Seduc realiza Seminário de Lideranças Regionais e Municipais e discute equidade no contexto da alfabetização

Tocantins

19.09.2024

Com o objetivo de reforçar o regime de colaboração entre as lideranças regionais e municipais de educação, a Secretaria de Estado da Educação, realizou na quinta-feira, 19, o Seminário de Lideranças Regionais e Municipais: Avaliação e Equidade no Contexto da Alfabetização, em Palmas. O evento reuniu superintendentes regionais de educação, secretários municipais de educação e articuladores de gestão e formação. O encontro teve como foco o fortalecimento do Programa Alfabetiza Mais Tocantins, que busca melhorar os índices de alfabetização no estado.

O titular da Sedcu, Fábio Vaz, destacou que a eficiência da gestão da educação passa pela colaboração entre estado e município. “O Alfabetiza Mais Tocantins é uma política educacional muito importante para garantir que as nossas crianças sejam alfabetizadas, por isso precisamos trabalhar a educação em conjunto, porque as escolas estaduais não são ilhas isoladas nos municípios”, completou.

Entre os objetivos do seminário estão o fortalecimento do compromisso com práticas de acompanhamento e monitoramento de indicadores e o uso pedagógico dos dados para atingir metas de aprendizagem. Outro ponto que foi destaque foi a disseminação de boas práticas e aprendizagem realizada por meio de relatos de experiências de membros das Superintendências Regionais de Educação. 

A assessora de articulação de gestão da SER de Araguaína, Cristina Canedo, explica a importância de compartilhar as experiências. “Esse momento é muito importante, porque compartilhamos com os nossos colegas os bons resultados que estamos tendo na nossa SRE. A partir de uma mentoria promovida pela Seduc, fizemos pesquisa muito grande em torno dos nossos municípios para buscar com eles as possibilidades de ações para serem desenvolvidas, sempre tendo como foco a alfabetização das crianças”, disse.

A presidente da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Luiza Brasileiro, falou sobre o compromisso que os municípios devem ter com a educação. “O nosso compromisso é transformar a educação das crianças, assegurar a elas o direito de fato de aprender a ler, escrever, se comunicar, se relacionar em um meio social e a ter perspectivas de vida. E esse é o nosso maior objetivo e é isso que nos une hoje”, ressaltou.

O evento também contou com diversas palestras, entre elas a “Avaliação e Equidade no contexto da Alfabetização”, que teve o Gestor de Conhecimento Aplicado do Centro Lemann, Eduardo Marino, como palestrante. “As desigualdades começam na educação infantil. É nessa fase que devemos trabalhar mais fortemente. Buscar acesso e qualidade na Educação Básica é a forma mais efetiva de combater as disparidades educacionais”, destacou Eduardo.

Ana Luiza Dias/Governo do Tocantins