Piaui
07.03.2025A Secretaria de Estado da Educação do Piauí (Seduc) está nos últimos dias de inscrição para o Seduckathon 2025, competição que premia estudantes da rede pública com Intercâmbio Educacional. Até agora, já são mais de 5 mil estudantes inscritos seletiva exclusiva para cursos técnicos de Desenvolvimento de Sistemas, Informática e Programação de Jogos Digitais. O prazo final para inscrições termina nesta sexta-feira (7).
Com um formato ainda maior, a segunda edição do Seduckathon dobrou o número de intercambistas, e esse ano levará 130 estudantes e 26 professores para experiências imersivas no exterior. Além dos Estados Unidos e da Coreia do Sul, que já participaram da edição anterior, outros quatro países farão parte do roteiro de estudos.
Live tira dúvidas e ex-intercambistas compartilham experiências
Na véspera do encerramento das inscrições, a Seduc realizou uma live especial no Canal Educação, com transmissão pelo You Tube, para orientar alunos, professores e gestores. A live contou com a presença dos estudantes Willian Rafael Nascimento e Paulo Victor Neves, do CETI João Mendes O. De Melo (Premen Norte); e Izamara de Sousa, do CETI Maria da Conceição Salomé, que participaram da primeira edição do programa. Os três viajaram aos Estados Unidos e destacaram como a experiência foi transformadora.
“Sempre sonhei em viajar para outro país. Tivemos várias aulas mais aprofundadas em linguagens como Python e fomos muito bem recebidos na escola americana em que ficamos hospedados.”, contou Izamara destacando o impacto do Seduckathon na sua vida acadêmica e no aprendizado em programação.
Willian Rafael destacou a importância do domínio do inglês para os estudantes que desejam aproveitar ao máximo a experiência internacional. “O conselho que eu dou para quem for participar é: estudem muito inglês. Mesmo que não saibam tanto no início, comecem a estudar, porque será fundamental para aproveitar o intercâmbio.”, afirmou.
Paulo Victor ressaltou a receptividade dos americanos e o impacto cultural do intercâmbio, destacando que as conexões criadas durante a viagem continuam até hoje. “O jeito que eles nos receberam e como são educados me chamou muita atenção. Fizemos muitas amizades, nos conectamos muito bem e ainda mantemos contato, trocando experiências e dicas sobre programação.”, contou.
Novas formas de seleção em 2025
Em 2025, o Seduckathon terá três categorias de seleção, ampliando as oportunidades para os Estudantes Seduc.
Seletiva Seduckathon – 100 vagas (Exclusivo para cursos técnicos de TI)
Os alunos dos cursos técnicos de Desenvolvimento de Sistemas, Informática e Programação de Jogos Digitais passarão por três fases:
• 1ª fase: Prova objetiva sobre tecnologia e inglês;
• 2ª fase: Desenvolvimento de projetos para solucionar desafios reais das escolas;
• 3ª fase: Disputa do Hackathon, com apresentação em português e inglês.
Seletiva Empreendedorismo – 10 vagas (Para alunos do componente Projeto de Vida)
• 1ª fase: Prova subjetiva sobre empreendedorismo e inglês;
• 2ª fase: Submissão de um projeto inovador;
• 3ª fase: Apresentação presencial na Maratona Seduckathon.
Desempenho Acadêmico – 20 vagas (Para os melhores alunos da rede pública)
Os alunos com as maiores médias em Língua Portuguesa e Matemática no primeiro trimestre de 2025 serão selecionados automaticamente.
Cronograma Seduckathon 2025
- Inscrições: até 7 de março
- Provas escritas: março
- Seleção de projetos: abril
- Maratona Seduckathon e anúncio dos ganhadores: maio
- Preparação para o intercâmbio: junho
- Viagens para os seis países: setembro a dezembro
O Seduckathon faz parte da política do Governo do Piauí de fortalecer a Escola de Tempo Integral Integrada à Educação Profissional, oferecendo novos cursos técnicos voltados para tecnologia e inovação. Com a ampliação do programa, mais estudantes da rede pública terão acesso a formação qualificada e oportunidades internacionais, consolidando o Piauí como referência em Ensino Profissional no Brasil.