Práticas da escola
13.09.2017As escolas da rede estadual da Bahia já estão na contagem regressiva para realização da 2ª edição do #TransformaÊ: virada educacional Bahia, que acontece no dia 21 de setembro, que tem como tema “Tomando Partido Pela Escola”. Gestores, professores e estudantes realizam os últimos preparativos para a apresentação dos projetos de arte, esporte, cultura, ciência, inovação e empreendedorismo, que estão sendo desenvolvidos durante o ano letivo de 2017. A ação vai promover 12 horas de atividades simultâneas com o objetivo de transformar o ambiente escolar, a partir de intervenções sociais e artísticas, na busca de identificar e difundir práticas inovadoras.
O secretário da Educação, Walter Pinheiro, fala da importância das atividades para as unidades escolares. “Este é um momento em que a escola discute o ambiente de ensino e realiza transformações. Por isso, nessa ação, a Secretaria da Educação aproveita para apoiar e acompanhar as atividades com o objetivo de ouvir, perceber e sintonizar-se com a situação das escolas, para que trabalharemos para intensificar a melhora do eixo pedagógico, que consideramos o espírito da escola”, ressaltou.
No Colégio Estadual Alaor Coutinho, em Mata de São João, Região Metropolitana de Salvador (RMS), a iniciativa está empolgando os estudantes. “É uma honra e imensa oportunidade para os alunos apresentarem seus talentos para toda a comunidade. Vai ter música e dança, além de campeonatos de surf e skate e caminhada ecológica. Estamos comprometidos ativamente com esta mobilização e acreditamos que será um dia especial”, destacou a estudante do 3º ano, Stefany Sales, 17 anos, que vai realizar uma apresentação de voz e violão durante o #TransformaÊ.
No Colégio Estadual Deputado Henrique Brito, no bairro de Brotas, em Salvador, além das diversas atividades, os estudantes vão conhecer o trabalho da musicista Carla Fabianny. “A artista possui traços expressivos seja nas artes plásticas, musicais ou cênicas, onde se destaca com sua criatividade. Carla administra o Espaço Cultural Itinerante Catuca-Hit, onde desenvolve projetos socioculturais de reciclagem e oficinas de arte/educação dirigidos a crianças e adolescentes”, contou a professora Lucília Coimbra.
No Colégio Estadual Professor Democrático Rômulo Galvão, no município de Elísio Medrado, 236 Km de Salvador, que foi reconhecida, em 2016, como uma das 18 escolas em gestão democrática do mundo, o #TransformaÊ contará com o envolvimento das famílias. “Pela manhã, os estudantes vão apresentar os trabalhos artísticos que tiveram destaque nos projetos estruturantes da Secretaria da Educação do Estado, com a participação dos pais e convidados. Durante a tarde serão realizadas palestras sobre saúde, abordando temas como depressão, gravidez e doenças sexualmente transmitidas. Em paralelo, faremos um atendimento específico para os pais que queiram informações sobre o rendimento escolar dos filhos”, explicou o diretor Ivan Silva.
Videoconferência
Como parte da preparação para o #TransformaÊ, a Secretaria da Educação do Estado realizou, nesta quarta-feira (13), no Instituto Anísio Teixeira (IAT), a videoconferência “Vamos transformar?”. Na oportunidade, foram repassadas informações sobre a 3ª etapa do projeto ENEM 100%, que lançará a ação Redijaê durante a virada educacional. A proposta é fazer com que os estudantes da 3º série do Ensino Médio escrevam, até duas redações, e cadastre os textos no ambiente virtual da Plataforma Anísio Teixeira, pelo endereço: colaborativus.pat.educacao.ba.gov.br. Os textos serão corrigidos e devolvidos aos estudantes, como mais uma forma de auxiliar na preparação para a redação do ENEM.
Participaram da videoconferência, Ney Campello, superintendente de Políticas para a Educação Básica, José Barreto, coordenador de Articulação com os Núcleos Territoriais de Educação, José Renato, representante do IAT, e Josy Sales, representante do Fórum de Dirigentes Escolares do Núcleo Territorial de Educação de Salvador (NTE 26).