Mato Grosso do Sul
02.05.2023As escolas estaduais de Corumbá e Ladário, jurisdicionadas pela CRE-3 (Coordenadoria Regional de Educação) realizaram atividades na semana passada, promovendo a interação e inclusão do estudante surdo com a comunidade escolar.
No dia 24 de abril comemorou-se a Lei n. 10.436, de 24 de abril de 2002, que reconhece como meio legal de comunicação e expressão a Língua Brasileira de Sinais – Libras, e outros recursos de expressão a ela associados.
As ações visam favorecer a informação e divulgação do Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais, valorizando a comunicação em Libras e o acesso linguístico para o sujeito surdo, e promover a conscientização para a sociedade, sobre o direito e a importância da Libras para o sujeito surdo.
A equipe do Centro de Capacitação dos profissionais da Educação e de Atendimento às Pessoas com Surdez – CAS, contribuiu com a ação, por meio de um vídeo: “Comemoração da Lei de Libras”, que pode ser acessado por QR Code de um cartaz fixado nas escolas.
A coordenadora Regional de Educação de Corumbá e Ladário (CRE3), Patrícia Oliveira Acioly Amaral, incentivou a ação e acredita que esta data é importante para todos os estudantes, “todos nós temos que entender a importância dessa data comemorativa, pois conseguimos assim promover debates, reflexões e incentivar o corpo discente e docente a lutar por nossos direitos e inclusão na sociedade”, declarou Patrícia.
Adersino Junior, SED
Foto: Arquivo escolar.