Seduc inicia ação “foco na aprendizagem” para monitorar o aprendizado dos alunos

Aprendizagem

04.09.2019

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) inicia em setembro a ação Foco na Aprendizagem. O desenvolvimento dos alunos matriculados na rede estadual de educação é o principal foco do governo de Goiás e, para isso, foi criada esta ação que tem como objetivo mensurar o aprendizado dos alunos por meio de simulados que serão aplicados semanalmente nas turmas de 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e 3ª série do Ensino Médio com mais de 20 alunos. O primeiro simulado já será aplicado nesta terça-feira (3).

A ação é desenvolvida pela Seduc, por meio das Superintendências de Ensino Fundamental e Ensino Médio, que enviam materiais para Atividades Pedagógicas Complementares (APC), além dos próprios simulados. Os trabalhos devem ser desenvolvidos durante a semana de aula de forma conciliada ao currículo previsto para o período. Já os simulados serão aplicados todas às terças-feiras subsequentes ao trabalho com as Atividades Pedagógicas Complementares. Os resultados devem ser inseridos na plataforma, desenvolvida em parceria com o Instituto Unibanco, para que a Gerência de Produção de Material para o Ensino Fundamental e Ensino Médio tenha acesso e possa sistematizar os dados por regional para monitorar o aprendizado dos alunos.

Os simulados abordarão as disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. O objetivo maior da ação é que os professores encontrem na Seduc apoio para criar novas oportunidades de aprendizagem em sala de aula, por meio das atividades que proporcionam espaços de retomada e recuperação de conteúdo e habilidades necessárias aos alunos. Com os dados, será possível monitorar e fazer o acompanhamento pedagógico das unidades que tenham mais dificuldade no aprendizado. Os materiais complementares servem de suporte e apoio para que o professor consiga potencializar a aprendizagem e fechar lacunas.

Segundo a secretária Fátima Gavioli, essa ação é muito importante porque segue uma determinação do governador de conseguir identificar onde é necessário fazer mudanças no ensino e na aprendizagem. “A atividade faz revisão do conteúdo ministrado no período, assim como de habilidades dos bimestres anteriores. Os simulados permitirão avaliar e monitorar o aprendizado dos estudantes, dando-nos um diagnóstico de como cada regional está e onde é preciso fazer correções e adequações”, disse ela.