Seduc realiza evento on-line sobre a importância do regime de colaboração no âmbito da Educação

ensino fundamental

24.03.2021

A importância da colaboração entre o Estado e os municípios no âmbito da Educação Básica será tema de um encontro on-line, promovido pela Secretaria de Estado da Educação de Goiás (Seduc) na próxima sexta-feira (26), às 15 horas.

Intitulado “O Regime de Colaboração e o Fortalecimento do Processo de Ensino-Aprendizagem no Território Goiano”, o evento contará com a participação de prefeitos, secretários municipais de Educação, coordenadores regionais de Educação, representantes do Governo de Goiás e equipes da Seduc.

Dentre os convidados estão também alguns preletores, que mediarão o diálogo sobre a relevância da atuação conjunta entre Estado e municípios na Educação. Devem participar: a secretária de Estado da Educação, Fátima Gavioli; a presidente-executiva do movimento Todos Pela Educação, Priscila Cruz; a diretora-geral do Centro de Excelência e Inovação em Políticas Educacionais da Fundação Getúlio Vargas, Cláudia Costin; o chefe de Educação do Unicef no Brasil, Ítalo Dutra; e o diretor-executivo da Associação Bem Comum, Veveu Arruda.

De acordo com a superintendente de Educação Infantil e Ensino Fundamental da Seduc e uma das responsáveis pela organização do evento, Giselle Faria, a intenção é sensibilizar os prefeitos sobre a importância da manutenção desse pacto com o Estado. “O regime de colaboração já é uma prática do Estado de Goiás. Oferecemos o transporte escolar em conjunto em alguns municípios, e seguimos o mesmo calendário, por exemplo. Mas queremos fortalecer essa colaboração”, afirmou Giselle Faria.

Contribuições

Uma das contribuições no evento desta sexta-feira será a da equipe do Movimento Todos Pela Educação. Segundo a Analista de Relações Governamentais Executivo da organização, Brenda Prata, a apresentação será pautada pelo lançamento do documento Educação Já Municípios, que traz uma série de recomendações para a gestão educacional e defende o fortalecimento do regime de colaboração.

“Neste (documento), evidências demonstram que essa atuação colaborativa é a melhor forma de implementar políticas públicas educacionais bem-sucedidas”, ressaltou Brenda.

Ao todo, 500 exemplares do “Educação Já Municípios” foram doados à Seduc e serão distribuídos aos municípios.  As principais recomendações e orientações trazidas por esse, no entanto, serão apresentadas pela presidente-executiva do Todos Pela Educação, Priscila Cruz, durante o evento da Seduc.

Parceria nos anos iniciais

Veveu Arruda, diretor-executivo da Asssociação Bem Comum e ex-prefeito de Sobral/CE, também estará entre os participantes do evento do dia 26 de março.

Conhecido por implementar uma política de alfabetização eficiente durante sua gestão como prefeito, Veveu Arruda tem atuado, desde o ano passado, na estruturação de um regime de colaboração voltado para os anos iniciais do Ensino Fundamental. Desenvolvido pela Seduc, o programa terá como um dos principais objetivos a garantia da alfabetização na idade certa.

O programa de alfabetização em regime de colaboração está entre os tópicos que serão discutidos no encontro do dia 26 de março. A transmissão será feita a partir das 15 horas, no canal da Seduc no Youtube.