Semana de Escuta das Adolescências é realizade em escola da REE/MS de Dourados

Mato Grosso do Sul

27.05.2024

A Escola Estadual Maria da Glória Muzzi Ferreira, localizada no Jardim Água Boa, em Dourados, realizou a Semana de Escuta das Adolescências, uma iniciativa conjunta entre o MEC, Consed e Undime, focada na escuta ativa e na participação dos estudantes dos anos finais do ensino fundamental.

A semana é estruturada em duas etapas: primeiro, um momento de escuta mediado por professores dentro das escolas; segundo uma etapa em que os estudantes respondem individualmente a um formulário, expressando suas opiniões e expectativas sobre o ambiente escolar e o processo de ensino-aprendizagem.

Estratégias de incentivo

Desde o dia 21 de maio, as coordenações pedagógicas e de práticas inovadoras têm se dedicado a implementar diversas estratégias para incentivar a participação dos adolescentes, utilizando diferentes formas de expressão, como escrita, fala e desenho.

Na terça-feira (21), os estudantes foram recebidos no início das aulas pelo mascote da campanha, "ECO", criado pelas coordenações. O personagem ECO simboliza uma reflexão, um som que retorna ao ouvinte após um breve intervalo.

Após a acolhida, os alunos do ensino fundamental foram informados sobre a Semana de Escuta das Adolescências. Durante a semana, as turmas assistiram ao filme "Divertida Mente". Após a exibição, a coordenadora Alessandra discutiu o filme, analisando os personagens e suas emoções.

Sentimentos

A PCPI (Professora Coordenadora de Práticas Inovadoras) propôs uma discussão sobre a estética dos personagens do filme. A alegria, por exemplo, tem cabelo azul, simbolizando que ninguém é feliz o tempo todo; a tristeza usa óculos roxos; o nojo tem um laço roxo; o medo usa uma gravata vermelha; e a raiva tem parte de seu fogo em amarelo. A reflexão gira em torno de todos os sentimentos serem importantes e da importância de saber administrá-los.

O personagem ECO desenvolveu uma dinâmica em que os estudantes escolhiam um emoji que os representasse. Alguns alunos solicitaram o sentimento "normal", o que gerou uma discussão sobre o que seria esse sentimento e como ele varia entre as pessoas, pois o normal de um estudante pode não ser o normal para o outro.

Foi criada também a "Galeria das Lembranças", onde os estudantes podiam escrever em post-its uma lembrança marcante de suas vidas. Após essa atividade, os alunos responderam ao questionário online do MEC, supervisionados pelas coordenadoras.

Além disso, foi lançado um concurso de desenho para estudantes que preferem expressar suas memórias visualmente. Três desenhos serão premiados, com foco nas técnicas utilizadas, traços e criatividade, não no conteúdo.

“O objetivo é alcançar o maior número de alunos possível, oferecendo múltiplas formas de escuta, reconhecendo que muitos enfrentam dificuldades emocionais, especialmente no ambiente escolar, visto que algumas vezes essas dificuldades emocionais podem influenciar na aprendizagem dos estudantes”, finaliza diretor Pascoalino Cornélia Angélico.

Adersino Junior, SED

Fotos: Arquivo escolar