Semana Literária incentiva o hábito da leitura e celebra a paixão pelos livros na Erefem Barros Carvalho

Pernambuco

17.09.2025

Em tempos de internet e revolução tecnológica, hábitos e costumes se transformam em meio a um redemoinho de inovações. Nesse sentido, a leitura de um bom livro impresso, com páginas que se folheiam, enfrenta o desafio de se manter como uma prática atrativa de conhecimento e entretenimento. Pensando nisso, a Escola de Referência em Ensino Fundamental e Médio (Erefem) Barros Carvalho, da Rede Estadual, no Recife, promove, entre os dias 15 e 19 de setembro, a Semana Literária. 

O evento busca fortalecer o hábito saudável da leitura e cultivar a paixão pelo livro por meio de apresentações culturais, declamação de poemas, oficinas, troca de livros, palestras e da premiação do Prêmio Miró de Poesia, ampliando, ainda mais, o repertório literário dos estudantes, não apenas em quantidade, mas, sobretudo, em qualidade, aprofundando o contato com diferentes obras e gêneros.

Para a professora de língua portuguesa e coordenadora do evento, Madu Sansil, a escola busca promover ações constantes que incentivem os estudantes a frequentarem a biblioteca. “É fundamental trabalharmos matemática, ciências e português, mas também é essencial garantir aos alunos o contato com a cultura e o acesso às artes. Unir esses dois lados e trazer a realidade deles para dentro da literatura é uma forma de engajá-los e despertar o interesse pela leitura”, destacou.

A estudante Wedja de Carvalho, 14 anos, do 9° ano, é apaixonada por leitura e acredita que eventos como esse fortalecem o hábito de ler. “Muitos estudantes não costumam frequentar a biblioteca, mas, como a maioria dos professores está falando mais sobre literatura e sobre as atividades que estão acontecendo aqui, eles podem se interessar mais pela leitura”, destacou.