Terceira avaliação do Foco na Aprendizagem tem início nesta quarta-feira e segue até a sexta-feira (20/8)

Avaliação

20.08.2021

A terceira avaliação do projeto Foco na Aprendizagem,  voltado para os estudantes da rede pública estadual de ensino, do 2º, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e 1ª, 2ª e 3ª séries do Ensino Médio, será realizada entre os dias 18 e 20 de agosto. O objetivo do projeto da Secretaria de Estado da Educação de Goiás (Seduc) é diagnosticar as aprendizagens dos estudantes em Língua Portuguesa e Matemática e nortear as ações pedagógicas da secretaria e das escolas estaduais.

A prova será realizada em diferentes formatos, presencialmente e remotamente, dependendo da série e realidade das unidades escolares no que tange ao regime híbrido de ensino.

Avaliação Foco na Aprendizagem do Ensino Fundamental

No Ensino Fundamental, serão avaliados os estudantes do 2º, 5º e 9º anos. Para as turmas de 2º e 5º ano a avaliação terá 20 itens avaliativos (10 de Língua Portuguesa e 10 de Matemática). Já para o 9º ano, a avaliação terá 30 itens ao todo (15 de cada).

A avaliação Foco na Aprendizagem poderá ser realizada presencialmente nos computadores da escola (prova digital), respeitando as normas do Protocolo de Biossegurança, ou em casa.

Os alunos que optarem pela avaliação em casa poderão fazê-la de forma digital, via link que será encaminhado pelas escolas, ou de forma impressa, com material entregue pela escola. Essa última opção vai atender os estudantes que não retornaram para as aulas presenciais e não possuem acesso à Internet, computadores e dispositivos móveis.

De acordo com a superintendente de Educação Infantil e Ensino Fundamental da Seduc, Giselle Faria, os alunos do 5º e 9º ano estão encerrando ciclos do Ensino Fundamental e por isso requerem um monitoramento mais próximo para certificar que todas as habilidades foram desenvolvidas. Já a avaliação com os alunos do 2º ano visa identificar se a alfabetização deles foi satisfatória.

Avaliação Foco na Aprendizagem do Ensino Médio

No Ensino Médio, serão avaliados os estudantes de todas as séries. Cada prova terá 24 itens avaliativos, sendo 12 de Língua Portuguesa e 12 de Matemática.

A avaliação Foco na Aprendizagem será preferencialmente presencial para os alunos da 3ª série, seguindo as normas do Protocolo de Biossegurança, com provas impressas. Os estudantes que optarem por realizar a avaliação remotamente poderão fazê-la à distância, por links, formulários digitais ou cartões de resposta impressos.

Os estudantes da 1ª e 2ª série também poderão fazer a avaliação de forma remota ou presencial, por agendamento. Cada Coordenação Regional de Educação (CRE) e unidade escolar terá autonomia para desenvolver estratégias de avaliação remota e presencial que atendam todos os estudantes, desde que se adequem ao Protocolo de Biossegurança, considerando as diferentes realidades de ensino no Estado.

Segundo a gerente de produção de material para o Ensino Médio da Seduc, Vanuse Batista, as avaliações visam fornecer um diagnóstico sobre as aprendizagens dos estudantes, que deveriam ser desenvolvidas no bimestre anterior. A partir do diagnóstico, é feito um planejamento escolar para aulas de nivelamento e imersão de conteúdos nas semanas seguintes à avaliação.