Mato Grosso do Sul
01.12.2021A Escola Estadual Fernando Corrêa, do município de Três Lagoas, promoveu a I Semana dos Itinerários Formativos, para registrar as ações e os trabalhos desenvolvidos nas novas disciplinas do novo Ensino Médio.
De acordo com a gestora Sonia Maria Terezinha Barbosa, apesar de os estudantes terem retornado 100% às aulas presenciais, somente em 04 de outubro os professores conseguiram trabalhar com as turmas mistas, de forma bastante produtiva.
Itinerários
No itinerário Sou Pop, Sou Top, as disciplinas de Arte e Língua Portuguesa se entrelaçaram a partir da leitura da obra “O pequeno príncipe”, de Antoine de Saint-Exupéry, e a professora Jussara Soares realizou a ação Vernissage e Teatro na Biblioteca, incluindo também outros temas desenvolvidos ao longo do semestre.
A equipe de Códigos e Linguagens, optou pela obra “Macunaíma”, de Mário de Andrade, apresentando o teatro sob a orientação das professoras Aparecida Ferreira, Fabíola Tobias e Marília Rocha no itinerário Radioblog. Na produção escrita, o School Newspaper trouxe também podcasts e vídeos em inglês sob a orientação dos professores Eliane Belmont, Taís Duarte, Ivan Leão e Abraão Morandim.
Agroecologia
No itinerário Agroecologia, os professores Rodrigo Mizobe e Thiago Duarte desenvolveram o projeto Compostagem com resíduos orgânicos. Os estudantes fizeram as apresentações ao ar livre, com demonstrações da caixa de minhocas, dos resíduos orgânicos permitidos e a caixa com torneirinha para o adubo líquido. Além disso, ao longo da semana, promoveram também a ação Jardinagem e Paisagismo na Escola.
Os estudantes do itinerário Astroquímica (professor João Borges) optaram em desenvolver conteúdos através de QRCode, um recurso bastante apropriado para os tempos de pandemia, pois os estudantes visitantes não precisam tocar no material, cada um acessa os conteúdos (texto e vídeo) através do QRCode no celular. E o profº Gustavo Silva orientou os trabalhos sobre a História da Matemática.
HQ no pátio
No itinerário Erva-mate, estudantes orientados pela professora Maria Luzenir Maia apresentaram a Mostra de Pratos Típicos de Mato Grosso do Sul. E ao longo da semana, o professor Dennis Fernandes fez um mural de HQ no pátio, e os estudantes dos 8º anos apresentaram aulas para o 5º ano do Ensino Fundamental I sobre a História do Brasil Império em histórias em quadrinhos. E os professores Douglas Melo trouxe a Mostra de Fotos Antigas e os estudantes da professora Jéssica Santos inovaram com conteúdos acessados pelo QRCode no Espetáculo das Raças.
Paralelamente, durante a semana foram promovidas ações do Projeto Gentileza, da professora Sandra Damasceno e colaboradores, com a entrega de doações (alimentos não perecíveis) à Rede Feminina de Combate ao Câncer, uma das ações já tradicionais promovidas pela escola.
Texto Adersino Junior – Secretaria de Educação de MS