Rio Grande do Norte
07.11.2019Estudantes de todas as redes de ensino do Rio Grande do Norte já estão prontos para defender o estado na etapa nacional dos Jogos Escolares da Juventude, que serão realizados entre os dias 16 a 30 deste mês em Blumenau (SC). Cerca de 170 alunos, acompanhados de pais e técnicos, foram recebidos, na noite da última quarta-feira (6), pela Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer (SEEC) para a realização de um congresso técnico onde foram apresentadas todas as informações relativa ao embarque para a competição, dias de jogos e conheceram a equipe que cuidará dos estudantes.
A delegação potiguar, chamada de Time RN, é formada por 178 atletas e 35 técnicos e coordenadores, uma das maiores equipes do RN a competir na fase final dos jogos. A grande parte desta equipe é formada por mulheres, totalizando 103 atletas. “Para mim é motivo de muita alegria competir. Estou ansiosa e espero grandes conquistas”, explica a estudante Cecília Gabriele, da equipe de futsal do Time RN. Somando todas as 15 regionais e 4 inter-regionais, os jogos mobilizaram mais de 9.700 estudantes em 156 municípios do RN.
Além de dúvidas sobre a competição, pais e técnicos foram instruídos de como serão os dias dos atletas em Blumenau. “Esse é um momento de celebração do poder do esporte. Os Jogos Escolares já revelaram vários atletas de alto rendimento e tenho a certeza que temos jovens promessas entre nossos estudantes. Em um clima de interação, respeito e amorosidade, todos contarão com o apoio de nossa equipe”, destacou Getúlio Marques, titular da SEEC. O Governo do RN arcou com todas as despesas dos atletas e de seus técnicos, como por exemplo, a emissão das passagens áreas e logística local. Esse investimento é superior aos R$ 600 mil.
Basquete, futsal, handebol e vôlei são algumas das modalidades da competição. “Trata-se de uma verdadeira união pelo esporte. Temos 59 escolas, das redes estadual, municipal, federal e privada, juntas, em uma só sintonia. Agora vamos competir na fase final com o brilho e a graça que somente nossa juventude tem. O Time RN está preparado e vai fazer uma bela campanha”, frisou Canindé de França, subsecretário de Esporte e Lazer do RN.
O esporte revela-se como um instrumento de mudança na vida dos jovens. “Tivemos quase 10 mil alunos tocados pelo esporte, desde as primeiras fases dos jogos, e que serão agentes transformadores em suas comunidades, dando ânimo a juventude do nosso Rio Grande do Norte”, disse Gabriel Medeiros, subsecretário de Juventude do RN.
Os jogos
Blumenau receberá cerca de seis mil estudantes entre 12 a 17 anos para a disputa de 14 modalidades. Os Jogos Escolares da Juventude reúnem anualmente mais de 2 milhões de jovens nas seletivas municipais e estaduais, representando cerca de 40.000 escolas públicas e privadas de quase 4 mil municípios de todo o país. Os Jogos Escolares da Juventude são organizados e realizados pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), com patrocínio da Coca-Cola, parceria da Ajinomoto e do Grupo Globo, e apoio da Prefeitura Municipal de Blumenau e do Governo do Estado de Santa Catarina.