Seeduc e Firjan assinam termo de adesão ao Pacto Estadual pelo Enfrentamento à Evasão Escolar

Rio de Janeiro

08.05.2024

A Secretaria de Estado de Educação (Seeduc-RJ) e a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) assinaram, na última quarta-feira (24/04), termo de adesão desta Federação ao Pacto Estadual pelo Enfrentamento das Causas à Infrequência, ao Abandono e à Evasão Escolar no RJ. A cerimônia foi realizada na sede da federação, no Centro do Rio. A parceria visa contribuir para a melhoria da qualidade de ensino, redução de infrequência e evasão nas escolas da rede estadual de ensino.

O Governo do Estado, por meio da Seeduc-RJ, e a Firjan estudarão, conjuntamente, responsabilidades específicas voltadas ao aprimoramento da atratividade das matrizes e arranjos educacionais da rede pública estadual de ensino, sobretudo em nível de Ensino Médio, com vistas a articular formação profissional e a integração ao mundo do trabalho, em especial com a intermediação ou oferta direta de cursos da Educação Profissional e estágios, na forma da lei.

A secretária Roberta Barreto explicou que o pacto é a união de esforços, com parcerias públicas, privadas e da sociedade civil.

– A Firjan atua na melhoria da educação há muitos anos e vai nos ajudar com mais essa missão. É muito importante termos cidadãos formados para executarem projetos que proporcionem qualidade de vida, e consequentemente fortaleçam a economia e aumentem as possibilidades de atuação no mercado de trabalho – declarou a secretária.

O presidente da Firjan falou da importância desse pacto para apoiar as escolas no trabalho de formação dos alunos da rede pública. 

– Conscientes do compromisso da instituição com a formação de jovens para o mundo do trabalho e da responsabilidade com a educação em geral, propomos uma atuação em conjunto com a Seeduc para atrair e reter mais alunos no ensino médio – afirmou Gouvêa Vieira.

Durante o encontro, a Firjan Sesi apresentou um estudo de combate à evasão e linhas de ação e iniciativas apontadas durante o trabalho para apoio às escolas como reforço escolar em Matemática, oficinas de robótica e formação de gestores, entre outras.

Também estiveram presentes, pela Seeduc, a subsecretária de Gestão do Ensino, Joilza Rangel; a subsecretária de Planejamento e Ações Estratégicas, Myrian Medeiros; o subsecretário Executivo, Windson Maciel; a superintendente de Planejamento e Integração das Redes, Carla Nasser Monnerat; o superintendente de Gestão das Regionais Pedagógicas, Wesley Karllos Neves; e a assessora de Relações Institucionais, Ana Cristina Freitas. E, pela Firjan, Luiz Césio Caetano, 1º vice-presidente da Firjan; Alexandre dos Reis, diretor-executivo da Firjan SENAI SESI; e Vinicius Cardoso, diretor de Educação da Firjan.

Fotos: Ellan Lustosa - Seeduc-RJ