Mato Grosso
21.11.2022A Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT), realizou nos dias 17 e 18 de novembro, a Capacitação da Equipe Técnica de Monitoramento do PEE-MT e Equipes Municipais, no auditório da União das Faculdades Católicas de Mato Grosso - Unifacc, em Várzea Grande. No evento compareceram representantes das Diretorias Regionais de Educação (DREs) e técnicos municipais, para tratar do monitoramento dos Planos Estadual e Municipal de Educação.
A organizadora e assessora especial da Seduc-MT, Valdelice de Oliveira Holanda, reafirmou o compromisso em unificar a capacitação e compartilhar as diretrizes entre as gestões em prol da Educação. “A Seduc assumiu a coordenação frente aos 141 municípios em relação ao monitoramento e avaliação dos planos municipais de educação. Estamos na segunda capacitação com o compromisso de ajudar os municípios a entender como é feito o monitoramento”, explicou.
Em dois dias de evento, a capacitação abrangeu temas como ‘os desafios do monitoramento’, ‘o uso técnico e pedagógico de indicadores de resultado’ e as ‘considerações acerca do monitoramento do Ministério Público por meio do Fórum Intersetorial de Acompanhamento dos Planos de Educação’.
Além disso, os presentes puderam participar de oficinas práticas de monitoramento e socialização para desenvolver a temática em ações participativas.
Para a Diretora Regional de Educação do polo Querência, Glaucia Galvão Vieira, o evento teve um significado especial na colaboração entre as equipes e monitoramento do plano. “É muito importante participar das metas, dos indicadores e ações pensadas para efetivar o monitoramento e atingir os resultados desejados”, assegurou.
A conclusão da capitação foi realizada com a entrega do Primeiro Relatório de Monitoramento de 2019 a 2022. Através do documento, os entes darão continuidade às agendas de trabalho que incluem órgãos de controle como o Tribunal de Contas doestado (TCE), e o Ministério Público Estadual (MPE) como participante. Também participou representantes da sociedade civil que atuam como esfera pública e contribuem com a Educação Pública em Mato Grosso.