Educação do Rio de Janeiro e Comitê Internacional da Cruz Vermelha firmam parceria para segurança nas escolas

Rio de Janeiro

29.06.2023

Representando a secretária de Estado de Educação, Roberta Barreto, a subsecretária de Planejamento e Ações Estratégicas, Myrian Medeiros da Silva, assinou, na última quarta-feira (28/06), Termo de Cooperação Técnica entre a Seeduc-RJ e o Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV). O objetivo do acordo é trazer para a Seeduc o programa Acesso Mais Seguro (AMS) e implementar o programa de Comportamento Mais Seguro (CMS). O trabalho tem como objetivo a adesão voluntária para a formação de gestores da rede que vão conhecer as ferramentas dos programas das duas plataformas. A ideia é multiplicar esses conhecimentos e entender situações diferenciadas que exigem análise de contexto relacionada às gestões de risco, de crise e de estresse.

Para a subsecretária Myriam Medeiros, a educação para a segurança e a promoção da paz é essencial no desenvolvimento de uma consciência humanitária nas escolas. 

– O CICV possui vasta experiência e recursos educativos que podem fortalecer as políticas, as práticas de segurança e, também, as ações realizadas pelas escolas. Isso contribui para uma cultura de paz, respeito e diálogo, além de auxiliar na prevenção e na resolução de conflitos.

De acordo com a major PM Raquel Ventura, coordenadora do SegPaz - Plano de Ações Integradas de Segurança e Cultura de Paz nas Escolas e membro do CISE (Comitê Intersetorial de Segurança Escolar), as parcerias são fundamentais para aumentar as medidas de prevenção na rede.

– Essa parceria dá continuidade ao conjunto de ações proposto pela Seeduc-RJ. Ela vai contribuir para a qualificação das ações de proteção do ambiente escolar, dos alunos e dos profissionais da educação, dando ênfase aos espaços situados em áreas com alta vulnerabilidade, com foco na preservação da vida e proteção das pessoas – diz a coordenadora. 

Representando o CICV, participaram da cerimônia de assinatura o chefe da delegação regional do Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV), Alexandre Formisano; a coordenadora do CICV de Operações para Violência Armada nas Américas, Audrey Purcell-O Dwyer; e os assessores do programa AMS, Janaína Domingos e Ricardo Laino.

Foto: Sandra Barros - Seeduc-RJ