, ou seja, presencial e remoto, seja uma realidade diária na rede estadual de ensino.

 

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Ano letivo 2022 – Será iniciado em 1º de fevereiro, de forma 100% presencial.

Histórico do ano letivo 2021 - O ano letivo de 2021 começou oficialmente no dia 3 de maio. O segundo semestre letivo iniciou no dia 2 de agosto.

Estratégia de Ensino – Conforme o decreto governamental N° 6.257, publicado em 14 de maio, todas as unidades escolares, públicas e particulares, no território do Tocantins, ficam autorizadas a realizar aulas presenciais em formato híbrido e com revezamento de 50% das turmas.

O retorno, no entanto, está condicionado a decretos municipais que permitam aulas presenciais. Em municípios onde existem decretos em vigência, suspendendo atividades presenciais nas escolas, os estudantes continuarão realizando as atividades não presenciais, por meio dos roteiros de estudos.

Além disso, todas as instituições deverão cumprir os protocolos de saúde editados pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), com a cooperação da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) e da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), conforme Portaria Conjunta 2/2020/ SES/GASEC/SEDUC/UNITINS, publicada na edição 5.712 do DOE, assim como o Guia de Implementação de Retorno das Atividades Presenciais nas Escolas de Educação Básica, do Ministério da Educação (MEC).

A Seduc elaborou ainda o Plano de Retomada das Atividades Escolares Presenciais ou Híbridas, que apresenta um conjunto de práticas pedagógicas, de gestão e promoção da saúde, para orientar as escolas estaduais na condução deste processo de implementação gradativa de aulas presenciais, levando em conta todas as medidas de biossegurança.

Todas as 494 escolas da rede estadual foram reorganizadas para garantir a segurança em saúde. As unidades contam com demarcação gráfica dos espaços (a fim de manter o distanciamento), ampla oferta de álcool 70%, e de locais para higienização das mãos, e termômetro para a aferição da temperatura corporal antes do acesso ao ambiente escolar. Além disso, foram distribuídas máscaras para estudantes, servidores e protetor facial para os professores.

Avaliação Diagnóstica – As unidades da rede estadual realizarão o diagnóstico da situação educacional e da aprendizagem dos estudantes, que nortearão o planejamento pedagógico, bem como o calendário letivo, observando as orientações na Indicação do conselho Estadual da Educação (CEE/TO) nº 009, de 16 de dezembro de 2020.

 

CARTÃO DE VACINAÇÃO

Os estados do Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Roraima, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins exigem o cartão tradicional de vacinação no ato da matrícula do estudante.

Tocantins, por exemplo, conta com a lei estadual n. 07,  de agosto de 2019, que tornou obrigatória a apresentação do cartão.

Por sua vez, a Secretaria de Educação do Espírito Santo continua seguindo o que estabelece a Portaria 004-R, de 9 abril de 2019. O documento orienta a Escola para que o responsável do aluno apresente uma cópia do cartão de vacinação ao efetivar a matrícula.

Em Alagoas, embora não seja exigido o cartão de vacinação, a Secretaria afirma que tem feito um trabalho de conscientização, incentivo e mobilização das famílias e comunidade em prol da imunização. Ônibus escolares foram disponibilizados para transporte dos alunos até os pontos de imunização e unidades escolares têm sido ponto de imunização para a primeira e segunda doses da covid-19 e também na campanha de vacinação contra a gripe. O governo também promove a visita mensal de técnicos de acompanhamento dos protocolos sanitários que emitem relatórios bimestrais sobre o andamento das ações de prevenção nas unidades escolares. Caso alguma escola não esteja cumprindo o protocolo sanitário, a gestão escolar é notificada e tem um prazo de sete dias úteis para nova adequação dos ambientes escolares.

No Pará, a Secretaria destaca que será  feito controle com comprovaçao de vacinação nas escolas após a conclusão do calendário vacinal no estado das crianças e adolescentes.

Na Bahia, de acordo com a Portaria Nº 2043/2021 da Secretaria, o comprovante de vacinação contra Covid já foi solicitado durante a renovação de matrícula dos estudantes da rede estadual, em dezembro de 2021, e será solicitado na matrícula que ocorre de 24 de janeiro a 1º de fevereiro.

Na Paraíba, no ato da matrícula que está sendo realizada de forma digital, o estudante com mais de 12 anos terá que anexar o comprovante de vacinação contra a Covid-19. As informações inseridas sobre a vacinação ajudarão no retorno as aulas presenciais. O estudante que não tenha tomado a vacina poderá realizar a matrícula, mas só assistirá aulas de forma remota.

Em Mato Grosso, embora o cartão tradicional seja exigido para a matrícula, o aluno não será obrigado a estar vacinado. A Secretaria fará recomendações aos pais e responsáveis para que a vacinação ocorra de forma preventiva. O mesmo vale para os professores e servidores das escolas.