Mato Grosso
11.12.2022A Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT), realizou entre os dias 05 e 07 de novembro, no auditório do Senai, em Várzea Grande, o 3º Encontro das Coordenadorias de Gestão Pedagógica (COPEDs), para discutir, planejar e refletir sobre as práticas pedagógicas na educação. O público-alvo do evento, como nos anos anteriores, foram as Diretorias Regionais de Educação (DRE’s) e os gestores das unidades, responsáveis pela atuação nas práticas relacionadas.
A programação tratou de temas como a Educação Socioemocional por meio do acompanhamento personalizado da aprendizagem. Também, Políticas Públicas de Projetos Pedagógicos Integrados, do Novo Ensino Médio e do Itinerário da Formação Técnica por meio das perspectivas do Profissional.
Para Dilson Thomaz, Diretor Regional de Educação do polo Primavera do Leste, o encontro é a essência da escola, devido à importância de se tratar do compartilhamento e planejamento no ambiente escolar. “Todo o nosso trabalho tem como ponto principal a questão pedagógica, onde o processo de ensino e aprendizagem acontece. A nossa perspectiva é retornar ao nosso polo ainda mais fortalecido enquanto profissionais, compartilhando experiências, repensando nosso planejamento e ações pedagógicas”, afirmou.
O terceiro encontro das equipes foi elogiado pelo Diretor Regional de Educação do polo Alta Floresta, Clailton Lira. Conforme constatou nos eventos anteriores, a discussão da gestão pedagógica resulta em muita dedicação e trabalho para se chegar até a comunidade escolar. Para Clailton, o alinhamento da coordenadoria por meio dos professores, promove o direcionamento das práticas assertivas e facilita o trabalho cotidiano das unidades educacionais.
O Secretário de Estado de Educação, Alan Porto, participou do evento e ressaltou a importância das DRE’s nas ações intensivas em prol da Educação em Mato Grosso. “Espero que, em 2023, possamos dar continuidade a esse trabalho que tem dado certo. É importante externar meu respeito, gratidão e compromisso com a educação pública de Mato Grosso e dizer, ainda, que o ritmo do nosso trabalho vai aumentar ainda mais”, finalizou.