Técnicos da Seduc participam de oficina sobre planejamento orçamentário para 2024

Piaui

07.02.2024

Em busca de aprimorar a gestão com base em dados, estatísticas e evidências, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), por meio da Unidade de Gestão Estratégica, realizou uma série de oficinas de trabalho para a elaboração de um plano de ação orçamentário que será executado em 2024, com foco nas principais metas educacionais da pasta.
 
O treinamento envolveu 28 técnicos que se debruçaram sobre o planejamento estratégico para a educação do Piauí no ano de 2024, tendo como referência o alinhamento das metas estratégicas às metas orçamentárias. A proposta é capacitar as equipes das unidades executoras de cada superintendência quanto à elaboração de um plano de ação para o ano de 2024.
 
A Diretora da Unidade de Gestão Estratégica (Ugest), Ana Célia Orsano, explica que a equipe da UGEST é responsável por coordenar, monitorar e avaliar o planejamento da Seduc.
 
“Nós conduzimos a elaboração do PPA (Plano Plurianual), que engloba os anos de 2024 a 2026, e agora tivemos esse processo formativo que busca a construção do plano de ação 2024 para cada unidade gestora da SEDUC. O que queremos é que esse trabalho resulte numa oferta educacional com foco em resultados que possam se desdobrar em melhores desempenhos dos nossos estudantes”, esclareceu.
 
Ana Célia afirma que a oficina propôs ainda a condução de um monitoramento frequente das ações. “A oficina formativa redefiniu o desenho do monitoramento de execução dessas ações. Ou seja, vamos acompanhar quais são os resultados esperados de cada área da gestão para que possamos entregar um serviço de qualidade à sociedade piauiense. Com esse trabalho, será possível gerar informações, relatórios, tanto para a condução da gestão interna da SEDUC, voltados para a análise de resultados, como para fornecer informações para os órgãos de regulação externa”, concluiu.
 
O secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, comenta que a gestão do Governador Rafael Fonteles tem o compromisso de garantir excelentes resultados educacionais ao Piauí e seguir promovendo uma gestão transformadora.

“Nosso time está cada vez mais entusiasmado com a missão de fortalecer a educação pública do nosso Estado. Estamos no caminho certo de uma maior profissionalização do nosso trabalho, com uma gestão baseada em dados e evidências voltada aos resultados”, pontua Washington Bandeira.