Plano de Intervenção Pedagógica
16.09.2019Campo Grande (MS) - Coordenado pela professora de Educação Física, Nair Mittanck Tavares e demais professores da unidade escolar, o projeto “Xadrez na Escola” é uma das ações que estão previstas no Plano de Intervenção Pedagógica, da Escola Estadual Dr. Fernando Correa da Costa, em Aral Moreira-MS, elaborado pelos coordenadores pedagógicos e com o apoio da direção.
O Xadrez é o segundo esporte mais praticado no mundo, abaixo apenas do futebol. É um grande impulsionador da imaginação, que também contribui para o desenvolvimento da memória, da capacidade de concentração e da velocidade de raciocínio. Foi constatado que o Xadrez desempenha um importante papel socializante, por ensinar a lidar com a derrota e com a vitória, mostrando que a derrota não é sinônima de fracasso nem vitória é sinônimo de sucesso. É capaz de mostrar as consequências de atitudes displicentes, que não tenham sido previamente calculadas e, por conseguinte, estimula o hábito de refletir antes de agir, além de ensinar a arcar com as responsabilidades dos próprios atos.
O jogo proporciona uma gama de benefícios, pois é bastante abrangente. Quando apresenta a história do xadrez, sua origem, estuda-se a geografia. As possibilidades das inúmeras jogadas relacionam-se à matemática. Os benefícios morais que o xadrez proporciona são de grande relevância para as crianças, tais como: o respeito mútuo, a autonomia, a tolerância, o espírito de competição, o sentimento de vitória e de derrota, conhecer e reconhecer o ponto de vista do outro.
O projeto de xadrez nas escolas tem como objetivo centrar o aluno e “convidá-lo” de uma forma sutil a trabalhar sua mente, forçando-a pensar e, consequentemente, amadurecê-la. Por meio do jogo, o campo imaginário da criança é ativado, fazendo-o refletir e repensar. A educação é um mecanismo de avanço gradual e formas de ensino devem ser repensadas para enfrentamento dos desafios oriundos da globalização e a adoção do jogo de xadrez nas escolas propicia o desenvolvimento da aprendizagem e é medida que personaliza o direito social à educação. O objetivo do projeto é a utilização do jogo de xadrez como instrumento pedagógico e social, visando auxiliar o desenvolvimento escolar dos alunos envolvidos no projeto.
Xadrez na escola é uma ferramenta que promove a cidadania e pode ajudar no desenvolvimento cognitivo dos estudantes. “Através desse jogo, os discentes podem melhorar a concentração, aguçar a memória e desenvolver o raciocínio lógico, além de instigar a imaginação”, menciona coordenador pedagógico Djalma Santos.
Texto: Adersino Junior – Secretaria de
Educação de Mato Grosso do Sul