Seduc realiza o 3º encontro do Alfabetiza Mais Tocantins em Dianópolis

Tocantins

11.09.2024

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) realizou nesta terça-feira, 10, em Dianópolis, o terceiro encontro formativo do Compromisso Nacional da Criança Alfabetizada, o Alfabetiza Mais Tocantins. A iniciativa é uma parceria em regime de colaboração do Governo do Tocantins, os municípios e o Governo Federal.

A formação tem como objetivo fortalecer o regime de colaboração entre as redes de ensino estadual e municipal, com foco no processo de alfabetização das crianças até seis anos. Além de aprimorar a gestão escolar promovendo a interação entre os gestores dos municípios de Almas, Conceição do Tocantins, Dianópolis, Novo Jardim, Rio da Conceição, Porto Alegre do Tocantins, Ponte Alta do Bom Jesus, Taguatinga e Taipas.

A formadora de Gestão da Alfabetização, Rosangela Pereira da Silva menciona que é grata pela oportunidade de estar à frente desse terceiro momento formativo de gestores escolares. “Caminhamos juntos para realização do compromisso nacional de garantia que todas as crianças brasileiras estejam alfabetizadas ao final do 2º ano do Ensino Fundamental. A formação teve um formato colaborativo, os cursistas compreenderam onde estamos e onde queremos chegar, as premissas e as etapas do compromisso, bem como os desafios a serem superados”, pontuou.

Para a Formadora Regional de 1º e 2º ano do Ensino Fundamental, Gleiciane dos Santos de Souza, “é uma grande responsabilidade e ao mesmo tempo uma honra fazer parte do Programa Alfabetiza Mais Tocantins e poder contribuir de forma significativa para o aprimoramento de práticas pedagógicas junto aos professores, possibilitando o aprendizado dos nossos estudantes”.

A gestora do Centro Educacional Municipal Laura do Carmo de Taguatinga, Maria Amélia Araújo Barcelar, considera que esta Formação irá direcionar os diretores municipais. “Eu vejo que essa formação já está contribuindo muito na qualidade do ensino e, consequentemente, da aprendizagem das nossas crianças”, completou.

A formadora Municipal de 1º e 2º anos do Ensino Fundamental do município de Dianópolis, Rone Lúcia Alves Vogado Silva, acredita que com as formações, o objetivo do curso será atingido. “Espero que com a realização desses encontros seja possível mobilizar e apoiar os professores com o objetivo de garantir o direito à alfabetização de todas as crianças do território municipal”, revelou.

Gabriela Rossi/Governo do Tocantins