Rio de Janeiro
06.09.2023“Todo esforço do governo do Estado valeu a pena. Durante esses dias, 20 mil alunos da nossa rede de ensino saíram daqui com livros, felizes, com a criatividade aguçada e estimulados a sonhar”, assinalou a secretária de Estado de Educação do Rio de Janeiro, Roberta Barreto que participa, todos os dias, das atividades realizadas no estande “Educação de Talento” – espaço criado pela Seeduc-RJ para alunos e professores.
Roberta Barreto destacou, ainda, a importância de aproximar crianças e jovens do universo literário por meio da visitação escolar.
A jovem Thays Rois, de 18 anos, aluna da 3ª série do Ensino Médio, do Colégio Estadual Professora Eliane Martins Dantas, Intercultural Brasil - Alemanha, em Vista Alegre, Zona Norte do Rio, é um exemplo desta nova geração.
- Não consegui dormir direito esta noite, acordava toda hora. Foi difícil segurar a ansiedade de estar pela primeira vez na Bienal. Sou uma amante da leitura e me planejei para estar aqui: fiz uma listinha com os livros que queria comprar, pesquisei os lugares que estavam com o preço mais em conta, trouxe um mapa do evento. É incrível tudo isso - disse ela.
A secretaria distribuiu para os alunos 20 mil vouchers de R$ 100 para serem usados na feira. E cinco mil profissionais de educação também poderão fazer compras de R$ 200 por um aplicativo.
Estande "Talentos da Educação" faz a festa da garotada no último dia de visitação escolar
Colorido, divertido, interativo, didático e com programação extensa. Foi assim que o espaço criado pela Secretaria de Educação atraiu a atenção de estudantes das redes estadual, municipal e privada de ensino.
- Amei o estande, é bem atrativo. Batemos os olhos e já queríamos conhecer. Além de tudo, fomos bem recebidas, adoramos as atividades interativas que a Seeduc-RJ está proporcionando - contou Maria Luiza Pessoa, aluna do Colégio Estadual Prefeito Mendes de Moraes, da Ilha do Governador.
O último dia de visitação escolar teve exposição, quiz e muita contação de história. Além de oficinas com temas importantes, como relações étnico-raciais, transmissão de doenças, entre outras.
E não acaba por aí. A visitação escolar terminou hoje, mas o estande, localizado no Pavilhão 4 do Riocentro vai permanecer, até domingo (10/09), com várias atrações para animar o público.
Foto: Ellan Lustosa - Seeduc-RJ