III Reunião Extraordinária de 2018
11.09.2018
Dia 11 de setembro, em Brasília/DF11.09.2018
Dia 11 de setembro, em Brasília/DF25.06.2018
Realizada dias 25 e 26 de junho, em São Paulo/SP
10.05.2018
Faça o download das apresentações
12.03.2018
No Ceará, o Conselho Nacional de Secretários de Educação
(Consed) a estrutura da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Ensino Médio.
A proposta do documento foi apresentada pelo Secretário de Educação Básica do
Ministério da Educação, Rossieli Soares, durante a I Reunião Ordinária do
Conselho em 2018.
Além da Base Nacional Comum Curricular para o Ensino Médio, o Consed também analisou os números do último Censo Escolar e debateu sobre os programas de Formação de Professores, como o Pibid e o Programa de Residência Pedagógica.
21.08.2017
O Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) se reuniu nos dias 17 e 18 de agosto, em Belo Horizonte (MG), para discutir a Base Nacional Comum e a implementação da Reforma do Ensino Médio. Na ocasião, também foram avaliados os produtos dos grupos de trabalho promovidos pelo Consed.
Um dos momentos importantes do encontro foi a apresentação do Guia de Implementação da Base Nacional Comum Curricular, construído em parceria com a Undime e o Movimento Pela Base.
A reunião foi realizada no Hotel Radisson Blu, Savassi.
12.05.2017
O estado de São Paulo sediou a segunda reunião ordinária do Conselho Nacional de Secretários de Educação, que ocorreu dias 11 e 12 de maio. As atividades do fórum ocorreram na sede do Conselho Estadual de Educação e na Expo São Paulo, durante a tradicional feira Bett Educar. Na ocasião, também foi lançado o Prêmio Gestão Escolar 2017, promovido pelo Consed, em parceria com o Ministério da Educação, a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e parceiros do terceiro setor.
Na pauta da reunião ordinária, destaque para a devolutiva dos grupos de trabalhos coordenados pelos secretários, entre eles, Tecnologia e Inovação, Ensino Médio, Avaliação, Gestão Escolar e Formação Continuada de Professores. “Portanto, avalio como muito positiva a reunião, especialmente por priorizar os grupos de trabalho”, ressaltou o presidente do Consed, Idilvan Alencar.
12.05.2017
O Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), lançou no dia 12 de maio, em São Paulo, a edição 2017 do Prêmio Gestão Escolar. Abaixo, estão disponibilizados release e material para divulgação do concurso.
RELEASE
Abertas as inscrições para o Prêmio Gestão Escolar 2017
Estão abertas até o dia 14 de agosto as inscrições para o Prêmio Gestão Escolar 2017, que contempla projetos inovadores e gestões competentes na Educação Básica da rede pública. Promovido pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), em parceria com o Ministério da Educação, a ação foi lançada no 12 de maio, durante a tradicional feita Bett Educar, em São Paulo.
Para participar, o gestor deve se inscrever no portal www.premiogestaoescolar.com.br, onde terá acesso a um instrumento de autoavaliação. "Ao analisar os processos de gestão da escola, ele vai elaborar um plano de ação, construído com a participação da comunidade escolar. Ao final, os melhores resultados serão premiados", explica o presidente do Consed, Idilvan Alencar.
Esta é a 16ª edição do prêmio, que a partir de 2011, tornou-se bianual. Desde 1998, quando foi criado, mais de 34 mil escolas de todas as regiões do país participaram e aproximadamente 7 milhões de estudantes foram beneficiados com os projetos implantados pelos gestores inscritos. Neste período, 90 escolas chegaram à etapa final e foram premiadas com recursos financeiros e equipamentos, além de formação e intercâmbio para os diretores.
Podem concorrer escolas do ensino regular da educação básica, das redes públicas estaduais/distrital e municipais. A restrição fica para as escolas e/ou os diretores que já tenham sido premiados como destaque estadual/distrital na edição anterior do PGE ano 2015. Estas não poderão participar.
O processo de seleção das escolas inscritas se dará em quatro etapas: Local, Estadual, Regional e Nacional. Nas etapas Local e Estadual, representantes do Consed e da Uninão Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), em cada unidade da federação, serão responsáveis por selecionar os avaliadores e coordenar o processo seletivo em suas respectivas jurisdições, considerando os critérios descritos neste Edital.
De acordo com o edital, a qualquer momento do processo seletivo, os avaliadores poderão realizar visitas técnicas às escolas inscritas para verificar se as informações constantes na ficha de inscrição condizem com a realidade observada, sendo que, por ocasião dessas visitas, poderá ser solicitada a comprovação documental das informações.
Na etapa seguinte, os comitês regionais contarão com especialistas contratados pela Coordenação Nacional do Prêmio Gestão Escolar, que utilizarão como objeto de análise a ficha de inscrição elaborada pela escola. Ao final, na etapa nacional, a Comissão, composta por representantes das instituições parceiras e do Consed, por meio de voto direto, secreto e unipessoal, indicará a escola “Referência Brasil” a partir da análise da ficha de inscrição e de entrevistas com os diretores.
O PGE 2017 será concedido nas categorias “Escola Destaque Local” “Destaque Estadual/Distrital”, “Destaque Regional” e “Referência Brasil”. Além dos diplomas, haverá uma viagem de intercâmbio nacional para os representantes das escolas “Destaque Estadual/Distrital”, uma viagem de intercâmbio a um país da América Latina para os representantes das escolas “Destaque Regional” e "Referência Brasil", além de um prêmio em dinheiro, no valor de R$ 30 mil, para a escola "Referência Brasil".
Além do Ministério da Educação e da Undime, são parceiros do PGE 2017 Unesco, Fundação Roberto Marinho, Embaixada dos Estados Unidos da América, Instituto Unibanco, Fundação Itaú Social, Fundação Lemann, Instituto Natura, Gerdau, Fundação Santillana, Fundação Victor Civita e Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI).
28.11.2016
O Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) promoveu dias 24 e 25 de novembro de 2016, em Brasília, sua IV Reunião Ordinária, para discutir a reforma do Ensino Médio e apresentar o resultado dos grupos de trabalho sobre seis temas prioritários: reforma do Ensino Médio, Avaliação da Educação Básica, Construção da Base Nacional Comum Curricular, financiamento da Educação, Gestão Escolar e Tecnologia Educacional.
A reunião dos secretários aconteceu no Centro de Convenções do Hotel Cullinan. Foi o primeiro encontro comandado pelo secretário de Educação do Estado de Pernambuco, Fred Amancio, que assumiu a presidência do Consed.
30.06.2016
A capital sergipana recebeu esta semana a II Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), em 2016. Durante dois dias os secretários de diferentes estados trocaram experiências e discutiram ações e projetos para educação brasileira. Na quinta-feira, 30, a reunião contou com a presença do Ministro da Educação, Mendonça Filho, e equipe do MEC. Na sexta-feira, 1º, o trabalho foi finalizado com análise da atual conjuntura nacional na área.
18.05.2016
06.05.2016
03.03.2016
Reunidos em Brasília, os Secretários Estaduais de Educação, por meio do Consed, realizaram uma série de audiências e divulgaram, na tarde de ontem, (3/3), uma Carta de Princípios sobre o Ensino Médio brasileiro, um posicionamento sobre a Base Nacional Comum e proposições em relação ao Projeto de Lei (PL) 6840/2013 que altera a Lei de Diretrizes e Bases da educação nacional, propondo uma série de mudanças no Ensino Médio.
Base Nacional Comum (BNC) – O presidente do Consed e secretário de Santa Catarina, Eduardo Deschamps, que durante o dia fez a apresentação do posicionamento do Conselho, destacou que a Base deve “ser um ponto de partida para o desenvolvimento de diferentes arranjos curriculares”.
Deschamps foi enfático ao afirmar que o debate deve priorizar a organização da Base por princípios, objetivos, competências gerais, competências específicas e objetivos de aprendizagem “colocando o aluno - e não os conteúdos – no centro do processo”.
Novo Modelo de Ensino Médio – O vice-presidente do Consed e secretário do Amazonas, Rossieli da Silva, fez a apresentação da proposta do Conselho para o Novo Modelo de Ensino Médio a ser adotado por todas os sistemas de ensino. Rossieli reforçou a importância de se respeitar e “considera trajetórias flexíveis na formação do estudante envolvendo opções de aprofundamento e formação das áreas de conhecimento bem como educação técnica profissional”.
O secretário apontou que o ideal é que a Base Nacional Comum, no que se refere ao Ensino Médio, seja elaborada a partir do “Desenho do Novo Modelo indicando as competências e os objetivos de aprendizagem por área de conhecimento”. Ele completa o entendimento considerando que “as competências e os objetivos de aprendizagem da BNCC do EM não devem estar seriados, apenas apresentados de forma a deixar clara a progressão dos mesmos”.
05.11.2015
29.10.2015
26.10.2015
24.09.2015
A secretária de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul, vice-presidente e coordenadora do eixo Gestão Escolar do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), Maria Cecilia Amendola da Motta, recebe os secretários de Educação de todo o País, nos dias 24 e 25 de setembro, para a III Reunião Ordinária do Consed, no Hotel Deville Prime, em Campo Grande.
O encontro terá como tema principal os contornos e definições para o ensino médio, tendo em vista a melhoria dos indicadores desta importante etapa escolar, com discussões sobre a Base Nacional Comum e o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e contará com a presença do governador do Estado de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja.
23.09.2015
Na quarta-feira (23/09), Campo Grande será palco de discussões sobre a educação brasileira durante o Seminário Ensino Médio, promovido pelo Consed, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul (SED/MS), no Hotel Deville Prime, com participação de representantes das Secretarias de Educação dos Estados e do Distrito Federal.
Os participantes serão recebidos pela secretária de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul, Maria Cecilia Amendola da Motta e conhecerão um panorama do ensino médio no Brasil, apresentado pelo professor doutor e pesquisador CNPq, Pedro Demo.
07.07.2015
02.07.2015
25.06.2015
17.06.2015
O Fórum do Ensino Médio foi criado pelo Consed para discussão e assessoria técnica nas discussões relativas ao Ensino Médio, na interlocução com o MEC e outros órgãos afetos às políticas, programas e projetos do segmento. Foi definido que o Fórum se reunirá a cada bimestre com o objetivo principal de alinhar propostas e formar um discurso comum em relação às melhorias do Ensino Médio no Brasil. Além de proporcionar a troca de experiências entre os diversos estados, a discussão e avaliação dos avanços ocorridos no ensino médio nacional, bem como as dificuldades detectadas atualmente.
19.03.2015
17.11.2014
25.09.2014
04.09.2014
07.08.2014
29.07.2014
15.07.2014
05.07.2014
03.06.2014
23.05.2014
20.05.2014
24.04.2014
09.04.2014
20.03.2014
14.03.2014
12.02.2014
21.11.2013
18.09.2013
13.09.2013
20.08.2013
20.06.2013
10.04.2013
08.04.2013
29.11.2012
18.10.2012
08.08.2012
08.08.2012
12.07.2012
08.03.2012