Busca ativa
04.02.2021Os resultados das aprovações no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), o crescimento no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) e o investimento em infraestrutura nas escolas observados nos últimos anos resultaram no aumento da procura por matrículas nas escolas da rede pública estadual, especialmente naquelas que ofertam a modalidade de Ensino Integral. Mesmo assim, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) iniciou um trabalho de busca ativa desde o início de janeiro de 2021 para ultrapassar a meta de 22 mil matriculados somente na modalidade de Tempo Integral.
Para isso, a Coordenação de Tempo Integral da Seduc está realizando a busca ativa nas 96 escolas da rede, junto aos diretores e coordenadores. O coordenador das Escolas de Tempo Integral da Seduc, professor Alberto Machado, explica que o trabalho foi iniciado de forma remota, em diálogo com os gestores, alertando para a meta do Tempo Integral, especialmente nas escolas novas. Na terça (02), a Coordenação deu início às visitas nas escolas da capital, que deverão ser concluídas até a sexta (05) e, em seguida, deverão visitar as escolas do interior.
"Em Teresina, temos como exemplos escolas como o Ceti Pires de Castro, que aumentou de 80 para 280 matriculados; o Ceti Milton Aguiar, que está passando por reforma e já pulou de 263 estudantes para 384; o Conceição Salomé, que aumentou de 168 para 202 e continua crescendo; e o Ceti Raldir Cavalcante Bastos que já matriculou até agora 400 estudantes. Com a busca ativa nós também ouviremos os gestores sobre as demandas das escolas. Nosso objetivo é ofertar uma educação de qualidade e de resultados em 2021", afirma o gestor.
Alberto Machado disse ainda que a Secretaria promoverá uma grande formação que diz respeito à busca ativa. "O intuito dessa formação é conversar com gestores, coordenadores, professores e todos do segmento do Tempo Integral, uma formação voltada para os estudantes e para as famílias. Pretendemos ultrapassar a nossa meta e já estamos quase conseguindo", garantiu.