Workshop de Ciências da Natureza na Escola Frederico José Pedreira Neto promove ensino inovador através de experimentos

Tocantins

26.09.2024

A Escola Estadual Frederico José Pedreira Neto foi palco nesta quinta-feira, 26, de um importante  Wookshop de Ciências da Natureza voltado para estudantes do Ensino Médio. O evento faz parte de uma série de ações voltadas à melhoria da educação científica, promovidas pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), que buscam oferecer um ensino mais dinâmico e interativo. 

Com o tema central "Inovação no Ensino de Ciências Através dos Experimentos", o evento propôs envolver os estudantes a explorar conceitos científicos de forma prática, desenvolvendo um entendimento mais profundo e aplicado dos conteúdos.

O workshop contou com os avaliadores da Gerência de Formação Continuada dos Profissionais da Seduc , entre eles, Marco Dutra e Mauro Ribeiro Alves . Os avaliadores compartilharam suas experiências e discutiram estratégias para tornar o ensino de ciências mais acessível e dinâmico, utilizando experimentos como ferramentas pedagógicas e associando a prática à teoria.

Além das palestras, os estudantes tiveram a oportunidade de participar de atividades práticas, onde puderam realizar experimentos sob a supervisão de professores e monitores especializados.

Para a coordenadora de Ciências da Natureza e professora de Biologia, Camila Queiroz Gameiro, o estudante foi o protagonista dos trabalhos. “Esse workshop foi organizado com base em alguns critérios voltados para os experimentos, para que os alunos pudessem assumir o protagonismo nessa área. A ideia é que eles próprios buscassem inovação através dos experimentos", completou.

A estudante da 1ª série do Ensino Médio, D'Ávila Cristina Parentes dos Santos, 15 anos, relatou sobre sua experiência.  "Esse workshop trouxe muito conhecimento. Aprendi um pouco sobre química, física, biologia e sei que posso me aprofundar mais nestas áreas”, relatou.

Segundo o professor de física, Marco Dutra, o evento trouxe um papel transformador no olhar dos estudantes. "O interessante da ciência é que a grande parte dela a gente pode experimentar. E esse workshop está mostrando esse leque de experimentos de várias questões científicas, vários conceitos, que os estudantes conseguem vivenciar ele na prática, visualizar melhor, e assim ter uma assimilação melhor com o aprendizado", pontuou.

A estudante da 1ª série do Ensino Médio, Jennifer Araújo do Nascimento,16 anos, comentou que foi uma exposição de muito conhecimento e aprendizado. “Visitei todas as salas e conheci muitos trabalhos interessantes, além de apresentar com o meu grupo, pude aprender com os outros colegas também.  E essa troca de aprendizado e conhecimento foi fundamental”, declarou.

O professor de química, Mauro Ribeiro Alves, considerou o ensino mais dinâmico e acessível para preparação dos alunos.  “A química é uma matéria que é bem de observação. Dentro de sala não tem como fugir da teoria, mas em momentos como esse que a gente coloca a prática sendo observada, é um diferencial absurdo. Então é a possibilidade de visualizar fenômenos que antes  estavam só no imaginário, e isso acaba engajando os alunos para que se interessem ainda mais", destacou.

Edição: Ana Luiza Dias/Governo do Tocantins

Revisão Textual: Ruthy Soares/Governo do Tocantins

Anne Deise Lopes/Governo do Tocantins