Rio de Janeiro
09.05.2024A Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (Seeduc-RJ), em parceria com o Senac, promoveu, na última terça-feira (30/04), o lançamento da Olimpíada Digital Senac 2024. Durante o evento, realizado na unidade do Senac no Flamengo, Zona Sul do Rio, foram apresentadas aos diretores regionais as novidades da competição, um movimento pela inclusão digital dos jovens do estado. Para participar e ganhar prêmios, as escolas públicas estaduais, municipais e instituições sociais podem fazer as inscrições até o dia 31 de maio.
A olimpíada é um game educacional, que tem como objetivo levar conhecimento sobre novas tecnologias e suas possibilidades aos estudantes. A expectativa dos organizadores é que mais de 300 escolas se inscrevam, ante as 80 que participaram no ano passado. Pela dinâmica, as unidades escolares cadastradas têm que mobilizar seus alunos, professores e toda a comunidade escolar para jogarem e conquistarem mais pontos. Detalhe: qualquer pessoa pode participar e escolher para qual escola quer pontuar. O acesso ao game estará liberado a partir de 10 de junho.
– Estamos fazendo essa mobilização com as direções regionais para conseguir ter o maior número de escolas inscritas este ano. Ainda não estabelecemos uma meta, por isso a ideia é informar sobre a Olimpíada e pedir que a rede se engaje cada vez mais. Uma competição que passa por 16 temas sobre novas tecnologias e habilidades do futuro, que são muito próximas do ambiente dos alunos – comentou Yago Andrade, superintendente de Inovação Digital da Seeduc.
Este ano, o game está trazendo temas como Habilidades do Futuro, Habilidades Socioemocionais e Sustentabilidade, além de assuntos que já foram explorados em 2023, como Inteligência Artificial, Realidade Virtual, Realidade Aumentada e Inovações na Saúde. Entre junho e agosto, os participantes poderão acompanhar o ranking das escolas no site da Olimpíada.
– Vivemos num mundo moderno, cheio de movimentos, e nossos alunos estão conectados a esses movimentos. Estar próximo deles é o nosso grande objetivo. A Superintendência de Inovação Digital veio com essa proposta de estar próximo dos alunos, de oportunizar ações que possam integrar esse saber, que é tão próprio dessa faixa etária. Buscar essas parcerias favorece nossos objetivos, o aprendizado dos alunos e o surgimento de uma escola ainda mais atenta, moderna e cuidadosa – disse Myrian Medeiros, subsecretária de Planejamento e Ações Estratégicas da Seeduc.
Os vencedores serão premiados durante o Senac Rio Summit, festival anual de Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo, no dia 20 de setembro. As três escolas melhores colocadas ganharão caixas de som e projetores móveis, e a campeã levará um violão autografado pela cantora Marisa Monte. Haverá outros prêmios, que as escolas determinarão como será a distribuição para os alunos, como ingressos para o Rock in Rio, 100 refeições no Spoletto e ingressos para cinema com direito à pipoca, refrigerante e tickets para o HotZone (espaço de games) no Shopping Village Mall. Todos os participantes vão concorrer ao sorteio de um computador gamer.
O evento de lançamento da Olimpíada Digital Senac 2024 contou ainda com a presença de representantes da escola campeã do ano passado, o Ciep 397 – Paulo Pontes, de São João de Meriti, na Baixada Fluminense: a diretora Márcia Maria Martins, o professor Eduardo Chícharo e os alunos João Pedro Borges Neves, de 17 anos, e Viviane Ornelas da Silva, 17, ambos da 3ª série. Eles estão confiantes em uma nova vitória.
– O importante é a nossa união. Somos um grupo, estamos determinados e temos persistência. Vamos mobilizar os outros alunos a participar... E vamos ganhar! – afirmou Viviane.
Foto: Ellan Lustosa - Seeduc-RJ