“O estudante, quando está em casa, liga o telefone, usa o computador,
acessa o whatsapp, fala com a mãe e ouve música, ou seja, faz uma série
de coisas de forma bem dinâmica. Porém, quando chega à sala de aula,
esse dinamismo acaba. O estudante fica olhando para o professor e nada
mais. Isso é muito frustrante”. Esta reflexão e o desejo de uma educação
que promova interação entre aluno e professor foi o que motivou o
educador Victor Sérgio da Silva a participar da roda de conversa da
“Virada Educação Minas Gerais” (VEM), realizada na quinta-feira (03),
em Ponte Nova, no Território Caparaó.
A discussão apontada por Victor foi debatida com cerca de 120
professores de escolas estaduais vinculadas às Superintendências
Regionais de Ensino: Ponte Nova, Carangola, Caratinga, Manhuaçu, Nova
Era, Ouro Preto e Ubá. Juntos, os docentes pensaram em alternativas para
tornar o ensino básico mais atrativo. “Temos alunos digitais e escolas
analógicas. Para mudar esse quadro, o aluno precisa que o professor leve
a interatividade para a sala de aula. Se o professor conseguir mediar
momentos mais significativos para o aluno, a escola também vai conseguir
chegar ao seu momento digital e teremos resultados incríveis”, avalia o
professor Vitor.
Movimento
sediado em Ponte Nova ocorreu nesta quinta-feira (03) e contou com 220
participantes da rede estadual. Foto: Hudson Menezes ACS/SEE
A troca de experiências e o debate de problemas comuns às escolas
também foi compartilhada por cerca de 100 estudantes, em sua maioria, do
ensino médio. “Um problema que é comum a muitas escolas está
relacionado à formação dos professores. Tem escola em que a aula de
Química é dada por um professor formado em Zootecnia. O problema é que a
Química que esse professor explica está relacionada com formação
profissional dele. O professor com formação em Química tem didática,
sabe passar o que deve ser explicado”, avalia Mateus Mendes Adão, 17
anos, aluno da Escola Estadual José Lourenço de Freitas, em Viçosa.
Aqueles que não puderam concluir seus estudos na idade regular também
marcaram presença na Virada. Aos 21 anos, Marciano Miranda de Jesus
cursa o nono ano do ensino fundamental e sabe que o estudo é o
passaporte seguro para um futuro de conquistas. “Meu futuro depende do
estudo e por isso levo muito a sério. Levo a escola como minha
prioridade. Eu posso estar trabalhado e chegar tarde e, com isso, às
vezes, não dá tempo de pegar o ônibus, então, pego a moto e vou assim
mesmo. É pela importância do estudo em minha vida que estou na Virada”,
disse.
Legado
A ação que marcou o início da Virada Educação no Território Caparaó
terminou, mas o debate e multiplicação dos temas destacados em Ponte
Nova agora vão para cada escola. “Quando fui convidada pela escola para
estar na Virada, assumi o compromisso de voltar com sugestões e novas
ideias, podendo assim levar aos nossos alunos um ensino de qualidade e
um ambiente mais agradável”, avalia a professora da Escola Estadual
Professor Cândido Gomes, em Alvinópolis, Vera Lúcia Moreira.
Virada Educação no Território Caparaó foi realizada na última quinta-feira. Foto: Hudson Menezes ACS/SEE
O compromisso também foi firmado pela estudante Hellen Lazarino
Oliveira Vilela, da Escola Estadual Caetano Marinho, em Ponte Nova. “Foi
uma experiência inesquecível e é muito bom ver gente que pensa igual a
mim e acha que a educação mineira precisa de várias mudanças, porém
precisa de incentivo para essas mudanças. Por mais que muitos de nós não
presenciemos essa nova educação, tomara que a nova era de estudantes
presencie e saiba que nós demos a nossa pequena contribuição”, desejou a
estudante de 16 anos.
A expectativa por dias melhores para a educação no Estado é reforçada
por Gustavo Luis Sobrinho da Silva, 16 anos. “As pessoas que estiveram
aqui representaram as cidades e o bem maior que tem uma escola: o aluno.
Estou acreditando muito nesta proposta, porque o que é bem planejado
traz bons frutos”, destacou o aluno da Escola Estadual Doutor Otávio
Soares, em Santa Cruz do Escalvado.
VEM
O movimento buscar debater o ensino básico na rede estadual e a forma
de torná-lo mais atrativo aos estudantes, principalmente do ensino
médio. As rodas de conversa representam uma etapa da Virada e objetivam a
discussão do tema a partir de dinâmicas e atividades com estudantes e
educadores. Para mais informações sobre as rodas de conversa da Virada
Educação Minas Gerais em outros territórios do Estado acesse o site:
http://novotempo.educacao.mg.gov.br.
No próximo dia 19 será realizado o ‘Dia da Virada Educação Minas
Gerais’, um momento de reflexão e coroamento desta nova etapa da
Educação em Minas Gerais, em que escolas, professores alunos e
comunidade assumem o pacto por uma educação melhor, com base na conexão
de saberes, práticas, competências e vivências dos sujeitos que compõem
este universo. A data seria o dia em que o educador Paulo freire
completaria 94 anos.