Consed
27.03.2015Última agenda da manhã do dia 20, segundo dia da I Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Educação – Consed, que aconteceu em Florianópolis – SC, foi apresentada sobre um Sistema de Transporte Escolar, desenvolvido por solicitação do FNDE.
A apresentação foi realizada pelo coordenador geral do Nucletrans/UFMG, Marcelo Franco Porto e o coordenador do Departamento de Engenharia de Transporte e Geotecnia da UFMG, Nilson Tadeu Ramos Nunes. Ambos professores são ligados à Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG.
No início, Marcelo Franco Porto, disse que a iniciativa da apresentação surgiu da necessidade de apresentar o estudo que realizaram sobre a temática do transporte escolar e também por conta da encomenda realizada pelo FNDE do desenvolvimento do sistema. “O objetivo central é a melhoria da gestão e do custeio do transporte escolar”, apontou.
Os pesquisadores destacaram que, entre outras funcionalidades, o sistema permite traçar rotas otimizadas, o que traz uma economia considerável, seja encurtando distâncias ou garantindo uma utilização mais racional dos veículos. Eles também afirmaram que haverá um módulo específico para tratar da indicação da infraestrutura ideal de transporte para cada realidade social e geográfica, ressalvando que “o trabalho ainda está em pleno desenvolvimento dos novos módulos”, consideraram.
Nilson Tadeu Nunes detalhou algumas particularidades e potencialidades do sistema que, em suma, desenvolve e “implementa um sistema de informações georreferenciadas de transporte escolar rural, com o devido roteamento e com o cálculo exato do quanto custa cada aluno dentro de cada veículo, consolidando o custo por escola ou por município, o que permite visualizar as enormes discrepâncias no tocante ao custo/aluno”, descreveu.
Segundo ele o sistema oferece uma modelagem gráfica e “estatística que permitirá a licitação/contratação dos serviços de transporte escolar a partir de uma estimativa de custos mais racional e com critérios devidamente claros e parametrizados de aferição do valor justo, o que também confere mais transparência ao processo e reduz os questionamentos dos órgãos de controle”.
Por fim, colocam o sistema que desenvolveram o dispor de todos os secretários estaduais de educação para implementações nos respectivos Estados.