Mato Grosso
23.06.2022A Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) firmaram parceria para divulgar na Rede Estadual de Ensino a realização do Censo Demográfico 2022. A reunião entre as duas instituições ocorreu nesta segunda-feira (20.06), em Cuiabá, oportunidade em que foi apresentado o material de divulgação e o IBGEeduca, portal voltado para a educação com conteúdos atualizados e lúdicos sobre o Brasil.
A coleta de dados em todo Mato Grosso está prevista para ocorrer entre agosto e outubro deste ano, seguindo o calendário nacional. “Nesse momento, é imprescindível a parceria com a Seduc-MT, por meio das suas mídias oficiais e distribuição de materiais informativos nas suas setecentas escolas em todos os municípios”, disse Milane Chaves, superintendente do IBGE em Mato Grosso.
Ela observa que o censo é realizado normalmente de dez em dez anos e a participação de todos é importante para que se atualize as informações do banco de dados. “O censo é a principal fonte de referência para o conhecimento das condições de vida da população em todos os municípios”, completou.
“Vejo como viável essa parceria diante da importância do censo demográfico e da contribuição que a Educação Pública pode dar nesse momento estratégico”, analisou Alcimaria Ataídes da Costa, secretária adjunta de gestão Regional da Seduc-MT, que na ocasião representou o secretário Alan Porto. Segundo ela, além das quinze Diretorias Regionais de Educação, gestores escolares e professores poderão compartilhar com os alunos os materiais de divulgação do censo.
Para Milane Chaves, a sociedade precisa saber como os recenseadores vão se identificar, os objetivos da pesquisa e a sua importância, inclusive, para a Educação. “A comunidade escolar pode nos ajudar compartilhando as informações com familiares e amigos. É importante ter a consciência de que com os dados do censo, os governos realizam planejamentos e elaboram as suas ações”.
Por meio da Seduc-MT, a divulgação do Censo 2022 também poderá chegar até as 71 escolas da Educação Indígena. “Mato Grosso apresenta dificuldades para o deslocamento das equipes a certos lugares. Com as informações antecipadas da nossa chegada para o recenseamento nessas comunidades, a logística terá mais êxito”, explica a superintendente do IBGE.