Mato Grosso
23.11.2022A Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT), por meio da Secretaria Adjunta de Gestão de Pessoas (SAGP), estabeleceu um novo cronograma de atribuição de professores e técnicos administrativos temporários para o ano letivo de 2023. “Quem já participou da terceira e quarta fase da terceira etapa da atribuição precisa preencher novamente o formulário”, alerta Flavia Emanuelle de Souza Soares, secretária adjunta de Gestão de Pessoas.
A mudança ocorreu devido a constatação de falhas no sistema online de atribuição ocorridas nas 3ª e 4ª fases da 3ª Etapa previstas na Instrução Normativa 08/2022. Visando dar lisura ao processo e garantia de cumprimento das regras de classificação estabelecidas no Edital 08/2021, a Seduc-MT tornou sem efeito todas as vinculações de aulas ou cargos publicadas nas referidas fases para que o processo fosse refeito pelos candidatos.
De acordo com o novo cronograma, a partir do dia 22 de novembro se inicia o primeiro periodo de escolha para as escolas do campo. No dia 29 de novembro terá início às atribuições das escolas de tempo regular. “É preciso atenção, pois, os prazos estabelecidos são curtos”, reforça Flávia. Agora, o processo ficou mais simples. O candidato deve acessar o site da Seduc-MT e clicar no banner ‘processos seletivos 2023’. Por meio desse banner, o candidato irá acessar a página do Portal PAS (Processo de Atribuição Seduc). Por meio do PAS, se tem acesso a todos os avisos sobre atribuição, bem como aos manuais onde constam as regras e orientações. “É muito importante o candidato acessar e ler atentamente esses manuais”, reforça Flávia.
Por meio do Portal PAS o candidato preenche os dados de acesso, que são o número do CPF e a senha. Caso seja o primeiro acesso, deve clicar em ‘Novo Cadastro’, depois em ‘Continuar’ e, seguida, prencher os dados solicitados e “Confirmar’. Caso o candidato tenha esquecido a senha, basta clicar no botão ‘Esqueceu sua senha’ para redefiní-la seguindo o passo a passo solicitado. Caso o link de confirmação da nova senha não apareça na caixa de entrada do e-mail, é importante observar se foi direcionado para a caixa de spam ou para a lixeira. Caso não consiga de uma forma ou de outra, o candidato deve enviar um print da tela e dos documentos pessoais para o e-mail ‘nuqi@edu.mt.gov.br’.
Seguindo todos esses passos, a plataforma PAS direcionará a tela a seguir com a pontuação do seletivo. Para iniciar a escolha das aulas, é só clicar em ‘Seleção de Aulas ou Cargos’. Lembrando que é fundamental a seleção do municipio, unidade escolar, a disciplina pretendida, o turno e as turmas desejadas. No caso das turmas, elas podem ser escolhidas em qualquer turno ou marcando todas as ações que desejar. Para alterar o turno não é necessário confirmar nada antes, apenas selecione as turmas e clique na aba do turno que deseja. Para desistir de determinada turma, basta desmarcá-la na caixa de seleção.
Flavia Emanuelle destaca que o candidato poderá selecionar todas as aulas ou cargos disponíveis no município, bem como selecionar mais de um município pertencente a Diretoria Regional de Educação (DRE) pretendida. “Isso é possível desde que o candidato consiga atender a todos os municípios selecionados”. Avançando no formulário, é preciso priorizar a sequência de aulas ou cargos a serem validados pelo sistema antes de concluir e imprimir o compravante de escolha. Caso o candidato queira alterar alguma informação, é só entrar novamente na plataforma e reformular as respostas. No entanto, o candidato deve selecionar todas as aulas ou cargos pelos quais tem interesse, pois, caso não faça a seleção não poderá pleiteá-los posteriormente.