Edição 1 - Brasília - DF, sexta-feira, 24 de setembro de 2021

Educação inicia aplicação da Avaliação Diagnóstica na Rede Estadual de Ensino de Pernambuco

25.03.2022

A Secretaria de Educação e Esportes (SEE), por meio da Gerência de Avaliação e Monitoramento das Políticas Públicas Educacionais (GAMPE), iniciou, nessa quarta-feira (23), a aplicação da Avaliação Diagnóstica 2022 na Rede Estadual de Ensino de Pernambuco. Cerca de 430 mil estudantes do Ensino Fundamental e Ensino Médio farão provas de diferentes áreas de conhecimento até o dia 12 de abril. 

A avaliação, que está sendo aplicada em formato digital para o 5º ano do Ensino Fundamental em diante, e impressa para os 2º, 3º e 4º ano do Ensino Fundamental,   abrange todas as áreas de conhecimento e tem como objetivo construir um diagnóstico das aprendizagens dos estudantes, identificando suas dificuldades. A partir dos resultados, os dados coletados vão subsidiar e propor planos de intervenções pedagógicas compatíveis com as características de cada turma e escola, analisando o desenvolvimento do grupo como um todo. 

Na Escola Técnica Estadual (ETE) Miguel Batista, situada no bairro da Macaxeira, Zona Norte do Recife, os estudantes dedicaram a quarta-feira (24) para responder às questões de Matemática e Ciências da Natureza. “A prova está no nível de tudo o que a gente aprendeu no ano passado, apesar das dificuldades que tivemos por conta da pandemia. Eu acho que a partir do momento em que a escola identifica o nosso nível de conhecimento, ela cria conteúdos que permitem nos igualar ao que estava previsto para a nossa série. Acredito que isso vai facilitar para os professores também, pois eles vão saber que tipo de aula devem dar para toda a turma depois de ver o resultado”, frisou o estudante Neilton Júnior, do 3º ano. 

Do dia 23 a 29 de março, é a vez das escolas jurisdicionadas às Gerências Regionais de Educação (GRE) Araripina, Arcoverde, Metropolitana Norte, Nazaré da Mara e Recife Norte realizarem a avaliação. Já as GREs Caruaru, Metropolitana Sul, Palmares, Recife Sul, Vitória de Santo Antão e Limoeiro realizam de 30 de março a 05 de abril. E por fim, as GREs Afogados da Ingazeira, Floresta, Garanhuns, Petrolina e Salgueiro de 06 a 12 abril. 

Para os estudantes que quiserem fazer a prova em casa, basta acessar o Sistema de Avaliação Educacional de Pernambuco (Saepe) por meio do Conecta Aí e seguir as orientações da gestão da escola. “A Avaliação Diagnóstica está se consolidando como uma política pública que visa auxiliar a Secretaria, as GREs, as escolas e professores a construir diagnóstico das aprendizagens dos estudantes no início do ano letivo, de modo a possibilitar intervenções pedagógicas a partir dos seus resultados”, avaliou Dionísio Júnior, gerente da Gampe.


Governo de Mato Grosso vai investir R$700 milhões na educação este ano

25.03.2022

Para garantir as melhorias na infraestrutura escolar da rede estadual em 2022, o Governo de Mato Grosso pretende investir R$ 700 milhões em obras de reformas, manutenção, mobiliário e construção de novas escolas e quadras poliesportivas. Este número é 49% maior, se comparado aos investimentos feitos em 2021, quando foram aplicados R$ 469 milhões.

De acordo com o governador Mauro Mendes, além alavancar os indicadores do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), a gestão visa garantir um ensino público de qualidade tanto na modernização da infraestrutura, como na parte pedagógica.

“As escolas do nosso Estado viviam sucateadas e, hoje, podemos dizer que só este ano vamos investir R$ 700 milhões na educação. Acredito, profundamente, que nos próximos cinco anos vamos colocar Mato Grosso entre as 10 melhores no ranking da educação desse país, com a ajuda de todos os profissionais da educação. Não tenho dúvidas que teremos professores, engenheiros, médicos, pessoas que vão encontrar na educação a oportunidade de construir o seu presente e seu futuro”, destacou Mendes.

Conforme o cronograma da Superintendência de obras (Suob), estão em execução a construção de oito novas escolas, em fase de licitação 10, há ainda dois projetos em andamento para construção e 26 convênios firmados. Em relação as obras para a criação de quadras poliesportivas estão em execução quatro unidades, duas em fase de licitação, 26 convênios firmados e 149 projetos de construção em andamento. Para reforma estão três em execução, 10 em licitação, 52 convênios e 49 projetos.

Convênios

Escolas estaduais de 48 municípios de várias regiões de Mato Grosso contarão com investimentos de R$ 251 milhões para a realização de obras de manutenção e construção de novas unidades em 2022. Para isso, 80 convênios foram firmados em dezembro com os prefeitos e vão beneficiar escolas estaduais localizadas nas áreas urbana e rural.

O município de Guarantã do Norte tem cerca de 40 mil habitantes e faz parte da lista dos 48 municípios contemplados com a destinação dos recursos. Quatros escolas estaduais do município vão receber recursos para a realização de obras de reforma e ampliação. Serão beneficiadas a Escola Estadual Guarantã (reforma e ampliação), Escola Estadual Irany Jaime Farina (reforma e ampliação), Escola Estadual Albert Einstein (reforma), e Escola Estadual Kreen Akarore (reforma). Ao todo serão investidos R$ 11,8 milhões com recursos do Programa Mais MT.

Em Sorriso, o Governo de Mato Grosso está investindo cerca de R$ 10 milhões na construção de duas novas escolas estaduais. Além de se tratar de sedes novas, as unidades vão aumentar a oferta de atendimento para alunos do ensino fundamental e médio da região.

Com capacidade para atender 500 alunos por turno (matutino, vespertino e noturno), a Escola Estadual Mário Raiter está sendo construída com investimentos de R$ 5,4 milhões, dos quais R$ 108.737,78 mil de contrapartida da Prefeitura Municipal.

Transporte Escolar

Para auxiliar no transporte escolar dos alunos foram adquiridos 19 ônibus em 2021, e para este ano, 600 novos veículos devem ser comprados.

No início deste mês, o Governo do Estado autorizou o reajuste do valor do repasse dos recursos do transporte escolar de R$ 3,00 para R$ 3,50 por quilômetro rodado nos 141 municípios.

O valor anual do repasse, que atualmente é de R$ 110 milhões ao ano, passará a ser de R$ 130 milhões, um aumento de 15%, bem acima da inflação. O repasse do transporte escolar beneficia 80 mil estudantes da zona rural, atendidos nas escolas da rede estadual e municipal.

Investimentos em 2021

Os projetos executados no ano passado foram viabilizados pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc) com recursos do Programa Mais MT, o maior aporte de investimentos do Governo de Mato Grosso, cujos recursos totalizam R$ 9,5 bilhões em quatro anos (2019/2022).

Os recursos descentralizados destinados somam R$ 47.680.789,43 e auxiliaram na manutenção corretiva em 415 unidades escolares. Nos últimos 3 anos de gestão foram construídas e entregues 16 novas escolas estaduais e outras 18 foram reformadas e entregues. Também foram construídas e entregues 15 quadras poliesportivas.

A climatização foi adotada em 102 escolas, sendo 12 em 2020, e 90 em 2021. Para 2022 a previsão da Seduc é de que 106 escolas sejam climatizadas. “Com ambiente atrativo e bem preservado, nossos estudantes se sentem acolhidos e ficam mais estimulados a permanecer nas salas de aula”, disse o secretário de Educação, Alan Porto.

Texto de Evelyn Ribeiro.


Educação lança Jogos Escolares que envolverá mais de 160 mil estudantes da Bahia

25.03.2022

Os estudantes da rede estadual deram um show de talento esportivo e artístico durante o lançamento da edição 2022 dos Jogos Escolares da Bahia (JEB), nesta quinta-feira (24), em cerimônia realizada no auditório da Secretaria da Educação do Estado (SEC), em Salvador, e que teve como tema “Esporte educacional como estratégia de inclusão e busca ativa na Bahia”. O projeto, que envolverá mais de 160 mil estudantes, se constitui como uma grande ação que envolve as escolas das redes públicas municipal e estadual, bem como da rede privada de todo o Estado, por meio de etapas seletivas nas quais os estudantes competem em diferentes modalidades esportivas. A atividade pode ser conferida através do endereço https://bit.ly/36cpiaw.

>> Acesse a página do JEB (www.educacao.ba.gov.br/jeb)

O subsecretário da Educação do Estado, Danilo Souza, que representou o secretário Jerônimo Rodrigues, falou da importância do projeto nas escolas estaduais. “É muito bom ver a empolgação e o envolvimento das escolas em toda a Bahia, pois, afinal de contas, o JEB é um momento de integração muito forte dos colegiados, estudantes, professores, familiares e das comunidades”.  

O coordenador executivo de Programas e Projetos Estratégicos da SEC, Marcius Gomes, falou das perspectivas dos jogos na rede. “Este ano, temos uma expectativa muito grande de fazer com que o JEB seja uma grande estratégia de mobilização das aprendizagens de nossa juventude. Os investimentos do governo do Estado são superiores e envolvem infraestrutura, compra de equipamentos e descentralização para os Núcleos Territoriais de Educação (NTEs), porque a gente acredita muito que essa ferramenta pode incluir”.

 

>> Mais fotos: https://flic.kr/s/aHBqjzGZT7

Os estudantes do Colégio Estadual Lomanto Júnior abrilhantaram o evento com apresentações musicais. Já o grupo de capoeira do Colégio Estadual Vera Lux fez uma apresentação do esporte, enquanto que estudantes de diferentes escolas fizeram uma entrada representando as modalidades do JEB, a exemplo do basquete. Além disso, os estudantes do Colégio Estadual Cosme de Farias fizeram uma performance artística com instrumentos de percussão.

A estudante e ginasta Isabel Vitória Macedo, 16, 3º ano, do Colégio Estadual Cesari Casali, que pratica a modalidade esportiva desde os seis anos de idade, chamou atenção do público ao mostrar as suas habilidades e desenvoltura com os movimentos no palco. “A ginástica rítmica tem uma grande importância na minha vida, pois descobri vários talentos que eu não sabia que tinha. Sei que tenho um futuro muito lindo pela frente, pretendo chegar na Seleção Brasileira e inspirar várias meninas a fazerem o esporte. Acho essencial ter esse projeto nas escolas, pois incentiva os estudantes”, disse.

O professor Marielson Alves, que leciona Educação Física no Colégio Estadual Edson Carneiro, contou de que forma o JEB impacta na vida dos estudantes. “A participação no JEB amplia a visão de mundo dos jovens e adolescentes da rede, traz a sistematização dos conhecimentos que são trabalhados na Educação Física e faz com que eles se desenvolvam de forma integral através da prática esportiva”.

Segundo a estudante Rafaela Silva, 17, 3º ano, que é aluna de Marielson, o basquete mudou a sua vida. “Tive o meu primeiro contato com o basquete na escola há quatro anos e me apaixonei. O esporte me ajudou em diversas formas: melhorei a autoestima; aprendi a ter mais autocontrole, pois eu era muito agressiva; e, também, passei a ter mais confiança, disciplina e responsabilidade. Tudo isso ajudou a melhorar o meu rendimento escolar”, disse a atleta, que já foi bicampeã escolar.

Seletivas do JEB - Serão realizadas as etapas Escolar, Municipal, Polos, Territorial e Interterritorial, entre os meses de março e julho. Depois das seletivas, acontecerá a Etapa Estadual, no mês de agosto. Os campeões da etapa estadual, com idade entre 15 e 17 anos, participarão dos Jogos da Juventude, no mês de setembro, em Aracaju. E os com idade entre 12 e 14 anos disputarão os Jogos Escolares Brasileiros, no mês de novembro, no Rio de Janeiro.

 


Municípios do semiárido recebem mais de R$3 milhões em investimentos na Educacão

25.03.2022

Mais de R$ 3 milhões de reais em investimentos na infraesturutra educacional foram realizados na região de Picos pelo Governo do Estado, por meio do PRO Piauí Educação.


Na cidade de Picos, município a 313 km da capital, um novo espaço amplo e moderno foi entregue nesta quinta-feira (24) aos estudantes da rede estadual de ensino. Com 56 anos de fundação, a Unidade Escolar Miguel Lidiano passou por grande reforma e ampliação com a construção de novos espaços, como a quadra poliesportiva coberta.
Atualmente, a escola atende 420 estudantes e oferta Ensino Fundamental, Ensino Médio regular e Educação de Jovens e Adultos. Uma dessas estudantes é Emilly Vitória, que cursa atualmente a 3ª série do Ensino Médio e, desde o Ensino Fundamental, é aluna da Unidade Escolar Miguel Lidiano. A jovem conta que ver a sua escola reformada e entregue é a realização de um sonho para todos.


"Pisar numa escola assim, moderna, ampla e reformada é a realização de um sonho para todos os estudantes. Me alegrei principalmente com o laboratório de ciências e com a possibilidade de colocarmos em prática o que aprendemos em sala, manusear agentes químicos e aprender muito", comemorou.


Para a realização da obra, o Governo do Estado investiu R$ 2.421.155,63, por meio do PRO Piauí Educação. O secretário de estado da Educação, Ellen Gera, além de outras autoridades, participou da solenidade de entrega da obra. Na ocasião, o secretário enalteceu os investimentos em educação na cidade de Picos e na região.


"Com muita alegria, entregamos hoje aqui em Picos uma obra muito esperada pela comunidade escolar. A escola Miguel Lidiano está totalmente reformada, equipada, modernizada e também climatizada. Os alunos dispõem de laboratórios modernos e toda a estrutura para auxiliar na educação desses jovens. Esse é um dos grandes investimentos realizados pelo PRO Piauí na região de Picos, que ao todo somam R$ 3.344.585,61", disse o secretário.


A diretora Islândia Cleide de Araújo Pereira, que é professora desde 2004 e está à frente da direção na escola desde 2014, comemora a entrega. "Minha vida profissional na educação foi toda aqui dentro dessa escola e, para mim e para toda a comunidade escolar, é uma imensa satisfação receber essa estrutura moderna. Essa escola é uma das mais antigas na cidade e já formou muitos cidadãos. Aqui temos uma grande obra que, com certeza, vai impactar muito no ensino e aprendizagem na região e é uma grande alegria receber o secretário para esse momento tão especial", disse a diretora.


Mirian Belchior e Ricardo Henriques, representantes do Instituto Unibanco, também acompanharam a ação e visitaram a escola modernizada, onde conheceram os novos espaços.  


Em Santo Antônio de Lisboa, a Unidade Escolar Miguel Borges de Moura também recebeu investimentos do PRO Piauí Educação, no valor de R$ 706.467,53.
A escola passou por reforma total, foi ampliada, equipada e já está à disposição da comunidade escolar da região.

Investimentos em educação superior


As modernizações dos polos da Universidade Aberta do Piauí (UAPI) continuam e em Isaías Coelho, a comunidade escolar recebe a nova estrutura para a Educação Superior. Com mais de R$300 mil em investimentos, além da cidade, outras nove deverão receber as obras 100% concluídas nas próximas semanas.  
Só no polo de Isaías Coelho, que funciona na escola da rede estadual U. E. Ubiraci de Carvalho, o ambiente utilizado pela UAPI conta com Laboratório de Informática equipado com computadores, biblioteca, sala de Estudo equipada, coordenação e dois banheiros. O valor da obra foi orçado em R$ 122.079,35 e mais R$ 94.883,10 para a compra de equipamentos.


Governo do Acre publica instrução normativa sobre operacionalização do Programa Dinheiro Direto na Escola

25.03.2022

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (SEE), publicou no Diário Oficial, edição nº 13.248, de segunda-feira, 21, a instrução normativa nº 4, que trata dos procedimentos para operacionalização do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE).

A instrução normativa regulamenta os procedimentos administrativos referentes à transferência, execução e prestação de contas de recursos financeiros destinados às escolas da rede pública estadual de educação básica.

O PDDE é uma das modalidades do Programa de Autonomia Financeira das Escolas Públicas Estaduais, de que trata a lei estadual nº 1.569, de 23 de julho de 2004.

O PDDE do Acre é constituído pelos recursos financeiros repassados pelo Estado, por meio da SEE, às unidades escolares da rede pública estadual de educação básica, com o propósito de contribuir para o provimento das necessidades prioritárias, garantindo o seu funcionamento, a melhoria pedagógica e o incentivo a autogestão dos recursos com a participação da comunidade escolar.

“A grande novidade diz respeito ao valor da per capita, que saiu de R$ 55 para R$ 80, gerando um montante anual de R$ 11 milhões”, observou o chefe do Departamento de Descentralização de Recursos da SEE, Rômulo Sombra.

Com essa nova reformulação de valores, as escolas terão autonomia desde o planejamento até a execução do recurso. Com o novo aumento, em torno de quatro milhões, será possível a aquisição de material de consumo e bens permanentes necessários ao funcionamento das escolas, além de melhoria pedagógica, como materiais de expediente, didático-pedagógicos e esportivos; materiais de higiene, limpeza e conservação; aquisição de gás e materiais de cozinha; aquisição e manutenção de extintores de incêndio; aquisição de equipamentos e mobiliários.

Serão beneficiadas com o PDDE estadual as unidades de ensino que atenderem aos critérios mínimos descritos na instrução normativa nº 4/2022.

 


Seminário Educação Piauiense em Avanço Contínuo marca 10 anos de Parceria com Instituto Unibanco e Mediação Tecnológica

25.03.2022

Qualidade de ensino muitas vezes é traduzida como bom desempenho dos estudantes, professores qualificados, escolas estruturadas, mas não é só isso. Para se ter um bom ambiente escolar com todas as características citadas acima é preciso, também, uma gestão escolar organizada. 

Pensando em qualificar a gestão das escolas da rede pública estadual, em 2012, o Governo do Estado do Piauí, por meio da Secretaria de Estado da Educação, iniciou a implementação do Programa Jovem de Futuro, com o apoio do Instituto Unibanco. 

Para comemorar os 10 anos da parceria, aconteceu, nesta quinta-feira (24), o seminário “Educação Piauiense em Avanço Contínuo: Gestão e Tecnologia pela Aprendizagem”, que contou com a participação de 578 gestores escolares.

Durante o evento aconteceu o lançamento do Marco da Gestão Escolar do Piauí, um documento que traz diretrizes de como administrar uma escola de forma democrática e participativa.

"Há 10 anos, foi necessário repensar a gestão das nossas escolas, para que antigas práticas dessem lugar a uma gestão que prezasse pela democracia e participação plena de todos que fazem parte da escola. E foi nesse contexto que o Jovem de Futuro chegou à nossa rede e nos ajudou a construir essa gestão democrática e participativa, focando na atuação do gestor como agente de criação desse ambiente e ajudando nosso gestor a planejar e cumprir metas, sempre focados no processo de aprendizado dos nossos estudantes", explicou o Secretário de Educação, Ellen Gera.

Em 2012, 411 escolas de Ensino Médio no ciclo 12 a 14, eram atendidas pelo programa. Atualmente, 521 escolas participam do circuito Jovem de Futuro, contribuindo com a formação de 121.292 estudantes.

"A parceria nos ajudou a sair de um Ideb 3.0, em 2013, e chegar a 4.3 em 2019. Evoluímos também a proficiência dos estudantes, ou seja, a aprendizagem de Português e Matemática cresceu significativamente”, completa Ellen. 

A diretora de Ensino e Aprendizagem da Seduc, Maria José Neta, destaca que com o Jovem de Futuro, a gestão escolar é vista como uma ação de caráter coletivo. "O trabalho escolar é realizado com a participação e integração de todos os membros da comunidade escolar, tanto direta ou indiretamente, reconhecendo e assumindo responsabilidades na construção e efetivação dos objetivos propostos pela organização escolar e parceria com a Seduc”, destaca a diretora.

Para a gerente de Projetos do Instituto Unibanco, Maria Júlia Azevedo, o evento é muito relevante para a educação no Piauí. “É um momento de celebração de 10 anos. 10 anos de mediação tecnológica, 10 anos de parceria e 10 anos que houve uma grande mudança na educação do Piauí. Essa mudança que foi gestada, que aconteceu nesse período, a gente celebra projetando os próximos 10 anos, porque essa é a perspectiva de avanço contínuo. Toda vez que a gente trabalha com conhecimento, a mudamos aquilo que estamos fazendo, então a educação piauiense vem mudando continuamente, porque seus profissionais estão ganhando maior capacidade e maior competência, garantindo mais crianças, adolescentes e jovens acessando a escola, permanecendo na escola e concluindo a educação básica. Portanto, fazendo o trajeto de se tornarem adultos com muito mais capacidade de intervir na vida do estado.

“Sem dúvida nenhuma esse é um grande evento, um marco na educação do Piauí. Aqui temos o grande ponto de partida, com formação, perfil e o que o gestor educacional deve fazer para tocar bem a aprendizagem na sua escola. É a continuidade da Educação do nosso Estado”, disse o Superintendente de Educação Básica da Seduc, Carlos Alberto Pereira.

Elisangela Oliveira, gestora da Unidade Escolar Professor Francisco Luís de Oliveira em Jatobá do Piauí, comemora o acompanhamento para desenvolver as ações. “A partir desse atendimento com o Instituto Unibanco, nossa escola recebe a visita da ACG, em que podemos elaborar nosso plano de ação, traçar nossas metas e objetivos e, assim, seguir com nossas ações e termos bons resultados, afirmou a gestora. Atualmente escola atende 321 alunos com Ensino Médio Regular, EJA e cursos técnicos profissionais, e ainda é polo da Universidade Aberta do Piauí.


Governo de Goiás realiza maratona tecnológica para estudantes da rede estadual

25.03.2022

Nesta quarta-feira (23/3), professores e estudantes de 23 Centros de Ensino em Período Integral (Cepis) da rede pública estadual de Ensino desembarcaram em Caldas Novas, no interior do estado, para o 1º Bootcamp do projeto Hackathon Low Code. 

Ao todo, serão três dias de evento, que estimularão o desenvolvimento de competências do pensamento computacional e a visão empreendedora dos participantes, além de apresentar fundamentos da programação low code.

Desenvolvido pelas Secretarias de Estado da Educação (Seduc) e de Desenvolvimento e Inovação (Sedi), em parceria com o Centro de Excelência em Inteligência Artificial da Universidade Federal de Goiás (Ceia/UFG), o 1º Bootcamp reúne os 23 professores participantes da primeira turma do curso “Criando soluções inovadoras: da ideia à prototipação” e suas equipes, formadas por três alunos cada.

Ao longo da formação, cada equipe deverá desenvolver um projeto de software usando a linguagem low code, modelo que utiliza ferramentas simples de programação.

Programação Low Code

O primeiro dia de formação foi de acolhida às equipes, que chegaram ao longo do dia para a abertura oficial do evento. A cerimônia, realizada no início da noite, contou com as presenças do secretário de Estado de Desenvolvimento e Inovação, Márcio César Pereira; da superintendente de Educação Integral da Seduc, Márcia Rocha de Souza Antunes; da superintendente de Tecnologia e Inovação da Sedi, Sheila Pires; e do coordenador do Ceia/UFG, professor Anderson Soares. A secretária de Estado da Educação de Goiás, Fátima Gavioli, foi representada na solenidade pela superintendente de Educação Integral da Seduc, Márcia Rocha. 

“Nos dois dias e meio que nós estaremos aqui é para dar asas à imaginação, pensar em algo, construir algo. E não é algo só para agora, é algo que vai para além desse momento. E não termina aqui, porque a gente melhora e aperfeiçoa todos os dias”, projetou a superintendente de Educação Integral, Márcia Rocha, durante a abertura do evento.

De acordo com a superintendente da Seduc, toda a programação foi pensada de modo a explorar as oportunidades que o mundo da tecnologia, do pensamento computacional e da inteligência artificial disponibilizam aos adolescentes e jovens. Para isso, eles entrarão em contato com ferramentas de programação low code, com o uso de softwares que não exigem conhecimentos avançados em linguagem computacional. 

“Nesse primeiro momento, o que a gente quer estimular nos alunos é a ideia de qual problema ele quer resolver e como funcionaria o protótipo para solucionar esse problema”, explicou o coordenador do Ceia/UFG, Anderson Soares. “Ele faz o desenvolvimento dessas ideias nessas ferramentas chamadas low code, nas quais ele tem que desenhar telas, mostrar como funcionaria, sem que ele precise passar um ano ou dois aprendendo programação. É uma ferramenta muito legal para essa geração e acessível para esse momento deles”.

O uso das ferramentas de programação low code será guiado pelos professores, que tiveram contato com o conteúdo durante o curso “Criando soluções inovadoras: da ideia à prototipação”. Além disso, os participantes serão auxiliados pelo pesquisador do Ceia/UFG, João Gabriel. 

Campus Party

Os protótipos e ideias desenvolvidos pelas equipes da rede estadual de ensino durante o 1º Bootcamp Low Code serão inscritas e apresentadas no Hackthon Low Code, durante a Campus Party 2022. O evento está previsto para os dias 15 a 19 de junho, em Goiânia.

“É uma edição um pouco diferente das anteriores, ela tem mais eventos e está mais conectada”, antecipou o secretário de Desenvolvimento e Inovação, Márcio César Pereira. “Será (uma edição) toda aberta, trazendo pessoas que vão estar remotas fazendo palestras. Então, também dará condições de ver grandes palestrantes no palco sem que eles estejam presentes. Vai ter coisas diferentes e vale muito a pena ir”.

Para o secretário, a oportunidade é especial para os jovens, que estão adentrando na lógica do pensamento computacional e poderão explorar suas ideias no ramo dos negócios. “É um movimento que vai transformar as pessoas para que no final elas estejam imersas no pensamento computacional, sem medo da programação e aproveitando o mercado que é tão amplo hoje de trabalho na área da tecnologia”, ressaltou.


E-Book Seduc Cerrado é entregue em evento e estudantes participam de roda de conversa com especialistas

25.03.2022

Aproveitando a celebração da Semana da Água, que ocorre até o dia 24/3, a Secretaria de Estado da Educação de Goiás (Seduc) entregou, nesta quarta-feira, 23 de março, em formato impresso, o E-Book Seduc Cerrado, desenvolvido por estudantes da rede pública estadual de ensino que foram selecionados como embaixadores do Cerrado. A programação da Semana da Água está sendo desenvolvida em vários locais da capital do estado. 

O E-book, que já tinha sido divulgado em formato virtual, dessa vez foi entregue no formato impresso para o presidente do Instituto Altair Sales e para autoridades presentes em evento no Parque Bernardo Élis. O livro contém 40 redações dos embaixadores do Cerrado, representantes de cada coordenação regional de Educação de Goiás e traz a importância do cuidado e da preservação do Bioma. 

Realizada pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), em parceria com a Seduc, Saneamento de Goiás (Saneago), Federação Goiana dos Municípios (FGM), Associação Goiana de Municípios (AGM) e Virada Ambiental, a Semana da Água foi instituída com o intuito de promover debates e reflexões sobre o cuidado com a água e o meio ambiente.

Acesse aqui o e-book Seduc Cerrado

Dia da Água 

Na manhã desta terça-feira, 22/3, o ‘Dia Mundial da Água’ foi celebrado pela Secretaria Estadual da Educação em evento que recebeu especialistas do meio ambiente, representantes de órgãos públicos e instituições, professores da rede estadual de Educação, estudantes e os embaixadores do Cerrado.

Na abertura do evento, a secretária de Estado da Educação, Fátima Gavioli, destacou a importância da preservação da água lembrando que a Educação interfere diretamente e, de maneira positiva, nesse contexto. Para ela, as pessoas precisam aprender desde cedo a cuidar do ambiente em que vivem. “Nossas crianças e jovens devem respeitar os animais, as pessoas e tudo que está em volta e, nesse sentido, a escola pode contribuir muito”, afirma a secretária. Gavioli destaca, também, que “respeito” é a palavra de ordem que define o cuidado.

O evento da Seduc incluiu debates sobre a importância do meio ambiente, apresentações de canto do Centro de Estudo e Pesquisa Ciranda da Arte,  e a realização de diálogos com a participação de especialistas e dos embaixadores do Cerrado. Na oportunidade, foi apresentado o documentário ‘Águas que Brotam do Cerrado’, realizado pelo Instituto Altair Sales. 

Dentre as atividades da Semana da Água, as embaixadoras do Cerrado Anna Luísa Silva, de Trindade, e Sabrynna Mell Morais, de Aparecida de Goiânia, participaram da mesa de diálogos composta por especialistas ambientais. 

Além da secretária da Educação, Fátima Gavioli, de estudantes e representantes da Seduc, estavam presentes a secretária da Semad, Andréa Vulcanis; o promotor de Justiça do Ministério Público, Juliano de Barros; o gerente de Educação Ambiental e Ação Social da Saneago, Rodolfo Barros; o presidente do Instituto Altair Sales, Altair Sales; o professor do curso de Engenharia Civil e Ambiental da Universidade Federal de Goiás (UFG), Klebber Teodomiro. 

Documentário 

O documentário ‘Águas que Brotam do Cerrado’ foi desenvolvido pelo Instituto Altair Sales (IAS) e mostra, de maneira ilustrativa e didática, a engrenagem que o Cerrado percorre para distribuir as águas subterrâneas para as grandes bacias hidrográficas do Brasil. O intuito da criação do material é servir como fonte de divulgação e de conhecimento para os estudantes das redes públicas e para aqueles que tiverem curiosidade e ou interesse pelo assunto. 

Semana da Água – Programação Completa

Dia 21 - às 19h – Abertura da Semana da Água

Dia 22 - 
09h – Evento: “Águas que Brotam do Cerrado”
Apresentação “Ciranda da Arte”
Mesa – Uso Racional das Águas do Cerrado, com Especialistas e interação com Estudantes.
Local: Auditório da Seduc.

14h – Entrega outorgas produtores familiares da Bacia do Rio São Marcos.
14h30 – Mesa 1: Governança das águas em Goiás e a promoção da pacificação nas bacias hidrográficas.
16h30 – Lançamento das Contas Econômicas Ambientais da Água de Goiás.
Mesa 2: Água e desenvolvimento econômico no Estado de Goiás.
Local: Auditório Mauro Borges – Palácio Pedro Ludovico Teixeira.

Dia 23 - 
09h – Entrega de menções honrosas e entrega oficial do E-Book Seduc Cerrado.
Exibição do vídeo institucional “Água na Medida Certa” – SESI/FIEG.
Local: Parque Bernardo Élis.
14h – Entrega dos quatro Planos de Recursos hídricos pelos presidentes dos CBHs.
14h30 – Mesa 3: A qualidade da água que queremos em nossos rios: enquadramento dos corpos de água.
16h30 – Lançamento do Relatório Anual de Fiscalização de Barragens 2022.
Mesa 4: Segurança de barragens: desafios e avanços.
Local: Auditório Mauro Borges – Palácio Pedro Ludovico Teixeira.

Dia 24, a partir das 9h da manhã
09h – Apresentação da Barragem e Reservatório Ribeirão João Leite – Aspectos Gerais.
Apresentação do Coral da Saneago – “Canto das Águas”.
Entrega menção honrosa aos fundadores do Programa ONO.
Local: Barragem do João Leite.

14h – Assinatura do Termo de Adesão ao projeto Ouro Verde de Goiás pelos produtores rurais.
14h30 – Mesa 5: Revitalização de microbacias e disponibilidade hídrica.
16h30 – Mesa 6: Programa Juntos pelo Araguaia.
Local: Auditório Mauro Borges – Palácio Pedro Ludovico Teixeira


Governo de Goiás entrega computadores para 200 escolas públicas

25.03.2022

O Governo de Goiás realizou, nesta quarta-feira (23/03), a entrega de 3.728 computadores, adquiridos com recursos de emenda parlamentar coletiva dos deputados estaduais, para escolas das redes públicas de ensino. As máquinas vão beneficiar 173 escolas estaduais e 33 escolas municipais, de 125 municípios.

Esta é a segunda etapa da entrega de computadores custeados pelo Tesouro Estadual, por meio da Emenda Parlamentar nº 2088. Em dezembro de 2021, foram entregues 2.360 maquinários para 118 escolas municipais, de 96 municípios. O investimento total da aquisição foi de R$ 25 milhões.

Tecnologia na mão do aluno

Uma das escolas beneficiadas com a entrega dos computadores foi o Centro de Ensino em Período Integral (Cepi) Silvio Gomes de Melo Filho, do município de Morrinhos. A gestora Dalva Castro conta que os novos computadores vão substituir os antigos equipamentos da escola. “Com o laboratório móvel, os televisores em sala e agora esses 12 computadores para a mediateca, a tecnologia está na mão do aluno. Ele só tem a ganhar com isso”, afirmou.

O Cepi Silvio Gomes de Melo Filho atende 263 estudantes, do 6º ao 9º ano no Ensino Fundamental e da 1ª à 3ª série no Ensino Médio. No início de 2022, o colégio recebeu um laboratório móvel, composto por 44 Chromebooks, e adquiriu televisores conectados à Internet em todas as salas de aula. 

Computadores como ferramenta didático-pedagógica

No evento desta quarta-feira (23/03), realizado na Secretaria de Estado da Educação (Seduc), estiveram presentes deputados, prefeitos, secretários municipais de Educação e a secretária de Estado da Educação, Fátima Gavioli. A titular da Seduc enfatizou que os computadores devem ser de uso exclusivo dos alunos e professores como ferramenta didático-pedagógica.

“Estas máquinas só podem ser usadas por estudantes. Elas não podem ir para o serviço administrativo. Elas têm que atender a escola, de forma que os professores peguem as crianças e as levem para esse espaço onde vão fazer suas pesquisas”, explicou a secretária. 

Cada escola regular receberá 20 computadores e as escolas de tempo integral vão receber 12 aparelhos, quantidade necessária para compor as mediatecas. O motivo para essa diferença é que os Cepis não possuem laboratórios de Informática e bibliotecas separadas.

Nas escolas de tempo integral, há um espaço único de leitura e pesquisa on-line, com livros, jornais e computadores à disposição dos alunos.

Fotos: Seduc

Secretaria de Estado da Educação – Governo de Goiás


Governo divulga aviso de edital de credenciamento de empresas para aquisição de uniformes escolares

25.03.2022

O governo do Estado do Acre divulgou na última quarta, 23, em seu Diário Oficial, o aviso de credenciamento de pessoas jurídicas para posterior aquisição de uniformes escolares destinados ao atendimento dos alunos da Rede Pública Estadual de Ensino. A aquisição será feita por meio do Programa de Compras Governamentais de Incentivo à Indústria – CG Indústria, criado em dezembro de 2021, pela Lei nº. 3.889. 

O edital e os demais anexos estão disponíveis no site comprac.acre.gov.br. Também será possível solicitar o documento via endereços eletrônicos comprasgovernamentaisacre@gmail.com e comprac@.ac.gov.br ou pessoalmente, na sede da Secretaria de Estado de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict), situada na rua Rui Barbosa, nº 450, Bairro Centro – Hotel Pinheiro – Sala 2.105, de segunda a sexta-feira das 8h às 13h. O solicitante deve levar consigo um dispositivo pendrive ou fornecer um endereço eletrônico para envio dos arquivos digitais.

Os uniformes serão distribuídos àqueles estudantes que estão devidamente matriculados na rede estadual. No total, serão atendidos aproximadamente cento e quarenta e quatro mil e seiscentos alunos das mais de 600 escolas das zonas urbana e rural dos vinte e dois municípios do estado. 

Pensando na logística de entrega do fardamento, este ano a Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes (SEE) adotará como estratégia a criação de um vale ou autorização via QR Code, contendo dados da escola e do aluno. Esta autorização será disponibilizada aos pais ou responsáveis para que o recebimento do uniforme seja efetuado diretamente na empresa credenciada.

Diferentemente da aquisição anterior, em que o fardamento era adquirido pela secretaria em numerações variadas e entregue diretamente aos alunos nas escolas, neste ano o pai irá direto à malharia credenciada mais próxima de sua casa e adquirir o uniforme no tamanho adequado ao seu filho. As empresas que desejarem participar do chamamento público podem obter outras informações pelo telefone (68) 3215-4570.


Governo de Santa Catarina investe R$7,25 Milhões em entrega de notebooks e tablets para a Educação

24.03.2022

O secretário de Estado da Educação, Luiz Fernando Vampiro, seguiu com o roteiro de entrega de notebooks aos profissionais de educação da rede estadual de Santa Catarina nesta quarta-feira, 23. Ao longo do dia, 968 professores efetivos das regiões de Chapecó, Xanxerê, São Miguel do Oeste e Itapiranga receberam a doação dos equipamentos. Somadas as entregas de 3.286 tablets e 124 carrinhos de recarga às escolas do Oeste, o investimento total realizado nesta quarta chega a R$ 7,25 milhões e beneficia 45,5 mil alunos catarinenses.

“Nós temos grandes objetivos para qualificar ainda mais a educação catarinense, e este projeto é mais uma iniciativa neste sentido. Os notebooks entregues são de última geração, já vêm com um case para ser guardado, para atender a necessidade que temos de utilizar cada vez mais tecnologia no ensino. Contamos com todos os profissionais da rede, irmanados neste propósito de termos uma educação de qualidade”, disse o secretário Vampiro após a entrega.

Investimento de R$ 3,28 milhões em Chapecó

Durante a manhã, 461 professores da região de Chapecó receberam os notebooks entregues pela Secretaria de Estado da Educação (SED) como doação, com investimento de R$ 1,88 milhão. Os profissionais beneficiados atuam em escolas dos municípios de Águas Frias, Caxambu do Sul, Chapecó, Cordilheira Alta, Coronel Freitas, Guatambu, Nova Erechim, Nova Itaberaba e Planalto Alegre.

Para os laboratórios de tecnologia da região, também foram entregues 1.418 tablets e 47 carrinhos de recarga, com investimento somado de R$ 1,4 milhão. Os equipamentos serão utilizados por cerca de 24 mil alunos matriculados nas 42 unidades de ensino contempladas.

R$ 2,17 milhões investidos na região de Xanxerê

Durante a agenda da manhã, também foram entregues notebooks a 261 professores efetivos que atuam nos municípios de Abelardo Luz, Bom Jesus, Entre Rios, Faxinal dos Guedes, Ipuaçu, Lajeado Grande, Marema, Ouro Verde, Passos Maia, Ponte Serrada, São Domingos, Vargeão, Xanxerê e Xaxim. Para a aquisição dos equipamentos, a SED investiu R$ 1,06 milhão.

Ainda foram entregues mais 1.099 tablets e 45 carrinhos de recarga para os laboratórios de tecnologia de 55 unidades de ensino da região de Xanxerê. O investimento de R$ 1,1 milhão beneficia 13,3 mil estudantes da rede estadual.

Participaram do evento a deputada estadual Dirce Heiderscheidt, o prefeito do município de Águas Frias, Luiz José Daga, e o secretário adjunto de Estado da Educação, Vitor Balthazar.

Investimento de R$ 1,02 milhão em São Miguel do Oeste

No segundo evento da quarta-feira, o secretário Vampiro promoveu a entrega de 149 notebooks a professores da região de São Miguel do Oeste, com investimento de R$ 610 mil. Os profissionais efetivos atuam em escolas dos municípios de Bandeirante, Barra Bonita, Belmonte, Descanso, Guaraciaba, Paraíso e São Miguel do Oeste.

Outra iniciativa que beneficia a região foi a distribuição de 415 tablets e 17 carrinhos de recarga para os laboratórios de tecnologia de 21 unidades escolares, um investimento somado de R$ 418,6 mil que beneficia 5,1 mil alunos catarinenses.

A professora Cátia Diana Dill, da EEB Alberico Azevedo, agradeceu o secretário Vampiro pela iniciativa voltada aos professores. “Nós poderemos falar a linguagem dos nossos alunos e multiplicar os resultados do nosso trabalho. São condições que permitirão ir além da sala de aula, sem precisar deixá-la fisicamente. Vamos fazer o melhor uso deste notebook, centrados na melhoria da qualidade dos nossos serviços para quem mais interessa, que são os alunos.”

R$ 755,8 mil investidos em Itapiranga

A quarta região beneficiada com as entregas do dia foi a de Itapiranga, em que 97 professores efetivos da rede estadual foram beneficiados com a entrega de notebooks. O investimento de R$ 397, 3 mil contempla profissionais dos municípios de Iporã do Oeste, Itapiranga, Santa Helena, São João do Oeste e Tunápolis.

Já para os laboratórios de tecnologia de 18 unidades de ensino da rede estadual na região foram entregues 354 tablets e 15 carrinhos de recarga, investimento de R$ 328,4 mil que contempla mais de 3 mil estudantes.

Aprendizagens na Cultura Digital

As entregas de notebooks a professores da rede estadual tiveram início no último mês de dezembro e fazem parte do programa Aprendizagens na Cultura Digital, iniciativa do Governo de Santa Catarina que tem como objetivo garantir ferramentas tecnológicas e facilitar as atividades dos profissionais de educação do Estado.

Além das entregas realizadas nesta quarta-feira, já foram contemplados professores efetivos das regiões de Florianópolis, Itajaí, Jaraguá do Sul, Joinville, Tubarão, Criciúma, Lages, Rio do Sul, Ibirama, Blumenau, Laguna, Araranguá, São Joaquim, Canoinhas, Mafra e São Bento do Sul. Até aqui já foram investidos R$ 33,5 milhões.

O programa Aprendizagens na Cultura Digital teve aprovação da Assembleia Legislativa de Santa Catarina e garante notebooks aos professores efetivos da rede estadual, que já estão recebendo os equipamentos como doação, e aos profissionais admitidos em caráter temporário (ACTs), que receberão os computadores em regime de comodato. As entregas continuarão acontecendo pelas demais regiões do Estado até que todos os professores da rede sejam contemplados.


Governo de Mato Grosso investe R$4,8 milhões na construção de Escola Estadual Militar em Rondonópolis

24.03.2022

O Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), concluiu as obras de construção da Escola Estadual Militar Tiradentes Major PM Ernestino Verissimo da Silva, em Rondonópolis. A unidade deve ser entregue oficialmente no dia 31 de março e foram investidos R$ 4.802.492,44, com recursos do programa Mais MT.

A estrutura conta com 12 salas de aula, refeitório, vestiário e quadra poliesportiva, banheiros, cozinha, além de adequações na acessibilidade, instalações de segurança, prevenção e combate a incêndio, instalações elétricas, instalações hidrossanitárias, drenagem e Sistema de Proteção Contra Descargas Atmosféricas (SPDA). O pórtico também foi padronizado.

“A implementação das escolas militares é feita por decreto, assim como ocorreu no caso da Ernestino Veríssimo. A gente percebe o nível de importância dessas escolas por conta da busca dos estudantes e ocupação total de salas que antes eram ociosas. As famílias aprovam este formato, os alunos gostam e sempre tem alguém procurando por vaga”, destacou o professor e técnico da coordenadoria de escolas militares, Felipe Nascimento.

Localizada no bairro Jardim Maria Tereza, a unidade atende 1.106 mil alunos divididos em 17 turmas no período matutino e 17 turmas no período vespertino. A unidade escolar oferta o ensino médio e fundamental.

“Os alunos chegaram a ficar um tempo em um espaço locado até que pudessem vir para o prédio novo em novembro do ano passado. Aqui a estrutura é ótima, tem um bom espaço para os alunos e aumentou muito a procura para fazer o seletivo para ingressar na escola”, relatou o diretor da escola, tenente PM Mário Roberto de Souza.

Atualmente no município de Rondonópolis há outras duas escolas militares, sendo uma gerida pelo Corpo de Bombeiros (Escola Estadual Militar Dom Pedro II André Antônio Maggi), e uma cívico militar (Escola Estadual Stela Maris Valeriano da Silva). Em Mato Grosso tem 21 escolas militares e 3 unidades escolares do tipo cívico-militar, que aderiram ao Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares (Pecim), criado em 2019, e que são conduzidas pelo Ministério da Educação (MEC), em parceria com o Ministério da Defesa.


Governo do Estado paga VDP para 11 mil servidores nesta sexta-feira

24.03.2022

O governo do Estado, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes (SEE) realiza o pagamento , nesta sexta-feira, 25, do Prêmio Anual de Valorização e Desenvolvimento Profissional (VDP) para 11 mil servidores da pasta. No total, são R$ 20 milhões que estão sendo investidos somente na gratificação.

Devido a pandemia que assolou o mundo, o Brasil e o Acre nesses últimos dois anos, não estão sendo exigidos pré-requisitos para realizar o pagamento como nos anos anteriores, quando uma avaliação de desempenho era realizada pelos gestores e coordenadores.

O pagamento do VDP dos servidores acontece um dia antes da antecipação do pagamento salarial anunciado pelo governo do Estado, marcado para segunda-feira, dia 28, com o dinheiro na conta dos trabalhadores no sábado, dia 26. Com isso, os R$ 20 milhões da VDP somam-se aos mais de R$ 280 milhões que o governo paga com a folha do mês de março.

“Reconhecer e dar as melhores condições de trabalho a todos os servidores da Educação é uma das nossas prioridades”, fez questão de afirmar a secretária Socorro Neri (SEE).


Governo do Pará investe na educação infantil e autoriza construção de novas unidades do Programa Creches Por Todo o Pará

23.03.2022

“Hoje, com estas Ordens de Serviço, alcançamos 49 das 149 creches que foram contratadas. Desde o início, temos um plano ambicioso de zerar o déficit na educação infantil de 0 a 5 anos, em todo o Estado. Quando todas essas unidades escolares estiverem prontas, estaremos incrementando cerca de 30 mil novas vagas nesta modalidade de ensino, nos 144 municípios paraenses”, destacou Helder Barbalho.

Investimentos - O programa de construção de creche-escola funcionará em regime de colaboração entre o governo do Estado e as prefeituras. Cada espaço de aprendizagem terá capacidade para 200 crianças, de 0 a 5 anos, em dez salas de aula, berçário, lactário e toda a estrutura necessária para educação infantil, como área recreativa coberta, brinquedoteca, sala multiuso, auditório e biblioteca.

A iniciativa vai beneficiar, anualmente, cerca de 30 mil famílias, permitindo que pais, mães ou responsáveis tenham um ambiente adequado para deixar seus filhos em segurança e possam estar inseridos no mercado de trabalho com tranquilidade. Mais de R$ 400 milhões do Tesouro Estadual serão investidos na construção de 149 creches. Nos municípios de Belém, Ananindeua, Marituba, Santarém, Marabá e Altamira, que possuem maiores índices populacionais, serão erguidas duas unidades. 

“É fato que ainda temos um grave problema de acesso à educação infantil. Nesse sentido, o governador Helder Barbalho criou o maior projeto de proteção à infância paraense. Cada um dos 144 municípios vai receber uma creche totalmente mobiliada, para que possa ofertar 200 vagas de tempo integral. Graças as 30 mil vagas que abriremos, brevemente vamos corrigir a distorção série-idade que temos hoje, por meio do Programa Creches Por Todo o Pará”, enfatizou a secretária de Estado de Educação, Elieth de Fátima Braga.

Marituba, na Região Metropolitana de Belém, vai receber duas unidades de ensino. A prefeita do município, Patrícia Mendes, disse que “quando falamos de duas creches, diretamente vamos colocar 400 crianças dentro da sala de aula. Serão mais de 400 mães que terão a oportunidade de deixar seus filhos em um local confortável, seguro e com diversos equipamentos que propiciam a aprendizagem. Dessa forma, elas poderão sair em busca de um trabalho para melhor sustentar suas famílias. Marituba agradece, o Pará agradece, e vamos continuar avançando!”.

Para o prefeito de Terra Alta, Naldo Matos, é uma honra levar mais benefícios para seu município. “Ver o comprometimento do nosso governador com a população paraense, ajudando diversos administradores a proporcionar uma educação mais forte e de qualidade. Com certeza, é algo fantástico! Portanto, essa iniciativa é louvável e vai fortalecer o desenvolvimento educacional de toda a população”, disse o gestor de Terra Alta, município da região Nordeste.

Pioneirismo - Criado pela Lei nº 9.256, de 13 de abril de 2021, o Programa “Creches Por Todo o Pará”, por meio da Seduc, é uma ação governamental pioneira, com o objetivo de reduzir o déficit de vagas na educação infantil, além de fortalecer a educação básica. As prefeituras municipais serão responsáveis pela cessão do imóvel (terreno), administração do espaço e prestação dos serviços nas creches, cabendo ao Executivo Estadual a responsabilidade pela execução e entrega das obras, e ainda pelos equipamentos didático-pedagógicos.

Assim que as unidades de ensino forem entregues pelo Estado, os gestores municipais vão assumir a manutenção das creches, desde a manutenção da estrutura física à lotação de servidores. Os espaços de aprendizagem serão construídos obedecendo a um modelo padronizado, previamente estabelecido pela equipe técnica da Seduc.

Licitação - Para garantir a plena execução dos serviços, as licitações foram realizadas em caráter nacional, com cerca de 40 lotes, e cada um contempla vários municípios, em diferentes regiões. As empresas vencedoras de cada lote serão obrigadas a executar as obras, mesmo com dificuldades logísticas, por exemplo.

O Programa “Creches Por Todo o Pará” é custeado 100% com recursos do Tesouro Estadual e beneficiará, de forma direta e indireta, milhares de pessoas.

Por Vinicius Leal (Ascom/Seduc)
Foto: Marcos Santos/Ag. Pará

Educação estabelece novo prazo para aquisição de computadores

23.03.2022

O governo do Estado publicou no Diário Oficial do Estado um novo decreto possibilitando a aquisição de computadores por parte dos professores da rede estadual de ensino. Agora, o prazo, que pelo decreto anterior havia encerrado no dia 30 de novembro do ano passado, foi prorrogado até o dia 31 de julho.

Em novembro do ano passado 1.139 professores da rede pública estadual haviam aderido ao programa Educação Conectada, permitindo a aquisição não apenas de computadores (notebooks), mas também de planos de internet. Foram feitos investimentos na ordem de R$ 23,5 milhões.

Além dos professores em sala de aula, também tem direito a aderir ao programa os que estiverem lotados nos núcleos, nas classes hospitalares, nos centros de ensino, além das unidades de escolarização e de atendimento da educação especial, como os professores de AEE, intérprete de libras e mediador, bem como coordenadores de ensino e pedagógico.

Para aderir ao programa, o professor precisa fazer um termo de adesão, sendo um para cada servidor. A partir daí, é feita a liberação de R$ 4,5 mil para a aquisição do computador, além de R$ 1,8 mil, que é liberado em 18 parcelas de 100 reais para a aquisição do plano de internet.

O pagamento do primeiro lote de computadores foi realizado no dia 15 de outubro do ano passado e chegou a contemplar 4.910 que, somados aos mais de mil professores que fizeram a adesão em novembro, mais de 6 mil educadores aderiram ao programa Educação Conectada.

“Até o momento, o governo do Estado já beneficiou mais de seis mil professores com o auxílio de R$ 4,5 mil para aquisição de computadores, além das parcelas de R$ 100 para pagamento de internet. Com a prorrogação do prazo, ainda mais profissionais em educação serão contemplados nesta iniciativa do nosso governador Gladson Cameli, que visa valorizar e dar melhores condições de trabalho para os educadores do Acre”,  explicou a secretária Socorro Neri.


Municípios do interior recebem novos transportes escolares para unidades da zona rural

23.03.2022

O governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre (SEE), entregou 16 novos transportes escolares aos municípios de Brasileia, Epitaciolândia e Plácido de Castro. A nova frota, composta pelo modelo Agrale Marruá AM G2, chegou àquelas cidades na última sexta-feira, 18, e vai atender a educação do campo.

São veículos próprios para trafegar em ramais de difícil acesso, com capacidade de transportar 13 estudantes, equipados com ar-condicionado e elevador para acessibilidade de cadeirantes. O investimento é de mais de R$ 6 milhões, com recursos próprios de Fonte 100. 

A secretária de Estado de Educação, Socorro Neri, representou o governador Gladson Cameli durante a entrega dos veículos em Plácido de Castro. “Apresentamos os veículos à comunidade e às equipes das escolas que estavam no local em uma formação do programa Caminhos da Educação do Campo”, informou. 

A cidade foi contemplada com quatro veículos que vão atender quatro escolas da região. O prefeito Camilo da Silva, que participou do evento, agradeceu ao governo do Estado e falou sobre a importância do transporte para as escolas do campo. “Fui professor da área rural por 37 anos e sei o desafio que é trabalhar em escolas em áreas isoladas”, relembrou. 

Já em Basileia foram entregues seis veículos que vão atender cinco escolas. A coordenadora da representação da SEE no município, Marília Cecília Oliveira afirmou que a nova frota vai garantir um melhor atendimento para os alunos em 2022. “Com muita alegria, recebemos as Marruás adaptadas ao transporte dos nossos alunos”, celebrou. 

Epitaciolândia também foi contemplada com seis veículos que vão cuidar do transporte dos alunos de quatro escolas. Para o coordenador da SEE local, Cleomar Portela, a renovação da frota é um momento histórico para a Educação do município. “São ações como essa que fazem a diferença. Esse transporte vai atender aquele aluno que tem mais dificuldade de chegar até a escola”, afirmou. 

Os novos utilitários possuem tração nas quatro rodas e são especialmente projetados para transporte em qualquer terreno, principalmente aqueles que demandam condições severas de utilização. O coordenador do Programa Caminhos da Educação no Campo em Epitaciolândia, Antônio Meirelles, explica que essa é a garantia de que a partir de agora todos os alunos terão a oportunidade de chegar até a escola: “Nenhum aluno ficará para trás”.

Por Dayana Soares


Parque da Ciência oferece experiências interativas

21.03.2022

O nascimento e a morte das estrelas, a aplicação dos diferentes tipos de energia, as culturas urbanas e as diversas categorias de rochas e fósseis são alguns dos temas expostos no Parque da Ciência Newton Freire Maia, na Região Metropolitana de Curitiba, mantido pela Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (Seed-PR). Lá, experimentos interativos, itens históricos e materiais artísticos ficam à disposição do público, divididos em cinco pavilhões — Introdução, Cidade, Energia, Água e Terra.

O Parque, que completa 20 anos em dezembro, recebe cerca de 200 estudantes por dia, em visitas gerais ou temáticas. A agenda já está fechada até agosto, mas, nos próximos meses, o local deve passar a abrir também aos sábados, para receber a comunidade.

Símbolo da instituição, um globo de madeira de 11 metros de diâmetro, em frente à entrada, representa o Sol. Ao entrar no primeiro pavilhão, o visitante se depara com bolas de ginásticas e esferas ainda menores, que cabem na palma da mão — elas representam os planetas gasosos e rochosos do nosso Sistema Solar. Comparando essas esferas ao grande globo da entrada, o visitante é capaz de entender a diferença entre os diâmetros dos planetas e do Sol. Esta é a primeira das muitas experiências práticas que podem ser realizadas no Parque. 

“No primeiro pavilhão, o objetivo é inserir o visitante na atmosfera do conhecimento científico”, conta Anísio Lasiviecz, diretor do Parque da Ciência. “Nele, a gente tem a Teoria do Big Bang, uma das grandes teorias científicas que nos ajudam a explicar a evolução do universo. A gente também tem Sócrates recepcionando os visitantes, como um dos pioneiros das grandes perguntas — e a pergunta é o grande motor da ciência”, afirma.

Ciência nas cidades — Já no segundo pavilhão, o foco é a ciência no ambiente urbano. Nesse espaço, é possível aprender sobre a transformação da cidade pelo ser humano e sobre a cidade enquanto local de convívio. Há, por exemplo, elementos que remetem à cultura curitibana e explicações sobre como ocorre o planejamento da cidade e seu processo de crescimento.

Um dos equipamentos interativos do pavilhão é um software que permite que o visitante observe as condições meteorológicas em todo o planeta: temperaturas, fluxo de vento e até a qualidade do ar, com indicadores visuais dos locais com maior e menor concentração de dióxido de nitrogênio.

“A ideia desse experimento é que o visitante possa compreender o que é climatologia, o que é meteorologia, a diferença entre tempo e clima, e por que é tão complicado a gente prever o tempo”, conta Anísio.

Energia movendo o mundo — “Quando se fala em energia, a gente pensa em energia elétrica, mas existem ‘n’ formas de energia”, diz o diretor. No Pavilhão Energia, o visitante pode aprender quais são essas formas, como elas se transformam e quais são as implicações envolvendo essas transformações.

É nesse espaço onde podemos fazer um experimento clássico de eletricidade — aquele em que, ao tocar em uma esfera metálica, os cabelos se arrepiam — e onde podemos pensar no uso da energia ao redor do mundo. Em um mapa interativo, é possível identificar, por exemplo, quais países são os maiores produtores de tecnologia — e para onde eles a exportam.

Recursos naturais e tecnologia — Os dois últimos pavilhões são destinados, respectivamente, à água e à terra. “O pavilhão Água vai tratar de temas vinculados à biodiversidade, à evolução e à sustentabilidade. Então, a água é o fio condutor que vai unir a discussão desses tópicos”, afirma Anísio. 

Já no Pavilhão Terra, o assunto percorre a origem da vida, a paleontologia, o uso do solo, entre outros temas. “Ele aborda questões relacionadas a recursos naturais, renováveis e não renováveis, aliados à geociência e à botânica”, explica o diretor.

Visitas ao Parque da Ciência — O Parque da Ciência Newton Freire Maia é um centro de divulgação científica e tecnológica localizado em Pinhais, na Estrada da Graciosa, 7400. Durante a pandemia, realizou lives com transmissão de imagens de telescópio, para dar continuidade às atividades de maneira remota.

Agora, o Parque voltou a receber visitas agendadas de turmas de estudantes. A agenda já está fechada até meados de agosto, mas há previsão de abertura de horários aos sábados, a partir de maio, para a comunidade em geral. É possível acompanhar as novidades e abertura de horários por meio das redes sociais do Parque — Facebook, Instagram, Twitter ou site. As visitas são gratuitas, e o agendamento pode ser feito pelo telefone (41) 3666-6156.