Seduc e Senai promovem oficina de protagonismo juvenil para capacitação de líderes estudantis em Palmas

Tocantins

25.11.2024

Na tarde desta segunda-feira, 25, uma importante ação voltada ao desenvolvimento do protagonismo juvenil foi realizada através da parceria entre a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI). O evento, parte do projeto “Protagonismo Juvenil: O Futuro Começa Hoje”, teve como objetivo capacitar líderes de turmas e membros de grêmios estudantis, fortalecendo competências essenciais como comunicação, liderança, organização e empatia no ambiente escolar.

O projeto é uma iniciativa estratégica da Seduc, que visa criar espaços direcionados aos estudantes, oferecendo ferramentas práticas e experiências que fomentam o protagonismo e o desenvolvimento pessoal. A oficina aborda diferentes áreas, incluindo criação de vídeos, montagem e espaços criativos, buscando preparar os jovens para atuarem como agentes de transformação em suas comunidades.

O Gerente do Protagonismo Juvenil da Seduc, Júlio César da Rocha, destacou a importância do projeto. "O intuito desta ação é expandir a visão dos estudantes, alinhando suas habilidades a práticas que contribuem para a construção de sua identidade de trabalho e influência. As oficinas oferecem direcionamentos valiosos para que eles desenvolvam suas capacidades e compreendam a importância do protagonismo”, destacou.

Durante o evento, os estudantes participaram de um curso ministrado pelo treinador Lucas Jotta sobre "Aperfeiçoamento em Edição Criativa: Vídeo em Foco", onde tiveram a oportunidade de aprender técnicas de produção audiovisual, ampliando suas competências práticas.

Os estudantes participantes demonstraram entusiasmo e expectativas positivas. Hiago Ribeiro Barbosa, 16 anos, do 1º ano da Escola Estadual Márcia Barbosa Castro e presidente do Grêmio Estudantil, comentou a importância da oficina na construção de um ambiente escolar mais colaborativo e inovador.

"São novas experiências que, acredito, terão um impacto significativo no futuro. A troca com outros líderes de grêmios e de sala proporciona aprendizados que, mais tarde, poderão transformar nossas vidas e a de nossas comunidades. O curso é uma ferramenta importante que irá nos ajudar a produzir nossos projetos audiovisuais”, completou.

A estudante da 3º série do Ensino Médio e presidente do Grêmio Estudantil, Lindycci Gomes da Silva, 17, da Escola Estadual Liberdade, também compartilhou sobre a experiência de participar do curso. “Está sendo muito gratificante participar desta oficina, porque é muito importante para os jovens que vão precisar aprender a fazer seus vídeos, tanto simples quanto aqueles mais elaborados”, disse.

Yasmin Amarante, 16, estudante do Centro de Ensino Médio de Taquaralto, revelou o entusiasmo em participar. “Estou muito entusiasmada com o curso. Aprendi dicas interessantes para a elaboração dos vídeos, e como jovens protagonistas é muito importante entender o que está acontecendo de novidade para poder aplicar nas nossas produções”, destacou.

Edição: Ana Luiza Dias/Governo do Tocantins

Revisão Textual: Ruthy Soares/Governo do Tocantins

Anne Deise Lopes/Governo do Tocantins