Ceará
16.06.2023A Secretaria da Educação (Seduc) promoveu, nesta quinta-feira (15), um encontro com gestores escolares e dirigentes de Coordenadorias Regionais de Desenvolvimento da Educação (Crede) para tratar de demandas relacionadas às unidades de ensino. Na ocasião, os representantes das escolas puderam apresentar necessidades específicas de cada instituição, com o objetivo de obter apoio para aprimorar o processo de gestão e potencializar o ensino e a aprendizagem.
A medida faz parte de uma iniciativa da Seduc que busca aproximar a direção do órgão aos gestores locais, fortalecendo a participação e o crescimento coletivo, em prol de uma educação de melhor qualidade para os alunos. A ideia é que, periodicamente, encontros semelhantes ocorram, com a participação de atores vindos de diferentes regiões, de forma a contemplar toda a rede pública estadual.
Participaram da reunião a secretária Eliana Estrela; a secretária executiva do Ensino Médio e Profissional, Jucineide Fernandes; e a assessora especial do Gabinete da Seduc, Marta Emília Vieira.
Eliana Estrela valoriza a oportunidade de diálogo com os gestores. “Acreditamos que, juntos, podemos construir uma educação mais integrada. Queremos proporcionar ganhos efetivos à vida de todos os estudantes cearenses. Para isso, precisamos fazer com que nossas escolas sejam espaços acolhedores, democráticos e plurais, equipados com estrutura adequada e conduzidos por bons profissionais. Estamos aqui para apoiar no que for necessário, com o intuito de fazer a educação cearense avançar cada vez mais em qualidade”, destaca.
João Paulo Nobre, diretor da Escola de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI) Jacob Nobre de Oliveira, em Banabuiú, enaltece a oportunidade do espaço de fala. “Agradeço à Seduc pela decisão de fazer esse encontro com os gestores, porque é uma forma de aproximar mais a escola de quem está à frente da educação do estado. Foi um momento de partilha com outros colegas, de outras cidades, que têm um mesmo objetivo. Com isso, a educação cearense se mostra muito unida e integrada”, observa.
Maria Moreira, diretora da EEMTI Vicente Arruda, em Caucaia, “É muito bom termos esse contato direto com a secretária, para ela nos escutar e saber o que acontece nas escolas. Saio muito satisfeita, acreditando que as nossas rotinas irão melhorar, a partir do atendimento às demandas que apresentamos”, frisa.
Também estiveram presentes, no encontro desta quinta-feira, os coordenadores das Credes 1, 6, 8, 9, 10 e 12, Geovanda Mourão, Daniel Costa, Jampierry Almeida, Pedro Henrique Sampaio, Emília Gomes e Joyce Costa.
Representando as unidades de ensino, estiveram no encontro, ainda, os diretores escolares Rodrigo Bezerra, da Escola Telina Matos Pires (Aquiraz); Nacélia Pereira, da Escola José Euclides Ferreira Gomes (Sobral); Jorge Célio Coelho, da Escola Carmosina Ferreira Gomes (Sobral); Angélica Rocha, da Escola Casemiro Bezerra de Araújo (Caridade); Paulo Rogério Vieira, do Colégio Estadual Paulo Sarasate (Canindé); Eliane Araújo, da Escola Giselda Pereira (Palmácia); Diógenes de Souza, da Escola Zélia de Matos Brito (Guaramiranga); Flávia Castro, da Escola Padre Coriolano (Pacajus); Gildemário Freire, da Escola Lúcia Helena Viana Ribeiro (Horizonte); Daniel Barbosa, da Escola Beni Carvalho (Aracati); Roberiana Martins, da Escola Antônio Vidal Malveira (Tabuleiro do Norte); e Irecê Pinto, da Escola José Alves da Silveira (Quixeramobim).
Assessoria de Comunicação da Seduc