UEMS abre inscrições para pós-graduação em Gestão da Escola Pública de Ensino Médio

Mato Grosso do Sul

23.09.2025

A Uems (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) publicou nesta segunda-feira (23) o edital do Processo Seletivo Simplificado para o curso de pós-graduação lato sensu em Gestão da Escola Pública de Ensino Médio, ofertado na modalidade a distância. As inscrições começam hoje (23) e seguem até o dia 3 de outubro, às 23h59 (horário de MS).

O curso é resultado de uma parceria com o UAB (Sistema Universidade Aberta do Brasil) e tem como objetivo qualificar profissionais da educação para atuarem na gestão de escolas públicas de Ensino Médio.

Público-alvo: somente servidores da Rede Estadual

De acordo com o edital, somente podem participar do processo seletivo os servidores efetivos ou contratados da REE/MS (Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul), que estejam em exercício no ano de 2025 e possuam formação superior em licenciatura.

Critérios de participação

A seleção obedecerá a critérios de prioridade conforme a função exercida na rede estadual. A ordem é a seguinte:

  1. Diretores(as) escolares;
  2. Diretores(as) adjuntos(as);
  3. Coordenadores(as) pedagógicos(as);
  4. Coordenadores(as) de área;
  5. Professores(as) efetivos da REE/MS;
  6. Professores(as) contratados da REE/MS.

Distribuição de vagas

As vagas são distribuídas por polos de apoio presencial, de acordo com o quadro disponível no Anexo II do edital. Haverá ainda reserva de 25% das vagas para candidatos (as) negros, pardos, indígenas, pessoas com deficiência, pessoas transgênero e travestis, conforme a legislação vigente.

Inscrições

As inscrições são gratuitas e feitas em duas etapas:

  • 1ª etapa: preenchimento no portal, com geração da ficha de inscrição.
  • 2ª etapa: envio da documentação exigida via formulário eletrônico.

Todos os documentos devem ser digitalizados com boa qualidade e enviados conforme orientações do edital. Inscrições incompletas ou fora do prazo serão indeferidas.

O edital completo, com cronograma, documentos exigidos, critérios de classificação e informações sobre matrícula pode ser  consultado clicando aqui

Texto: Jackeline Oliveira, SED

Foto: Ricardo Agra, SED