Educação do Amapá organiza brinquedoteca e cinemateca para filhos de famílias desabrigadas pelas chuvas

Amapá

15.02.2024

A Secretaria de Estado da Educação integra os esforços do Governo do Amapá para a assistência às famílias atingidas pelas enchentes, provocadas pelas fortes chuvas que caíram em Macapá na terça-feira, 13. Cerca de 300 pessoas estão alojadas na Escola Estadual Reinaldo Damasceno, localizada no bairro Novo Buritizal, zona sul da capital, que foi transformada em um centro de acolhimento pelo Governo. 

De acordo com dados da última atualização da Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas), das 54 famílias alojadas na escola, 200 são adultos e 100 são crianças.

Para acolher as famílias, a Seed adaptou salas de aula para atendimento médico e alojamentos; instalou chuveiros nos banheiros; improvisou a biblioteca da escola em uma cinemateca; um cantinho da quadra poliesportiva em brinquedoteca para oferecer atividades lúdicas para as crianças e preparar a alimentação das famílias e dos cerca de 40 profissionais dos mais diferentes órgãos de Governo, que integram a força tarefa. 

Além disso, conforme destacou a secretária adjunta de apoio a gestão da Seed, Francisca Oliveira, a Secretaria criou uma campanha interna de arrecadação de alimentos e roupas para as vítimas do sinistro.

"A equipe da Secretaria está totalmente envolvida para que possa garantir o mínimo de dignidade para essas famílias que perderam suas casas, perderam seus bens e muitas terão que recomeçar", destacou a secretária. 

A autônoma Diovane Oliveira de 42 anos, moradora do bairro Novo Buritizal, disse que perdeu todos os móveis da casa. Ela é os cinco integrantes da família estão alojadas em uma das salas da escola. 

"Foi muito rápido. Dessa vez encheu bastante mesmo. Eu perdi todas as coisas que eu tinha. Não tinha o que fazer porque foi muito rápido, encheu bastante rápido e não teve como fazer nada mais. Esse apoio que a gente está recebendo ajuda a alivia mais", relatou a autônoma. 

*Atendimento à população*

O Governo do Amapá mobilizou diversas secretarias para atender a população atingida pelas fortes chuvas na capital. Na Escola Estadual Reinaldo Damasceno também são ofertados serviços de assistência como o cadastro em programas sociais, entrega de cestas básicas, kits de higiene e dignidade menstrual.

As 15 salas de aula da escola estão disponíveis para oferecer abrigo à população que teve as casas alagadas. Os dormitórios provisórios foram equipados com colchões, redes e mosqueteiros.

As pessoas afetadas pelas fortes chuvas que necessitam dos auxílios ofertados pelo Governo do Amapá podem se dirigir à Escola Reinaldo Damasceno, na Avenida 13 de Setembro, bairro Novo Buritizal, em frente ao habitacional Jardim Açucena.

Uma campanha de doação para as famílias atingidas também foi iniciada. Roupas, sapatos, eletrodomésticos e brinquedos podem ser doados na própria escola, no prédio da Secretaria de Políticas para as Mulheres ou pelo telefone (96) 98403-0711.