Mato Grosso do Sul
20.08.2024Com os resultados de 2023 do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), divulgados pelo MEC (Ministério da Educação) e o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), no dia 14 de agosto, diversas unidades escolares da REE/MS (Rede Escolar de Ensino de Mato Grosso do Sul) obtiveram resultados expressivos.
Os índices divulgados são referentes às escolas públicas participantes das aplicações censitárias do Saeb (Sistema de Avaliação da Educação) e do Ideb. Os dados são publicados bianualmente, a partir de cada edição executada do Saeb.
O Sistema de Avaliação da Educação Básica é uma avaliação em larga escala que ocorre bianualmente, com a aplicação de testes e questionários, os quais propiciam ao país, estados, municípios e escolas, a análise da qualidade da educação ofertada, por meio dos níveis de aprendizagem e o contexto escolar dos estudantes nas redes de ensino. Possibilita ainda, a averiguação das condições de acesso e permanência à escola.
Resultado
As unidades da REE tiveram as médias de desempenho dos estudantes no Saeb multiplicadas aos resultados do fluxo escolar, mais precisamente da taxa de aprovação escolar (dado coletado no Censo Escolar), que permitem ao Inep calcular os resultados do Ideb. Este índice é um importante balizador das políticas públicas voltadas à qualidade da educação e, também, uma ferramenta para o monitoramento das metas estabelecidas para a educação básica nos Planos Nacional, Estaduais e Municipais de Educação.
Confira as escolas da REE destaque nos indicadores do Ideb 2023, comparadas entre as 20 melhores unidades da rede pública (estadual, municial e federal) nos anos finais (6º ao 9º ano) do Ensino Fundamental e as 10 melhores unidades da REE do Ensino Médio :
[table id=ideb2024_ef2 /]
[table id=ideb2024_em /]
EE Senador Filinto Muller
A Escola Estadual Senador Filinto Muller, que oferta educação em tempo integral, em Ivinhema, obteve a melhor pontuação de Mato Grosso do Sul, com 5,8 pontos no resultado do Ensino Médio.
O diretor Nélio Custódio de Almeida e o diretor adjunto Antônio Luciano Costa Nunes estão orgulhos com a equipe escolar, “ esse resultado mostra o desempenho, dedicação e seriedade de toda a equipe com a aprendizagem. Isso muito nos motiva a continuar acreditando que o Ensino em Tempo Integral soma, de forma efetiva, no protagonismo do estudante, na sua autonomia e compromisso com a educação”.
O estudante egresso do 3º ano do EMI no ano passado Guilherme Padovezi Rodrigues, hoje acadêmico de agronomia da UFGD, fala da satisfação do resultado, ”o Ensino Médio Integral teve suma importância na nossa formação intelectual e social, pois contribuiu de forma significativa para nossa vida acadêmica de nível superior. Nesse período, aprendemos que na vida é importante não só o intelecto, mas o companheirismo e o convívio social com os outros. Tudo isso propiciou um ambiente tranquilo para o nosso desenvolvimento estudantil, que cumulou em ótimos resultados depois da escola. Com certeza, todos nós estudantes temos uma enorme gratidão ao E.M.T.I. e à E. E. Senador Filinto Muller”, relata.
“Essa turma sempre teve muita dedicação, compromisso e espírito competitivo, o que gerou esse resultado de excelência. Orgulhosa de fazer parte dessa conquista, e consciente que foi continuidade de um trabalho realizado por colegas professores dos anos anteriores que deram uma base sólida. Enfim, são boas sementes que foram cuidadas com muito carinho, e que agora resultam em bons frutos”, relata professsora de Matemática Luciana Santos de Lima Ramos.
EE Professor Emygdio Campo Widal
A unidade escolar obteve o segundo melhor resultado do ensino médio das unidades da REE, com a nota 5,5. O diretor Alexandre Damian recebeu a notícia com entusiasmo “ é o resultado do trabalho e empenho de nossos professores em querer mudar sempre o panorama, vestem a camisa e sempre visam a aprendizagem, qualidade de ensino e estrutura, um mix de alegria e sempre um desafio de sempre proporcionar a melhor educação para nossos estudantes, que ele consiga concluir e dar continuidade na vida acadêmica, profissional e um cidadão cada vez melhor, o segredo da nossa unidade está no preparo de nossos professores, temos doutores, mestres e especialistas, sempre em formação para entregarmos o melhor para nossos queridos estudantes, que também contribuem, veteranos e egressos sempre estão envolvidos nas acolhidas que são o diferencial de nossa escola”, enfatiza Damian.
A professora Cláudia Sales, da disciplina de Sociologia e UC II (Sociologia e Filosofia) , enquanto educadora, “vejo que o resultado é o reflexo do trabalho da equipe docente, direção, coordenação, administrativos e pais, que tem um comprometimento com ensino de qualidade, o foco é voltado a carreira acadêmica e oferta de ensino de qualidade para nossos estudantes. Nosso compromisso é ensinar com metodologias diferenciadas, com formas de avaliação, que para nós são essenciais, por isso que quando eles vão fazer a prova do Saeb já estão acostumados, além avaliações que visam o qualitativo”.
Professora Cláudia lembrou ainda que a educação em tempo integral tem uma visão mais global, mais unidimensional, “Por quê? Porque o estudante, quando passa mais tempo aqui na escola e nós aplicamos essas metodologias do ensino em tempo integral, é possível que ele se desenvolva melhor, tem mais condições de ter acesso a um professor que está também em tempo integral. Ele tem condições de desenvolver clubes que vão possibilitar o aprendizado, que está além da sala de aula, fundamental também para a formação”, finaliza docente da EE Professor Emygdio Campos Widal.
Roberta dos Santos Fernandes, 16 anos, estudante do 2º ano do Ensino Médio Integral da EE Emygdio Campos Widal, que se prapara para ser fisioterapeuta, posteriormente mestrado e doutorado, recebeu a notícia com entusiasmo, “vejo a Emydio, não só como uma escola em questão didática, mas um processo onde aprendemos para vida, uma escola competente, os professores sempre apoiando, tanto em questão mental, quanto em questão escolar mesmo, nos capacitando para os vestibulares, ENEM, pois, realmente é uma escola onde o objetivo é preparar você para o seu futuro, para quando crescer, não só para a faculdade, mas também para o trabalho, para a vida. Aqui é muito legal, temos os clubes, onde nos encontramos, a gente consegue ter um desenvolvimento de si mesmo, sabe, um autoconhecimento mesmo, o acolhimento também é muito importante para nossa evolução”, finaliza Roberta.
EE Professora Nair Nair Palácio de Souza
Em Nova Andradina, os estudantes da Escola Estadual Professora Nair Nair Palácio de Souza comemoraram os resultados dos índices do Ideb, sexta colocação no ensino fundamental em Mato Grosso do Sul com 6,1 pontos e 6º colocado no ensino médio com a nota 5.4. A unidade oferta educação em tempo integral.
A diretora Danielly Cristiny Sakate Bernegozzi Rueda falou da felicidade ao receber o resultado nas duas ofertas de ensino, “trabalhamos de forma intensa com nossos estudantes que eram oriundos de outras unidades escolares, com os mais variados níveis de conhecimentos e que foram muito impactados pelo período pandêmico. A recomposição das aprendizagens teve um papel fundamental para conseguirmos avançar os níveis de conhecimento e obter este resultado, que, para nós, é motivo de muita alegria. Outro fator importante é a dedicação dos nossos professores, coordenadores pedagógicos e os coordenadores de área que estão sempre buscando metodologias, recursos e práticas pedagógicas inovadoras”, enfatiza
O professor e coordenador de área de matemática, Anderson de Oliveira Chaves Negrelli menciona a importância da metodologia aplicada, “discutimos questões frequentemente cobradas na Prova Brasil, o que nos ajudou a entender melhor as necessidades dos alunos. Realizamos um estudo minucioso dos descritores, identificando habilidades a serem reforçadas. Os coordenadores prepararam simulados que foram essenciais para nosso aprendizado. Analisando os resultados, desenvolvemos novas metodologias para aprimorar ainda mais o conhecimento. Essa abordagem colaborativa tem sido eficaz e nos motiva a seguir em frente!”, relata Anderson.
A estudante Fernanda Ferrari, 1º ano do ensino médio, fez a prova ano passado do ensino fundamental, ela fala da satisfação em pertencer em um ambiente que proporciona evoluir, “durante as aulas, o professor sempre deixava claro o objetivo do conteúdo, mostrando suas aplicações no cotidiano e como seriam cobrados em provas externas. Isso despertava em mim uma vontade de resolver cada vez mais questões. A cada início de aula, o professor relembrava o que já havia sido trabalhado, reforçando a importância do aprendizado e nos motivando a seguir em frente”, finaliza Ferrari.
EE Coração de Maria
A Escola Estadual Coração de Maria, em Campo Grande, oferta educação regular e confessional para estudantes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e 1º ao 3º ano do ensino médio, “ambas ofertas obtiveram resultados expressivos no Ideb 2023, terceira colocada em MS com 6,2 pontos no ensino fundamental e 4 unidade da REE com 5,5 pontos no ensino médio, fruto de de dedicação de toda comunidade escolar, “menciona diretora Elizabeth de Fátima da Silva Mattas.
A estudante do 1º ano do EM Sara Pereira Fazulim dos Santos, 15 anos, está na unidade desde o sexto ano do EF, “...ah, recebemos o resultado com orgulho, temos ótimo ensino, professores capacitados e bem equipados, no sentido de nos dar estrutura para um rendimento de aprendizado e, principalmente, nos qualificar para faculdade e, posteriomente, mercado de trabalho. Eu estou me preparando para seguir na área de saúde ou talvez área de negócios, estudos, pesquisa, administração, coisas que realmente me chamam bastante atenção, ainda não tenho certeza, tenho um pouquinho de tempo para pensar. A escola vem nos preparando para isso realmente”.
Estudante terceiranista Jean Flávio Zapata Tezini, 17 anos, também está na unidade desde o sexto ano do EF, ele fala sobre o sucesso nos resultados “Eu vejo que é muito a cooperação dos dois, o aluno busca o professor, o professor atende o aluno, basicamente é isso. Pretendo cursar engenharia da computação e a escola é extremamente essencial e um passo importante da minha vida. Os professores, quando eu preciso de uma ajuda em alguma matéria, eles me atendem, isso é essencial. Estou me esforçando bastante e, nesse vestibular espero ter a nota necessária para o passar”.
A professora de Língua Inglesa e coordenadora Ruth Maria Minari Prado menciona que as avaliações externas são levadas em consideraçãonas reuniões pedagógicas, “o nível de aprendizado dos estudantes é o nosso objetivo maior, estamos sempre conversando e estudando, apesar das metodologias, cada professor tem sua autonomia para realizar o seu planejamento e deixar de uma maneira mais diversificada com o aluno, por meio de de provas, seminários, aulas mais práticas, enfim, cada professor tem a sua autonomia e desenvolve com excelência e os alunos são comprometidos e, realmente se entregam para os estudos. A direção está sempre muito presente, coordenação, os pais dedicados, estudantes, enfim, toda a comunidade. Estamos sempre estudando aqui na escola, comemoramos o ingresso dos nossos estudantes na universidade, 1/3 dos estudantes do terceiro ano de 2023 hoje estão na UFMS, isso é muito satisfatório”.
EE Dom Aquino Corrêa
A Escola Estadual Dom Aquino Corrêa, que oferta educação em tempo integral, em Amambai, continua sendo destaque nos índices do Ideb, nos anos finais a nota foi de 6,0 pontos ficando na sétima colocação das unidades de Mato Grosso do Sul
Para a diretora Cristiane de Souza Ferreira, apesar de serem notas acima da média nacional e de Mato Grosso do Sul, “compreendemos que ainda há muito a ser feito, uma vez que o índice do IDEB varia de 0 a 10. Nossa escola enfatiza o empenho do professor com a aprendizagem do aluno, orientando sempre sobre a importância de um planejamento bem elaborado com metodologias que apresentem clareza na explicação, com elaboração de atividades para o aluno desenvolver, oportunize a participação do aluno , aproveite , de maneira satisfatória, o tempo da aula e elabore avaliações diversificadas e coerentes com o objeto de conhecimento trabalhado. Sabemos que não há uma receita para o sucesso, mas algumas ações de comprometimento tanto da direção, coordenação, professores, administrativos, alunos e familiares contribuem, com certeza, para os bons resultados”, finaliza Cristiane.
Adersino Junior, SED
Fotos: Ricardo Agra e arquivo escolar