Edição 1 - Brasília - DF, sexta-feira, 24 de setembro de 2021

Governo de Mato Grosso lança projeto pioneiro sobre conscientização do autismo nas escolas

06.04.2022

O governador Mauro Mendes e a primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes, lançaram nesta sexta-feira (01º.04) o Projeto Autismo na Escola. Mato Grosso é o primeiro Estado brasileiro a elaborar um projeto neste sentido. O objetivo é promover estudos capazes de desenvolver na comunidade escolar a promoção de políticas públicas voltadas para o autismo nas 700 escolas da rede pública estadual. O evento foi realizado no auditório da Secretaria de Estado de Educação (Seduc).

Devem ser auxiliados estudantes dos anos iniciais, ensino fundamental, ensino médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Conforme levantamento da Superintendência de Diversidades da Seduc, atualmente há 1.587 mil estudantes com autismo matriculados na rede estadual. Entre ações a serem desenvolvidas pela Coordenadoria de Educação Especial da Seduc estão oficinas de abordagem para acolhimento e palestras com a doutora Érica Rezende Barbieri.

“A inclusão é um papel importante que o Estado deve observar e aplicar no dia a dia, principalmente na formulação de políticas públicas. Existe sempre uma parcela da sociedade que precisa de uma atenção especial, o autista é uma delas. Estamos procurando cumprir esse papel através das nossas articulações. A primeira-dama é madrinha do projeto e tem realizado um trabalho exemplar”, ressaltou o governador Mauro Mendes.

O lançamento do projeto ocorre em alusão ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado no dia 2 de abril. Além de uma aula inaugural e palestra com a neuropsicóloga Érica Rezende Barbieri, a programação contou a entrega da cartilha “Autismo Sonho de Menino”, elaborada pelo médico Enã Rezende.

“Ao longo do tempo, percebemos que nem tudo era preconceito, mas falta de informação. A cartilha foi pensada para orientar os colegas de sala de aula sobre como auxiliar um estudante com o espectro autista. Por ser um projeto criado no Estado, as ilustrações trazem pontos turísticos de Mato Grosso como forma de valorizar nossas riquezas”, destacou o médico.

O material impresso traz informações sobre a história de superação de Enã, que é autista nível 1 (leve), orientações quanto aos primeiros sinais que ajudam a identificar o espectro, características e diferenças de comportamento na linguagem, som, relacionamentos, compreensão, contato físico, brincadeiras, situações de perigo e importância da escola neste processo.

“No início tive um pouco de receio por conta da exposição, mas a cartilha é o primeiro passo em direção a garantia dos direitos dos autistas e para que sejam respeitados”, relatou Enã.

O secretário de Estado de Educação, Alan Porto, destacou que a iniciativa marca um legado na área da educação.

“Estamos muito felizes, pois este projeto é muito mais que uma cartilha. É um legado do Governo de Mato Grosso que se propaga dentro das nossas unidades escolares, com um olhar diferenciado e sensibilidade da primeira-dama Virginia Mendes. A educação especial é uma prioridade”, salientou o secretário.

Outra iniciativa desenvolvida no Estado em prol dos autistas foi a entrega da Carteira de Identificação do Autista – (CIA), em 2020, para crianças e adolescentes diagnosticados com transtorno.

A primeira-dama é madrinha da causa e a carteirinha foi uma das primeiras demandas que recebeu dos pais e das associações que atendem pessoas com autismo. O trabalho de emissão foi realizado por intermédio da Secretaria Estadual de Assistência Social e Cidadania (Setasc).

“Tenho certeza que a rede escolar será muito melhor com a realização de ações como esta”, disse a secretária de Assistência Social, Rosamaria Carvalho.

“O governo marca posição neste momento. Este projeto foi apresentado em outra gestão e, infelizmente, não foi para frente, porque não teve o olhar importante e imprescindível que a primeira-dama Virginia teve em abraçar essa causa e trabalhar na inclusão de todas as pessoas”, pontuou o deputado estadual, Sebastião Rezende.

Também participaram da solenidade secretários estaduais, deputados estaduais, vereadores, servidores e estudantes da Escola Estadual Ana Maria do Couto.

“Acredito que a distribuição das cartilhas irá ajudar para que nós não cometamos erros como falar coisas sem sentido ou causar desconforto aos nossos colegas com autismo”, avaliou Sara Luiza da Silva Fonseca, 14 anos, aluna da Escola Ana Maria do Couto.

Texto de Evelyn Ribeiro


Educação do Pará expande projeto ambiental Coleta Seletiva nas Escolas

06.04.2022

Com o objetivo de propagar ações de sustentabilidade em espaços de aprendizagem, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) lançou, nesta segunda-feira (04), o Projeto “Coleta Seletiva nas Escolas”. O primeiro município paraense fora da Região Metropolitana de Belém selecionado para receber a iniciativa ambiental foi Paragominas, na região Sudeste.

Gerenciado pela Coordenação de Ações Educacionais Complementares (Caec), a iniciativa foi implementada na Escola Estadual Presidente Castelo Branco. A cooperativa selecionada para atuar no espaço de aprendizagem assinou o acordo de cooperação com a Seduc para retirar materiais recicláveis e realizar projetos de educação socioambiental com os alunos. Outras quatro escolas também vão receber  o projeto.

A diretora da unidade escolar, Maria Rita da Silva Souza, afirmou que o encontro foi muito proveitoso. “A ideia desse projeto é excelente, principalmente se a cidade, os moradores, todos abraçarem e executarem a ação. Espero que a nossa comunidade entenda a mensagem e coloque em prática essa importante iniciativa. Desejo que os alunos aprendam e cooperem de forma sustentável para que isso retorne em um bem para toda a sociedade”, destacou.

Conscientização - Segundo a especialista em Educação e fiscal suplente do acordo de cooperação, Graciete Moreira, o encontro foi essencial para alinhar a participação dos alunos nas ações, para que possam atuar como agentes multiplicadores da coleta sustentável. “Estamos ansiosos para o início das atividades, e tenho convicção de que todos vão participar com muito amor. A coleta do lixo faz parte do nosso dia a dia e, para que tenhamos saúde e uma cidade mais limpa, é preciso que a consciência parta também das escolas”, ressaltou.

Daniel Sizo, consultor técnico da Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis de Paragominas (Coopercamare), afirmou que a iniciativa é importante, e parabenizou a Seduc por colocar em prática ações efetivas de sustentabilidade. “É uma satisfação recebê-los em nosso município, e acredito que, dar a devida relevância para essa temática - o meio ambiente - já é parte indissociável do ser humano. Tenho certeza que com o apoio das escolas, de professores e toda a sociedade, vamos alcançar e até superar as expectativas previstas no projeto”, frisou.

Trajetória - Em 2011, a iniciativa sustentável começou pela sede da Seduc, em Belém. Durante o ano de 2021, a instituição realizou uma Chamada Pública em todo o Estado com o objetivo de mapear diversas associações e cooperativas de catadores interessadas em realizar a retirada dos materiais recicláveis e reaproveitáveis das escolas da rede pública estadual e desenvolver projetos de sustentabilidade com a comunidade. 

Até o momento, unidades escolares da Seduc em Belém e Ananindeua, na Região Metropolitana, já participam do projeto. Nos próximos dias, a ação vai percorrer mais três municípios paraenses: São Miguel do Guamá, Castanhal e Vigia de Nazaré.

 

Texto: Wavá Bandeira - Ascom/Seduc

Foto: Rai Pontes (Ascom/Seduc)


Escolas públicas das redes municipais e estadual aplicam nova avaliação de leitura

06.04.2022

O Governo de Goiás realiza a segunda avaliação de fluência leitora direcionada aos estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental. A avaliação será aplicada em todas as escolas públicas estaduais e municipais do Estado, entre os dias 4 e 14 de abril, como parte do Programa em Regime de Colaboração pela Criança Alfabetizada (AlfaMais Goiás).

De acordo com a gerente de Ensino Fundamental Anos Iniciais da Seduc, Carla Mendonça, o objetivo da ação é diagnosticar o nível de alfabetização das crianças e fazer as adaptações necessárias na prática pedagógica de cada escola. A primeira avaliação de fluência foi aplicada em setembro de 2021.

“Essa avaliação de entrada vai trazer para os professores os indicadores de como está a leitura das crianças no processo de alfabetização. Quando sair o resultado, os professores avaliarão seus estudantes junto com a equipe pedagógica da escola e começarão a planejar aquilo que precisam fazer e mudar na prática pedagógica para as crianças melhorarem a leitura”, explicou a gerente.

Como é a avaliação
A avaliação é conduzida pelo professor de cada turma, presencialmente na escola. A prova consiste na leitura de um conjunto de palavras e de um texto narrativo, além da resposta a três perguntas de interpretação.

De acordo com Carla Mendonça, toda a avaliação é gravada em áudio por meio de um aplicativo desenvolvido pelo Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CaEd/UFJF).

No final de 2022, os estudantes do 2º ano devem passar por outra avaliação, o Saego Alfa. Por isso, os alunos serão avaliados no início e no final do 2º ano, série na qual a alfabetização da criança deve ser concluída, segundo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Resultados das últimas avaliações
Na última avaliação de fluência leitora, 66% dos estudantes foram diagnosticados como pré-leitores, conseguindo ler, em média, duas de cada 60 palavras. Por outro lado, 24% dos estudantes foram classificados como leitores, com leitura de 25 a cada 60 palavras, e 9% como leitores fluentes, lendo 46 de 60 palavras, em média.

Em contrapartida, a última avaliação do Saego Alfa indicou que 85% dos estudantes apresentaram desempenho avançado ou proficiente em leitura e escrita (49% avançado e 36% proficiente).

Isso significa que a maioria dos alunos lê e interpreta de forma satisfatória ou além do esperado para a série que frequenta. No Saego Alfa, somente 10% dos alunos tiveram desempenho básico e 6% abaixo do básico.

A divergência dos resultados das duas avaliações, segundo Carla Mendonça, se explica pela diferença dos métodos de aplicação. Enquanto no Saego Alfa, a criança lê, interpreta e responde questões em uma prova impressa, a avaliação de fluência exige uma assertividade maior, de forma espontânea. 

Sobre o AlfaMais
A avaliação de fluência leitora e o Saego Alfa fazem parte do Programa em Regime de Colaboração pela Criança Alfabetizada (AlfaMais Goiás), criado pelo Governo de Goiás em agosto de 2021, por meio da Lei nº 21.071. O propósito do programa é reduzir os índices de alfabetização incompleta e letramento insuficiente entre as crianças matriculadas nas redes públicas de ensino.

Para isso, o programa prevê a colaboração entre Estado e municípios e envolve professores e estudantes da Educação Infantil e 1º, 2º e 5º ano do Ensino Fundamental. Para conhecer mais ações do programa AlfaMais, clique aqui.


Educação do Pará orienta estudantes sobre o pedido de isenção da taxa de inscrição ao Enem 2022

06.04.2022

Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) abriu nesta segunda-feira (04) o período de solicitação de isenção da taxa de inscrição ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022. Quem não compareceu às provas do ano passado deve justificar o motivo da ausência. A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) alerta os estudantes paraenses sobre o prazo dos requerimentos, que termina no próximo dia 15 de abril, com a divulgação dos resultados em 22 de abril. 

Os pedidos serão feitos pela Página do Participante, no site do Inep, mediante informação do CPF, data de nascimento, e-mail e número de telefone. Esta isenção é direcionada aos alunos que estudam ou frequentaram todo o ensino médio em escolas públicas ou instituições privadas na condição de bolsista integral, com renda mínima igual ou inferior a um salário mínimo e meio. 

Além dessas condicionantes, podem solicitar a liberação do pagamento candidatos que declararem situação de vulnerabilidade social, desde que inscritos no Cadastro Único para programas sociais do Governo Federal (CadÚnico), informando o seu Número de Identificação Social (NIS).  

Segundo o coordenador de Ações Educacionais do Enem na Seduc, Diego Maia, “garantir a isenção é uma oportunidade que os alunos da rede pública têm de equilibrar as possibilidades de acesso ao ensino superior, devido à inscrição não ser gratuita. É preciso dizer que, para diversos estudantes brasileiros, o custo para efetuar o cadastro é totalmente fora da realidade”.

O dirigente ressaltou, ainda, que a liberação do pagamento não garante a imediata inscrição nas provas do Enem. “Eles devem ficar atentos aos canais de comunicação do Inep e aos veículos de imprensa para se informarem sobre o período exato de aberturas das inscrições”, complementou.

Justificativa - Os candidatos que se inscreveram para o Enem 2021 e não compareceram às provas podem justificar a ausência e solicitar novamente a isenção da taxa durante o mesmo período. Neste caso, os interessados devem enviar documentos que comprovem o motivo da ausência ao exame, todos devidamente assinados. 

Aqueles que tiverem a justificativa de isenção reprovada ou negada, ainda poderão entrar com recurso entre os dias 25 a 29 de abril. O resultado do pedido de revisão será divulgado em 06 de maio. Este ano, as provas do Enem serão aplicadas nos dias 13 e 20 de novembro.

Colaboração de Yasmin Seraphico - Ascom/Seduc

Foto: Eliseu Dias - Ascom/Seduc


Novos arquivos promovem a segurança documental na Coordenação Regional de Rio Verde

06.04.2022

O arquivamento de documentos na Coordenação Regional de Educação (CRE) de Rio Verde, no Sudoeste goiano, ganhou mais segurança e organização. Neste mês de março, a Superintendência de Gestão Administrativa da Secretaria de Estado da Educação de Goiás (Seduc) fez a instalação de arquivos deslizantes para uso da CRE nos departamentos de Arquivo e Recursos Humanos (RH).

Os novos equipamentos servem para suprir a demanda de dossiês funcionais, certificados e históricos, por exemplo. “Estamos falando de documentos que ficam armazenados exclusivamente nas sedes das Coordenações Regionais e tem guarda estimada em anos ou décadas”, explica Leonardo de Lima Santos, superintendente de Gestão Administrativa da Seduc.

Segundo ele, cada tipo de documento tem um tempo de guarda específico, obedecendo uma Tabela de Temporalidade definida por uma comissão responsável e baseada no manual de arquivo nacional.

Na Regional de Rio Verde, a coordenadora local, Karen Proto, afirma que os arquivos serão utilizados para guardar as documentações de 21 escolas já extintas, públicas e particulares, além de entidades educacionais beneficentes, filantrópicas e fundações. “Esses novos arquivos vão promover segurança e agilidade no processo de guarda e atendimento”, diz ela.

Proteção

A servidora Mairla dos Santos, responsável pelo departamento de arquivos da CRE de Rio Verde, confirma a afirmação de Karen. “Com os novos arquivos podemos proteger bem a documentação, que poderia se desgastar com a claridade, a poeira, a umidade e a presença de insetos”, acrescenta.

Entre as documentações sob a guarda da Coordenação Regional estão históricos completos de abertura e extinção de unidades escolares, da vida escolar de alunos e livros de ponto de servidores estaduais.

As 21 escolas extintas com documentação em guarda do setor de Inspeção Escolar da CRE de Rio Verde são os colégios Cepec, Monte Moriá, Albert Einstein, além do Instituto Moreira Guimarães, a Fundação Beneficente São João da Escócia, Colégio Estadual Otaniel Mota, Cooperativa Educacional de Trabalho Formação, Colégio Educar para Crescer EPC, Fundação Presbiteriana de Educação, Escola Maria Bueno Monteiro, Colégio Êxito, Colégio Rioverdense, Escola Pássaro Azul, Escola do trabalho/Escola TecBrás, Escola Gama, Centro Educacional Seletivo e Colégio Monte Sinai.

Investimentos de R$ 65 mil

O Governo de Goiás investiu R$ 65.200,00 na aquisição dos arquivos deslizantes para a CRE de Rio Verde. Segundo Leonardo, a Coordenação Regional foi uma das escolhidas pela Seduc para essa primeira etapa do projeto “por ser uma das quatro maiores CREs do Estado de Goiás em volume documental”.


Projeto Ponto de Escuta promove acolhimento a estudantes vítimas de violência doméstica

06.04.2022

Para muitos estudantes da rede estadual de ensino, a violência doméstica é um tema muito pessoal. Por isso, a escola possui papel fundamental no acolhimento de alunos que passam por situação de agressão física ou psicológica.

Um passo significativo foi dado recentemente. Em junho de 2022, o governo federal sancionou a Lei nº14.164, que alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), tornando obrigatória a inclusão de conteúdos voltados ao combate à violência doméstica.

O objetivo da iniciativa foi incentivar a criação de ações educativas para conscientizar os alunos sobre o assunto e assim romper um ciclo que é reproduzido ano após ano.

E para contribuir com as discussões sobre o tema, a Coordenação Regional de Educação (CRE) de Goiânia promoveu palestras sobre violência contra a mulher em algumas unidades escolares. Na oportunidade, a coordenadora Enicléia Morais compartilhou sua própria experiência de vida.

“Em 2018 passei por um episódio de violência psicológica e cheguei a ser feita de refém pelo meu ex companheiro, que não aceitava o fim do relacionamento”, comentou ela. Após o trauma, ela diz que procurou ajuda psicológica e jurídica e conseguiu resolver a situação, que a aprisionava e amedrontava.

Violência em casa

Durante as palestras, algumas alunas relataram saber que suas mães eram agredidas em casa. Já outras contaram que estavam em relacionamentos abusivos, mas não sabiam identificar. Mesmo com a existência da Lei Maria da Penha e da divulgação pelas mídias, a estatística de casos de violência doméstica e familiar são alarmantes.

Uma pesquisa divulgada pela revista The Lancet, em fevereiro deste ano, revela que 27% das mulheres de 15 a 49 anos já sofreram violência física e/ou sexual dos parceiros masculinos durante a vida. De acordo com os dados, 13% foram violentadas nos últimos 12 anos de pesquisa.

Grande parte dessas vítimas não consegue contar às famílias e pessoas próximas o que está acontecendo em suas vidas. Muitas sofrem em silêncio e não sabem nem onde procurar ajuda, deixando de receber apoio e proteção.

Nesse sentido, a criação do Projeto Ponto de Escuta caminha no sentido de promover o acolhimento aos estudantes e à comunidade escolar que sofrem ou vivenciam violência doméstica de alguma forma.

“Precisamos não apenas divulgar e discutir o tema, mas trazer luz aos que passam pelo problema e não sabem como sair dele. A cultura do machismo precisa ser mudada. Eu acredito que a educação é o melhor caminho para isso. A escola é o melhor ambiente não apenas para ensinar, mas para acolher quem sofre violência e direcionar para o atendimento especializado”, ressalta Enicléia.

Sobre o projeto

Cada unidade escolar contará com um espaço privativo e uma pessoa capacitada para atender ao público. O processo de seleção foi feito de forma voluntária em todas as instituições de ensino da rede estadual de Goiânia.

As candidatas passaram por uma formação com a promotora de Justiça, Rúbian Coutinho, onde foi explanado o que se caracteriza como violência doméstica, como agir, quais os meios para procurar ajuda, entre outras informações.

Ao final das palestras, as candidatas se inscreveram no curso Educação e Justiça: Lei Maria da Penha na Escola, ofertado pelo Centro de Estudos, Pesquisa e Formação dos Profissionais da Educação (CepFor).


Estudantes realizam aula de campo com foco na redução do impacto ambiental

05.04.2022

Os estudantes do ensino médio da Escola Estadual São Francisco, em Campo Grande, matriculados no itinerário formativo - Ciências da Natureza-UC 02: Biomimética - Conhecendo os segredos da natureza, buscando ideias fantásticas -  realizaram, no dia 24 de março, uma aula de campo com visitação ao projeto Ecoplantar, em Campo Grande.

O objetivo geral é olhar a natureza como fonte inspiradora de ideias de modo a incentivar o estudante no desenvolvimento da criatividade e, assim, utilizar dos saberes estudados em diferentes componentes, principalmente de Biologia, Física e Química, para explicar os mecanismos da natureza, que podem ser aplicados em atividades cotidianas.

Redução do impacto ambiental

O projeto Ecoplantar é uma instituição que atua em Campo Grande com o intuito de reduzir o impacto ambiental.  De acordo com a professora Paulicéia, responsável pela aula a visitação ao projeto abriu caminhos para grandes ideias e projetos para os alunos, voltaram com grande entusiasmo e com um outro conceito sobre a natureza, empolgados para colocar em prática a meta de estudo para 2022.

As professoras Ilídia de Geografia, Bruna e Maria Helena, ambas de biologia, também acompanharam os alunos nessa visitação. Para a coordenadora pedagógica do ensino médio, professora Elaine, as aulas de campo favorecem aos estudantes para aprenderem na prática o que estudam em sala de aula.

Adersino Junior, SED/MS


Escolas de Santa Catarina participam de palestras sobre Violência contra a Mulher

05.04.2022

Diversas palestras educativas sobre a violência contra a mulher foram realizadas ao longo do mês de março nas escolas da rede estadual. As atividades fazem parte da campanha "Oi, meu nome é Maria", desenvolvida pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) com o apoio da Secretaria de Estado da Educação (SED).

A campanha, que tem como foco o combate à violência contra a mulher, e leva aos adolescentes e jovens do Ensino Médio informações sobre o tema e questões relacionadas à Lei Maria da Penha.

Na Escola de Educação Básica (EEB) Guilherme Missen, em São Miguel do Oeste, os alunos da 3ª série do Ensino Médio surpreenderam a promotora de Justiça Marcela Boldori Fernandes. Para iniciar o debate, eles produziram um cartaz sobre o tema e expuseram uma manequim vestida e maquiada, simulando uma mulher que foi violentada. Para estimular a reflexão, também leram em voz alta trechos impactantes de músicas de diversos gêneros que representam situações de violência contra a mulher.

A intervenção artística antecedeu a palestra realizada pela promotora na escola e foi proposta pela gestora da unidade, Mayara Lucia Noronha, e pela assessora da direção. “Tivemos a ideia de abordar de uma forma diferente e de eles participarem da palestra”, destaca ela.

Ela avalia que a atividade foi um momento riquíssimo e de muito aprendizado para todos os envolvidos: “Vejo como muito relevante e significativa, abrindo espaço para reflexões e possibilidade de expressão por parte dos alunos. A gente precisa ter este olhar atento, humano para nossas crianças e adolescentes”, salienta a gestora.

"Muito obrigada pelo apoio com esse relevante tema, tenho esperança de que com essas reflexões nas escolas consigamos diminuir os índices de violência", destaca a promotora Marcela Boldori Fernandes.

Na mesma semana, foi realizada outra palestra com as turmas do Ensino Médio noturno, dessa vez na modalidade on-line. Após a fala da promotora, os professores da escola fizeram uma roda de conversa com os alunos. Os educadores relataram que o tema despertou o interesse dos alunos, já que ficaram cerca de 45 minutos debatendo o tema da palestra e as letras de música.

Outras iniciativas

Em Lages, a promotora de Justiça Mônica Lerch Lunardi falou para mais de 350 estudantes da EEB Vidal Ramos Júnior e também para alunos da localidade de Três Árvores, no interior do município, e do Ensino Médio da EEB Zulmira Auta Silva. Além de debater os conceitos, as formas e o ciclo de violência doméstica, os canais de denúncia e os mecanismos de proteção da Lei Maria da Penha, a promotora também falou sobre violência rural contra a mulher.

Em Ituporanga, adolescentes da EEB Aleixo Dellagiustina receberam do promotor João Paulo Bianchi Beal informações sobre o ciclo da violência contra a mulher, os canais de denúncia e os mecanismos de proteção da Lei Maria da Penha.

Conheça a campanha

A campanha "Oi, meu nome é Maria" foi desenvolvida pelo MPSC em razão da Lei nº14.164/2021, que alterou a Lei nº 9.394/1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional).

Além de incluir a prevenção da violência contra a mulher como tema transversal nos currículos da educação básica, a lei também instituiu a Semana Escolar de Combate à Violência contra a Mulher, a ser realizada no mês de março, nas instituições públicas e privadas de ensino.

Voltada ao público jovem, a campanha usa a imagem da própria Maria da Penha quando jovem, a farmacêutica brasileira que foi vítima de dupla tentativa de homicídio e ficou paraplégica devido a lesões irreversíveis das agressões de Marco Antonio Heredia Viveros, em 1983.


Secretaria da Educação integrará piloto do Projeto Tocantins Inteligência Artificial

05.04.2022

Cristiano Viana e Thaís Ramalho / Governo do Tocantins

 

A Secretaria da Educação (Seduc) recebeu na manhã desta terça-feira, 5, representantes da Agência de Tecnologia da Informação do Tocantins (ATI) para apresentação do projeto Tocantins Inteligência Artificial (TIA). A ferramenta está em fase de aperfeiçoamento e a Educação foi escolhida para fazer parte da fase piloto do projeto que já está em execução nos sites do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), na ATI e, a partir de junho, estará disponível para a Agência de Defesa Agropecuária (Adapec).

A ideia da TIA é disponibilizar uma interface do tipo chat (robô de atendimento) para os usuários fazerem perguntas sobre temas específicos de cada área ou da secretaria. Na prática, a TIA recorrerá ao banco de dados da Seduc para fazer o cruzamento das informações referentes à Rede Estadual de Educação e apresentar as melhores respostas à população tocantinense. 

O secretário de Educação, Fábio Vaz, destacou que o projeto tem um papel importante para atender as demandas da atualidade. “Chegamos em 2022 e precisamos de conectividade. Queremos interagir com os nossos alunos, professores e diretores por meio da tecnologia. Vamos apoiar esse projeto para que se transforme em um case de sucesso, aproxime o nosso público e contribua com o trabalho da gestão para a tomada de decisões”, afirmou.

O presidente da ATI, Wanderley Júnior, ressaltou a importância da tecnologia para aproximar o Governo da sociedade tocantinense. “O Governo do Tocantins tem apostado no desenvolvimento e na disponibilização de soluções tecnológicas como estratégia para oferecer serviços de qualidade e aproximar a sociedade tocantinense da gestão. Nesse sentindo, vemos a TIA, na Seduc, como uma forma de contribuir com a sociedade tocantinense para fornecer atendimentos rápidos, assertivos e fortalecer os trabalhos dos servidores da secretaria”, frisou.

O gerente de Inovações Tecnológicas da ATI, Vagner Cassol, afirmou que a Agência tem trabalhado no desempenho da inteligência artificial. “A TIA está mais assertiva e, por ser um robô de atendimento, gradativamente oferecerá ao público mais conteúdos informativos à medida que for sendo aperfeiçoada. Temos obtido excelentes resultados com o módulo no Ruraltins, com alto índice de assertividade nas respostas. Para a Seduc, buscaremos, também, resultados efetivos de forma que toda a comunidade escolar se beneficie deste projeto”, garantiu.


Estudante paratleta participa de preparação e seletiva para o Campeonato Mundial de Atletismo Paralímpico

05.04.2022

A paratleta e estudante da rede estadual de ensino do Tocantins, Aline Jordânia de Carvalho Santos, 16 anos, foi convidada para participar da 1ª Fase de Treinamento de Atletismo Campo 2022, que acontecerá em São Paulo, entre os dias 24 e 30 de abril. O evento é organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e servirá como preparação e seletiva de atletas para o Campeonato Mundial de Atletismo Paralímpico deste ano.

Aline é a segunda no ranking nacional estudantil em arremesso de peso e a quarta em lançamento de disco. Em razão de seu desempenho nas provas que participou como estudante e no Meeting Loterias Caixas, ocorrido no ano passado em Brasília (DF),  a CPB está de olho na atleta que é cotada para integrar a seleção brasileira paralímpica em competições internacionais.

A aluna no Colégio Estadual Machado de Assis, em Araguanã, descobriu o talento para o atletismo aos 13 anos de idade nas aulas de Educação Física. Aline pertence à classe funcional F40 (baixa estatura-anã) e se destacou nos Jogos Estudantis Paradesportivos do Tocantins (Parajets) em 2018, 2019 e 2021, sendo que neste último ano conquistou três medalhas de prata.  Seu maior feito até o momento foi nas Paralimpíadas Escolares de 2019, de onde trouxe duas medalhas de ouro e quebrou o recorde brasileiro estudantil nos lançamentos de dardo e de pelota.

A jovem atleta afirmou que o treinamento em São Paulo é uma oportunidade para evoluir e corrigir os erros. “Estou ansiosa para participar e, com certeza, vou melhorar as marcas nas minhas modalidades”, disse Aline, deixando claro também que sonha alto e deseja chegar ao topo como a melhor do mundo e dar muito orgulho para o Tocantins e para todos.  

O professor de educação  física e treinador, Rafael Gabarrão, foi o primeiro a acreditar e a investir no potencial da atleta, a quem se dedica nos treinamentos que são feitos no campo de futebol do município de Araguanã e no cais à beira do Rio Araguaia. “A Escola tem uma participação fundamental na trajetória da Aline porque foi lá onde tudo começou e também porque sempre ofereceu todo suporte no que diz respeito ao treinamento da atleta”, reforçou.

Durante o evento os atletas serão submetidos a testes, avaliações físicas, participarão de palestras e de treinamentos. O CPB financia todos os custos de hospedagem, alimentação, uniforme e transporte dos atletas e dos técnicos selecionados para o projeto. 

Cristiano Viana / Governo do Tocantins


Estudantes da 3ª série do ensino médio já podem solicitar a isenção no Enem 2022

05.04.2022

Os estudantes que estão cursando a 3ª série do ensino médio devem ficar atentos para o período de solicitação de isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), edição 2022. O período que começou nesta segunda-feira, 4, vai até às 23h59 do dia 15 de abril e a solicitação deverá ser feita na Página do Participante no portal https://enem.inep.gov.br/participante/#!/ No mesmo período, pode-se justificar a ausência na edição do Enem de 2021. 

As condições para solicitar a taxa de isenção do Enem é que os estudantes devam estar cursando o último ano do ensino médio, em escola pública declarada ao Censo Escolar ou aquele que cursou todo o ensino médio em escola da rede pública ou como bolsista integral da rede privada e que tenha uma renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio. E ainda pode solicitar a isenção, as pessoas que se declaram em situação de vulnerabilidade socioeconômica, por ser membro de família de baixa renda, inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), sendo necessário informar o Número de Identificação Social (NIS). 

O resultado da solicitação da taxa de isenção e da justificativa de ausência será publicado em 22 de abril. O candidato que não tiver o pedido aceito pelo Instituto Nacional, pode solicitar recursos no período de 25 a 29 de abril. E o resultado do recurso será divulgado no dia 6 de maio. 

Enem 

O Exame Nacional do Ensino Médio está previsto para ser realizado nos dias 13 e 20 de novembro de 2022. As notas do Enem podem ser usadas pra ingresso no ensino superior, em universidades públicas e privadas, por meio dos programas federais, como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o Programa Universidade para Todos (ProUni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fieis). O período de inscrição para o Enem 2022, ainda não foi divulgado.

Josélia de Lima / Governo do Tocantins


Estudantes e professores da rede estadual destacam que material estruturado otimiza método de estudos e aprendizagem

05.04.2022

A Escola Estadual 29 de Julho, em Confresa (a 1.160 quilômetros de Cuiabá), é exemplo de que o uso do material estruturado de ensino, entregue este ano pelo Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT), contribuiu para a otimização da aprendizagem dos estudantes.  Alunos, professores e equipe técnica elogiaram o material. Além de ser um parâmetro para aprimorar os conhecimentos, o material vem ajudando nas intervenções pedagógicas.

A escola recebeu 321 apostilas – entre ensino fundamental e médio. Para aprimorar os estudos, cada aluno tem acesso a uma apostila de componentes curriculares diferentes e poderá levá-las para casa, sem a necessidade de devolução para a unidade escolar. Além das apostilas, alunos e professores também contam com plataforma digital, banco de perguntas, aplicativo, avaliações e exercícios complementares e formação continuada dos professores com duração de 120 horas anuais.

Aluna do 1º ano do ensino médio, Talita Moraes, aprovou as apostilas entregues recentemente na unidade escolar.  “Gostei da apostila. Tem outro formato e melhorou bastante a questão de agilidade nas atividades. A expectativa é melhorar o aprendizado dia após dia”, relatou.

Para o professor de Química Sérgio Silva Santos, o material estruturado é bem elaborado e didático. Com isso, facilita no momento da abordagem do conteúdo. “É tudo muito objetivo, tanto para professores quanto para os estudantes. Com o trabalho de intervenção, é possível fazer a revisão de conteúdo. De maneira geral, o material de química é muito bom”, pontuou.

Segundo o coordenador pedagógico, Eraldo Pereira, os alunos gostaram muito não só pelo conteúdo, mas pelo estilo do material que contribui com a autoestima dos alunos. “Como cada um tem o seu material, ajuda muito no resultado final. É uma iniciativa interessante da Seduc”, comemora. A escola recebeu 321 apostilas, entre ensino fundamental e médio.

O coordenador pedagógico Davi de Lima, explica que alguns professores tiveram acesso à plataforma tanto para tirar dúvidas como para obter mais exercícios sobre o conteúdo que estão disponibilizados e também para o planejamento anual.

“O acesso é fácil. A partir do momento que os professores começaram a acessar, vão criando um vínculo para a utilização do material digital, pois a plataforma tem múltiplas utilidades. Isso facilita o trabalho”, frisou

O Sistema Estruturado de Ensino beneficia alunos e professores do ensino fundamental, médio e das modalidades de educação de Jovens e Adultos (EJA) e Quilombola. O conteúdo programático será regionalizado, seguindo os padrões da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o Documento de Referência Curricular de Mato Grosso (DRC-MT).

Os programas contemplam as mais diversas áreas do conhecimento e estão organizados de acordo com as necessidades de cada ano, considerando a progressão das aprendizagens.

A plataforma virtual deve ofertar o acesso aos conteúdos didáticos de todas as áreas do conhecimento, com possibilidade de pesquisa e aprimoramento do aprendizado, possibilitando a plena integração com o material estruturado de ensino, com disponibilização para a comunidade escolar (estudantes, familiares, diretores, coordenadores e aos professores).

Texto de Adilson Rosa 


Inscrições para II Encontro Estadual de Regentes e Maestros de Bandas e Fanfarras encerram dia 15 de maio

05.04.2022

O Governo de MS, através da Secretaria de Estado de Educação (SED), por intermédio da Superintendência de Políticas Educacionais (SUPED) e do Núcleo de Arte e Cultura (NUAC) estará realizando no dia 25 de maio, no Centro de Formação e Pesquisa Professora Doutora Mariluce Bittar, o II Encontro Estadual de Regentes e Maestros de Bandas e Fanfarras de Mato Grosso do Sul.

De acordo com o gestor do Núcleo de Arte e Cultura, Fábio Germano da Silva, o evento tem a parceria da Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (FUNDESPORTE) e Fundação Estadual Jornalista Luiz Chagas de Rádio e TV Educativa de Mato Grosso do Sul (FERTEL), além do apoio dos professores Fabiano Barbosa, Lucas Rosa, Ivan França e Matheus Franco.

O Encontro Estadual tem como escopo promover a discussão sobre as possibilidades, vivências e troca de experiências dos profissionais da música das áreas de bandas e fanfarras com atuação nas escolas estaduais e do Município de Campo Grande.

Programa Arte e Cultura

A Rede Estadual de Ensino (REE) desenvolve projetos de bandas e fanfarras, através do Programa: Arte e Cultura na Escola, onde estudantes são atendidos com o ensino de diversos instrumentos, produzindo assim uma melhoria da qualidade da educação.

As atividades musicais realizadas na escola não visam a formação de músicos e sim a vivência e compreensão da linguagem musical, propiciando a abertura de canais sensoriais, facilitando a expressão de emoções, ampliando o conhecimento da cultura em geral e do seu território e contribuindo para a formação integral do ser.

Um dos principais aspectos que a música representa no processo de ensino-aprendizagem é o estímulo ao uso dos sentidos pelo estudante. “Qualquer experiência musical, independentemente do estilo e dos instrumentos utilizados, promove maior habilidade de observação, localização, compreensão, descrição e representação em quem toca e em quem ouve”, enfatiza Fábio Germano.

Oficinas

O II Encontro Estadual de Regentes e Maestros de Bandas e Fanfarras de Mato Grosso do Sul pretende, através de oficinas, aprimorar as técnicas dos professores/regentes e coreógrafos de Mato Grosso do Sul, principalmente daqueles que ministram as aulas do Programa: Arte e Cultura na Escola, garantindo assim, que o processo de ensino e aprendizagem dos educandos esteja sempre em constante aprimoramento.

Inscrições

As inscrições para o II Encontro Estadual de Regentes e Maestros de Bandas e Fanfarras de Mato Grosso do Sul podem ser realizadas, até o dia 15 de maio, através do link https://forms.gle/4P6CYBgKjXyKWdz39

Para informações adicionais, os interessados podem entrar em contato com o Núcleo de Arte e Cultura - NUAC, pelo e-mail eventosmusica.nuac@gmail.com, ou pelo telefone (67) 3323 - 7212.

Adersino Junior, SED/MS


Escola Estadual Dom Pedro II passa por reforma e estudantes serão remanejados para prédio do município

05.04.2022

Seguindo com a política pública voltada à melhoria da infraestrutura dos prédios escolares, em Iracema, o Governo de Roraima está reformando a Escola Estadual Dom Pedro II, na sede do município. O governador Antonio Denarium assinou a ordem de serviço em fevereiro deste ano e os serviços estão a pleno vapor.

A reforma é de responsabilidade da Seinf (Secretaria de Infraestrutura) e os recursos são de emenda parlamentar destinadas pelo deputado federal Jhonatan de Jesus na ordem de R$ 3,2 milhões com contrapartida do Tesouro Estadual na ordem de R$ 950 mil. A previsão de conclusão do serviços é para o mês de julho.

Nesta segunda-feira, 04, a secretária de Educação e Desporto Leila Perussolo esteve visitando a obra, acompanhada do prefeito do município, Jairo Ribeiro, alguns vereadores da localidade e a engenheira Sônia Nattrodt, da Seinf.

Estudantes da Dom Pedro II serão remanejados para prédio municipal

Enquanto durar a reforma do prédio, os estudantes, que estão com aulas no formato remoto, serão remanejados para o prédio da Escola Municipal Iracema Aguiar Pereira, para que retornem com as aulas no formato presencial.

“O prefeito Jairo foi extremamente acolhedor, estaremos na próxima semana atendendo os nossos alunos no formato presencial em um prédio de uma escola municipal, nos turnos da manhã, tarde e noite, e os alunos do município serão remanejados para outro prédio. Isso é parceria, é compromisso, principalmente com quem está na ponta, que são os estudantes”, destacou a secretária Leila Perussolo.

A pactuação foi firmada na manhã de hoje, 04, em Iracema mediante regime de colaboração entre o Estado e município. O prefeito Jairo destacou que a reforma da Escola Dom Pedro II era um sono antigo dos moradores e que hoje está se concretizando.

“O governador Denarium está praticamente reconstruindo a escola que terá uma estrutura melhor, ampla, climatizada, e a Prefeitura, que tem parceria com o Governo, vai disponibilizar um prédio para que os alunos da Dom Pedro tenham aula presencial nesse período de reforma, a fim de melhorar o ensino. Juntos, vamos construir um Roraima melhor para todos”, disse o prefeito Jairo.

A Escola Estadual Dom Pedro II atende 637 estudantes do Ensino Fundamental, Médio e EJA (Educação de Jovens e Adultos). A escola estava com a estrutura muito deteriorada e a comunidade aguardava a reforma há 29 anos.

“É gratificante receber essa visita, saber que estão acompanhando de perto a obra, que aguardamos há muito tempo. Sabemos do empenho de todos e estamos felizes por ter sido agraciados com essa reforma e graças a Deus, está dando tudo certo”, finalizou o gestor da escola, Reginaldo Almeida.

Por: Mágida Azulay Khatab

Fotografia: ASCOM/SEED/RR