Seminário de Avaliação e Planejamento discute sobre equidade e aprendizagem escolar no Rio Grande do Norte

Rio Grande do Norte

01.08.2023

A discussão sobre desafios das políticas de avaliação da educação básica e redução das desigualdades marcou o Seminário Estadual de Avaliação Educacional e Planejamento do Ensino, realizado hoje (1º) em Natal, com o tema "A avaliação como instrumento de equidade educacional".

O evento, realizado pela Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer (SEEC), contou com a parceria do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF) e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). 

Durante a abertura, a secretária de Educação do RN, professora Socorro Batista, destacou a importância de conhecer a avaliação para o planejamento da aprendizagem. "Precisamos desconstruir a ideia da avaliação como um momento de fracasso, reprovação e julgamento. Conhecer as diferenças e desequilíbrios da aprendizagem do nosso Estado é fundamental para estabelecermos a equidade necessária", ressaltou a secretária.

O evento contou com a presença de Manuel Fernando Palacios da Cunha e Melo, presidente do INEP, que destacou a importância do empenho docente na melhoria da educação brasileira. "Os programas do MEC só conseguem avançar graças ao esforço de todos os professores, coordenadores e diretores escolares. Hoje, muitos projetos desenvolvidos no ministério são ações colaborativas com os demais entes da federação", explicou o presidente Manuel Melo.

“Este seminário representa muito daquilo que devemos de enxergar, mas que muitas vezes é invisível diante de nossos olhos. É para que podamos compreender as inúmeras desigualdades que muitas vezes cometemos, é para que possamos avaliar cada ação que nós executamos, identificar cada caminho que podemos seguir e trilharmos novos horizontes a partir dos nossos conhecimentos”, declarou Petrúcio Ferreira, vice-presidente da Undime-RN e secretário municipal de Educação de Serra Negra do Norte.

O Seminário apresentou os principais indicadores educacionais do estado, aferidos através do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) e do Sistema Integrado de Monitoramento e Avaliação da Rede Estadual de Ensino do RN (SIMAIS). Com base nesse contexto e considerando a política educacional do país, os participantes foram mobilizados para construir um planejamento estratégico do ensino que reverta o cenário educacional negativo do estado e promova a efetiva aprendizagem escolar, construindo uma escola pública de qualidade.

A programação do evento incluiu mesas redondas sobre as contribuições e desafios das políticas de avaliação da educação e o papel dos sistemas de avaliação na busca da equidade educacional, além de painéis temáticos sobre a avaliação da qualidade da educação à luz de um conjunto de indicadores integrados.
Destacou-se também a palestra sobre o currículo e planejamento para aprendizagens efetivas, com enfoque em Língua Portuguesa e Matemática como objetos de avaliação na construção do conhecimento, ministrada por Josiane Toledo (CAEd/UFJF).

O Seminário Estadual de Avaliação Educacional e Planejamento do Ensino reforçou o comprometimento das autoridades e educadores com a promoção da qualidade educacional no Rio Grande do Norte, buscando equidade e igualdade de oportunidades para todos os estudantes, com o objetivo de construir um futuro mais justo e próspero para a educação do estado.

Coordenado pela Subcoordenadoria de Avaliação Educacional (SUAVE) e pelas Coordenadorias de Desenvolvimento Escolar (CODESE) e dos Órgãos Regionais de Educação (CORE), o evento representa uma importante iniciativa para o avanço da educação no estado e a busca por soluções que superem os desafios enfrentados.