Ceará
15.05.2024A Secretaria da Educação (Seduc) e a Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE) firmaram, nesta quarta-feira (15), um Termo de Compromisso para prestação do serviço de consultoria, visando à implementação do gerenciamento de riscos na Seduc. O documento foi assinado pela secretária da Educação, Eliana Estrela, e pelo secretário de Estado Chefe da CGE, Aloísio Carvalho. Também participou da ocasião o secretário executivo da CGE, Marconi Lemos.
A primeira ação desta parceria, no âmbito da Seduc, será realizada na Coordenadoria da Gestão de Provisão e Suprimento da Rede (Cogea). As atenções, neste momento, serão direcionadas às questões relativas ao patrimônio da Secretaria.
Os serviços de consultoria são atividades de auditoria interna governamental, fornecidos à administração do órgão demandante, com a finalidade de dar suporte às operações nos processos relacionados à governança, gestão de riscos e controles internos. A Assessoria de Controle Interno e Ouvidoria da Seduc (Ascov) atua como setor responsável pelo acompanhamento dos serviços de consultoria oferecidos pela CGE, intermediando o contato entre este órgão e a Seduc.
A metodologia de gestão de risco prepara a organização para cumprir seus objetivos e função social, reduzindo a incidência de surpresas e incertezas. Além disso, estimula e potencializa a transparência, contribuindo para o uso eficiente, eficaz e efetivo dos recursos.
Os serviços de consultoria compreendem as áreas de assessoramento/aconselhamento, treinamento e facilitação.
Eliana Estrela enaltece a oportunidade da parceria entre as instituições. “Agradeço à equipe da Controladoria, que tem sido muito presente e desenvolve um trabalho fundamental para que o estado possa caminhar bem, especialmente na área da educação. Queremos promover, cada vez mais, a transparência e evitar riscos que possam nos gerar problemas, a fim de avançar a qualidade da nossa educação”, destaca a secretária.
Aloísio Carvalho pontua que a Seduc é uma das secretarias de estado pioneiras a implementar o gerenciamento de riscos. “A CGE, como órgão de controle interno, vem colaborar, participar, fazer uma consultoria com o foco de ajudar e compartilhar os conhecimentos dos nossos auditores, com o objetivo que a Seduc permaneça sendo uma secretaria de ponta, com a melhor educação do Brasil”, frisa.