Paraíba
21.10.2024A Semana Estadual de Vacinação contra o HPV e meningocócica ACWY foi aberta na manhã desta segunda-feira (21), na Escola Estadual de Ensino Fundamental (EEEF) Borges da Fonseca, em João Pessoa. A ação está sendo promovida em parceria pela Secretaria de Estado da Educação (SEE) e pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), e segue até esta sexta-feira (25) em todas as escolas da Rede Estadual de Ensino. O objetivo da ação é aumentar a cobertura vacinal no público estratégico que está presente nas escolas. A logística das vacinações é coordenada pelas secretarias municipais de saúde.
Milena Vitorino, representante do Núcleo de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde de João Pessoa, comentou sobre a logística e a importância da ação. “Estamos dando ênfase, neste momento, às vacinas da adolescência. Solicitamos aos pais que vejam o dia que está agendada a vacinação na escola do seu filho e os levem para se vacinar. O estado informou aos municípios desta campanha que eles estão se organizando e definindo as escolas para fazer essa vacinação. A campanha acontece nas escolas municipais, estaduais e privadas.”
A gestora da EEEF Borges da Fonseca, Rosângela Guedes, destacou a boa adesão dos pais durante a ação. “Conversamos com os alunos em cada sala durante a semana passada e entregamos um papel para que os pais autorizassem a vacinação de seus filhos. Incentivamos os estudantes mostrando a importância da vacinação. Ficamos muito agradecidos à Secretaria de Educação porque a gente percebe o comprometimento dos profissionais nesta ação”, disse a gestora.
Público-alvo - O público-alvo para a vacina HPV é de meninas e meninos de 9 a 14 anos; para a vacina meningocócica ACWY é de meninos e meninas de 11 a 14 anos. As doses aplicadas serão registradas automaticamente no sistema de vacinação. Neste período de mobilização, todas as cadernetas avaliadas precisarão receber o selo de vacinação em dia, confeccionado pelo Governo do Estado da Paraíba.