horta escolar
02.07.2019A Secretaria de Estado da Educação (Seduc), por meio da gerência de Merenda Escolar, iniciou nesta segunda-feira (1º) o curso de hortas nas escolas. O treinamento é ministrado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar Goiás), que ensinará técnicas e métodos de diversos tipos de hortas e como elas podem ser implantadas no ambiente das escolas.
A secretária de Educação, Fátima Gavioli, participou da abertura do curso e destacou que o objetivo é capacitar servidores para a implantação dessas hortas para elevar a qualidade da merenda escolar. “Essas pessoas poderão atuar como sementes dentro da escola para produção de alimentos, hortaliças que podem reverter numa melhoria da qualidade da educação. Uma criança bem alimentada e alimentada da forma correta, tem muito mais possibilidade de aprendizado”, ressaltou.
A gerente da Merenda Escolar da Seduc, Fátima Vauldimar, explicou que a ideia do curso foi da própria secretária Fátima Gavioli, que já havia iniciado o tratado de parceria com o Senar por meio do seu presidente e deputado federal José Mário Schireiner. “A intenção é aumentar o número de escolas com hortas de maneira significativa. O curso se iniciou com capacitação dos servidores da região metropolitana, e depois vamos para as outras 39 Coordenações Regionais de Educação (CREs). Todas as CREs receberão o curso de horta escolar”, afirmou.