Minas Gerais
29.07.2024Em uma celebração carregada de emoção, o Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), promoveu a formatura de 388 estudantes do projeto Trilhas de Futuro. A cerimônia, realizada em julho nas cidades de Teófilo Otoni e Alfenas, marcou um novo capítulo na vida desses jovens, que agora estão prontos para transformar suas carreiras e contribuir para o desenvolvimento econômico do estado.
Em Teófilo Otoni, no Vale do Mucuri, 306 estudantes concluíram seus cursos no Centro Técnico Profissional Alfa Unipac, nos cursos técnicos em análises clínicas, enfermagem, agropecuária e química. Já em Alfenas, no sul de Minas, 82 alunos se formaram no curso de enfermagem no Centro Educacional Palmares (Asena).
Prontos para o mercado de trabalho
As cerimônias de formatura foram prestigiadas por professores, familiares e autoridades locais, todos reunidos para celebrar o esforço e a determinação dos formandos.
"Concluir uma etapa tão significativa é um momento de realização pessoal e profissional. A formatura representa a conquista de um sonho e a abertura de novas oportunidades para o futuro. Agora, como técnica em enfermagem, sinto-me preparada para contribuir efetivamente no mercado de trabalho", declarou Josélia Luiz Vital, uma das formandas do curso de enfermagem de Teófilo Otoni.
Para a técnica em enfermagem, formar gratuitamente por meio do Trilhas de Futuro foi uma experiência transformadora. "O projeto não apenas oferece educação de qualidade, mas também abre portas para um futuro mais promissor. Ele é uma verdadeira chance de renovação e esperança para muitos que, como eu, estavam à procura de uma oportunidade para recomeçar e se destacar no mercado de trabalho", acrescentou.
5 edição do Trilhas de Futuro
A 5ª edição do projeto está em andamento e irá ofertar 40 mil vagas para cursos técnicos em todo o estado. O Cronograma contendo os prazos e a Resolução será disponibilizado no site www.trilhasdefuturo.mg.gov.br.
O Trilhas de Futuro é uma iniciativa do Governo de Minas Gerais que tem como objetivo ampliar o acesso à educação técnica de qualidade. O projeto oferece uma variedade de cursos técnicos em diversas áreas do conhecimento, sempre com foco na empregabilidade e no desenvolvimento profissional dos estudantes. Desde o lançamento em 2021, o Governo de Minas investiu mais de R$ 1 bilhão neste projeto que está transformando a vida de milhares de famílias.