Piaui
12.09.2024
A Transformação Digital na Educação foi tema de palestra promovida pelo Ministério da Educação, nesta quinta-feira (12), que contou com a participação do Superintendente Executivo da Secretaria de Estado da Educação, Rodrigo Torres, como um dos palestrantes. Durante o encontro, foram abordados os desafios da transformação digital no Brasil, destacando o papel da educação na Estratégia Nacional de Governo Digital para garantir direitos e combater as desigualdades.
Rodrigo Torres apresentou o case da Seduc Piauí, destacando a universalização do ensino em Tempo Integral com Educação Profissional Tecnológica e a mudança no processo de matrículas, que agora é 100% digital. “Estamos trabalhando a transformação digital em várias frentes, desde a gestão da política educacional até as estratégias pedagógicas. A Seduc criou uma estrutura para suportar esse desejo de transformação digital de serviços, focando na digitalização e com um olhar mais forte para os dados”, afirmou Torres.
Durante a apresentação, o Superintendente Executivo da Seduc também destacou que a geração atual vivencia a transformação digital e que o Piauí é primeiro estado brasileiro a ter a disciplina de Inteligência Artificial como obrigatória na grade curricular, reconhecido pela Unesco. “O que era um desafio de infraestrutura, estamos investindo e mudando essa realidade. Todas as Escolas Seduc têm acesso à Internet e temos 70% das Escolas com Laboratório de Informática e até o final do ano, serão 100% das unidades de ensino com Laboratório de Informática”, informou.
Mediada pelo Diretor de Programa da Segape/MEC, Daniel Lopes de Castro, a palestra também contou com a participação do Gerente de Projetos da Segape/MEC, Manuel Reis Pereira Coelho Bonduki.
O Secretário da Educação, Washington Bandeira, reforça a importância de debater e traçar novas estratégias para garantir o acesso da população aos serviços públicos. “Desde 2023, contamos com um processo de matrículas 100% digital em nossas escolas Seduc. Essa transformação digital trará mais facilidade aos nossos Estudantes Seduc e toda a comunidade escolar. Por isso, seguimos trabalhando para que o Piauí se torne o estado mais digital do Brasil”, afirma o gestor.