Piaui
10.02.2023Movimento implementado pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), a Semana Presente tem mobilizado as escolas da Rede Estadual de Ensino com atividades socioeducacionais e de acolhimento, com o objetivo de contribuir para uma convivência saudável entre a comunidade escolar no ambiente educacional. A Semana presente acontece de 6 a 10 de fevereiro, durante a primeira semana de aulas do ano letivo de 2023.
A gerente da 10ª Gerência Regional de Educação (GRE), do município de Floriano, Glauce Barros, reforça a importância das atividades que estão sendo desenvolvidas na escola. “É de suma importância o desenvolvimento da semana presente nas escolas no início do ano letivo, pois proporciona a toda comunidade escolar o desenvolvimento de competências socioemocionais, o fortalecimento das vivências e interações, como também o sentimento de pertencimento de todos nos espaços escolares”, afirma.
Dentre as atividades desenvolvidas nas escolas, estão: acolhimento aos pais, palestras motivacionais e socioemocionais, dinâmicas, interativas, bate papos, sorteios de kits escolares, apresentação da rotina no ambiente escolar, entre outras. As atividades estão sendo transmitidas pelo Canal Educação para que todo o Estado possa acompanhar as ações.
Ana Cláudia Ribeiro, diretora da Unidade Escolar Malaquias Ribeiro Damasceno, localizada na cidade de São Lourenço do Piauí, aponta as atividades que estão sendo desenvolvidas em sua escola. “Estamos trabalhando com as orientações vinda da Seduc, mas de acordo com a nossa realidade. Estamos usando no acolhimento o trecho do filme: A corrente do bem. Em seguida uma roda de conversa e a distribuição de rosas e falando da importância de cada um para nós. Usamos trechos das aulas que estão sendo dadas pelo canal. Como já fazíamos, estamos apresentando o regimento, falando sobre novo ensino médio (trilhas, eletivas) e sistemática de avaliação”, explica.
De acordo com a gerente da 15ª GRE, Fabiana Nunes, a Semana Presente das escolas jurisdicionadas à 15ª Regional de Educação, na região de Corrente, aconteceu de forma onde toda a comunidade escolar pudesse planejar ações educativas. "Articulamos as metas aos objetivos, os fundamentos, os conteúdos e as estratégias metodológicas, considerando os contextos comunitário e escolar, as condições e o ambiente educacional, os sujeitos envolvidos, a qualidade, a habilidade e a experiência dos educadores”, completa.