Temas da COP 30 são apresentados em trabalhos de alunos da rede estadual do Pará

Pará

10.12.2024

O envolvimento de estudantes paraenses em atividades escolares direcionadas ao meio ambiente e a sustentabilidade tem sido crescente nas escolas da rede pública. Na Escola Estadual de Ensino Fundamental Dr. Ângelo Cesarino, no município de Igarapé-Açu, a proposta da realização da 1ª Feira do Conhecimento foi promover o diálogo, a divulgação e a produção de trabalhos a partir de pesquisas relacionadas aos temas norteadores da Conferência das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima (COP 30). A programação ocorreu na quarta-feira (4), com a apresentação dos trabalhos nos estandes montados nas salas de aula e na área externa da escola. 

Intitulada “Educação pai d’égua para o desenvolvimento sustentável!”, a Feira foi aberta ao público com a exposição de 14 projetos, cada um representando uma turma de alunos. Os projetos foram desenvolvidos a partir dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). Entre esses ODS destacam-se temas como: erradicação da pobreza, fome zero, educação de qualidade, igualdade de gênero, água potável e saneamento. 

“Cada turma ficou responsável por desenvolver um trabalho a partir de uma determinada ODS. Além dos produtos que serão apresentados na Feira, como maquetes, cartazes, experiências, pesquisas, nós também tivemos um produto final, como vídeo, dança, apresentação teatral, enfim, foram várias formas de apresentar o produto final”, explica a vice-diretora e uma das coordenadoras da Feira, Marcela Abdoral.

A turma da aluna Ana Luiza da Mota Santos apresentou durante a Feira a temática sobre a garantia do acesso à saúde de qualidade e a promoção do bem-estar para todos, em todas as idades. Ela relata como foi a experiência do trabalho. 

“A turma do Acelera o Saber, do turno da tarde, falou da ODS 3, que é Saúde e Bem-Estar. Levamos o conhecimento à comunidade escolar sobre o impacto positivo das práticas de atividades físicas e o consumo de alimentos saudáveis. Tivemos também uma equipe verificando o IMC (Índice de Massa Corporal) dos participantes da feira e entregando a eles carteirinhas com anotações e observações importantes para o dia a dia de cada participante”, explicou a aluna.

Sobre o tema Igualdade de Gênero, que corresponde ao 5º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, o qual trata do alcance da igualdade de gênero e do empoderamento de todas as mulheres e meninas, os alunos produziram maquetes retratando várias situações de como a mulher ainda é vista com discriminação pela sociedade em determinados ambientes, sejam eles no trabalho, no esporte, ou nas próprias tarefas da casa. A exposição do trabalho foi da turma da aluna Manuela Samilly Teixeira Monteiro.

“É um tema muito importante porque fala dos princípios de que homens e mulheres devem ter os mesmos direitos e oportunidades. Na Feira de Conhecimento da turma do sexto ano da tarde, da qual faço fácil, tentamos reproduzir através de uma maquete situações que ainda persistem, de discriminação da mulher. Queremos mostrar que, independentemente de gênero, a mulher pode ser inserida e mostrar seu potencial”, disse.

Premiação - Na Feira do Conhecimento também teve premiação para os alunos, como forma de reconhecimento pelos trabalhos realizados. Foram premiados os três melhores projetos, com R$ 500 para o 1º lugar, R$ 300 para o 2º e R$ 200 para o 3º lugar. 

Os trabalhos foram analisados por uma banca de jurados, formada por servidores da DRE que terá como critérios de avaliação: embasamento teórico; domínio do tema durante a exposição; integração do grupo (articulação e organização dos alunos e professores); uso de metodologia criativa, dinâmica, clara e objetiva na apresentação do tema; e relevância social, ou seja, importância do trabalho para a sociedade, destacando sua função social, se há relação com o contexto social do aluno e/ou se tem potencial de mudar a realidade da comunidade.

Os 17 ODS - A Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) apresentou a proposta de criação dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável  (ODS) no ano de 2015, após estudos e relatórios que apresentavam números alarmantes sobre as mudanças climáticas e a qualidade de vida no planeta terra. A criação dos 17 ODS deu origem a Agenda 2030, que estabelece uma série de metas para os próximos 15 anos, como desafio de frear o impacto do aquecimento global. 

Os 17 objetivos estão interconectados e abordam os principais desafios de desenvolvimento enfrentados por pessoas no Brasil e no mundo.

1 – Erradicação da Pobreza – Erradicar a pobreza em todas as formas e em todos os lugares;

2 – Fome zero e agricultura sustentável – Erradicar a fome, alcançar a segurança alimentar, melhorar a nutrição e promover a agricultura sustentável;

3 – Saúde e Bem-Estar – Garantir o acesso à saúde de qualidade e promover o bem-estar para todos, em todas as idades;

4 – Educação de qualidade – Garantir o acesso à educação inclusiva, de qualidade e equitativa, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos;

5 – Igualdade de gênero – Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas;

6 – Água potável e saneamento – Garantir a disponibilidade e a gestão sustentável da água potável e do saneamento para todos;

7 – Energia limpa e acessível – Garantir o acesso a fontes de energia fiáveis, sustentáveis e modernas para todos;

8 – Trabalho decente e crescimento econômico – Promover o crescimento econômico inclusivo e sustentável, o emprego pleno e produtivo e o trabalho digno para todos;

9 – Indústria, inovação e infraestrutura – Construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação;

10 – Redução das desigualdades – Reduzir as desigualdades no interior dos países e entre países;

11 – Cidades e comunidades sustentáveis – Tornar as cidades e comunidades mais inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis;

12 – Consumo e produção responsáveis – Garantir padrões de consumo e de produção sustentáveis;

13 – Ação contra a mudança global do clima – Adotar medidas urgentes para combater as alterações climáticas e os seus impactos;

14 – Vida na água – Conservar e usar de forma sustentável os oceanos, mares e os recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável;

15 – Vida terrestre – Proteger, restaurar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, travar e reverter a degradação dos solos e travar a perda da biodiversidade;

16 – Paz, Justiça e Instituições Eficazes – Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas a todos os níveis;

17 – Parcerias e meios de implementação – Reforçar os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável.

 

Texto: Ericka Pinto / FADEPA